Mac studio e Studio display

ccdm

Power Member

Apple unveils all-new Mac Studio and Studio Display​

Mac Studio with M1 Max and the new M1 Ultra delivers unprecedented performance and extensive connectivity in an incredibly compact design

Studio Display features an expansive 27-inch 5K Retina screen, an advanced camera with Center Stage, and amazing high-fidelity audio


Mac Studio and Studio Display are shown.

All-new Mac Studio and Studio Display transform any studio workspace into a creative powerhouse.

https://www.apple.com/newsroom/2022/03/apple-unveils-all-new-mac-studio-and-studio-display/
 
O preço deste Mac Studio parece-me um bocado puxado. O modelo base com teclado rato e ecrã vai pat 4.5k mais coisa menos coisa. Repito isto o modelo base ... colocando-o num patamar bastante acima o iMac que vinha com tudo, equipado com um Core i9 topo de gama ... que é ainda hoje uma excelente máquina, top.

Algumas duvidas: O modelo base é mais rápido que o M1 Max portátil? O modelo Ultra de entrada ... quão mais capaz é que um desktop na mesma gama de preços ... com a vantagem de se poder adicionar RAM?

Em suma não vejo nada que substitua o iMac 27" Core i9 em preço e qualidade :(

Humm.
 
Última edição:
Tinha a esperança (pouca) que apresentassem o imac 27, não tive sorte.
optar pelo mac studio base + monitor fica num preço que acho já bastante exagerado.
optar pelo mini + monitor, parece-me optar por uma coisa que rapidamente vai ficar datado, podiam pelo menos ter actualizado os mini para um dos novos processadores, ao menos o PRO

agora uma piadola de algo que me apareceu ao pesquisar por mac studio, já vai sair processo :)

studio_face_and_body_foundation_n1_50_ml.jpg
 
O monitor apenas acompanha o cabo thunderbolt. Qual o power brick que devemos usar? Não vejo essa referência em lado nenhum.
 
ha algo no studio display que ainda não consegui perceber, o monitor é alimentado pelo pc via USB-C/Thunderbolt ou via cabo normal de corrente?
Ando aqui no site da apple e vejo que só trás um cabo thunderbolt de 1 metro. o que me dá a entender que a alimentação deve vir via esse cabo

por mais que me custe acho que vou mesmo para a opcçao studio display + mac mini.
não consigo justificar para mim mesmo o gasto num studio e acho que ter que esperar até setembro/outubro para ver se lançam o imac de 27, é muito tempo.
 
Última edição:
Pelas especificações e pelas fotos parece-me que tem a fonte internamente (como comum) e um cabo AC integrado.
Se for isso é mais outro facepalm.
Comprar isto roça ser gozado à bruta.
 
Pelo que percebi pelas fotos, é como o @timber diz. Parece-me que tem um cabo de alimentação, como tem o iMac 24'...
Esse tunderbolt que vem na caixa, é para ligares ao Mac Studio ou a outro MacBook (é como as TV que trazem HDMI). É assim que deduzo.
 
talvez, mas no site não diz nada, só diz que vem o ecrã e o cabo thunderbolt.
no mac mini por exemplo, diz mac mini + cabo de alimentação.
cá pra mim, o ecra é alimentado via thunderbolt, é que nem faz referencia a comprar nenhum cabo para o alimentar
 
Por exemplo, no novo iMac 24 vemos claramente o cabo de alimentação descrito no conteúdo da caixa. Neste Studio Display apenas temos o cabo thunderbolt (que suponho que seja para ligar a um dispositivo externo). Sem qualquer informação contrária parece-me que teremos que comprar o cabo à parte.

Edit:

Na foto vemos um cabo ligado na parte de trás, e não me parece uma ligação thunderbolt, portanto haverá alguma esperança para que esteja incluído.

Screenshot-2022-03-10-at-11-24-38.png
 
talvez, mas no site não diz nada, só diz que vem o ecrã e o cabo thunderbolt.
no mac mini por exemplo, diz mac mini + cabo de alimentação.
cá pra mim, o ecra é alimentado via thunderbolt, é que nem faz referencia a comprar nenhum cabo para o alimentar
Faz sim, nas especificações refere a tensão e frequência da rede.
Isso só chegará ao aparelho com um cabo AC que depois se vê nas fotos.
E como poderia alimentar um portátil como foi anunciado se não tiver alimentação própria?
 
O cabo para não vir mencionado é porque está "agarrado" ao Studio Display e não dá para tirar. Com o iMac de 24', vem mencionado porque dá para tirar. É como o HomePod, penso que não vem mencionado pois vem "agarrado" ao HomePod.
 
O preço deste Mac Studio parece-me um bocado puxado.

