Hardware MacBook Air 2022 (ARM - M2)

migueltomas

Power Member
Na WWDC 22, a Apple apresentou o seu mais recente processador, M2! Com ele, também chegou um novo MacBook Air. Um novo design, próximo dos atuais MacBook Pro 14' e MacBook Pro 16'.

Para além das habituais cores (Cinzento Sideral, Prateado e Luz das Estrelas) introduziu a cor Meia-Noite.

O preço começa nos 1529€ com 8-Core CPU, 8-Core GPU, 256GB SSD e 8GB RAM.

Data de compra: TBC

Link Apple Store

Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-4up-colors-hero-220606.jpg


Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-hero-220606.jpg


Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-keyboard-220606.jpg


Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-Mag-Safe-220606.jpg


Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-headphone-jack-220606.jpg


Apple-WWDC22-Mac-Book-Air-ports-220606.jpg
 
Última edição:
Pelo que estive a ver, o macbook air com o mesmo processador do macbook pro fica pelo mesmo preço mas com um design diferente, uma camara de 1080, magSafe e mais portas disponiveis, por outro lado perde-se a touch bar e as ventoinhas
 
A versão base do novo Air e do Pro têm o mesmo processador. Já tive Touch Bar e não acho que tenha melhorado a minha produtividade, portanto, a única perda poderá ser as ventoinhas caso necessites de ter alguma task durante muito tempo a puxar pelo CPU.

Caso contrário, o Air é um claro WIN vs o atual MBP 13'...
 
A minha dúvida aqui é que tendo como requisito mínimo 16GB RAM e 512 SSD este Macbook Air vai para preços semelhantes à versão base de 14´do Macbook Pro (cerca de 2K€), sendo que o Pro tem outras vantagens além de manter a portabilidade.
 
Tendo em conta as tuas necessidades @dvck nem pensava duas vezes! Se conseguires esperar por uma promo do MBP 14' ou então ir buscar ao preço atual (ligeiramente mais caro que o MBA M2), vai com força! Um ecrã mesmo muito melhor e o processador, apesar de ser M1 Pro, continua a ser melhor (vem com 14-Core GPU, por exemplo), sem falar que ganhas as ventoinhas para workloads mais demorados.
 

Já há leak dos benchmarks do novo processador M2. Ao que parece está mais próximo do M1 PRO do que se estava à espera.

Se a Apple tivesse lançado o MacBook Air M2 com 16 GB, era compra certa assim vou continuar à espera das reviews M2 vs M1 pro.
 
Eu já estou com a ideia de vender o meu iMac 24' M1 (aliás, já o tenho à venda). Se alguém pegar, avanço logo para o MacBook Air M2. Tenho um ultrawide em casa, para o trabalho, mas que ajudará quando ligar o MBA M2. Óbvio que em qualidade de ecrã, o iMac é melhor que este ultrawide mas é algo que estou disposto a "perder".
 
Eu tenho um M1 Pro que tem performance que chega e sobra para o meu trabalho … impressiona. Se a Apple não começar com manhas no macOS … isto dura para aí 8 anos sem degradação de performance. Devo no entanto vender quando o MBA atingir performance semelhante coisa que será com um M3 certamente … isto para ficar com algo ainda mais portátil e se possível um ecrã de 15" mantendo a dimensão do actual MBP 14" :) ... e só mesmo reduzir o bezel a 1mm.
 
Última edição:
Não vejam isto como provocação, nem levam a mal, mas não conseguem ficar com um equipamento por mais de uns meses? Ando com o meu macbook pro 13" mid 12 vai fazer 10 anos e não há maneira do gajo avariar. Claro que sendo 90% do uso Word e Webbrowsing, ele dá para os gastos, mas não consigo avançar para um novo sem este avariar. Até a bateria original me dá para 6 horas!

Já passaram os retina, os macbook 12", os novos pro, os velhos teclados, os novos teclados, a touchbar, desapareceu o hdmi e leitor de cartões, voltaram o hdmi e o leitor de cartões. Só eu sei as vezes que quis mudar e não mudei. Felizmente, não é falta de capacidade financeira, mas .... feitios. Andei com um iPhone 6 de a data de lançamento até 2019, 5 anos. Comprei o iPhone 11 com grandes remorsos :facepalm:. E gosto de tecnologia, reparem.

Resumindo, cada um compra o que quer e quando quer. Mas deixava aqui uma questão: não acham que muito facilmente se entra na vertigem do novo cada vez mais novo? Há poucos meses o M1 era a loucura. Agora já olhamos para um pobre macbook air M1 e achamos que está desatualizado. Eu inclusive.
 
