Hardware MacBook Air 2022 (ARM - M2)

Viva,
Agradeço os esclarecimentos.
Depois de tudo o que ti aqui e do que li no Reddit vou para o versão base, 8GbRam e 256Gb M2. Vai chegar perfeitamente para o que eu pretendo.

Uma nota: um chassi novo, com 5 anos de desenvolvimento Apple, deve ter alguma vantagem além da questão estética. Isso aplica-se aos Air e aos MBP de qualquer geração. Felizmente a Apple acabou com o formato cunha do MacBook Air.

Qual é o teu feedback e da restante malta que comprou a versão base?
Queria a versão de 16GB, mas basicamente não existe à venda em Portugal. Teria de comprar via Apple, pagar 1795€ e aguardar 2/3 semanas. A versão 8/512 está à venda em Portugal, mas a preços tão ou mais altos que a versão 16/256.

A versão base do M2 está à venda em várias lojas por 1369€.
Enquanto isso há o Macbook Air M1 16/256 por 1250€.

Hoje tomarias a mesma decisão de gastar mais 100€ pela versão 8/256 do M2 em vez da 16/256 do M1?
 
Qual é o teu feedback e da restante malta que comprou a versão base?
Queria a versão de 16GB, mas basicamente não existe à venda em Portugal. Teria de comprar via Apple, pagar 1795€ e aguardar 2/3 semanas. A versão 8/512 está à venda em Portugal, mas a preços tão ou mais altos que a versão 16/256.

A versão base do M2 está à venda em várias lojas por 1369€.
Enquanto isso há o Macbook Air M1 16/256 por 1250€.

Hoje tomarias a mesma decisão de gastar mais 100€ pela versão 8/256 do M2 em vez da 16/256 do M1?
A versão base do M2 é mais do que suficiente para mim. Estou satisfeito. É rápido e robusto. Estou satisfeito por não ter pago por extras que não precisava.
 
O que é que me impede de comprar na Apple Store um Macbook Air (ou qualquer outro produto) ao abrigo da campanha de desconto de educação, caso não ande na universidade?

É que assim à primeira vista consigo concluir a compra do mesmo sem que tenha que enviar qualquer tipo de comprovativo, ou posteriormente terei que o fazer?
 
Boas
entre o mac air 2022 versão base de 256gb ssd e 8gb ram, e o mac air 2020 (m1) versão de 256ssd mas 16gb ram, por qual optariam?
A diferença entre eles é de cerca de € 100,00 para o M2.
O portátil é para um uso utilitário, email's, office, youtube, navegação, e pouco mais.
Obrigado.
 
@HondataR sem dúvida o M1. Não só não sofrerá dos problemas de throughput do SSD de 256GB a metade no M2 (no M2 é single bank VS dual bank no M1), os 16GB fazem diferença em termos de menos swap consistentemente em uso, e por consequência menor wear do SSD e melhor overall performance. Já para não falar que o M1 lida melhor com o design passivo em termos de dissipação térmica.
 
@HondataR sem dúvida o M1. Não só não sofrerá dos problemas de throughput do SSD de 256GB a metade no M2 (no M2 é single bank VS dual bank no M1), os 16GB fazem diferença em termos de menos swap consistentemente em uso, e por consequência menor wear do SSD e melhor overall performance. Já para não falar que o M1 lida melhor com o design passivo em termos de dissipação térmica.
Obrigado pela resposta bastante detalhada e técnica.
Mas já agora, em quê que se traduz o "throughput do SSD de 256GB"?
 
Obrigado pela resposta bastante detalhada e técnica.
Mas já agora, em quê que se traduz o "throughput do SSD de 256GB"?
Basicamente "throughput" é o volume de dados que é transferido por unidade de tempo. No caso do Air M2 256GB, esse volume é praticamente 50% menor face à variante de 256GB no Air M1 em termos de leitura e 30% em termos de escrita. Num sistema que recorra a memória "volátil" virtual mais frequentemente (ou seja use o SSD para colmatar a insuficiência de RAM e/ou off-load cache de modo a cumprir com quotas na RAM) tal diferença será ainda mais evidente.

