MAC OSX em pcs, para quando?

Não consegues correr em condições, pelas razões atrás explicadas. O OS X pode correr mais ou menos bem num determinado PC (com certas configurações de hardware) mas bastante mal noutro PC. Nunca vai correr como num Mac.

Rui Batista
 
Não desconfies. A máquina vem com o sistema compilado para o processador em questão. O Tiger que vem com os G5, não é igual ao Tiger que vem com os G4 (por exemplo).

Não sei se ainda é assim, mas antes eu não conseguia usar o dvd de instalação que vinha com os PowerMac G5 nos PowerMac G4. Tinha que pedir um dvd "universal".

Kidloco não é bem assim. Se usares uma versão Retail do Tiger, podes instalá-lo num G4 ou num G5 sem problemas, seja qual for o Mac que tenhas.

O que acontece é que os DVDs fornecidos com as máquinas só funcionavam naquela máquina e posteriores. Foi uma política que a Apple implementou a fim de não se piratear tanto o OS X (mal sucedida, como é claro!).
 
Eu gostava que houvesse MAC OSX para PC..não sei o que é que a Apple perdia com isso, acho até que só tinha a ganhar.

Ja experimentei MAC OSX por um tempo, gostei e o eye candy para mim é coisa que importa, talvez seja um sistema operativo mais adequado as minhas necessidades e caprichos em comparaçao com o windows, mas como não o posso usar em condições no meu PC fico-me pelo windows.

Embora esteja disposto a dar o beneficio da duvida ao mac os x não vou mudar de computador so para isso..

A Apple teria aqui um potencial cliente.

cumps.
 
Eu gostava que houvesse MAC OSX para PC..não sei o que é que a Apple perdia com isso, acho até que só tinha a ganhar.

Ja experimentei MAC OSX por um tempo, gostei e o eye candy para mim é coisa que importa, talvez seja um sistema operativo mais adequado as minhas necessidades e caprichos em comparaçao com o windows, mas como não o posso usar em condições no meu PC fico-me pelo windows.

Embora esteja disposto a dar o beneficio da duvida ao mac os x não vou mudar de computador so para isso..

A Apple teria aqui um potencial cliente.

cumps.


A Apple perde muito mais que o que ganha se o OS X corresse em qualquer computador (se conseguisse correr em qualquer computador sem problemas, que não é o caso).
Imagina a quantidade de Macs (hardware) que deixaria de vender.

Rui Batista
 
A Apple perde muito mais que o que ganha se o OS X corresse em qualquer computador (se conseguisse correr em qualquer computador sem problemas, que não é o caso).
Imagina a quantidade de Macs (hardware) que deixaria de vender.

Rui Batista

Efectivamente, basta olhar para a thread onde as pessoas explicam os motivos para passarem a usar Mac OS X como sistema operativo primário e vemos uma série de histórias de pessoas que escolheram comprar um computador Apple porque trazia o OS X.

A questão que podemos colocar é: "será que o que a Apple perdia em vendas de hardware podia ser compensado com as vendas de software?". A resposta a isto poderá não ser segura mas parece-me que num mercado não empresarial (onde Windows continuaria a ser claramente dominante), a maioria das pessoas não compra versões retail de sistemas operativos. Assim, os custos de desenvolvimento e suporte técnico para combinações muito maiores de hardware e a perda de vendas de máquinas nunca seriam compensadas pela venda de mais sistemas operativos.

Principalmente por isto é que penso que a resposta à pergunta deste tópico é: "enquanto o mundo informático for semelhante ao actual, não haverá Mac OS X à venda para máquinas não-Apple".
 
Será bom também recordar que a Apple não exige um registo do OS X, como o Windows exige.
O OS X vem com a máquina e, se precisarmos de comprar um, é como se fosse um software normal, sem precisar de se registar com a Apple.
Portanto, sim, a Apple iria perder bastante. A não ser que passasse a exigir um registo (e o OS X passaria a ser tão caro como o Vista, na minha opinião). E nesse caso, não creio que os
Mac users fossem ficar muito satisfeitos. E também não estou a ver a Apple a fazer uma desfeita destas ao seus clientes :)

Rui Batista
 
Bem.. é certo e sabido que da experimentação resulta a alegria de usar... (poético)... Muitas pessoas poderiam mudar depois de tocarem no macosx nos seus próprios computadores sem se exigir uma instalaçaõ...

Porque é que a Apple não cria um "liveDvd" que dê para arrancar nos computadores todos, sem qualquer tipo de suporte só mesmo para mais pessoas sentirem com os seus dedos o sistema?

