1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac plus...poderá um mac ressuscitar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Lpes, 16 de Junho de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 1149)

  1. Lpes

    Lpes Power Member

    Olá pessoal sou possuidor de um mac plus uma verdadeira perola!Infelizmente acho que o leitor de disquetes avariou e não tenho s.o instalado mas gostava muito de o por a funcionar.

    Perguntas:
    Como conseguir "abrir" o mac plus?

    Qual o sistema mais actual que poderá receber?

    também tenho um mac lc será possível montar o leitor de disquetes deste no plus?


    Se houver ai alguem que me possa ajudar agradecia muito...

    Obrigado Cristiano Lopes
     
  2. bsod

    bsod Power Member

    Quanto à primeira questão, fiz um search rápido e não encontrei grande coisa em take-apart instructions. Mas é complicado... sei que para o meu SE/30 é precisa uma chave especial (que eu não consigo encontrar...), e há que ter muito cuidado com o CRT, pois além de ser muito frágil, encontra-se a uma voltagem letal, necessitando de ser descarregado para a terra antes de se fazer qualquer trabalho.

    Sendo o 68000 um chip 16-bit, não correrá o 7.6. O último OS para essa máquina é o 7.5, salvo erro, mas mesmo esse já é muito pesado: o 7.1, com algumas extensões, funcionará aceitavelmente. Mas tem em atenção que o Plus só leva até 4 MB de RAM, pelo que não esperes milagres! (apesar de eu ter um LCIII com 4 MB de RAM que corre o 7.1 e o Word 5 :D)

    Quanto à disquete, duvido. O Plus usava uma disquete de 800k, enquanto que a disquete standard de um LC era já de alta densidade (1.44 MB). Creio que seria necessário substituir o controlador da disquete na board, mas não tenho a certeza :p

    Se estás familiarizado com o Inglês, coloca as tuas dúvidas nas mailing-lists do Low End Mac (há lá gente bem mais "expert" que eu :-D):

    http://groups.google.com/group/vintage-macs

    Boa sorte com esse restauro! :D
     
  3. Fonzi

    Fonzi Power Member

    Shi.... isso não tem memória.

    Tem uma vaga ideia (desculpem, não resisti....)
     
  4. bsod

    bsod Power Member

    Não tem memória? :) Creio q vinha com 1 MB de fábrica... o que não tem é HD interno, se calhar é isso q estás a confundir ;)

    Ainda hj fui a uma exposição da UP na Reitoria, e estavam lá três desses (um até com a HD20 :D) expostos.
     
  5. rui_mac

    rui_mac Power Member

    O meu primeiro Mac foi um Mac Plus :)
    Para os abrir é necessária uma chave Torks, com o "espigão" (a cena metálica que sai do cabo) particularmente longa. As casas de material informático (para técnicos) devem ter isso.
    Quanto à drive, talvez a tua melhor hipótese seja a aquisição de uma drive externa. Talvez ainda encontres uma no e-bay. Depois basta ligar à saida SCSI.

    Rui Batista
     
  6. The_Technician

    The_Technician Power Member

    tão os outros 16bits, ficaram pendurados?

    Toma lá a wikipedia
    http://en.wikipedia.org/wiki/Motorola_68000

    e le a 1ª linha
    The Motorola 68000 is a 32-bit CISC microprocessor

    apesar do barramento dele ser a 16bit nao deixa de ser um cpu de 32bit ;) alias, um dos 1ºs até ;)
    "The most famous of the 32-bit designs is the MC68000, introduced in 1979. The 68K, as it was widely known, had 32-bit registers "
    Ou seja, por outras plavras, nao foi o 1º mas foi o 2º ou o 3º EEE o mais famoso ;)
     
    Última edição: 23 de Junho de 2007
  7. bsod

    bsod Power Member

    Estive a ver o Apple-history, e http://www.apple-history.com/body.php?page=gallery&model=plus&performa=off&sort=date&order=ASC:

    O Plus tem um data-path de 16-bit (como a maioria dos Macs da altura). O chip pode ser 32-bit, mas o bus principal só tem a largura de 16-bit (corrijam-me se estou errado).

    A chave Torx... eu creio q a tenho cá em casa, só não sei onde.
    A sugestão do rui_mac é a mais acertada. Se tiveres outro Mac com disquetes funcionais e uma porta scsi, arranjas um disco externo (tem que ser SCSI, arranjas um de 160 MB no eBay, ou parecido) e fazes o install do 7.1 específico ao Plus. Depois, fazes o Plus bootar do disco externo, e pronto! Não podes é usar disquetes, claro... :(
     
  8. The_Technician

    The_Technician Power Member

    o barramento do 68000 é , e será sempre 16bit, mas n deixa de ser 32bit, é digamos assim um hibrido 16 / 32bit
     
  9. bsod

    bsod Power Member

    Hmmm... bem me parecia. É que eu lembrava-me de que ele não corria o sistema 7.6 (que já está muito optimizado para a arquitectura PowerPC, que é 32-bit only), ficando-se pelo 7.5, devido ao facto de ser 16-bit...
     

Partilhar esta Página