Hardware MacBook Air 2020 (ARM)

Chegou...finalmente. Encomendado a 22/11.
A razão de ser deste prazo entrega: 16gb

Comprado na Apple store suíça ...chegou hoje por transporte "particular"
 
Olá a todos, a minha namorada quer comprar um mac air 2020 arm, seria o seu primeiro Mac na vida/ produto Apple.

Ela iria usar para YouTube, Netflix , as cenas dela e início de Edit de vídeo e fotos.
A minha pergunta é, será que não é um pouco demais pro uso que ela dará e quanto tempo é que vocês acham que o portátil está fluído e com updates? Outra coisa é em relação a software tipo Office e coisas do gênero, isto é tudo pago ou a versões free tipo Open Office?
 
Claro que a tua namorada consegue um portátil com Windows mais barato e com performance qb para as tarefas que ela quer executar. Agora tudo depende do valor que ela dá à duração de bateria, menor exposição a vírus etc.

Quanto ao Office, todos os Macs trazem o Pages, Numbers e Keynote que são parecidos com o Word, Excel e PowerPoint e acredito que sejam compatíveis com documentos do Office da Microsoft, mas não sei se são idênticos no que respeita a features porque nunca os usei.
Não sei se já há LibreOffice para os Macs M1.
 
Olá a todos, a minha namorada quer comprar um mac air 2020 arm, seria o seu primeiro Mac na vida/ produto Apple.

Ela iria usar para YouTube, Netflix , as cenas dela e início de Edit de vídeo e fotos.
A minha pergunta é, será que não é um pouco demais pro uso que ela dará e quanto tempo é que vocês acham que o portátil está fluído e com updates? Outra coisa é em relação a software tipo Office e coisas do genero, isto é tudo pago ou a versões free tipo Open Office?

Boas,
eu vivo nos 2 "ecosistemas" e posso dizer-te o seguinte:

1) Custo: Nunca irás conseguir justificar a diferença de preço de uma forma racional. Em Windows irás arranjar em termos de características algo parecido a um preço inferior, embora os M1 irão mudar esse panorama.

2) No que toca a fiabilidade, longevidade e duração da bateria, muito menor índice de virus, um ciclo de upgrades gratuitos muito mais extenso do que qualquer equipamento windows (refiro-me a upgrades gratuitos de sistemas operativos, patches, etc) e claro o imbativel valor de mercado de usados é incomparável.

por exemplo um macbook com 4-5 anos tem um desvalorização de 50% , um portátil windows deve ter uma desvalorização de 90% sendo simpático :)

3) Aplicações office, o mac já traz se não estou em erro o Pages (word), Numbers (excel), Keynote (powerpoint) e eu que vivi mais de 20 anos com MS. Office, posso dizer-te que é um pulo gigantesco de utilização, excepto o Numbers se comparares com o Excel e tiveres que utilizar formulas muito complexas, plugins , pivot tables, etc.... Nesse cenário o excel ganha 10-0, fora isso não.

Eu adoro o pages e o keynote comparativamente com os seus congéneres da Microsoft, não dá para explicar é mesmo muito simples de trabalhar, sem teres que carregar em uma panóplia de opções para ter o mesmo resultado do que fazer apenas um "drag & drop" de objectos.

Eu rendi-me ... e olha que tinha os vícios todos de um gajo baseado em tudo Microsoft, inclusive com o próprio mindset MS.

Espero que tenha ajudado.

Morg
 
Boas pessoal.

Preciso da vossa ajuda. Quando ligo um disco externo ao MacBook Air para passar informação, alguns ficheiros não aparecem! Eles estão lá, se ligar a outro Mac/PC eles aparecem, mas neste Mac não. E o estranho é que não são todos, há alguns que aparecem e consigo transferir.

Alguma forma de resolver isto?
 
Boas pessoal.

Preciso da vossa ajuda. Quando ligo um disco externo ao MacBook Air para passar informação, alguns ficheiros não aparecem! Eles estão lá, se ligar a outro Mac/PC eles aparecem, mas neste Mac não. E o estranho é que não são todos, há alguns que aparecem e consigo transferir.

Alguma forma de resolver isto?

O disco tem partições nalgum formato de ficheiros não suportado pelo macos?

Nunca me aconteceu isso num mac, tirando um disco que tinha em NTFS e me obrigou a instalar uma coisa qualquer que já nem me lembro o que é. Terás software instalado noutro mac que permita a leitura e no Air não? Será por aí?
 
O disco tem partições nalgum formato de ficheiros não suportado pelo macos?

Nunca me aconteceu isso num mac, tirando um disco que tinha em NTFS e me obrigou a instalar uma coisa qualquer que já nem me lembro o que é. Terás software instalado noutro mac que permita a leitura e no Air não? Será por aí?

O disco externo esta em formato NTFS. Não permite escrita no disco em Mac, mas quando passei a informação do meu Mac antigo instalei a versão gratuita de uma aplicação para o fazer (tinha o disco com muita informação e não quis formatar para um formato adequado :/ ). A leitura e passagem de informação deste formato para Mac sempre funcionou perfeitamente, mesmo agora consegui passar a informação que aparecia disponível.
 
Para quem usa o Lightroom Classic (c/ Rosetta) tenham atenção ao uso de swap (ainda mais evidente ao usar um monitor 4k externo, como eu).
Está a fazer "read/write" entre +250 Gb no SSD por hora.
O meu Air é de 16Gb ram e mesmo assim tenho esse problema.
Os SSD atuais são bons mas se levam "read/write" de vários teras por dia ...

