1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mac, VPN e Windows

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Tornado, 21 de Julho de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1832)

1. Tornado

Tornado Power Member

Boas,

Em minha casa uso o meu Mac, mas na loja onde trabalho e tudo windows. Consigo aceder à rede da loja através de VPN, mas depois disso fico completamente sem saber o que hei-de fazer para aceder a ficheiros que estejam no servidor :S... Alguém pode dar ai uma mãozinha?

cumps,

tornado

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Qual é o protocolo usado pelo servidor?
    Vê se já não tens uma entrada correspondente ao servidor na barra lateral do Finder, na secção "SHARED".
    Se não tiveres, só precisas de saber o endereço, protocolo, e credenciais de acesso, e ir à opção "Connect to Server...".

3. Tornado

Tornado Power Member

Epah protocolo do servidor.... credenciais de acesso.... agora deixaste me mal.... como posso descobrir isso?

4. Rui_Carlos

Se houver um responsável pela rede da loja, ele deverá saber responder-te a isso.
    O mais provável é que estejam a usar SMB, e nesse caso, o mac devia encontrar automaticamente o servidor. Depois só poderias precisar de um username e password (credencias de acesso).

5. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Quem gere o teu servidor...

Se fores tu e não sabe o que é... estás mal :) em todos os sentidos

6. Tornado

Tornado Power Member

Pois... Mas isto não é um servidor por ai além que a empresa não é grande e não tem propriamente uma pessoa dedicada a 100% a ele.

Epah não sou eu felizmente :D... O problema é que não sei se posso confiar muito neste aspecto em quem o gere.

A resposta que obtive do "administrador" do servidor foi que para partilha de ficheiros ele simplesmente usa a função de partilha de ficheiros do Windows Server 2003.... Isto ajuda alguma coisa?

7. Rui_Carlos

Pressuponho que isso seja SMB. Tens a certeza que não te aparece uma entrada no Finder já com o servidor? Qual é a versão do OSX que usas?

8. Tornado

Tornado Power Member

Epah agora não estou no meu mac por isso não quero estar a mentir... Mas só em caso de uma grande cegueira é que o servidor apareceu sem que eu o tenha visto.... lembro-me vagamente de ter procurado pelo servidor na barra do finder e não o encontrar... por agora o máximo que posso fazer é verificar outra vez quando chegar a casa... Versão do OS X é 10.5.4

9. Tornado

Tornado Power Member

Oh rui... liguei me ha pouco por vpn a rede da loja a partir de casa e realmente no espaço de partilha na narra do finder não me apareceu servidor nenhum :(.

10. Rui_Carlos

Então, assumindo que isso usa mesmo SMB, faz Cmd+K (ou vai a "Connect to Server..."), e em "Server Address" coloca "smb://<ip_da_máquina>" e tenta ligar-te.

11. Tornado

Tornado Power Member

rui já tentei varias vezes ligar me ao servidor como me disseste.... mas a única coisa que consigo e uma mensagem a dizer k não consigo e o código do erro.... erro 36.

Estou outra vez sem saber o que fazer....

12. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Voltando um pouco atras...

- Dizes que consegues ligar via VPN à rede da loja... o que te faz assumir isso?
    - Experimenta na consola fazer "Ping <ip de uma máquina do escritório>"

Minha aposta: Permissões no windows

- Se puderes verifica as permissões da partilha do disco... Cheira-me que não tens lá um user de rede com permissões, se puderes editar as permissões dos user para acrescentares um user "everyone" com permissões de leitura... só para testares.

- Não te esqueças que terás usar um username reconhecido na rede quando tentas fazer o login...

Partilhar esta Página