Hardware MacBook Air 2020 (ARM)

O meu Air M1 tem sido uma boa companhia (primeiro mac) mas a dependência dos produtos microsoft já fez o seu efeito.
O meu PC desktop, passado, mais de 15 anos morreu...
Sinto falta de muitas coisas do windows, mas, essencialmente, não ter acesso ao Excel 365 do windows é um GRANDE problema para o meu trabalho (para além do PHC).
O falecido PC, velhinho, corria muito bem o Win10 e safava-me no Excel.
Para o substituir tive que comprar um mini-pc na amazon. Um da minis forum só para correr o Excel.
Vai ficar "colado" ao monitor e vou ter que ativar o KVM do monitor para alternar entre sistemas.
A MS é esperta em manter o Excel capado no Mac
O excel no mac está capado?
 
Ando a pensar investir numa máquina destas para substituir o meu MB Retina 2015, que vai a caminho dos seus 5 anos. Estava um pouco na expectativa com os novos MB Pro, a ver o que surgia. Mas para o uso que pretendo dar (acima de tudo, muita escrita), não me parece que justifique a diferença para o Air.
Estou a pensar ir para o modelo de 512GB + 16RAM. Isto porque, hoje, arrependo-me de ter ido para o MB Retina de base (128GB+8GB RAM).
Valerá a pena esperar mais uns meses pelo novo modelo? Ou com promos de 10/15% será de aproveitar e comprar já este?
 
Respondi-te parcialmente aqui: https://forum.zwame.pt/threads/macbook-pro-13-2020-arm.1058226/post-17247132

Resumindo, Air over 13'' pro ;-)
Em relação a esperares, só tu é que sabes se vale a pena para a tua utlização, a tua produtividade está de alguma maneira afectada com as limitações da tua máquina?
Obrigado pelo feedback. É assim, neste momento eu ainda consigo trabalhar na minha máquina atual, embora volta e meia tenha alguns crashes (principalmente no MS Office) que me fazem perder alguma produtividade (e ganhar alguns cabelos brancos). Depois há também a questão da mobilidade. Com a questão da pandemia tenho usado o MB principalmente em casa, ligado a um monitor, o que disfarça algumas das marcas da idade (bateria já não tem a mesma duração; o ecrã também já não está no melhor estado; etc.). Entretanto, penso que isso se começará a fazer sentir...
 
Respondi-te parcialmente aqui: https://forum.zwame.pt/threads/macbook-pro-13-2020-arm.1058226/post-17247132

Resumindo, Air over 13'' pro ;-)
Em relação a esperares, só tu é que sabes se vale a pena para a tua utlização, a tua produtividade está de alguma maneira afectada com as limitações da tua máquina?
Olá. Podes me enviar em PM onde compraste os macs refurbished? No site da apple sai mais caro um refurbished do que um novo em algumas lojas.
Obrigado
 
Ok obrigado. Na europa, indo as amazons e algumas lojas arranja-se novo ao mesmo preço, acabando por não compensar.
Talvez, por acaso não encontrei nada que chegasse ao preço do refurbished. Mas se conseguirem encontrar novo a um bom preço é para aproveitar.
Eu já comprei Refurbished no passado e conheço pessoal que comprou Refurbished, e vêm como novos da Apple Store.
 
Talvez, por acaso não encontrei nada que chegasse ao preço do refurbished. Mas se conseguirem encontrar novo a um bom preço é para aproveitar.
Eu já comprei Refurbished no passado e conheço pessoal que comprou Refurbished, e vêm como novos da Apple Store.
Por exemplo neste momento um mac mini m1 8gb está a 679€ recondicionado na apple de Espanha. Na amazon encontras algumas vezes a esse preço e mesmo nas lojas nacionais encontras novo a 696€, não se justificando a diferença. Possívelmente há um ano as coisas eram diferentes porque não se arranjavam novos a estes preços.

