Mac Users - Programa a Usar?

Gandalf

I fold therefore I AM
Boas,

Agora que me virei para o mundo mac, gostava de saber se o Aperture será melhor que o Lightroom?

Uso o Lightroom ha ja algum tempo .. vale a pena exprimentar ou é melhor estar quieto?

Gracias
 
Eu experimentei e mais valia tar quieto :D.
Já tava bastante habituado ao Lr2 e não houve nada no aperture que acha-se mt inovador ou interessante. Uso é o iphoto com o face recognition :D
 
Eu nao sou Mac user no entanto tenho um pouco de conhecimento na materia. Ja exprimentas-te o Capture One 4 da Phase One?
Eu ja e simplesmente adorei e os resultados sao bem melhores k os do LR2. Embora eu use o CS4 pk faço ediçao avançada, o Capture One e muito bom. Alias, em todas as comparaçoes em reviews de revistas, o Capture One tem saido sempre a frente Do Lr2.

Exprimenta. E muito bom.
 
Boas,

Agora que me virei para o mundo mac, gostava de saber se o Aperture será melhor que o Lightroom?

Uso o Lightroom ha ja algum tempo .. vale a pena exprimentar ou é melhor estar quieto?

Gracias

Para quem usa ficheiros RAW, o iphoto é tão útil como levar um bikini para se aquecer numa viagem à Patagonia.

No mundo Mac, ha tres alternativas de peso :

Lightroom
Aperture
Capture One 4.8

Lightroom e Aperture são muito equivalentes, embora o Lightroom é mais leve e mais rapido, mais intuitivo e tem , dos tres, o melhor modulo para publicação para web e o melhor modulo para imprimir fotos.

Aperture é mais evoluido e aceita muito bem plug ins externos para fazer redução de ruido, fotos p&B, etc. Em termos de organização de fotos fica um pouco atras, a meu ver, do Lightroom.

Caputure One é o melhor em termos de conversão RAW, que faz menos demosaic e artefactos, tems profiles optimizados com as marcas para cada camera. No entanto é de longe o pior deles os 3 para organizar , imprimir e publicar.

Tens de decidir o que é mais importante para ti. Ou o mais comodo.

Eu estou a testar novamente o Capture One, embora seja muito diferente do Capture One que eu conhecia. Eu na minha altura, o Capture One era um pouco "clunky" e o Aperture era lentissimo ( agora na versão 2.x é rapido ) e por isso escolhi o Lightroom.

Agora tenho mais de 12gb de fotos organizadas no Lightroom e isso deixa-me de pé atras para passar para outro programa. Sim, posso a partir de agora usar o Capture One e usar o Lightroom para as fotos antigas mas.. nao sei, a ver !

Espero que tenha ajudado !
 
Para quem usa ficheiros RAW, o iphoto é tão útil como levar um bikini para se aquecer numa viagem à Patagonia.

No mundo Mac, ha tres alternativas de peso :

Lightroom
Aperture
Capture One 4.8

Lightroom e Aperture são muito equivalentes, embora o Lightroom é mais leve e mais rapido, mais intuitivo e tem , dos tres, o melhor modulo para publicação para web e o melhor modulo para imprimir fotos.

Aperture é mais evoluido e aceita muito bem plug ins externos para fazer redução de ruido, fotos p&B, etc. Em termos de organização de fotos fica um pouco atras, a meu ver, do Lightroom.

Caputure One é o melhor em termos de conversão RAW, que faz menos demosaic e artefactos, tems profiles optimizados com as marcas para cada camera. No entanto é de longe o pior deles os 3 para organizar , imprimir e publicar.

Tens de decidir o que é mais importante para ti. Ou o mais comodo.

Eu estou a testar novamente o Capture One, embora seja muito diferente do Capture One que eu conhecia. Eu na minha altura, o Capture One era um pouco "clunky" e o Aperture era lentissimo ( agora na versão 2.x é rapido ) e por isso escolhi o Lightroom.

Agora tenho mais de 12gb de fotos organizadas no Lightroom e isso deixa-me de pé atras para passar para outro programa. Sim, posso a partir de agora usar o Capture One e usar o Lightroom para as fotos antigas mas.. nao sei, a ver !

Espero que tenha ajudado !

Realmente acho que me vou manter no LR2, visto ja ter cerca de 40gb de organizaçao e o mudar ia ser moroso e complicado.

Gracias
 
Experimentei o LR2 e o Aperture 2, sem antes ter usado nenhum deles, e acabei por me ficar pelo LR.