Por acaso não acho que seja assim tão caro para a performance que tem. Custa 2349€ com o M1 Max com o GPU de 24 cores não o de 32, 32GB RAM e um SSD de topo de 512GB. Em termos de expansão tem 4 portas Thunderbolt 4, duas portas USB-A, uma porta HDMI e Ethernet 10Gb, não sei se muita gente reparou na velocidade da porta de rede.
A pergunta do milhão de dólares é se faz sentido comprar o Studio ou o MacBook Pro de 14" com o M1 Max, 32GB e 512GB. Isso dependende do que se precisa.

O modelo base com teclado rato e ecrã vai pat 4.5k mais coisa menos coisa.

Eu antes deste monitor já gostava do antigo de 5000€ mas não sou comprador. Não é necessário comprar o monitor. Tirando que preferia que fosse de 32" é perfeito em tudo mas consegue-se encontrar monitores 4K interessantes a partir de 1/3 do preço e depois é sempre a melhorar.

O modelo base é mais rápido que o M1 Max portátil?

Até haver benchmarks só podemos especular mas o SoC deve ser exatamente o mesmo. O que pode acontecer são duas coisas:
1- Os clocks serem ligeiramente superiores porque o cooling é melhor no Studio e assim ter mais performance.
2- Em workflows mais exigentes e mantidos por longos periodos o Studio como tem melhor refrigeração irá suportar melhor do que o portátil. Mas muitos utilizadores não vão ver esse limite.
Mas eu espero que seja exatamente igual.

O modelo Ultra de entrada ... quão mais capaz é que um desktop na mesma gama de preços ... com a vantagem de se poder adicionar RAM?

Se compararmos em termos de consumo versus performance simplesmente não tem concorrência. É simples. É essa a vantagem da Apple. Eu também adicionava à tua equação à brutalidade da largura de banda que existe neste M1 Ultra. 2,4 TB/s na comunicação entre os dois M1 Maxna RAM 800 MB/s. Estes 64GB valem um pouco mais do que os 64GB em DIMM.
Eu também não colocaria a dimensão como algo muito importante se é para estar num desktop mas não há nada neste tamanho com esta performance e ruído.

Mas podem haver outras opiniões que encontrem algo que eu não estou a ver.

Em suma não vejo nada que substitua o iMac 27" Core i9 em preço e qualidade :(

Para quem já tem um monitor, este Mac Studio vaporiza o Core i9. A questão complicada dos iMacs é que se "perde" o monitor cada vez que se troca de imac. Ao menos com o Studio Display ele sobrevive às atualizações. Hoje está a ser utilizado com o Mac mini, amanha com o MacBook Pro ou com o Mac Studio.

Estava a ver e no monitor a opção de suporte é fixa ou seja tem que se saber bem o que se quer na compra.
Lol.

A Apple mete-se nelas porque quer. Um amigo meu gosta de me espicaçar sempre que pode e claro que pegou com os 460€ pelo suporte do monitor com ajuste de inclinação e altura. Eu tenho um monitor Ultrawide à muitos anos da LG que não tem regulação em altura. Tem VESA, mas o problema é que ao ser tão grande facilmente oscila pelo que a melhor solução que encontrei é estar em cima de dois livros grossos.
Voltando ao Studio Display, se ao menos ele tivesse VESA nativamente já melhorava alguma coisa mas nem isso, portanto tem mesmo que se decidir o que se quer. Uma treta que se resolvia com um pé que se fixava com a furação VESA. Não era muito difícil.

O monitor apenas acompanha o cabo thunderbolt. Qual o power brick que devemos usar? Não vejo essa referência em lado nenhum.

No site da Apple podem ver na parte do conteúdo da caixa que mostra o monitor com o cabo de alimentação e um cabo thunderbolt de 1 metro. Se quiserem um maior pagam e pagam a sério se o comprarem na Apple. Pormenores.
 
O preço deste Mac Studio parece-me um bocado puxado. O modelo base com teclado rato e ecrã vai pat 4.5k mais coisa menos coisa. Repito isto o modelo base ... colocando-o num patamar bastante acima o iMac que vinha com tudo, equipado com um Core i9 topo de gama ... que é ainda hoje uma excelente máquina, top.
O Mac Studio, especialmente com o M1 Ultra, não é um Computador para o mercado consumidor. Não é para ser comparado com Ryzens/i7/i9. Se um Ryzen/i7/i9 faz o que precisas e é rápido para o que precisas, será sempre uma melhor escolha a nível da relação preço/performance.
O Mac Studio com o M1 Ultra está no mercado Workstation. É para ser comparado com Xeons W2XXX e Threadrippers.
Esses processadores, costumam começar acima de 1000€ (só o processador), até 6000€ ou mais. Estes processadores não têm iGPU nem RAM no package.
O modelo Ultra de entrada ... quão mais capaz é que um desktop na mesma gama de preços ... com a vantagem de se poder adicionar RAM?
A vantagem de se poder adicionar RAM tem a desvantagem de ter menos Bandwidth.
Uns cálculos muito rápidos. Com os 8 Canais de memória do Threadripper, usando DDR4 3200, tem-se +/- 200 GB/s de Bandwidth. O M1 Max com LPDDR tem 400 GB/s e o Ultra, 800 GB/s. E isto é comparando com o Threadripper. Os Ryzens/i7/i9 têm 2 canais de memória e nem chegam perto dos 100 GB/s.
A questão é muito simples. Cada um dos casos tem vantagens e desvantagens. Depende se o utilizador final precisa de mais que 200 GB/s e/ou se precisa de mais de 128 GB de RAM.
 
