1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MacBook Air 2019 vs reparar MacBook Pro mid 2012

Discussão em 'Aquisições Apple' iniciada por syrin, 15 de Novembro de 2019. (Respostas: 15; Visualizações: 596)

1. boas.

O meu MacBook Pro mid 2012 está atualmente na loja em suporte de vida. A motherboard e a bateria foram à vida. A reparação fica por cerca de 850€.
    A loja disse que a reparação vale a pena, por ser uma boa máquina (disco SSD, 8GB RAM, 256GB memória. Por outro lado, é um portátil de 2012...

Estive a ver nas lojas e o MacBook Air de 2019 está a bom preço. E presumo que na Black Friday se consiga arranjar bom negócio, pelo menos para comprar um de 256GB

Será melhor apostar num MacBook Air ou será que ainda assim a reparação compensa?

2. ptfuzi

ptfuzi Power Member

Se for um retina ainda pode compensar, uma máquina que não deu muita chatice. Mas por outro lado é um valor elevado ainda, já agora a bateria está mesmo morta ou apenas tem desgaste?

3. penso que é um retina, sim.

O portátil deu vários problemas nos primeiros anos, foi preciso trocar disco e bateria duas vezes, sempre em garantia. Em 2015 mudei para SSD e ficou óptimo. Este ano tive de mudar a bateria e optei por uma não oficial. Dizem que pode ter sido isso o problema...

O mais caro é mesmo a troca da motherboard... só isso vai quase para os 700€.

4. b0ktai

b0ktai Power Member

O meu Pro de 2011 fritou a gráfica e teve de levar uma board nova. Na altura a Apple reconheceu que era um problema deles e devolveu-me o valor do arranjo (cerca de 700€). Alguns anos depois voltou a acontecer e já não havia cá arranjos grátis...

Por outro lado a verdade é que um MacBook Air fica alguns furos abaixo de um Pro, e tens de ter em atenção que estes modelos novos não permitem atualizar o disco nem a RAM. O que vier de raiz é o que fica.

5. joaots

joaots Power Member

Se for de 2012 é um não retina ( retina começaram em 2013).
    Já é o ultimo Macbook Pro a receber o macOS Catalina por isso está mesmo quase sem suporte de software.
    Agora é um situação complicada porque a apple finalmente se viu livre daquele teclado manhoso e esperar mais uns meses seria vantajoso (ainda para mais que os Macs agora são quase impossíveis de fazer upgrade)mas como precisas do pc para agora...

6. Maiau805

Maiau805 Power Member

Primeiro é preciso saber o que fazes com a maquina, só assim podemos opinar qual a melhor solução.

Nota: não nos podemos esquecer que o teu Mac é de 2012 (já são 7 anos a caminho dos 8), será que vale mesmo o valor da reparação (as lojas dizem sempre que é uma boa escolha reparar pois é ai que ganham uma boa margem)

7. Faço uma utilização muito normal. Net, mails, streaming de vídeo, Pages e Numbers, edito algumas fotos em Photoshop mas apenas de vez em quando. Não é um portátil de trabalho constante, é só mesmo para ter em casa e para de vez em quando trabalhar de casa.

Eu gosto deste portátil especialmente porque ainda tem leitor de dvd (tenho cá umas coisas edições de coleccionador que valem muito a pena), mas também se pensar na quantidade de vezes que vi dvds nos últimos 2 anos... não será por aí.

8. lagartoriscado

lagartoriscado Power Member

Os retina foram lançados no final de 2012, esse é igual ao meu, mid 2012, o ultimo que se pode fazer upgrade de forma simples e barata. Dito isto, por favor vai para o Air de 2019. Está a 1030€ na *****. Dares 850€ por um arranjo quando podes ter um novo por 1000€, com o novo processador, mais leves, retina, touch id, e tudo mais, não tem lógica. Ainda ontem tive assim vai não vai para comprar um, mas ficaria com um peso na consciência. Mas quando avariar, não penso duas vezes. Só para teres uma ideia, um membro do fórum comprou agora um por 250€ funcional. Num tópico aqui ao lado.

