1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac ou PC - Engenharia de Comunicações

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por DanK, 16 de Setembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1201)

1. DanK

DanK Power Member

Boas pessoal! Soube há pouco tempo que ia entrar em Egenharia de Comunicações na UMinho e, portanto venho com esta dúvida: eu adorava ter um MacBook, mas será que consigo fazer tudo nele neste curso ?
    Opinem à vontade! :D

Abraço.

2. Mitch

Mitch Banido

visto que podes instalar o windows, não sei o que te impede.
    suponho que nesse curso não se façam muitos trabalhos de multimédia/motores gráficos, por isso a gráfica foleira não será o que te atrasará mais.

3. Peidina

Peidina Banido

Mac é bom! Isso é inquestionável. Aconselho-te vivamente. Não te vais arrepender nem um bocadinho.

4. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

O Mac OS X é um unix. Só por aí ficas muitíssimo melhor servido do que com qualquer Windows. Pondo por outras palavras, não só permite-te fazer muito mais coisas do que o Windows como também cumprem normas da ISO. Por isso, e se fizeres programas recorrendo apenas aos interfaces unix, podem correr em outros sistemas operativos unix (Solaris, ) ou compatíveis com unix (linux, os BSDs, minix, etc...).

5. Catacang

Catacang Power Member

DanK, entraste em Eng. Comunicações na UMinho?
    Bem-vindo ao curso!
    Também sou lá aluno :)

Depois de entrares no curso vais rapidamente perceber que Mac não só é uma excelente escolha como é das escolhas mais populares.
    E não é só entre alunos que vês Macs, é também entre os professores.
    Para teres uma ideia, na cadeira de Laboratórios de Comunicações 6, no semestre passado, foram quatro professores a avaliar, um tinha um LG, outros dois tinham PowerBooks G4 e um tinha um iBook G4!
    Mesmo entre alunos é bastante comum encontrares Macbooks.
    Claro que há software que só tens em Linux ou Windows, mas os Macs agora também correm esses sistemas operativos, seja por bootcamp em dual boot, seja em máquinas virtuais.
    De qualquer forma mentaliza-te que neste curso o pessoal do departamento de informática pouco ou nada vai querer saber do Windows: neste curso é linux, linux, linux, linux... ou mac, que também é uma variante de unix.
    Se comprares o Mac, lembra-te que na Macservice em Braga tens desconto se fores estudante, apresentas o cartão de estudante e eles fazem uns descontos ainda razoáveis.

Cumps.

Última edição: 16 de Setembro de 2007
  6. DanK

DanK Power Member

Muito obrigado pelas vossas opiniões! Era mesmo isso que eu queria ouvir :D Vou esperar pelos updates que estes vão sofrer em Outubro/Novembro e se vir que vale a pena comprar da nova linha, compro o mais barato de 1163€, se não, compro o da linha anterior por volta de 800-900€, visto que, até os professores usam ainda PoweBook e iBook!

Catacang não sabes +/- que descontos fazem na Macservice em Braga?

Abraço! :)

7. Meje

Meje Power Member

Dank, as opiniões do Peidina não são para levar a sério, ele é um caso extremo do que é um fanboy da apple.

Como o Mitch disse, como podes usar windows, não tens de te preocupar. Aconselho-te a experimentar o OS X sempre que puderes. Eu também precisava de windows para a faculdade, mas quando não precisava, voltava sempre pro OS X, gostei bastante.

8. Catacang

Catacang Power Member

Para alunos e professores no Macbook, dependendo do modelo anda entre os 50 e os 70€, quanto mais caro é o computador aparentemente maior o desconto (em termos absolutos, percentualmente deve ser igual).
    Mas lá no site deles tens lá do lado esquerdo Alunos/Professores > Computadores > Portáteis e depois tens lá os preços.

Ainda assim parece-me boa ideia esperar pelo menos que saia o MacOS X 10.5 Leopard, não vale a pena comprar agora com o Tiger a um mês de saír o Leopard.