Cá as lojas que vendem recondionados são na sua maioria muito mais caro.
 
Uma curiosidade: têm ido para os modelos de GPU 8-core ou 7-core? Isto porque tenho visto promoções interessantes nas principais lojas (entre os 10 e os 15%). Mas reparo que grande parte incide sobre os modelos de 7-core. A nível de performance e longevidade, a diferença entre os dois será grande?
 
Por exemplo neste momento um mac mini m1 8gb está a 679€ recondicionado na apple de Espanha. Na amazon encontras algumas vezes a esse preço e mesmo nas lojas nacionais encontras novo a 696€, não se justificando a diferença. Possívelmente há um ano as coisas eram diferentes porque não se arranjavam novos a estes preços.

Cá as lojas que vendem recondionados são na sua maioria muito mais caro.
Sim estás a falar do Mac Mini, que de facto o preço é quase igual, novo ou refurbished. Eu estava me a referir somente ao Macbook Air.
 
Uma curiosidade: têm ido para os modelos de GPU 8-core ou 7-core? Isto porque tenho visto promoções interessantes nas principais lojas (entre os 10 e os 15%). Mas reparo que grande parte incide sobre os modelos de 7-core. A nível de performance e longevidade, a diferença entre os dois será grande?
Duvido que alguém note a diferença entre 7 e 8 cores de GPU. Tem atenção é à quantidade de armazenamento e à RAM. Se é mesmo aquela quantidade que necessitas.
 
Duvido que alguém note a diferença entre 7 e 8 cores de GPU. Tem atenção é à quantidade de armazenamento e à RAM. Se é mesmo aquela quantidade que necessitas.
Obrigado pela ajuda! Relativamente à ram e armazenamento, estou inclinado para aquela quantidade por dois motivos. O primeiro tem a ver com a longevidade do aparelho. No meu último MB acabei por comprar a versão de base (i5, 8G ram, 128GB SSD), mas se fosse hoje teria, sem dúvida, ido quer para os 256GB de armazenamento; quer para os 16GB ram.
O segundo está ligado ao que referi anteriormente: a necessidade que sinto de trocar tem muito que ver com esses dois pontos. Sinto alguns - para não dizer bastantes - problemas de performance quando trabalho com várias apps abertas em simultâneo (o que faço recorrentemente ao longo do dia). E mesmo com os discos externos, pens e cloud, não há nada como ter um pouco mais de armazenamento :)
 
O meu Air M1 tem sido uma boa companhia (primeiro mac) mas a dependência dos produtos microsoft já fez o seu efeito.
O meu PC desktop, passado, mais de 15 anos morreu...
Sinto falta de muitas coisas do windows, mas, essencialmente, não ter acesso ao Excel 365 do windows é um GRANDE problema para o meu trabalho (para além do PHC).
O falecido PC, velhinho, corria muito bem o Win10 e safava-me no Excel.
Para o substituir tive que comprar um mini-pc na amazon. Um da minis forum só para correr o Excel.
Vai ficar "colado" ao monitor e vou ter que ativar o KVM do monitor para alternar entre sistemas.
A MS é esperta em manter o Excel capado no Mac

Sim.
Para mim o PowerQuery é essencial.
Só dá para fazer "refresh" aos dados no Excel do Mac...e ainda assim cheio de erros de compatibilidade.
E o VBA no Excel para mac é limitado.

Uso menos:
Pivot Charts limitado
Falta Power Pivot

E porque não comprar uma licença do Parallels e instalar uma máquina virtual do Windows no Mac ? Vês alguma limitação?
 
Última edição:
Duvido que alguém note a diferença entre 7 e 8 cores de GPU. Tem atenção é à quantidade de armazenamento e à RAM. Se é mesmo aquela quantidade que necessitas.

Boas,

Já agora, o M1 com 8G de RAM e 512Gb e disco, será suficiente para o futuro?
Não é possível fazer upgrade de RAM, no M1?
 
Back
Topo