1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MAC Problem...

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por SonyWorld, 15 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 1072)

1. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Oi.

Deram-me um MAC G3 com a fonte avariáda,meti-lhe uma fonte de PC (ATX) com a respectiva alteração na cablagem e ele ja funciona,agora a questão é a seguinte:

Ele veio sem disco,ja lhe meti um disco IDE Seagate Ultra ATA de 4 G e um igual mas de 20 G e no setup de instalação não é detectádo nenhum nenhum dos discos,ligo um de cada vez,nunca ligo 2 ao mesmo tempo.

Eu ligo o MAC com o o DVD do MAC OSX TIGER 10.4 e ele depois vai para os menus de instalação ,mas quando chega ao passo de escolher o volume em que vai ser instalado o sistema,nao aparece nenhum volume na lista,ja tentei ligar no outro cabo IDE,mas tambem acontece o mesmo .

Uma coisa que eu reparei é que os 2 cabos IDE tem um fio "interrompido" ,é mesmo assim ? é que os dois cabos tem um pequeno "buraco" ,que parece que foi feito mesmo por uma maquina de cravar etc,ainda pensei que fosse ao fechar o MAC que o cabo tivesse ficádo traçádo na chapa,mas como são os dois no mesmo sitio e está tão perfeito ,julgo ser mesmo assim ,não sei,isto de MAC é tudo novo para mim.

Tambem pensei uma coisa,será que o firmware que o disco trás só lhe possibilita ser detectádo no PC e não no MAC,como acontece com alguns discos de alguns aparelhos,um update ao firmware resolveria o problema de o disco ser detectádo ?

Da board saiem dois cabos ( flat cable ) na ficha de um diz que é IDE e no outro diz Ultra Ata,devo ligar o disco no mesmo em que o DVD está ou a um cabo sózinho?
    Ou será que existe algum programa para PC em que possiblite a formatação do disco para que ele seja detectádo MAC ? Acho que mesmo sem ele não ir formatádo o MAC tinha de o detectar na mesma.

Que grande testamento este ,mas tinha de explicar bem para me fazer entender.

Obrigado desde ja.

2. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Nao sei ao certo, mas parece-me que ha limitaçoes ao instlar o Tiger em G3, acho que nao dava! n sei tb se eram esses os sintomas,mas ha hacks segundo me parece p instlar tiger em macs antigos!

desulpa n poder ajudar.

Encarnado where are you?

Ed_

3. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Que G3 é?
    Os discos estão bons?
    Não estás a usar os discos em cable select?

4. bsod

bsod Power Member

Pois.... se for um dos beges o maximo que consegues instalar creio que é o 10.2.6... agora os azuis e brancos devem dar, visto terem USB e firewire... e nao t esqueças que precisas de pelo menos 256 megas de RAM para isso funcionar.... mas isso ja é pouco :P

5. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Os discos estão bons,pois um deles tirei-o do meu pc e o outro de 20 G é o que uso na Playstation2,por isso bons estão,e estou a usá-los os dois em Master.

O G3 é o Blue & White,350 Mhz,1MB Cache e está de momento com 128 M de ram,mas irei por em principio 1 G.

No entanto vou arranjar umas versões de sistemas operativos mais antigos para testar.

Obrigado a todos :)

6. Savage

Savage Power Member

Quando vais instalar, depois de escolheres a lingua, escolhe nos menus de cima:
    Utilities->Disk Utility
    Vê se o disco te aparece do lado esquerdo.
    Se aparecer, seleciona-o, e depois, do lado direito escolhe a tab Erase, para o formatares, ou então a tab Partition para criares partições e depois formatares.
    É que pode dar-se o caso de o disco estar em Fat32 ou ntfs e o installer do X não o reconhecer.

Boa sorte!:)

7. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Sim ja escolhi isso e ele não aparece ,começa a pensar ,e demora um bom tempo e nao aparece nada,o de 4G esta em Fat32 e o de 20G está no formato de PS2 que agora não me recordo o nome do sistema de ficheiros,secalhar teria que o ligar ao PC para o formatar no sistema de ficheiros que o MAC usa,não sei se haverá algum programa do genero.

Obrigado.

8. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Eu tive o mesmo problema.

Tens de formatar o disco em hfs+.

Se tiveres outro mac à mão instala o disco nesse mac e faz lá a formatação, se não tiveres à mão tens de fazer no PC e arranjar um programa que te permita fazer a formatação em hfs+.

PT

9. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Muito obrigado ,vou ver entao o que consigo fazer,visto só ter este MAC,vou ter mesmo de arranjar um programa que faça isso que disses-te.

Um abráço.

10. SonyWorld

SonyWorld Power Member

O primeiro problema esta ultrapassádo,que foi a instalação do MAC OSX Tiger 10.4,correu tudo bem ,mas quando o computador arranca nao faz o arranque do OSX ,simplesmente arranca para uma ecrâ em que está só uma pasta a piscar e não passa dali,terei de alterar algo mais ,no MAC da para ir á BIOS alterar alguma sequencia de arranque ,etc ?
    O ecrâ que aparece é o mesmo que tem aparecido sempre ,mesmo sem ter nenhum sistema operativo instalado,parece que ele não está a fazer o boot pelo disco .não sei.

Demiurgo ,resolvi o problema do disco com o programa MacDrive 6,deu para formatar o disco em modo hfs+.

11. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Por acaso, também tive o mesmo problema, mas ainda não o tentei resolver por manifesta falta de tempo.

12. Encarnado

Os G3 B&W têm uma serie de problemas com a interface IDE... só não comprei um por causa disso mesmo. Macs não têm BIOS, têm firmware. Boota pelo CD/DVD do 10.4 e tenta correr o disk utility para verificar erros.

13. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Tentei instalar o MAC OS 9.2.2 e quando meto o cd e reinicio o MAC ele passa para uma disquete com um ponto de interrogação a piscar e ejecta o CD.

Uma pequena pesquisa que fiz encontrei isto :

Portanto ,terei de ter uma versão anterior á 9 previamente instalada ou ha maneira de instalar ja o 9.2.2 ?
    O meu medo é que o 9.2.2 seja só update á versao 9

A versão que tenho é em CD ,e é só 1 cd ,penso que seja completa,não sei...

Última edição: 19 de Fevereiro de 2006
  14. Encarnado

o 9.2.2 existe como update ou como "addon" quando se instala o X.

15. bsod

bsod Power Member

Provavelmente esse CD do 9.2.2 que tens é installer only: nao é bootable :P

Assim, tas tramado... porque o sistema mais recente q consegues descarregar da net é o 7.5.3, que nao corre, definitivamente, num B&W. Das duas, uma: ou compras, ou pirateias (por amor d Deus, 8.1 É abandonware, OUVIRAM Apple???). Não me vou alongar pela parte da piratice ou ainda fecham a thread...

Linuxa-me isso! :D

16. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Oi bsod,para já vou "Linuxar" isto ,só para ver se o MAC se encontra em condições,e por falar em Linux que distro aconselhas ?

Para ja vou testar a Ubuntu e depois talvez a Fedora.

Um abráço

17. bsod

bsod Power Member

Ubuntu ou Debian (creio q tb ha binarios ppc). Fedora creio que só há i386-586 e x86_64.

Ubuntu ja ouvi que corre muito bem (nunca bootei *nix em Mac). Para além disso podes usar o Live CD, assim, se não gostares, não há mal :)

18. SonyWorld

SonyWorld Power Member

Thanks bsod :)

Sim isso do Live CD foi uma boa coisa que inventáram hehe.

Um abráço

Partilhar esta Página