Mac - produção de musica

hardcore_holly

Power Member
Boas pessoal !
A minha dúvida é simplesmente uma curiosidade, tenho reparado desde que adquiri um mac que quase todos os produtores musicais tenho como computador um macintosh e não um Pc , isto ao contrário da maioria das pessoas sem serem musicos que compram um com windows.
Os macs são melhores para trabalhar com a produção de música, sei que ha um programa que é o Logic que bastante bom para este tipo de coisas. O que eu gostava de saber mesmo é porque eles optam por mac em vez de windows....
Cumprimentos
 
penso que, além da simplicidade dos programas, o factor desempenho é o mais decisivo. Por experiência própria posso dizer-te que o Logic funciona muito mais harmoniosamente em mac.. em windows por vezes tinha que reiniciar o programa pq ele entrava em conflito com as placas de som que trazem as mesas. claro que há excepções!!

Cumps!
 
penso que, além da simplicidade dos programas, o factor desempenho é o mais decisivo. Por experiência própria posso dizer-te que o Logic funciona muito mais harmoniosamente em mac.. em windows por vezes tinha que reiniciar o programa pq ele entrava em conflito com as placas de som que trazem as mesas. claro que há excepções!!

Cumps!
?? Falas de há quantos anos atrás? É que desde que a Apple comprou o Logic que este não há para mac certo? Abraço
 
Repara, se tu queres trabalhar em produção musical, queres ter um trabalho e eficiente certo? Com base num standard, com o MAC tens isso: não te precisas de preocupar com problemas como virus, ou então com incompatibilidade de hardwares pois tens a base do standard, é tudo igual.

Ainda por cima é mais viável, perdendo menos tempo com problemas.

cumps
 
Ora ai está uma bela pergunta que já me fizeram inúmeras vezes. Aqui vão, no meu entender, algumas razões. Existirão outras, provavelmente... a favor e contra.

Arquitectura do Mac OS X optimizada para áudio
A Apple fez um óptimo trabalho com o Mac OS X no que diz respeito à implementação de multimédia, em particular no áudio com o CoreAudio (pdf algo desactualizado). Com o Core Audio é possível um nível de abstracção entre as aplicações e o hardware (placas de som), permitindo que, por exemplo, várias aplicações utilizem os mesmos recursos em simultâneo, ou ao contrário, que uma aplicação utilize vários recursos (ex: várias placas de som).

Graças aos drivers Core Audio optimizados, mesmo com as placas de som presentes na motherboard de qualquer Mac é possível obter latências muito baixas, o que para performance, particularmente com instrumentos virtuais e processeamento de efeitos em tempo-real é essencial. Tanto que a Steinberg, que até ao MacOS 9 desenvolvia o seu conhecido modelo de driver, o ASIO, para Mac, deixou de o fazer, visto que os drivers do sistema, CoreAudio, eram superiores.

É ainda posível, a nível de MIDI, que várias aplicações enviem e recebam informação MIDI entre si, através do IAC Driver (Inter Application Communication Driver) ou até enviar e receber informação MIDI por rede, entre computadores (Network Driver). Ao nível de áudio é também possível enviar e receber streams de audio entre aplicações e entre computadores através dos plugins AudioUnit: AUSend e AUReceive. Para quem quiser uma implementação ainda mais versátil pode instalar o JackOSX, disponível para Linux e OS X, mas indisponível para Windows.

Fiabilidade
Independentemente da razão (market share, melhor arquitectura, etc), o facto é que o MacOS X tem muito menos vírus, adware e afins que a plataforma Windows.

Rapidez de manutenção e troubleshooting
Qualquer computador, Mac ou PC pode avariar. Por isso, um aspecto importante num contexto de produção é quanto tempo demora a resolver. Regra geral, o Mac OS é mais fácil de manter e de fazer "troubleshooting" do que o Windows. Quantas vezes um problema em Windows tem como solução dos próprios técnicos: "O melhor é mesmo formatar e re-instalar o Windows"?
Quer o problema seja de software, quer seja até de hardware, existe outra vantagem: qualquer Mac consegue arrancar facilmente com um disco Firewire externo. A instalação do OS é genérica, não dependente do hardware em causa, ou seja, o OS tem instalados os drivers para qualquer hardware Apple. Assim, é possível arrancar qualquer Mac a partir do mesmo disco externo. Para quem tiver vários Macs, isso pode ser uma grande ajuda. Em Windows, se um computador avariar, não podem pura e simplesmente pegar no disco e montá-lo noutro computador, a não ser que o hardware seja idêntico...

Preço?
Para quem tem de gastar milhares de euros em todo o equipamento adicional como microfones, placas de som, pré-amplificadores de qualidade, monitores de referência, etc, o facto da plataforma Macintosh ser "supostamente" um pouco mais cara, torna-se algo irrelevante.
 
Última edição:
Aplicações
Se por um lado a plataforma Apple tem exclusividade com o Logic, o Digital Performer, o Peak e mais alguns, também a plataforma Windows tem algumas aplicações exclusivas como o Sonar, o Samplitude, o excelente WaveLab, etc. No entanto, há a considerar que o Pro Tools foi exclusivo da plataforma Mac OS durante muitos anos, construindo uma base instalada de engenheiros de som que se habituaram à "Maçã". O mesmo acontece com o ambiente visual de programação, o Max/MSP, muito utilizado por músicos, compositores e engenheiros de som, e que só recentemente foi desenvolvida para Windows. Estes dois programas foram, na minha opinião fundamentais para a utilização generalizada de Macs neste domínio...
 
são programas algo diferentes.. depende do que queres fazer.
O reason oferece-te synths etc prontos a programar, o logic é mais para edição / gravação / composição de musica gravada por pistas vinda de instrumentos.

na minha opinião, se houver disponibilidade ( € ) o software melhor para gravação é o Pro tools e não o logic.
 
ha sempre o nuendo, que nao precisa de hardware especifico como o portools, embora nao seja o mais usado por esses estudios fora.

Ed_
 
A Apple desenvolveu o Logic PRO, e a outra versão, Logic Express, para que o sistema operativo e o hardware trabalhem no sentido de obter máxima optimização destes programas! Por acaso ainda hoje recebi do meu sistema operativo um update para este tipode aplicações. Por isso, a Apple continua a desenvolver e, por conseguinte melhorar, o seu software.
Exsite outra opção, embora não seja PRO ou Express, é o Garage Band. Este programa, semelhante ao Logic, é uma aplicação para quem quer editar audio de uma forma simples e rápida.
 
Eu gostava de saber, sendo eu um utilizador de Lógic Express, porque é que n está desenvolvida a teclogia de multiplos cores/processadores? ou Para quando? Assim como já existe para o Live Ableton 6 e o Samplitude 9....

Cumps
 
Então pessoal??? Será que tenho de Fazer esta pergunta num novo tópico??? Ou é uma pergunta descabida????
Vá lá Respondam.... Quero Ter Software a tirar o máximo rendimento da máquina!!!
Cumps
 
Back
Topo