Hardware MacBook Air 2020 (ARM)

Queria mesmo ligar à entrada USB-C do monitor... Mas entretanto já vi que o cabo de carregamento não dá :/ tenho de comprar um thunderbolt


Tudo depende de quanto ele quer gastar. Os novos modelos muito provavelmente serão mais caros e com o modelo atual também já consegue usados a excelentes preço....
Por exemplo eu comprei na semana passada um usado em excelentes condições por 500. Foi um achadíssimo, eu sei, mas também já ando há muitos meses atento aos preços ;)
De qualquer forma penso que ele consiga arranjar a 750€ com alguma facilidade...


Pois, não passa imagem não 😬
Onde compraste? Nos usados de cá ou veio de fora?
 
Boas pessoal,

Conseguem dar aqui uma ajudinha a um novato em mac 😅
É o seguinte,
- Quando terminam de usar o mac, vocês desligam ou só suspendem o computador?
- Tenho o mac ligado a um monitor por usb-c e o que reparei é que o monitor não se está a desligar automaticamente depois de já não estar a utilizar o mac... Vai estando sempre ligado. (quando o tinha ligado a um portátil windows por HDMI isto não acontecia) Será por causa do usb-c estar sempre a passar energia?
- O que fiz esta noite foi mesmo desligar eu o monitor e agora de manhã quando ligo o mac vejo que este estava com 92% de bateria. Gastou 8% durante a noite, suspenso... Isto não é demasiado? Será que não o estou a suspender corretamente, ou algo do género? Ou será algum conflito com o USB-C ligado ao monitor?
- Última coisa, não é problemático o mac estar ligado por usb-c e consequentemente estar sempre a carregar, ou é?

Muito obrigado desde já!
Cumprimentos
 
Boas pessoal,

Conseguem dar aqui uma ajudinha a um novato em mac 😅
É o seguinte,
- Quando terminam de usar o mac, vocês desligam ou só suspendem o computador?
- Tenho o mac ligado a um monitor por usb-c e o que reparei é que o monitor não se está a desligar automaticamente depois de já não estar a utilizar o mac... Vai estando sempre ligado. (quando o tinha ligado a um portátil windows por HDMI isto não acontecia) Será por causa do usb-c estar sempre a passar energia?
- O que fiz esta noite foi mesmo desligar eu o monitor e agora de manhã quando ligo o mac vejo que este estava com 92% de bateria. Gastou 8% durante a noite, suspenso... Isto não é demasiado? Será que não o estou a suspender corretamente, ou algo do género? Ou será algum conflito com o USB-C ligado ao monitor?
- Última coisa, não é problemático o mac estar ligado por usb-c e consequentemente estar sempre a carregar, ou é?

Muito obrigado desde já!
Cumprimentos

Eu nunca desligo o Mac, é só fechar a tampa.

Não é problemático estar sempre a carregar, ele mesmo faz a gestão da energia (os tais 80%), o que eu faço é 1 vez por mês utilizar mesmo a bateria, deixar descarregar aí até aos cerca de 20% e só depois colocar a carregar novamente.
Se reparares, mesmo só usando o carregador, ele vai fazendo ciclos na bateria, poucos, mas vai.

A questão de gastar energia em suspensão durante a noite é normal, uns gastam mais, outros gastam quase nada, depende das tarefas que estão em stand-by quando fechas a tampa.
 
@megatito o macOS tem uma opção que normalmente está ativa que é Optimized battery charging. Podes ver isso em System Preferences > Battery > Battery. A bateria não está sempre a 100% como antigamente.
 
Muito obrigado @Hatch @Metro 😁

Tenho ativa essa funcionalidade sim, por isso perfeito!
Vou também começar a fazer isso @Hatch de ir usando na bateria de vez em quando...

O que ainda não consegui resolver é o monitor desligar-se sozinho... Mas tenho-o desligado manualmente
E até desligar/hibernar o mac tenho feito também

Obrigado mais uma vez!
Cumprimentos
 
Muito obrigado @Hatch @Metro 😁

Tenho ativa essa funcionalidade sim, por isso perfeito!
Vou também começar a fazer isso @Hatch de ir usando na bateria de vez em quando...

O que ainda não consegui resolver é o monitor desligar-se sozinho... Mas tenho-o desligado manualmente
E até desligar/hibernar o mac tenho feito também

Obrigado mais uma vez!
Cumprimentos

Eu tenho usado o meu Air sempre ligado à corrente com a app "Aldente"
Essa app permite usar o Mac ligado à corrente sem carregar a bateria.
Defino a app para o minimo de 60% e só se a bateria ficar abaixo desse valor é que começa a carregar.
Tenho o Air desde 12/2020 e a bateria está assim: imagem
 
Eu tenho usado o meu Air sempre ligado à corrente com a app "Aldente"
Essa app permite usar o Mac ligado à corrente sem carregar a bateria.
...
Não conhecia essa app, obrigado pela partilha!

