1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac - produção de musica

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por hardcore_holly, 6 de Maio de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 2487)

1. hardcore_holly

hardcore_holly Power Member

Boas pessoal !
    A minha dúvida é simplesmente uma curiosidade, tenho reparado desde que adquiri um mac que quase todos os produtores musicais tenho como computador um macintosh e não um Pc , isto ao contrário da maioria das pessoas sem serem musicos que compram um com windows.
    Os macs são melhores para trabalhar com a produção de música, sei que ha um programa que é o Logic que bastante bom para este tipo de coisas. O que eu gostava de saber mesmo é porque eles optam por mac em vez de windows....
    Cumprimentos

2. fotoluca

fotoluca Power Member

Talvez por ter qualidade, ser simples e prático? É a minha opinião! :)

3. paupas

paupas Power Member

A possibilidade de ter Logic e Pro Tools.

4. hardcore_holly

era apenas uma curiosidade...

5. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

penso que, além da simplicidade dos programas, o factor desempenho é o mais decisivo. Por experiência própria posso dizer-te que o Logic funciona muito mais harmoniosamente em mac.. em windows por vezes tinha que reiniciar o programa pq ele entrava em conflito com as placas de som que trazem as mesas. claro que há excepções!!

Cumps!

6. paupas

paupas Power Member

?? Falas de há quantos anos atrás? É que desde que a Apple comprou o Logic que este não há para mac certo? Abraço

7. Romani48

Romani48 Power Member

Repara, se tu queres trabalhar em produção musical, queres ter um trabalho e eficiente certo? Com base num standard, com o MAC tens isso: não te precisas de preocupar com problemas como virus, ou então com incompatibilidade de hardwares pois tens a base do standard, é tudo igual.

Ainda por cima é mais viável, perdendo menos tempo com problemas.

cumps

8. 96khz

96khz Power Member

Ora ai está uma bela pergunta que já me fizeram inúmeras vezes. Aqui vão, no meu entender, algumas razões. Existirão outras, provavelmente... a favor e contra.

Arquitectura do Mac OS X optimizada para áudio
    A Apple fez um óptimo trabalho com o Mac OS X no que diz respeito à implementação de multimédia, em particular no áudio com o CoreAudio (pdf algo desactualizado). Com o Core Audio é possível um nível de abstracção entre as aplicações e o hardware (placas de som), permitindo que, por exemplo, várias aplicações utilizem os mesmos recursos em simultâneo, ou ao contrário, que uma aplicação utilize vários recursos (ex: várias placas de som).

Graças aos drivers Core Audio optimizados, mesmo com as placas de som presentes na motherboard de qualquer Mac é possível obter latências muito baixas, o que para performance, particularmente com instrumentos virtuais e processeamento de efeitos em tempo-real é essencial. Tanto que a Steinberg, que até ao MacOS 9 desenvolvia o seu conhecido modelo de driver, o ASIO, para Mac, deixou de o fazer, visto que os drivers do sistema, CoreAudio, eram superiores.

É ainda posível, a nível de MIDI, que várias aplicações enviem e recebam informação MIDI entre si, através do IAC Driver (Inter Application Communication Driver) ou até enviar e receber informação MIDI por rede, entre computadores (Network Driver). Ao nível de áudio é também possível enviar e receber streams de audio entre aplicações e entre computadores através dos plugins AudioUnit: AUSend e AUReceive. Para quem quiser uma implementação ainda mais versátil pode instalar o JackOSX, disponível para Linux e OS X, mas indisponível para Windows.

Fiabilidade
    Independentemente da razão (market share, melhor arquitectura, etc), o facto é que o MacOS X tem muito menos vírus, adware e afins que a plataforma Windows.