@Metro, @Nemesis11,

Há aqui um fenómeno interessante comparando portáteis com desktops. Um MBP 14", 10 Cores CPU e 16 Core GPU, com 32GB de RAM e 512SSD ... custa 3079€ (o meu portátil). No entanto, um Mac Studio de entrada completo com ecrã, teclado e rato (o que poderia substituir o meu iMac, custa 4500€ e apenas tem mais 8 Cores de GPU.

É daqui que vem a palavra ... "puxado" na minha análise. A não ser que haja ganhos de performance de nota apesar de número de Cores idêntico de um lado e "aproximado" do outro haja ganhos de performance evidentes, não percebo como alguém poderá estar interessado nessa máquina tendo outra a 1500€ barata ... e ainda por cima móvel.

Obviamente se removermos o mínimo denominador comum da equação, nomeadamente o ecrã, teclado e rato pode-se argumentar que o Mac Studio de entrada sai mais em conta que o referido MBP, mas em boa verdade está a fazer-se batota a meu ver.

O que eu estava á espera era de um pacote completo, repito completo (display, teclado e rato incluidos), para desktop / workstation de entrada que ronda-se os €3500 e não €4500, com mais evidente ganhos em performance comparando com um portátil de 3079€.

Epa um display mais caro, repito mais caro que um sistema completo, repito completo (iMac M1), e com apenas mais 3 polegadas de diagonal, tudo o resto igual, é para mim algo incompreensível na relação de custo beneficio. Em suma este display não deveria de custar mais de 1200€ ... ainda se fosse de 32" a 1800€ ou mesmo Mini LED como tem o MBP ... mas agora um de 27" igual ao de 24" em IQ e 80% mais caro?

Vamos ver .. há aqui algo que ainda não percebi certamente.

Abraço.
 
Última edição:
Há aqui um fenómeno interessante comparando portáteis com desktops. Um MBP 14", 10 Cores CPU e 16 Core GPU, com 32GB de RAM e 512SSD ... custa 3079€ (o meu portátil). No entanto, um Mac Studio de entrada completo com ecrã, teclado e rato (o que poderia substituir o meu iMac, custa 4500€ e apenas tem mais 8 Cores de GPU.
O Monitor que estás a incluir no Mac Studio é igual ao Monitor do MBP de 14''?
Obviamente se removermos o mínimo denominador comum da equação, nomeadamente o ecrã, teclado e rato pode-se argumentar que o Mac Studio de entrada sai mais em conta que o referido MBP, mas em boa verdade está a fazer-se batota a meu ver.
Estás a dizer que usar o Mac Studio com outro ecrã, sem ser o da Apple, é batota? Se sim, porquê?
Se achas que os ecrãs da Apple são a melhor coisa do mundo e os mais caros, também estás enganado. Há Monitores a custarem dezenas de milhares de €.
Epa um display mais caro, repito mais caro que um sistema completo, repito completo (iMac M1), e com apenas mais 3 polegadas de diagonal, tudo o resto igual, é para mim algo incompreensível na relação de custo beneficio. Em suma este display não deveria de custar mais de 1200€ ... ainda se fosse de 32" a 1800€ ou mesmo Mini LED como tem o MBP ... mas agora um de 27" igual ao de 24" em IQ e 80% mais caro?
Eu não sou Cliente Apple. O material Apple que tive desfiz-me dele para aí umas 2 semanas depois :D, mas não percebo bem as tuas comparações.
Repara, a diferença entre o Suporte de Monitor da Apple e o Suporte de Monitor com ajuste de altura da Apple, é de 460€. Com 460€ compra-se um computador ou um bom monitor completo, no mercado consumidor.
Os preços deste material da Apple está em linha com o que é praticado no mercado Profissional. Depois se o material é mesmo adequado ao mercado Profissional, é outro assunto. Seja como for, se estão à procura de grandes relações preço/performance, estão no mercado errado.
Se estão no mercado consumidor, ou têm dinheiro para pagar estes preços ou então é melhor procurar alternativas, que podem ser ou não da Apple.
 
Back
Topo