Macbook Air 2017 - Opiniões

lfmars

Power Member
Boa tarde,

É o meu primeiro post no forum, portanto agradeço desde já a quem me der a sua opinião!

Estou a ponderar comprar um Macbook Air versão 2017, 8gb ram e 128gb ssd.

Visto que sou estudante de engenharia informática, e que vou utilizar o portátil maioritariamente para trabalhar, gostava de saber de pessoal que tenha um igual/semelhante e o que têm a dizer sobre ele.
Maior parte da utilização será browser, música (spotify e afins), IDEs (Eclipse PyCharm), editores de texto/código (Sublime, VSCode), e-mail e talvez office aqui e ali. No que toca a lazer, provavelmente só para ver uns filmes/séries e vídeos no youtube. O meu "estado normal de utilização" é o browser com 3 ou 4 tabs, spotify, editores de código e e-mail aberto, notas e pouco mais.

O que acham para a minha utilização? É o suficiente? Não vou ter bottleneck ou problemas de performance? O tamanho do display e o facto de não ser retina são cons muito fortes?

Obrigado, novamente.
 
Eu comprei um a coisa de dois meses e estou 100% satisfeito. Vão dizer-te que é um modelo ultrapassado, mas efetivamente não há nenhuma alternativa na mesma gama de preços com OS X.

Em termos de utilização até agora não me deixou ficar mal nunca, ainda ontem à noite tinha 7 ou 8 tabs abertas no Safari, Notas, Spotify, pages e Word tudo a funcionar ao mesmo tempo e zero lag.

O ecrã não ser retina é uma coisa que vais reparar se o meteres ao lado de um MacBook que tenha retina. Ai a diferença é notória. Mas de resto, nada a apontar.

Plus adicionais: bateria excelente, super leve, teclado impecável, trackpad sem comparação possível a qualquer outro portátil que não seja da Apple.
 
Boas f.society,

Obrigado pelo feedback!

Não sei se fazes alguma tarefa intensiva em termos de recursos, mas queria saber se em algum caso alguma vez notaste uma lentidão no pc, e se sim, em quais? Isto, para comparando com a minha utilização, ver se existe algum impedimento.

Alguns exemplos seriam: edição de vídeo, ligar o portátil a uma tv para reproduzir um filme numa resolução alta, coisas do género. Não porque a minha utilização seja semelhante, mas para saber de algum exemplo para ter um termo de comparação.

Obrigado :)
 
Última edição:
Lamento mas não te consigo ajudar mais do que no meu comentário anterior, onde exemplifiquei até onde costumo puxar pela máquina. Nunca puxei mais do que aquilo, e nunca tive nenhum tipo de redução de velocidade na sua utilização. Tens que esperar por outros feedbacks de malta que faça uma utilização mais radical do que a minha!
 
Obrigado f.society, já deu para ter uma ideia!

Boas Rseven! Quanto a resolução, quando é para trabalhar mais a sério ligo a um display externo e acaba por não me comprometer, mas entendo o que dizes. Em relação ao OS X, não é que seja uma necessidade mas mais uma preferência. Para além de estudar, também trabalho e a máquina do trabalho é um MacBook Pro 16gb ram, 256gb ssd e i5 de 2017, pelo que estou bastante habituado ao work flow e uma mudança de OS acaba por me prejudicar porque tenho de mecanizar diferentes atalhos e há sempre algumas mudanças. Só não estou a considerar esse pois não tenho orçamento para tanto e consigo um air a um preço de amigo.

Obrigado aos dois!
 
escolhe um Pro Retina em vez de Air.

não que o segundo vacile em alguma dessas actividades, mas pela resolução. vai dar jeito.

o preço de amigo pode sair caro no futuro.
 
Isso é como dizeres para ele comprar antes um T4 na lapa em vez de um T1 na Amadora. O Air neste momento arranja-se nas promoções por 800€.
O Pro Retina são só mais uns 600€
 
Sim, em termos de diferença de preço posso dizer que consigo o Air ainda mais barato do que essa promoção que referiste.. E como só tem 3 meses de utilização penso que seja um bom negócio.
A minha única questão é se havia alguma lentidão na utilização quando se puxa um bocadinho mais. Eu realmente passei por uma loja para ver o Air e o ecrã não se compara com o meu macbook pro do trabalho. No entanto, a utilização que irei dar é menos regular e apenas para estudar, fazer trabalhos e projetos pessoais.
 
Isso é como dizeres para ele comprar antes um T4 na lapa em vez de um T1 na Amadora. O Air neste momento arranja-se nas promoções por 800€.
O Pro Retina são só mais uns 600€


O que eles quiseram dizer (ou assim percebi eu) foi que ele tem um casal e 3 filhos para alojar (edição de vídeo e trabalhar com IDEs) e para isso dava jeito o T4 (mais resolução, processador mais rápido) em vez do T1 (menos resolução, processador mais lento).

Uma desvantagem foi a que disseste: são mais quase 450€ (869 vs 1299).