O Aperture pareceu-me mais robusto, mas é muito mais pesado em termos de recursos do que o LR. Este último corre perfeitamente na minha máquina (Macbook Pro modelo antigo), enquanto o Aperture arrasta-se. Logo, a escolha foi bastante óbvia.

O sistema de presets do LR também me parece bater aos pontos o Aperture no mesmo aspecto.
 
Ja andei no Capture 4.8 e voltei para o LR 2.3.

Apesar do Capture ter uma qualidade de imagem final superior ao LR e logo ao importar acertar com as cores da máquina, o sistema de organização, a falta de algumas opções mais avançadas e o facto de apenas suportar RAW (eu sei que ele é para isso mesmo) fizeram com que a balança pendesse mais para um lado. Mas cada fotografo com as suas necessidades, eu como já tenho todo o meu workflow definido não vou mudar agora que já testei algumas ferramentas, é que a fase de testes já passou, pelo menos para este tipo de trabalho.
 
Experimentei o LR2 e o Aperture 2, sem antes ter usado nenhum deles, e acabei por me ficar pelo LR.

O Aperture pareceu-me mais robusto, mas é muito mais pesado em termos de recursos do que o LR. Este último corre perfeitamente na minha máquina (Macbook Pro modelo antigo), enquanto o Aperture arrasta-se. Logo, a escolha foi bastante óbvia.

O sistema de presets do LR também me parece bater aos pontos o Aperture no mesmo aspecto.

Só uns reparos.

Fico com pena do Capture One ( estou a usar o 4.8.1 PRO ) não ter mais opções de ajuste de imagem, porque realmente é bom.

Noto que tem melhor qualidade de imagem , mais definido, mais detalhes ( pouco mas qnd se anda a comparar é bom espiolhar as coisas ao promenore ) embora sinceramente, não sei até que ponto se notaria se eu não andasse a ver as coisas a 100%

Mas aquilo tem poucas opções de ajuste , por exemplo, não tem vibrance, que é uma coisa que eu gosto muito de usar, dar cor sem exagerar. Entre outras.

O Aperture ( e dai a quote ) é muito muito bom. Facil de usar mas noto um pouco a lentidão, ou melhor, que o Mac está a trabalhar mais. Muito mais ( comparado com o lightroom ou com o CO ).

E o meu mac é um MacPRO, xeon eight core, de 3.0ghz, com 8 gb de ram e discos 1TB.

Os meus ficheiros RAW são de 10mp, não ha razão, sinceramente, para um computador trabalhar tanto por isto.

As coisas voam literalmente no LR. No CO as coisas são rapidas, embora não tantas.

No Aperture, são rapidas mas noto que é bem mais lento que no lightroom.

O Lightroom é muito muito poderoso mas peca nalgumas coisas, mas , sinceramente, depois do que tenho visto, é para mim o melhor pacote.

Agora, se o camelo do Aperture não me inundasse as imagens com Chromatic Aberration a torto e a direito.. eu pensava duas vezes.

Só que a minha maquina ( Leica M8 ) , no Aperture, os outputs são horrorosos. Não dá mesmo para controlar, usando o slider do Moire melhora um cadito, mas aquilo é mesmo CA e não há slider para o CA.

Assim sendo, o Aperture para mim está fora da jogada.

O CO é muito basico de ajustes.

O Lightroom, com os seus defeitos, la vai ganhando :) E sinceramente eu até gosto bastante dele, facil, rapido, consigo fazer a imagem como eu quero em pouco tempo.
 
Boas,

Agora que me virei para o mundo mac, gostava de saber se o Aperture será melhor que o Lightroom?

Uso o Lightroom ha ja algum tempo .. vale a pena exprimentar ou é melhor estar quieto?

Gracias

Eu uso o Aperture, o interface é muito mais intuitivo e simples que o do Lightroom, apesar de em 3 ou 4 aspectos não ser tão poderoso. O facto de ter uma enorme gama de plugins também foi um factor que me levou a preferir o Aperture.

Tem a desvantagem de ser de facto mais pesado que o Lightroom. Uso-o em conjunto com o Capture NX, que uso para converter os RAW (quem tem Nikon não vale a pena andar a inventar com outros programas, os resultados não são os mesmos).

O Aperture também se integra muito bem com o iPhoto, que uso para fazer a organização das fotos de um modo mais simples (com o faces e o geotagging). Como estão interligados, basta no iPhoto importar os previews gerados pelo Aperture, e deste modo não mexo nas fotos.
 
Última edição:
Back
Topo