Hardware MacBook Air 2022 (ARM - M2)

Tenho andado com a mesma duvida e converso com malta que trabalha com programas pesados.
Acho que vai depender do que vais precisar de fazer. Com as reviews que tenho visto do M2 eu para mim só dava mesmo o de 16/512, por exemplo para trabalhar com logic pro carregado de plugins é preciso alguma ram... Se for para navegar na net, youtube, mails e afins qualquer um serve... Eu já me decidi e vou apostar num M1..
Cumprimentos
Só vou usar para navegar na web (5 a 10 tb de cada vez) e usar Office, sobretudo Excel.
Fico preocupei porque o meu MacBook Pro de 2019 (Intel) com 10 tabs no safari (incluindo Gmail e Facebook) só o Safari gasta 3.5Gb RAM e apesar de ter 8Gb RAM acaba por usar swap. Não sei se o ARM é mais poupado.
 
Só tenho dinheiro para um dos upgrades…
Qual será melhor combinação?
M2 8GbRam/512Gb SSD
M2 16GbRam/256Gb SSD
Sinceramente com esse budget fixo e pela marginal diferença em termos de performance para com um MBA M1, eu optava pela configuração 16GB 512GB no M1 e ainda poupava ~100€.
 
Sinceramente com esse budget fixo e pela marginal diferença em termos de performance para com um MBA M1, eu optava pela configuração 16GB 512GB no M1 e ainda poupava ~100€.
Concordo.

Se quiser mesmo um M2 por uma questão de preferir o design ou das portas (essencialmente será isto), do que tenho visto, se estivesse limitado a uma daquelas 2 opções, eu optaria pela combinação 8GB/512GB. Não teria o problema de desempenho dos SSD, aumentaria o espaço que acaba por dar sempre jeito e os 8GB deverão ser suficientes mesmo a longo prazo, dependendo sempre do que se faz com o portátil, obviamente.
 
Obviamente quando o utilizador considera imprescindível a novidade de um chassis ... qualquer outra solução irá pecar por isso.

No oposto temos utilizadores como eu que que já em plena venda do Macbook Book Touchbar e Membrane Xpto Keyboard ... preferi ir para o modelo anterior ... o MBP de 2015 (que a Apple ainda vendia) evitando uma série de dores de cabeça. Cometi o erro de comprar um touchbar já em 2019 ... grande cegada térmica ... durou um ano por aqui ... está agora com um comercial que adora depois de ser recusado por outro dev ... e agora tenho o MBP M1 Pro ... este sim uma grande máquina a par do 2015. Há e o MBP de 2015 está ainda super com um developer junior.

Voltando ao tema ... @kid A ... houve quem já anda nisto há décadas. Se vais gastar €1879 num MBA M2 com 512 SSD faz o favor a ti próprio. Numa outra thread um op disse que encontrou o MBP M1 Pro 14" com 16GB e 512SSD já a 1949 numa loja de electrodomésticos em PT ... é procurar. Creio que não são +€100 no budget que te impede de fazer isso. Coisa que irás gastar em pouco tempo quando começares a comprar adaptadores para HDMI, hubs e leitores de cartões para o MBA.

Este que te sugiro em alternativa dá um baile em tudo MBA M2 ... mesmo na espessura. Para não falar na performance e mais memória e rápida que baila á volta desse, a qualidade do ecrã e e som ... ai ai ai ... há e não precisas de adaptadores para ligar a um monitor por HDMI. Tens computador para Office e Afins para 8 anos.

Roger out.
 
Última edição:
Não diria melhor @Trance . Se não quiseres esperar por promo, @kid A , procura no mercado de usados. Até podes arranjar pelo mesmo valor o MBP 14' com 1TB de SSD ou mesmo 32GB de RAM. Uma questão de negociares e perceberes qual é o teu limite para lá dos 1879€ que estás disposto a dar pelo MBA M2. Só o ecrã Mini-LED que vais ter no MBP 14'.
 
Quanto ao MBP M1 14", acho um pouco overkill para Safari e suites de produtividade. Comprar com vista ao durar mais X anos nunca acho boa abordagem porque nos faz atirar para o depois e não para o que é preciso hoje e melhor se ajusta ao nosso use case, ainda para mais com updates de sistema algo delimitados como no macOS, onde independentemente da performance daqui a uns anos, fica-se preso numa versão onde o suporte é terminado (de forma oficial).