É algo que tenho de raiz no ThinkPad e Surface, e nunca tive sucesso a aplicar nos meus Macs via SMCKit. Até agora :D

BTW para quem preferir algo mais low-level em M1, aqui fica uma tool CLI que desliga e liga o carregamento (toggle): https://github.com/actuallymentor/battery
 
Última edição:
Eu sei q é muito suspeito fazer esta pergunta aqui neste tópico mas eu estou super indeciso entre o MacBook Air m1 vs Dell xps de 2020, ambos usados.
Gosto bastante de MacOS, não é por aí…

Na vossa modesta opinião, qual dos dois?
 
Eu sei q é muito suspeito fazer esta pergunta aqui neste tópico mas eu estou super indeciso entre o MacBook Air m1 vs Dell xps de 2020, ambos usados.
Gosto bastante de MacOS, não é por aí…

Na vossa modesta opinião, qual dos dois?
Dependerá das especificações de ambos, mas pessoalmente iria para o M1. A linha XPS tem tido alguns problemas crónicos, inclusivamente overheating e throttling. São coisas que puramente não existem no M1 e isto num sistema passivo. Há também a qualidade geral do conjunto e optimização do ecossistema/autonomia no MBA M1 acima de qualquer proposta da concorrência (e digo isto com várias máquinas Windows em casa). Se não precisas do Windows em termos de alguma aplicação especifica, então sinceramente não vejo grande impedimento de enveredar pelo macOS.

Em termos do MBA M1, diria simplesmente para evitares as variantes com menos de 512GB, pois não só limitam a experiência como representam um factor determinante em termos de longevidade do SSD (especialmente se for algo para manter por vários anos, considerando o uso generoso de swap típico do macOS em configurações de 8GB de RAM em situações menos leves).
 
Dependerá das especificações de ambos, mas pessoalmente iria para o M1. A linha XPS tem tido alguns problemas crónicos, inclusivamente overheating e throttling. São coisas que puramente não existem no M1 e isto num sistema passivo. Há também a qualidade geral do conjunto e optimização do ecossistema/autonomia no MBA M1 acima de qualquer proposta da concorrência (e digo isto com várias máquinas Windows em casa). Se não precisas do Windows em termos de alguma aplicação especifica, então sinceramente não vejo grande impedimento de enveredar pelo macOS.

Em termos do MBA M1, diria simplesmente para evitares as variantes com menos de 512GB, pois não só limitam a experiência como representam um factor determinante em termos de longevidade do SSD (especialmente se for algo para manter por vários anos, considerando o uso generoso de swap típico do macOS em configurações de 8GB de RAM em situações menos leves).

Excelente mesmo a tua ajuda amigo, muito obrigado.

Andei a ver os Asus também, estava inclinado para o touch, mas isso deve ser aquele “apetite” momentâneo.
Vou para o MBA M1 nos usados e irá ser a escolha certa.
Mais uma vez muito obrigado.

Um abraço!
 
Excelente mesmo a tua ajuda amigo, muito obrigado.

Andei a ver os Asus também, estava inclinado para o touch, mas isso deve ser aquele “apetite” momentâneo.
Vou para o MBA M1 nos usados e irá ser a escolha certa.
Mais uma vez muito obrigado.

Um abraço!
E consegues 512gb usado a bom preço ?
É que pelo que vejo andam a vender como se fosse novo 😂
 
Boas,
Consideram o mac air m1 uma compra válida nesta altura? A diferença de preço para o M2 ainda é considerável, cerca de € 300,00 (considerando o desconto atualmente existente em grandes superficies para o M1).
Valerá a pena a diferença? O M1 ainda está capaz de aguentar uns anitos?
Obrigado
 
Boas,
Consideram o mac air m1 uma compra válida nesta altura? A diferença de preço para o M2 ainda é considerável, cerca de € 300,00 (considerando o desconto atualmente existente em grandes superficies para o M1).
Valerá a pena a diferença? O M1 ainda está capaz de aguentar uns anitos?
Obrigado

Como sempre, tudo depende do uso que lhe vás dar... Mas para mim continua a ser uma excelente compra e uma maquinona mais do que suficiente para a GRANDE maioria das pessoas 😉 Capaz sim de aguentar uns belos anos (tudo assim o indica e também o espero 🤪)

Cumprimentos
 
Back
Topo