Tens um pouco mais de informação aqui:
https://www.macrumors.com/2022/06/27/m2-macbook-pro-256gb-ssd-real-world-tests/
 
Obrigado pela resposta bastante detalhada e técnica.
Mas já agora, em quê que se traduz o "throughput do SSD de 256GB"?
No uso diário, em nada. Só se fizeres edição de vídeo ou de fotografia profissional ou regular mas aí o MacBook Air tb não será o indiciado.
Eu tenho um Air M2 de 256Gb com 8gb Ram e não noto nenhum lag.

Cumps
 
No uso diário, em nada. Só se fizeres edição de vídeo ou de fotografia profissional ou regular mas aí o MacBook Air tb não será o indiciado.
Há diferenças e são notórias não só em situações de stress ou benchmark sintético. Por exemplo, é notório quando se abre um browser com mais do que meia dúzia de tabs abertas. É notório em situações de multitask, por exemplo, quando estão várias aplicações de produtividade abertas e especialmente em configurações com 8GB de RAM, onde o swap tem uma frequência de uso muito acima das configurações com 16GB. Não vamos sugar-coat esta realidade.

Eu tenho um Air M2 de 256Gb com 8gb Ram e não noto nenhum lag.
Não é uma questão de lag, mas sim comparativa entre duas configurações. Se uma apresenta uma performance acima de outra não quer dizer que exista qualquer lag na supostamente inferior, não é isso que está a ser afirmado aqui.
 
Tenho um macbook que entregou a alma ao criador.

Vou necessitar de fazer teletrabalho (com acesso remoto) e gostaria de saber se a versão base é suficiente.

Fora teletrabalho será para arquivar fotografias, office, CAD simples nada de muito elaborado (maioritariamente para ver desenhos e fazer medições), redes sociais, alguns vídeos e pouco mais.

Consigo obter o desconto para estudante. Qual compensa mais? Apple store online 1414 + cartão oferta de até 150€ e ter um suporte 5 estrelas, ou 1299€ comprado num apple reseller.
 
Viva,
queria comprar uma capa hard Shell para o MacBook Air M2. Estava a pensar na Thule Gauntlet 4. Recomendam algum modelo alternativo?
 
Tenho um macbook que entregou a alma ao criador.

Vou necessitar de fazer teletrabalho (com acesso remoto) e gostaria de saber se a versão base é suficiente.

Fora teletrabalho será para arquivar fotografias, office, CAD simples nada de muito elaborado (maioritariamente para ver desenhos e fazer medições), redes sociais, alguns vídeos e pouco mais.

Consigo obter o desconto para estudante. Qual compensa mais? Apple store online 1414 + cartão oferta de até 150€ e ter um suporte 5 estrelas, ou 1299€ comprado num apple reseller.
Se fica mais barato na apple store - desde que tenhas onde aplicar os 150€ - acho que a escolha acertada é na apple store.
 
É verdade que o SSD do Macbook air M2 tem uma taxa de transferência menor na opção base com 256GB de SSD, e muitos reviewers massacraram a Apple em relação a isso, eu honestamente também concordo, pois o óbvio seria utilizarem 2 módulos de 256 e assim terem o modelo base com 512GB que para 2023 é um standard.

Posto isto, uma coisa é a redução de taxa de transferência, outra coisa é na vida real em tarefas do dia-a-dia qual é o impacto que este sistema tem para nós?

Muitos reviewers dizem que são quebras abissais, mas não sustentam o facto com evidência de workflows diários para perfis diferenciados de utilizadores.

É nesse sentido que recomendo que vejam este vídeo de um youtuber que nunca tinha visto, mas onde ele analisa em detalhe o desempenho, e conclui que na grande maioria dos casos o M2 Base é suficiente, sendo que a fazer um upgrade na compra é preferível apostar na RAM do que no SSD.

Estamos a falar de valores nos States, pois em PT por exemplo mal se faça um upgrade que seja prefiro equacionar pagar mais um pouco e escolher o macbook pro 14 M1 , mas isto já são outras contas.


Uma ressalva que gostaria de dar, é que esta gama é para um publico não profissional, sendo que o equipamento tem uma capacidade bastante elevada de processamento, no entanto quando queremos programar fluxos complexos, editar vídeos em 4k/8K em ambiente multi-camera com 4-8 layers de video + motion graphics, etc... não há milagres, existem soluções mais adequadas.
 
Boas.

Alguém aqui utiliza diariamente este Mac com Windows via Parallels? Como se comporta por períodos longos, 8h ?
A utilização do parallels faz disparar as temperaturas?

Obrigado
 
Back
Topo