Mac, VPN e Windows

Tornado

Power Member
Boas,

Em minha casa uso o meu Mac, mas na loja onde trabalho e tudo windows. Consigo aceder à rede da loja através de VPN, mas depois disso fico completamente sem saber o que hei-de fazer para aceder a ficheiros que estejam no servidor :S... Alguém pode dar ai uma mãozinha?

cumps,

tornado
 
Qual é o protocolo usado pelo servidor?
Vê se já não tens uma entrada correspondente ao servidor na barra lateral do Finder, na secção "SHARED".
Se não tiveres, só precisas de saber o endereço, protocolo, e credenciais de acesso, e ir à opção "Connect to Server...".
 
Qual é o protocolo usado pelo servidor?
Vê se já não tens uma entrada correspondente ao servidor na barra lateral do Finder, na secção "SHARED".
Se não tiveres, só precisas de saber o endereço, protocolo, e credenciais de acesso, e ir à opção "Connect to Server...".

Epah protocolo do servidor.... credenciais de acesso.... agora deixaste me mal.... como posso descobrir isso?
 
Se houver um responsável pela rede da loja, ele deverá saber responder-te a isso.
O mais provável é que estejam a usar SMB, e nesse caso, o mac devia encontrar automaticamente o servidor. Depois só poderias precisar de um username e password (credencias de acesso).
 
Se houver um responsável pela rede da loja, ele deverá saber responder-te a isso.
O mais provável é que estejam a usar SMB, e nesse caso, o mac devia encontrar automaticamente o servidor. Depois só poderias precisar de um username e password (credencias de acesso).

Pois... Mas isto não é um servidor por ai além que a empresa não é grande e não tem propriamente uma pessoa dedicada a 100% a ele.

[PT]latrine;3288661 disse:
Quem gere o teu servidor...

Se fores tu e não sabe o que é... estás mal :) em todos os sentidos

Epah não sou eu felizmente :D... O problema é que não sei se posso confiar muito neste aspecto em quem o gere.

A resposta que obtive do "administrador" do servidor foi que para partilha de ficheiros ele simplesmente usa a função de partilha de ficheiros do Windows Server 2003.... Isto ajuda alguma coisa?
 
A resposta que obtive do "administrador" do servidor foi que para partilha de ficheiros ele simplesmente usa a função de partilha de ficheiros do Windows Server 2003.... Isto ajuda alguma coisa?

Pressuponho que isso seja SMB. Tens a certeza que não te aparece uma entrada no Finder já com o servidor? Qual é a versão do OSX que usas?
 
Pressuponho que isso seja SMB. Tens a certeza que não te aparece uma entrada no Finder já com o servidor? Qual é a versão do OSX que usas?

Epah agora não estou no meu mac por isso não quero estar a mentir... Mas só em caso de uma grande cegueira é que o servidor apareceu sem que eu o tenha visto.... lembro-me vagamente de ter procurado pelo servidor na barra do finder e não o encontrar... por agora o máximo que posso fazer é verificar outra vez quando chegar a casa... Versão do OS X é 10.5.4
 
Oh rui... liguei me ha pouco por vpn a rede da loja a partir de casa e realmente no espaço de partilha na narra do finder não me apareceu servidor nenhum :(.
 
Então, assumindo que isso usa mesmo SMB, faz Cmd+K (ou vai a "Connect to Server..."), e em "Server Address" coloca "smb://<ip_da_máquina>" e tenta ligar-te.
 
rui já tentei varias vezes ligar me ao servidor como me disseste.... mas a única coisa que consigo e uma mensagem a dizer k não consigo e o código do erro.... erro 36.

Estou outra vez sem saber o que fazer....
 
Voltando um pouco atras...

- Dizes que consegues ligar via VPN à rede da loja... o que te faz assumir isso?
- Experimenta na consola fazer "Ping <ip de uma máquina do escritório>"

Minha aposta: Permissões no windows

- Se puderes verifica as permissões da partilha do disco... Cheira-me que não tens lá um user de rede com permissões, se puderes editar as permissões dos user para acrescentares um user "everyone" com permissões de leitura... só para testares.

- Não te esqueças que terás usar um username reconhecido na rede quando tentas fazer o login...
 
Back
Topo