Rapidez de manutenção e troubleshooting
    Qualquer computador, Mac ou PC pode avariar. Por isso, um aspecto importante num contexto de produção é quanto tempo demora a resolver. Regra geral, o Mac OS é mais fácil de manter e de fazer "troubleshooting" do que o Windows. Quantas vezes um problema em Windows tem como solução dos próprios técnicos: "O melhor é mesmo formatar e re-instalar o Windows"?
    Quer o problema seja de software, quer seja até de hardware, existe outra vantagem: qualquer Mac consegue arrancar facilmente com um disco Firewire externo. A instalação do OS é genérica, não dependente do hardware em causa, ou seja, o OS tem instalados os drivers para qualquer hardware Apple. Assim, é possível arrancar qualquer Mac a partir do mesmo disco externo. Para quem tiver vários Macs, isso pode ser uma grande ajuda. Em Windows, se um computador avariar, não podem pura e simplesmente pegar no disco e montá-lo noutro computador, a não ser que o hardware seja idêntico...

Preço?
    Para quem tem de gastar milhares de euros em todo o equipamento adicional como microfones, placas de som, pré-amplificadores de qualidade, monitores de referência, etc, o facto da plataforma Macintosh ser "supostamente" um pouco mais cara, torna-se algo irrelevante.

Última edição: 7 de Maio de 2007
  9. 96khz

96khz Power Member

Aplicações
    Se por um lado a plataforma Apple tem exclusividade com o Logic, o Digital Performer, o Peak e mais alguns, também a plataforma Windows tem algumas aplicações exclusivas como o Sonar, o Samplitude, o excelente WaveLab, etc. No entanto, há a considerar que o Pro Tools foi exclusivo da plataforma Mac OS durante muitos anos, construindo uma base instalada de engenheiros de som que se habituaram à "Maçã". O mesmo acontece com o ambiente visual de programação, o Max/MSP, muito utilizado por músicos, compositores e engenheiros de som, e que só recentemente foi desenvolvida para Windows. Estes dois programas foram, na minha opinião fundamentais para a utilização generalizada de Macs neste domínio...

10. zoidberg

zoidberg Folding Member

penso que o 96khz resumiu tudo :)

11. hardcore_holly

obrigado pelo esclarecimento

12. hardcore_holly

O 96 Khz, na tua opinião qual é melhor o reason ou o logic pro, isto pa correr me mac, porque penso que o reason da pas duas plataformas windows e mac

13. zoidberg

zoidberg Folding Member

são programas algo diferentes.. depende do que queres fazer.
    O reason oferece-te synths etc prontos a programar, o logic é mais para edição / gravação / composição de musica gravada por pistas vinda de instrumentos.

na minha opinião, se houver disponibilidade ( € ) o software melhor para gravação é o Pro tools e não o logic.

14. Edgar_

Edgar_ What is folding?

ha sempre o nuendo, que nao precisa de hardware especifico como o portools, embora nao seja o mais usado por esses estudios fora.

Ed_

15. vigner

vigner Power Member

A Apple desenvolveu o Logic PRO, e a outra versão, Logic Express, para que o sistema operativo e o hardware trabalhem no sentido de obter máxima optimização destes programas! Por acaso ainda hoje recebi do meu sistema operativo um update para este tipode aplicações. Por isso, a Apple continua a desenvolver e, por conseguinte melhorar, o seu software.
    Exsite outra opção, embora não seja PRO ou Express, é o Garage Band. Este programa, semelhante ao Logic, é uma aplicação para quem quer editar audio de uma forma simples e rápida.

16. moralini

moralini Power Member

Eu gostava de saber, sendo eu um utilizador de Lógic Express, porque é que n está desenvolvida a teclogia de multiplos cores/processadores? ou Para quando? Assim como já existe para o Live Ableton 6 e o Samplitude 9....

Cumps

17. moralini

moralini Power Member

Então pessoal??? Será que tenho de Fazer esta pergunta num novo tópico??? Ou é uma pergunta descabida????
    Vá lá Respondam.... Quero Ter Software a tirar o máximo rendimento da máquina!!!
    Cumps

Partilhar esta Página