Isso vai muito da utilização que cada um dá, acho que qualquer pessoa que uso 90% do tempo seja que pc for para word e browsing vai aguenta-lo (se quiser) muito mais tempo que alguém que utilize programas de 3D, edição de video, etc... Uma vez que as exigências para estes programas estão sempre a aumentar, e degradam o hardware mais depressa.

Mac costumo aguentar 5 anos sem problemas, a partir dai começa a arrastar-se. Para a minha utilização mais uma vez!
 
Não vejam isto como provocação, nem levam a mal, mas não conseguem ficar com um equipamento por mais de uns meses? Ando com o meu macbook pro 13" mid 12 vai fazer 10 anos e não há maneira do gajo avariar. Claro que sendo 90% do uso Word e Webbrowsing, ele dá para os gastos, mas não consigo avançar para um novo sem este avariar. Até a bateria original me dá para 6 horas!

Já passaram os retina, os macbook 12", os novos pro, os velhos teclados, os novos teclados, a touchbar, desapareceu o hdmi e leitor de cartões, voltaram o hdmi e o leitor de cartões. Só eu sei as vezes que quis mudar e não mudei. Felizmente, não é falta de capacidade financeira, mas .... feitios. Andei com um iPhone 6 de a data de lançamento até 2019, 5 anos. Comprei o iPhone 11 com grandes remorsos :facepalm:. E gosto de tecnologia, reparem.

Resumindo, cada um compra o que quer e quando quer. Mas deixava aqui uma questão: não acham que muito facilmente se entra na vertigem do novo cada vez mais novo? Há poucos meses o M1 era a loucura. Agora já olhamos para um pobre macbook air M1 e achamos que está desatualizado. Eu inclusive.
E tens toda a razão. Provavelmente a maioria do pessoal por cá que troca mais cedo é por curiosidade ou gosto pela tecnologia.
Mas mais assustador é o resto e talvez a maioria das compras: por puro desconhecimento. Para muitos o mais novo = melhor. E com isto se gasta muito dinheiro e desperdício de material..

Mas concordo com o @Pedro_dias , depende do uso. Provavelmente para um uso mais intensivo e já terias trocado.
Eu tou com um MBP 2014 15' que comprei este ano, em 2ª mão e vai-me durar muitos anos se não avariar...
 
E tens toda a razão. Provavelmente a maioria do pessoal por cá que troca mais cedo é por curiosidade ou gosto pela tecnologia.
Mas mais assustador é o resto e talvez a maioria das compras: por puro desconhecimento. Para muitos o mais novo = melhor. E com isto se gasta muito dinheiro e desperdício de material..

Mas concordo com o @Pedro_dias , depende do uso. Provavelmente para um uso mais intensivo e já terias trocado.
Eu tou com um MBP 2014 15' que comprei este ano, em 2ª mão e vai-me durar muitos anos se não avariar...
Claramente. Mesmo a Apple com todo o "esforço" verde compromete esse esforço lançando computadores como quem lança smartphones.

Algumas cadeias nem conhecidas andam a despachar os Intel, novos, alguns a bom preço, outros não. Se calhar vou por aí, até porque o windows ainda vai dando jeito.
 
Claramente. Mesmo a Apple com todo o "esforço" verde compromete esse esforço lançando computadores como quem lança smartphones.

Algumas cadeias nem conhecidas andam a despachar os Intel, novos, alguns a bom preço, outros não. Se calhar vou por aí, até porque o windows ainda vai dando jeito.
Por acaso novo duvido que compense. A pagar algures perto dos 1000€ tem de ser M1 por mim.
Vê pelo OLX e Ebay, pode ser que apanhes alguma coisa jeitosa (foi onde apanhei este)
 
Não vejam isto como provocação, nem levam a mal, mas não conseguem ficar com um equipamento por mais de uns meses? Ando com o meu macbook pro 13" mid 12 vai fazer 10 anos e não há maneira do gajo avariar. Claro que sendo 90% do uso Word e Webbrowsing, ele dá para os gastos, mas não consigo avançar para um novo sem este avariar. Até a bateria original me dá para 6 horas!

Já passaram os retina, os macbook 12", os novos pro, os velhos teclados, os novos teclados, a touchbar, desapareceu o hdmi e leitor de cartões, voltaram o hdmi e o leitor de cartões. Só eu sei as vezes que quis mudar e não mudei. Felizmente, não é falta de capacidade financeira, mas .... feitios. Andei com um iPhone 6 de a data de lançamento até 2019, 5 anos. Comprei o iPhone 11 com grandes remorsos :facepalm:. E gosto de tecnologia, reparem.