Acham que teria os mesmos problemas/soluções?
 
A ideia é boa, Latrine. Mas tem algumas dificuldades.
A primeira é que, como já foi aqui dito várias vezes, a Apple não pode garantir que o OS X corra na perfeição em qualquer configuração de PC. Como o OS X pode falhar redondamente em certas configurações de hardware, quem o experimentasse iria ficar com a impressão errada. Ora, não interessa à Apple que as pessoas vejam versões "coxas" do OS X, que iria criar a imagem errada desse sistema. As pessoas ligam ao que vêem/sentem, não ao que potencialmente será/pode ser...
É como quando temos uma quantidade de marcas de televisores todos a mostrar as mesmas imagens. Mesmo a melhor marca (Sony, Loewe, Philips, etc) pode parecer má, desde que a imagem que mostre esteja mal sintonizada.

Depois há outro problema. Se saísse um LiveDVD, não tardaria a surgir uma versão "crackada" que desse para instalar nos PC. Ora, isso também não interessa à Apple. Já lhe basta as versões "crackadas" que há por aí.

Acho que mais louváveis são as iniciativas como a do Corte Inglês que permite o "test-drive" de um Mac verdadeiro em casa. Assim sim, um potencial "switcher" ou simples curioso poderá provar o sabor do OS X verdadeiro a correr na máquina para que foi feito.

Rui Batista
 
Como dizem os ingleses :

I begg to differ :)

A estrutura base do MAC OSX creio que é tão modular como a do Ubuntu, ou seja seria "fácil" utilizar as dirvers gerais de Linux ou talvez criar um "ambiente emulado" de Hardware para aquelas coisas que não fossem suportadas.

Não estou a dizer para ir à net, para imprimir ou mesmo usar webcams... simplesmente para bootar, dar para usar, ver os programas do ilife, sem qualquer library e mais nada... sem capacidade para install whatsoever, e um disclaimer inicial a informar do que se vai experimentar...

eu usei o projecto macosx386 num AMD, com uma gráfica nvidia, e um gravador de dvds genérico... e funcionou quase tudo à primeira... era usável deu para experimentar, e fez crescer o bichinho de ter um mac mais do que 2 anos de leituras e experimentação na net...

O que o El Corte Inglês fez foi marketing, pondo ao dispor dos seus clientes com cartão a hipótese concedida pela maioria das empresas (até a ***** o faz) de poderes experimentar as coisas em casa... só que impinigam-te o cartão para "pagares" a crédito a coisa.
Só que sendo da área de MK sabes bem que para usufruir dessa experimentação o cliente terá que ter já apetência pela coisa, a vontade latente de comprar o objecto, no mínimo arriscar o seu pagamento e a chatisse de a devolver.

Se receberes um livedvd da Apple num Expresso... não estarás a apostar nada... só 10 minutos do teu tempo... e com um custo ridículo para a a Apple. e teras contacto com o factor diferenciador da apple... o seu sistema opertivo.

E se não o fez já... é simplesmente porque não o quiz fazer :) estragaria o seu cariz de nicho que tanto se aprecia... é mais fácil amar os "pequenos" do que os grandes... a AMD que o diga...
latz
 
Compreendo o que dizes.
Não creio é que a Apple esteja para disponibilizar recursos da sua equipa de programadores do OS X para criar uma versão LifeDVD. Bem, e daí, talvez o venha a fazer, num futuro. Para já, creio que têm outras prioridades.

Rui Batista
 
Eu por mim podiam por tudo legal em termos de usar o OS X em pc. O utilizador conforme o pc que tinha, ia buscar os drivers (ou la o que é) e instalava aquilo, se funcionar bem ou mal, isso ja é la com eles.

Eu acho que ia continuar a preferir comprar o harware da apple ja com tudo la orientado. Mas isso sou eu que entendo pouco de informatica, e nao gosto de perder tempo de volta dessas coisas de drivers e nao sei que. Para mim tem de ser ligar e estar a funcionar logo, senao fico nervoso :P. Um dos factores que gosto na Apple é precisamente esse...vendem o brinquedo ja todo a funcionar bem, para pessoas que nao se querem dar ao trabalho, como eu hihi.

Agora, se nao me afectar o facto de os outros terem que andar a procura dos drivers e essas coisas (que ate nem deve demorar muito e é so uma vez acho eu)...nao vejo problema em eles poderem usar isso.

Claro que por detras disto, deve haver outros mil e um factores que nao percebo e desconheço.