Atenção ao peso (+adaptador) e autonomia fulminate se puxarmos por ele. O ecrã, para além de miniLED e do P3 color space, é sofrível em termos de PWM e tempos de resposta - os 120Hz são de certo modo marketing fluff quando temos 30ms de shift grey to grey e 20ms black to white (60Hz requer tempos de resposta de ~16ms, 120Hz ~8ms), até o painel do MBP 13 é consideravelmente melhor nesses campos. Essa sensação de maior fluidez acaba por estar mais do lado da optimização e resposta de todo o UI, do que propriamente uma consequência do painel. Atenção também ao blooming causado pelo backlight.

Com um budget onde não sai mais uma gota, ia para o MBA M1 16GB 512GB e nem se falava mais nisso. Se o design e factor novidade estão lá em cima, então ou se sobe o investimento, ou corta-se na experiência (8GB na minha opinião já são curtos hoje quanto mais amanhã [é ver o consumo de qualquer browser da praça com uma dúzia de tabs abertas], 256GB é de evitar pelas razões que sabemos).
 
Quanto ao MBP M1 14", acho um pouco overkill para Safari e suites de produtividade.

Se o user está a ponderar gastar 1879 euros num Air apenas indiquei que tem por mais cento e picos euros algo muito muito melhor. Isso é absolutamente inegável.

No caso dele gastaria 1000 euros ou menos no M1 com 256GB ... tenho um em casa e não pára para as coisas que falou. E se o 800 euros fizessem comichão na carteira iriam para o próximo iPhone ou iPad Air. Mas ele descartou essa hipótese e está a considerar o MBA M2 com upgrades que ascendem ao valor que indiquei ... sendo assim ... qual é o problema do MBP M1 Pro? É porque é demasiado bom para ele? São os cento e picos euros de diferença que o colocam logo de lado?

O ecrã do MBP M1 Pro é o melhor ecrã que a Apple alguma vez colocou num portátil seu. E ao nível de autonomia ... olha eu a programar de tudo um pouco, Adobe XD, teams meetings, office stuff, browsing, videos, fotos e musica ... dá-me o dia todo sem ligar á corrente. Estou aqui agora com 30%.
 
Última edição:
Por 200 euros de diferença o overkill passa completamente ao lado....quem dá 1800 dá 2000 euros tb.

Tb tenho uma máquina que é overkill para mim, mas não ficava bem comigo se pudesse comprar melhor e não o fizesse (ficava sempre a pensar que podia ter aquele ecrã e não fiquei com ele). Gasta dum lado e poupa depois em outro lado.
 
Viva,
Agradeço os esclarecimentos.
Depois de tudo o que ti aqui e do que li no Reddit vou para o versão base, 8GbRam e 256Gb M2. Vai chegar perfeitamente para o que eu pretendo.

Uma nota: um chassi novo, com 5 anos de desenvolvimento Apple, deve ter alguma vantagem além da questão estética. Isso aplica-se aos Air e aos MBP de qualquer geração. Felizmente a Apple acabou com o formato cunha do MacBook Air.
 
Viva,
Agradeço os esclarecimentos.
Depois de tudo o que ti aqui e do que li no Reddit vou para o versão base, 8GbRam e 256Gb M2. Vai chegar perfeitamente para o que eu pretendo.

Uma nota: um chassi novo, com 5 anos de desenvolvimento Apple, deve ter alguma vantagem além da questão estética. Isso aplica-se aos Air e aos MBP de qualquer geração. Felizmente a Apple acabou com o formato cunha do MacBook Air.

Sendo que o que queres mesmo é o MBA M2, parece-me que o base é a melhor solução. Qualquer upgrade roça neste momento com preços do MBP M1 Pro em promos.

PS: Estes MBA M2 devem em muito muito pouco tempo aparecer com promos. Isto pressionado pela promos do M1 Pro a chegar aos 1900 e os MBA M1 nos 900 ... vejo o base a chegar rapidamente aos 1249, com upgrades 1500 ... caso contrário ficam na prateleira.
 
Sendo que o que queres mesmo é o MBA M2, parece-me que o base é a melhor solução. Qualquer upgrade roça neste momento com preços do MBP M1 Pro em promos.

PS: Estes MBA M2 devem em muito muito pouco tempo aparecer com promos. Isto pressionado pela promos do M1 Pro a chegar aos 1900 e os MBA M1 nos 900 ... vejo o base a chegar rapidamente aos 1249, com upgrades 1500 ... caso contrário ficam na prateleira.
Concordaria com a questão das promoções se o Eur não estivesse tão desvalorizado face ao dólar. Se assim continuar vamos ter surpresas nos preços dos iPhones já em setembro.
 
Back
Topo