Mac para advogado

Boa noite. Também sou advogado e deixa-me contar resumidamente a minha experiência. Em 2012 comprei Macb Air. Na altura optei por Mac devido a um problema sério que tive no Windows (PC) que para além do computador me danificou o disco rígido onde tinha os dois últimos meses de trabalho.
Nos primeiros meses (para não falar no primeiro ano) foi muito complicado, para não dizer desesperante. Programas incompatíveis, uma série de complicações com certificados digitais, etc. A ponto de ter instalado o Windows (na altura até comprei o Parallels, e recomendo, apesar de já não usar).
Depois de me habituar agora já me custa trabalhar com o Windows- e sinceramente com este wd 10, teria de aprender novamente. O ano passado comprei/troquei as 13"do Mac Air por um MacbPro de 15".

Para o Citius, Sitaf, Inventários, comercial, etc, uso sempre o Firefox (também podes usar o Safari, mas para as situações em que se exige o certificado às vezes cria complicações,como o Comercial Online, p. ex.).

Vantagens: Velocidade e facilidade em converter ficheiros em PDF; criar ficheiros zipados, anexar ficheiros a e-mail, Etc. - e menos possibilidades de apanhares um vírus que te rebente com aquela peça processual que demorou horas e horas a fazer...Mas ainda assim, se isso acontecer tem sempre o Time Machine que repõe o computador até ao momento em que foi feita a última gravação- para isso deve ter um disco externo (se estiver a meio de um texto, ele repõe até a última virgula, o último e-mail, o último programa aberto... nesse aspeto é impressionante).
Se tiveres Iphone ou Ipad podes fazer gestão de clientes e processos em qualquer sítio.
Para o email da ordem terás que utilizar o Tunderbird (para envio), não excluindo Outlook, mas esse, salvo erro, é pago. Mas como o email da Ordem é aquilo que sabemos, recomendo a criação de um email pessoal e usar a aplicação da apple.
Comprei também o Office para Mac, mas atualmente tenho o Office 360.
Para gráficos, tabelas e folhas de cálculo uso o Numbers - da apple - que acho que é mais simples e intuitivo que o próprio Excel.

Vi os novos Macs (2016) só por curiosidade e sinceramente se tivesse de comprar novamente voltava a comprar o McPro de 2015 - por causa das portas usb.

Uma nota. Se se estiver muito tempo a escrever ou a ler no monitor as 13" são cansativas - pelo menos no AIR, que NÃO tem tela retina.
Os 128gb é pouco - falo por experiência. No entanto os 256 servem-me perfeitamente.

Se precisares de ajuda dispõe, posso dar-te o contacto em PV.
Mais uma recomendação, consulta os preços em todas as lojas. Comprei sempre os meus macs com desconto entre 20% a 25% - quem estiver no regime de IVA pode recuperar ainda os 23%.

Esqueci-me de uma coisa (vou acrescentando e este post está a ficar monstruoso) recomendo que não coloque o visto na gravação de documentos no icloud (uma novidade agora com o OS Sierra), os ficheiros deixam de estar no computador e passam a estar na "nuvem". Conclusão, se não tiver internet não tem acesso aos ficheiros - talvez exista uma forma de contornar isto, mas até agora não encontrei.

Se alguém tiver um Macbook para venda diga, estou a pensar em adquirir um para andar comigo.
 
Última edição:
Uma nota. Se se estiver muito tempo a escrever ou a ler no monitor as 13" são cansativas - pelo menos no AIR, que NÃO tem tela retina.

Neste ponto, como a maioria do trabalho pode ser feita no escritorio/casa sempre se pode ter um monitor externo para não massacrar os olhos no de 13".
 
Back
Topo