Eu so quero salientar que a mim como dono de um mac...se continuar a ter os brinquedos a funcionar bem logo a sair da caixa...pouco me rala o que os outros usam ou deixam de usar.
 
Enquanto existir pessoas satisfeitas e que dizem mac para pcs ai não e elas próprias são capazes de inumerar razões, mesmo sem terem certezas absolutas, que, como eu já disse anteriormente, não acredito em nada do que é dito devido à base que o sistema tem, a apple tem as suas costas safas e nada tem de fazer.

Fora isso, nem sequer tem capacidade de resposta para suportar uma massificação do os x.
 
ter não tem, mas tem verdinhas... daquelas que fazem o mundo girar, e um enormíssimo "activo" que é uma capacidade excepcional de endividamento...

Se não o fazem é simplesmente porque não o querem fazer, pois sabem que uma guerra seria totalmente destruidora da valor... ;) Afinal de contas... eles querem dominar o mundo... como qualquer um de nós :)
 
[PT]latrine;1864757 disse:
Bem.. é certo e sabido que da experimentação resulta a alegria de usar... (poético)... Muitas pessoas poderiam mudar depois de tocarem no macosx nos seus próprios computadores sem se exigir uma instalaçaõ...

Porque é que a Apple não cria um "liveDvd" que dê para arrancar nos computadores todos, sem qualquer tipo de suporte só mesmo para mais pessoas sentirem com os seus dedos o sistema?

Acham que teria os mesmos problemas/soluções?
Por acaso é uma excelente ideia. A partir da tua ideia tive outra: porque não fazer uma ''demo'' do OSX como se faz com os jogos? Apenas para se ficar com um lamiré do sistema. Posso estar a dizer uma grande bacorada...
 
Última edição:
Por acaso é uma excelente ideia. A partir da tua ideia tive outra: porque não fazer uma ''demo'' do OSX como se faz com os jogos? Apenas para se ficar com um lamiré do sistema.

Qual é o sentido disso?
Se só se pode usar o OS X em computadores apple, e o OS X vem com todos os computadores, para quê a "demo" ??
 
Creio que ele se referia a uma demo para PCs.
Mas a mim soa-me que o que os PC users querem é a oportunidade de usarem OS X nos PCs que podem comprar mais baratos ou pior ainda, construir eles próprios por "tuta e meia".
TIREM DAÍ O CAVALINHO DA CHUVA!!! Não se pode ter isso. Querem um sistema robusto, estável, seguro? Comprem a máquina para o qual foi construido.
Querem um computador barato? Comprem um PC e usem o OS que foi feito para aguentar com qualquer configuração.

Quando vocês compram umas colunas Harmon Kardon não é para as ligar a um rádio a pilhas comprado nos ciganos da Praça de Espanha, pois não? O mesmo se passa com o OS X. Não foi feito para correr numa máquina feita fora da Apple.

Rui Batista
 
Creio que ele se referia a uma demo para PCs.
Mas a mim soa-me que o que os PC users querem é a oportunidade de usarem OS X nos PCs que podem comprar mais baratos ou pior ainda, construir eles próprios por "tuta e meia".
TIREM DAÍ O CAVALINHO DA CHUVA!!! Não se pode ter isso. Querem um sistema robusto, estável, seguro? Comprem a máquina para o qual foi construido.
Querem um computador barato? Comprem um PC e usem o OS que foi feito para aguentar com qualquer configuração.

Quando vocês compram umas colunas Harmon Kardon não é para as ligar a um rádio a pilhas comprado nos ciganos da Praça de Espanha, pois não? O mesmo se passa com o OS X. Não foi feito para correr numa máquina feita fora da Apple.

Rui Batista

Digo-te já que não esperava de ti esse elitismo, mas pronto.

Só para te responder:

1- quem falou na demo foi o Peidina, que por acaso tem a sig que tem.

2- outra vez essa história dos computadores baratos? Acho piada a que a Microsoft faz o que faz é monopolista e mais 50.000 nomes, mas a apple, não permitindo correr o os x fora dos macs, já é para "salvaguardar a qualidade do produto". Anedótico no mínimo.

Quanto ao correr o OS X nos pcs. Realmente também acho que não é a melhor ideia que a apple faça isto, senão ia começar a ter os mesmos problemas que a microsoft (em termos de conflitos de drivers, etc) e depois era o cabo dos trabalhos ver os fanáticos todos a queixarem-se.

Se bem que, da mesma maneira que viraram a casaca em relação ao *****, se calhar em relação a este assunto também já não seria tão grave.
 
Back
Topo