Grande parte dos trabalhos podes fazer directamente no MacOS, mesmo na parte de programação não és obrigado nos Laboratórios a usar uma plataforma específica, usas a que gostares mais, se usares plataformas alternativas (Mac ou Linux) até levas um bonus de simpatia por isso, os relatórios são feitos em LaTeX (que há para todas as plataformas), em redes de computadores usas um software que só há para unix (compilas para a tua máquina, é o ns-2), para cadeiras tipo investigação operacional usas qualquer folha de cálculo excel ou equivalente, em métodos de programação tens o BlueJ (há para Mac e é o programa recomendado por eles), tens também o Eclipse que é muito bom.
    Podes precisar do Windows para Electronica, para software tipo MPLab ou Xillinx, aí de facto precisas do Windows, mas podes instalar no Mac o Windows e usas como um portátil Windows normal...
    Mas hoje em dia com o VMWare e o Parallels até podes ter o Linux e o Windows a correr ao mesmo tempo que o Mac, e aí no fundo é irrelevante a plataforma, podes correr qualquer software para qualquer sistema operativo no Mac.
    A gráfica do Macbook é fraquinha mas é para jogos, a nível de trabalho não vais sentir diferença porque ainda não há nenhuma cadeira de gaming no nosso curso! :-D

Cumps.

9. DanK

DanK Power Member

Obrigado Catacang! Eu estou a par do VMWare, Parallels e outros afins de virtualização/dual boot. Portanto, venha o mac! :D Eu, por acaso, nunca fui grande gammer por isso, as gráficas do MacBook n me iam ser um entrave ;) Claro que, não dispenso um bom jogo de estratégia (e logo agora que a EA Games está a produzir jogos para mac...) Lá está... tenho que ver quais vão ser os updates que a linha MacBook vai sofrer para ver se compensa dar ou não mais 200/300€. Se comprar um Mac com Tiger, depois posso fazer o update para o Leopard gratuitamente? Se o comprar 1 mês antes de ele sair, fazia sentido que deixassem passar para Leopard a custo 0 ...

Estás mesmo em Engenharia de Comunicações Catacang?

Meje, eu sei que o peidina é Macfanatic, mas o homem tem razão lol

Cumps e obrigado a todos! :x2:

10. Catacang

Catacang Power Member

Estou... :)

A comissão que vai praxar este ano foi praxada por mim em 2005, por isso estás bem entregue! :-D

Cumps.

11. DanK

DanK Power Member

:lol:
    Em nenhum praxe se está bem entregue lol
    Tenho 3 amigos que lá andam também aqui de Felgueiras, mas é na Engenharia Eletronica Industrial e de Computadores ...

Já vi os preços da Macservice e realmente são muito porreiros ;) Para ter este desconto tenho que já estar inscrito na UM nao é ? Depois devo ter o cartão de estudante ou algo parecido, certo ?

Cumps.

12. Catacang

Catacang Power Member

Não te preocupes com isso, estás mesmo bem entregue, tem lá pessoal muito porreiro :)

Eu não tenho (ainda) nenhum portátil Apple, comprei lá foi dois de secretária (um Mac Mini e um iMac) e de ambas as vezes o que fiz foi usar o cartão da UM, eles fotocopiam frente e verso, que é para fazer prova que tens acesso ao desconto.
    De qualquer forma não tenhas pressa, o Leopard supostamente sai em Outubro, não é ainda muito claro se haverá upgrades do Tiger para o Leopard gratuitos, por isso mais vale esperares para ver o que sai e como sai, e depois logo decides, entretanto também recebes o cartão ou as declarações da UM a dizer que és lá aluno, não tenhas pressa em comprar nada, também as aulas não começam já já, esperas e não esperas estamos em Outubro, hoje já é dia 16...

Cumps.

13. DanK

DanK Power Member

Sim, eu não tenho pressa nenhuma! Já ando há anos (mesmo anos) para comprar 1 Mac lol, mas é sempre a tal cena de comprar quando realmente for pra faculdade ;) Apenas perguntei pelo update do Tiger para Leopard caso compre a versão antiga dos Mac quando chegarem os novos, já que estes vão descer de preço...
    Terça-feira já lá vou fazer a inscrição :D

Última edição: 16 de Setembro de 2007

Partilhar esta Página