Esperemos que a Adobe lance a versão ARM do lightroom com uma melhor gestão de ram
 
O disco externo esta em formato NTFS.

Se tiveres outro disco ou puderes passar a informação para outro local, faz isso e formata esse disco em exFAT. Problema resolvido. Passas a poder ler e escrever em Windows e macOS.
Talvez a forma mais simples, para não estares a instalar nada é formatares uma penUSB em EXFAT e passares os ficheiros dessa forma.
 
Para quem usa o Lightroom Classic (c/ Rosetta) tenham atenção ao uso de swap (ainda mais evidente ao usar um monitor 4k externo, como eu).
Está a fazer "read/write" entre +250 Gb no SSD por hora.
O meu Air é de 16Gb ram e mesmo assim tenho esse problema.
Os SSD atuais são bons mas se levam "read/write" de vários teras por dia ...

Esperemos que a Adobe lance a versão ARM do lightroom com uma melhor gestão de ram
Ui, 250 GB/hora? Mas isso é de escrita ou com leituras pelo caminho? Escrita provoca degradação, leitura não.

Sabendo que em media, um SSD TLC de 1 TB tem 600 TB de endurance de escrita e se escrever 2 TB por dia, vai esgotar em 1 ano. Não quer dizer que falhe logo, ha SSDs que so morrem ou apresenta problemas bem depois do limite, outros morrem antes, mas é raro.

Se for o modelo base de 250 GB, chega ao limite em 2 ou 3 meses.

onde que ves isso da escrita do SSD?

Mas isso é muita fruta, como raio o lightroom faz um swap assim? Tas a tratar milhares de fotos em raws de SLRs full frame? :D
 
@JPgod no "activity monitor" - Disk.
@Razy_Nyx Aqui com browsing/youtube vai com 160gb de write(!!) em pouco mais de duas semanas (sem apps rosetta).

Para testar se seria problema do sistema fiz um format e instalei o Mac OS de raiz há 2 dias. Hoje já esta com 20Gb de Write, apenas instalei o Pages e o Chrome.
 
Última edição:
Se tiveres outro disco ou puderes passar a informação para outro local, faz isso e formata esse disco em exFAT. Problema resolvido. Passas a poder ler e escrever em Windows e macOS.
Talvez a forma mais simples, para não estares a instalar nada é formatares uma penUSB em EXFAT e passares os ficheiros dessa forma.

Fiz isso e passei as coisas para o portátil da empresa para formatar o disco em ExFat. Acontece que agora ao tentar colocar novamente os ficheiros no disco externo a velocidade é ridícula.. o disco é usb 3.0 e portátil tem usb 3.0... será do formato exfat? Para passar 140gb de informação o tempo previsto é de + de 1 dia :/
 
@JPgod no "activity monitor" - Disk.
@Razy_Nyx Aqui com browsing/youtube vai com 160gb de write(!!) em pouco mais de duas semanas (sem apps rosetta).

Para testar se seria problema do sistema fiz um format e instalei o Mac OS de raiz há 2 dias. Hoje já esta com 20Gb de Write, apenas instalei o Pages e o Chrome.
Depois vais à aba do Disco e é na parte inferior do lado esquerdo onde diz:

Leitura recebidas: 249 266
Escritas enviadas: 91 475
 
Podem ver os dados SMART na linha de comandos. Lá mostra a quantidade de dados lidos e escritos do disco.

Para quem tiver o brew instalado:
Código:
brew install smartmontools

Código:
smartctl -a disk0
Trocar disk0 pelo disco a ser examinado.

MBP com 2 anos e 7 meses de uso:
fzdfr6v.png


Tenho uma média de 28 GB lidos e 18 GB escritos por dia.
 
Atenção que isso também conta os dados escritos em discos externos. Ainda só fiz um backup e conta os 90GB escritos no disco externo.

(estou a falar do que se vê no Activity Monitor)
 
Meus amigos. A quantidade de RAM que hoje tipicamente equipa um portátil é 8GB ou menos. O M1 não escreve ou lê mais dados disco que um outro qualquer SO. Não é por ser mais rápido que há um acréscimo.

Obviamente quanto mais RAM houver menos swapping há, logo menos esforço do disco. Quem usa software que requer mais memória deverá de ir para os 16GB como sempre. Esta necessidade não se altera.
 
Última edição:
Fiz isso e passei as coisas para o portátil da empresa para formatar o disco em ExFat. Acontece que agora ao tentar colocar novamente os ficheiros no disco externo a velocidade é ridícula.. o disco é usb 3.0 e portátil tem usb 3.0... será do formato exfat? Para passar 140gb de informação o tempo previsto é de + de 1 dia :/
Andei anos afito para trabalhar em mac e windows com os mesmos discos. Formatei em ex fat até perder ficheiros importantes. perde o amor a 20€ e instala do paragon NYFS for Mac no mac e continua a usar os discos todos em formato NTFS, o mais robusto. Nunca mais tive problemas e não perdi tempo com "jigajogas".
 
Vi agora um caso de um youtuber brasileiro que também tinha o Air M1 e o mesmo deixou de funcionar.
O relato dele fala que deixou o mac a trabalhar, foi almoçar e quando voltou não funcionava e junto da alimentação fazia som de "tec tec tec tec".
 
Back
Topo