A somar a essa, o @lfmars se vai trabalhar com vídeo provavelmente não o vai fazer nos "curtos" 128gb do SSD interno, logo tem que ter em conta que esse Pro só tem duas portas USB-C (se quiser ligar periféricos "normais" - PENs, discos externos, etc - precisa de um dongl€) e também não tem leitor de cartões de memória (mais um dongl€).
Além de que quando estiver a carregar o Mac vai-se uma porta USB-C à vida e fica só com uma útil (consegue resolver isto, no entanto, com ainda mais outro dongl€). A bateria é muito boa, mas são alguns pormenores que depois chega a altura e a pessoa só aí se apercebe.

O Air sempre tem uma porta específica para carregar e dois USB normais. Perde em resolução e desempenho.

@lfmars opinião sincera? Percebo o que queres dizer com a curva de adaptação macOS vs. Win/Linux. A questão é que estás em Eng.Informática, não devia ser um entrave mas sim uma oportunidade de seres proficiente em qualquer OS.
E se dizes que o orçamento é limitado E vais fazer tarefas mais intensivas como edição de vídeo, podes ir para um portátil normal com um processador melhor, uma gráfica melhorzinha e uma resolução melhor. Com esse orçamento consegues melhor do que um Air.
Se estiveres disposto a abdicar da parte intensiva ou então a que demore mais (há quem não se importe), então o Air também seria uma opção válida.


P.S.: enquanto estava a escrever o post disseste que afinal o Air é usado. As comparações que fiz foi com base em novos. Já agora, garantia restante desse Air? 9 ou 21 meses?
 
Bom dia @rastiff ,

Antes de mais, obrigado pelo comentário e opiniões.
O exemplo que tinha dado acima de edição de vídeo não se aplica à minha utilização. Passa maioritariamente por tarefas de programação, música, browser, e-mails, etc.
O Air é novo, comprado há 3 meses, portanto suponho que tenha garantia de 2 anos, neste caso os tais 21 meses que referiste. Por acaso não confirmei isso.
Quanto à curva de aprendizagem, eu sempre utilizei Windows (desde o XP até ao 10), e Linux (várias distros). E de há uns tempos para cá, desde que utilizo mac no trabalho, que fiquei a gostar imenso e a preferir em relação a todos os OS's que já utilizei até hoje, nas suas diferentes versões.
As únicas coisas que me deixam de pé atrás são o ecrã e o trackpad, que depois de utilizar o macbook pro no trabalho me fazem alguma confusão por não serem tão bons.
 
O Air é novo, comprado há 3 meses, portanto suponho que tenha garantia de 2 anos, neste caso os tais 21 meses que referiste. Por acaso não confirmei isso.

Perguntei porque podia ter sido facturado a um contribuinte de empresa ou assim e aí já não são 2 anos. Mas se for e estiver em óptimo estado, 650€ é bom preço para um Air com 3 meses.
 
Sim, eu confirmei com a pessoa e tem garantia APPLE de 1 ano, mas falou qualquer coisa de que a garantia em território português é de 2 anos, e que deve prevalecer sobre a da apple.
Não percebi bem. Algum de vocês percebe alguma coisa disso?

PS: Verifiquei no site da apple e pelo que percebi a garantia de 1 ano da apple, em território português fica de 2 anos, de acordo com a lei portuguesa. Posso estar errado pois li um pouco à pressa.. (https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html)
 
Sim, eu confirmei com a pessoa e tem garantia APPLE de 1 ano, mas falou qualquer coisa de que a garantia em território português é de 2 anos, e que deve prevalecer sobre a da apple.
Não percebi bem. Algum de vocês percebe alguma coisa disso?

PS: Verifiquei no site da apple e pelo que percebi a garantia de 1 ano da apple, em território português fica de 2 anos, de acordo com a lei portuguesa. Posso estar errado pois li um pouco à pressa.. (https://www.apple.com/legal/warranty/products/portugal-universal-warranty.html)

Se tiver sido comprado em Portugal e facturado a um consumidor final (particular) são 2 anos de garantia.
 
Se tiver sido comprado em Portugal e facturado a um consumidor final (particular) são 2 anos de garantia.
Obrigado @rastiff.
Tendo em conta o preço e apesar dos contras, penso que é uma boa compra para o uso que lhe vou dar.
Agradeço a todos a ajuda, e caso alguém tenha alguma coisa a acrescentar estejam à vontade.
Entretanto devo tratar de ir ver o pc para fechar a compra, e depois dou a minha opinião caso o tópico se mantenha aberto.

Abraço!
 
Acabei por não o ir comprar..
Para além de ter tido um imprevisto no carro e ter ficado mais complicado financeiramente, comecei a pensar no caso do ecrã e realmente ia-me afectar um pouco quando não estivesse ligado ao monitor, pois os IDE's requerem bastante "espaço" para sermos produtivos. Ainda para mais habituado ao pro do trabalho :biglaugh:

Obrigado desde já a todos os que me ajudaram com as suas opiniões. Fica o post para quem precisar.
Abraço malta
 
Back
Topo