Resumindo, cada um compra o que quer e quando quer. Mas deixava aqui uma questão: não acham que muito facilmente se entra na vertigem do novo cada vez mais novo? Há poucos meses o M1 era a loucura. Agora já olhamos para um pobre macbook air M1 e achamos que está desatualizado. Eu inclusive.
Mas eu concordo inteiramente contigo, especialmente na parte do lixo que fazemos. No entanto, eu vendo sempre os meus iDevices e no último negócio, o senhor que me comprou o MacBook Pro 13' M1, disse que só comprava iDevices em segunda mão por dois motivos: mais baratos e porque ainda vão durar muitos anos, como foi o caso do meu MacBook Pro 13' M1 e quem comprar o meu iMac 24' M1.

Neste caso, eu entro no tipo de pessoas que o @Plenton referiu: curiosidade e gosto pela tecnologia! E agora já só sou assim por Mac. Tenho o meu iPhone 11 Pro Max desde que saiu. Só devo trocar este ano, pois já o acho muito grande e a câmera não vai ao encontro do que procuro, mas espero vender a alguém que o utilize durante muitos anos.

Se a Apple não começar com manhas no macOS … isto dura para aí 8 anos sem degradação de performance.
Não andam com manhar no macOS mas já andam com manhas no hardware!

Velocidade do SSD de 256GB do MacBook Pro 13' M2 é bastante inferior ao anterior modelo, pois a Apple só colocou um chip de 256GB em vez de 2 de 128 GB. Isso traduz em uma performance inferior se compararmos os 2, especialmente se apenas tivermos 8GB de RAM e o MacBook for usar o SSD! O Max Tech tem 2 vídeos muito bons sobre isso. Quem pensar em adquirir o MacBook Air M2, que tenha isso em atenção se comprar no dia de lançamento, pois não saberemos se virá como o MacBook Pro 13' M1, se como o MacBook Pro 13' M2.


 
Velocidade do SSD de 256GB do MacBook Pro 13' M2 é bastante inferior ao anterior modelo, pois a Apple só colocou um chip de 256GB em vez de 2 de 128 GB. Isso traduz em uma performance inferior se compararmos os 2, especialmente se apenas tivermos 8GB de RAM e o MacBook for usar o SSD!

Meteram os pés pelas mãos. Não faz qualquer sentido a Apple ter criado um processador mais rápido para depois materializa-lo num produto com menos performance no dia á dia. Creio que vem aí uma Class Action.

Até fizeram uma coisa sem sentido de Marketing ... que é lançar o M2 primeiro num produto secundário.

Ou estão a abandalhar ou o MBA demorou mais por estas e outras coisas e vai arrebentar com as reviews.
 
Última edição:
@migueltomas só um conselho, atenção a esse YouTuber. Tem muita exposição mas é dos menos fiáveis que por ai anda...
Se for preciso daqui a umas semanas está a dizer que o M2 é a melhor coisa que existe
 
...
Até fizeram uma coisa sem sentido de Marketing ... que é lançar o M2 primeiro num produto secundário.
O MBA M1 apesar de ainda se apresentar muito competitivo no mercado, já pedia uma revisão que o trouxesse a par com o design signature actual (com a monocelha). Naturalmente sair com o M1 nesta fase faria pouco sentido, portanto a estratégia parece ter sido lançar com um M1S que chamaram de M2 (estilo release cycles tick-tock da Intel), tudo isto num node 5nm similar ao M1. Se a concorrência nem chega perto, para quê fazer mais? Claramente uma "Intel" dos 2000s a precisar de uma "AMD" que lhe faça frente. Entretanto puxaram o die shrink para o mid cycle o que acaba por também dar mais pontos de vantagem aos M2 Pro/Max já num processo de 3nm. Win-win.

O MBA de produto secundário tem muito pouco, apesar de não representar certamente o produto com as maiores margens por unidade, sem dúvida que representa o maior volume de vendas dentro da linha MB. Não esqueçamos que este apresenta-se como um produto de entrada para muitos no ecossistema, o que eleva a importância de o manter competitivo e actual.
 
Referia-me ao MBP com touchbar. O único que está venda e a ser entregue. O MBA só agora em Julho.

Para todos os efeitos foi anunciado para o MBA mas o mercado recebe primeiro o MBP base.
Tinha percebido que te referias ao MBA, lapso meu. O MBP 13 parece-me existir só para escoar o stock deste tipo de chassis, estilo SEs. É discutível se deveria existir, mas para mim o seu principal problema é o price point claramente mal colocado, ainda para mais competindo com um MBA com novo design e mais barato no modelo de entrada. Acaba por ser uma tough sell que só tem atenção neste momento pelo factor novidade do M2. Com o novo MBA cá fora duvido seriamente que alguém opte pelo MPB 13.
 
Back
Topo