Edit: compras um leitor de DVD por 30€, nem isso.

9. nazka

nazka Power Member

Acuso-me! Estou maravilhado com o mid2012 e ansioso para colocar SSD e 16Gb Ram. não podia estar mais satisfeito :)

10. Se adoras mac, então também suponho que desejes as novas funcionalidades de hardware e suporte para o Catalina -> NOVO
    Se mac é te indiferente, arranjas um portátil com Linux ou Windows por 500 € -> NOVO

Podia continuar aqui a pensar em cenários, mas não consigo ver razão para gastar 850 € numa reparação.

Uma alternativa poderia ser comprar um em segunda mão. Mas pessoalmente, comprar um mac novo de 7 em 7 anos parece-me um bom investimento.

11. Windows já me chega no trabalho. Até porque os dois portáteis que tive antes de mudar para Apple nunca duraram mais de 3-4 anos... e a muito custo.
    Definitivamente planeio manter-me no sistema Mac.

Mas têm razão, a escolha mais certa é comprar um novo, que tenha maior longevidade.

A ver se há alguma promo agora na Black Friday para tentar comprar um de 256GB.

12. lagartoriscado

lagartoriscado Power Member

Em termos absolutos acho ridícula a "opção" dos 128GB base para os macbook. Mas tirando o caso em que tenha que se ter mais de 128gb de ficheiros no disco, acho que é mais racional comprar o de 128GB e um disco SSD portátil que estão baratíssimos. Muito mais baratos que o upgrade para 256GB.

13. cs.oyen

cs.oyen Power Member

@syrin

Opinião pessoal acho que 850€ por essa reparação não é viável tendo em conta o equipamento.

Nos dois cenários que colocas e tendo em conta a utilização que dás escolheria sem dúvida um Air de 2019. Como foi referido por menos de metade do valor da reparação consegues comprar um usado e se vires nos locais certos com garantia do vendedor por 1 ano.

Se o problema é só a motherboard + bateria e todo o resto estará ok, nesse caso podes também optar por comprar esses dois componentes (usados/recondicionados) e seres tu (se assim o quiseres e te for possível) a fazer a reparação. Ficar-te-ia muito mais barato que o orçamento que te deram (numa pesquisa rápida bateria + board (13'', i5 2.5GHz) não totalizariam sequer 300€).

Acho que 850€ é um valor estupidamente elevado para poder ser justificado. Eu também tenho por casa um desses de 2012 e há uns tempos troquei a massa térmica do CPU, o processo que fiz basicamente é o que tens que fazer, mas no teu caso mais simples) e em pouco mais de uma hora ficou tudo a funcionar 5* (e não trabalho na área portanto a experiência que tenho nestes equipamentos portáteis não é muita).

Podes reparar, comprar um igual usado (com ou sem garantia), comprar o Air de 2019 ou até mesmo com os 850€ ver se consegues um usado mais recente (não sei preços, é apenas uma suposição). Acho mesmo é que a opção menos viável será a reparação pelo orçamento que te deram, quanto muito vê orçamentos noutras lojas).

14. Maiau805

Maiau805 Power Member

Sem duvida nenhuma avança para o Air 2019. Vais ficar bem servido por uns anos.

Comprei um em promoção, faz agora 1 mês e não podia estar mais satisfeito.

15. Obrigada a todos pelas sugestões, em direto do novo MacBook Air.
    Esperei até à Black Friday e acabou por compensar (embora ainda estivesse tentada em comprar o MacBook Pro, que também estava em promoção).
    Agora é reinstalar tudo e ver como o novo bicho se porta.

16. Maiau805

Maiau805 Power Member

Boa, agora e desfrutar da maquina.

Deixo apenas uma dica que pode ser importante no futuro, caso tenhas algum problema com o teclado, é sempre bom estar a par destas situações.

Programa de assistência a teclados para o MacBook, MacBook Air e MacBook Pro:
    O programa abrange os modelos MacBook, MacBook Air e MacBook Pro elegíveis durante quatro anos após a primeira venda a retalho da unidade.

https://support.apple.com/pt-pt/keyboard-service-program-for-mac-notebooks