Macbook Air - Qualidade de Som?

Nomis

Power Member
Boa noite,

Estou a considerar comprar um Macbook Air, e queria saber se algum user aqui do fórum tenha alguma experiência a reportar em termos da qualidade de som do aparelho.

Não me considero nenhum audiófilo, pelo que não estou à espera de uma qualidade soberba. Tenho uns Grado SR 80i, que tenho usado com o meu portátil actual (que é mauzito neste aspecto). Tenho lido por aí que muita gente considera a qualidade de som dos Macbook Pros superior à de outros laptops da mesma gama.
Muita gente contra-argumenta que as placas usadas nestes são iguais a qualquer outro laptop "normal", pelo que supostamente não são melhores, no entanto experimentei os meus Grado num, e notei diferença. Talvez tenha mais a ver com a qualidade de construção que com a placa de som em si, não sei.

Portanto é isto, queria saber se os Air, se comportam pelo menos da mesma maneira que os Macbooks pros, ou se sofrem de alguma perda de qualidade devido ao tamanho reduzido...

Cumps!
 
Boa noite,

Estou a considerar comprar um Macbook Air, e queria saber se algum user aqui do fórum tenha alguma experiência a reportar em termos da qualidade de som do aparelho.

Não me considero nenhum audiófilo, pelo que não estou à espera de uma qualidade soberba. Tenho uns Grado SR 80i, que tenho usado com o meu portátil actual (que é mauzito neste aspecto). Tenho lido por aí que muita gente considera a qualidade de som dos Macbook Pros superior à de outros laptops da mesma gama.
Muita gente contra-argumenta que as placas usadas nestes são iguais a qualquer outro laptop "normal", pelo que supostamente não são melhores, no entanto experimentei os meus Grado num, e notei diferença. Talvez tenha mais a ver com a qualidade de construção que com a placa de som em si, não sei.

Portanto é isto, queria saber se os Air, se comportam pelo menos da mesma maneira que os Macbooks pros, ou se sofrem de alguma perda de qualidade devido ao tamanho reduzido...

Cumps!
O meu dá uma abada ao meu asus G50v quer pelos phones quer pelas colunas, o som das colunas é bastante impressionante para a espessura do bicho.
 
O meu dá uma abada ao meu asus G50v quer pelos phones quer pelas colunas, o som das colunas é bastante impressionante para a espessura do bicho.

É bom saber isso, apesar de não saber como se comporta o Asus G50v. Oiço muita música, e se comprar de facto um Air, substituirá por completo o meu portatil actual, que é a minha única máquina de trabalho/lazer. Para utilização fora de casa uso uns Sennheiser PX 200 II, que também me chegam bem. Nunca liguei os meus Grado a um sistema de som "a sério", pelo que nem tenho termo de comparação para com "High Fidelity", mas se for melhor que o portátil actual (que já agora é um LG S510) então já fico muito contente :)
 
Última edição:
se ha coisa que a apple se importa é com os Dac's que mete nos pc's eu tive um pro e tinha uma qualidade de sim brutal.
 
É bom saber isso, apesar de não saber como se comporta o Asus G50v. Oiço muita música, e se comprar de facto um Air, substituirá por completo o meu portatil actual, que é a minha única máquina de trabalho/lazer. Para utilização fora de casa uso uns Sennheiser PX 200 II, que também me chegam bem. Nunca liguei os meus Grado a um sistema de som "a sério", pelo que nem tenho termo de comparação para com "High Fidelity", mas se for melhor que o portátil actual (que já agora é um LG S510) então já fico muito contente :)
podes ficar descansado porque é.
acho que estás a passar pela mesma situação que eu, também comprei o meu 1º air em janeiro, vais ver que não te arrependes em todos os aspectos :v
 
Este artigo do NwAvGuy esclarece em termos quantitativos a qualidade de som de um macbook air: Apple macbook air 5G

Isso é uma review demasiado aprofundada para os meus conhecimentos musicais :P, mas achei interessante.

"Masochists Rejoice – If you like pain you’ll enjoy resting your palms on the relatively sharp axe-like metal front edge of the Air. Those who study human ergonomics usually substantially round or bevel the front edge of laptops for comfort. Those who think different at Apple apparently have a sadistic streak and enjoy inflicting pain on their customers in the name of style."

É assim tão desconfortável? :|
 
Acho que nunca se deve comprar um portátil pela qualidade de som. Faz mais sentido comprar baseado nos critérios de performance e depois acrescentar isto ou isto.

Percebo o que queres dizer, mas eu não vou comprar o air com base na qualidade de som. Queria apenas saber se, por ser tão pequeno, teria má qualidade "out of the box". Dou importância a este factor porque tenho uns headphones decentes e como disse, oiço muita música. Dado que este passará a ser a minha workstation, será a minha principal fonte de audio. No entanto não sou picuinhas o suficiente para que se justifique gastar dinheiro num DAC externo. Era mais curiosidade para saber se havia problemas ou queixas neste ponto. Dado que pelos vistos se comporta bem, fico mais descansado neste aspecto.

Talvez no dia em que experimente um sistema de som todo XPTO, com headphones à altura, fique mais picuinhas :P

Aliás, eu estava perfeitamente satisfeito com os phones que vêm por default com o Ipod, até comprar estes Grado, que já levaram as coisas a outro nível. Tive de comprar os Sennheiser porque os Grado não são propriamente para uso on-the-go, e já não me contentava de maneira nenhuma com a qualidade dos earbuds.
Para mim foram um bom investimento, abriram-me portas para um mundo que desconhecia completamente, mas não me vejo a fazer grandes investimentos nesta área. Desde que tenha qualidade q.b. com os grado, fico satisfeito.
 
Em principio o MBair chegará perfeitamente. Se precisares de algo mais já te deram as alternativas.

Existe uma série de players com outras APIs que ajudam alguma coisa ao som que vem por defeito: Bit Perfect, Fidelia, etc.
 
Não o vejo como picuinhas. Se obviamente te importas com a qualidade de som faria mais sentido um portátil decente com um DAC/amp exterior que não é assim tão caro (o E10 custa pouco mais de 50€). A diferença de preços de um portátil bom para um Macbook Air é muito superior ao custo de um E10, daí ter sugerido. Som à parte tenho várias razões para não gostar dos Macbooks e da Apple em geral, mas não é esse o tema. Em resposta directa à tua pergunta o Air deve ser melhor que o habitual, à parte de ter o som mais deslocado para um dos canais, que em última análise é algo que qualquer leitor de música te resolve. Baixa distorção, baixa impedância, deve soar bem com os SR80.
 
@LizardKing1 - Eu não utilizo especificamente o air, mas utilizo um mbp de 15" e um imac de 27", nunca senti grandes vantagens num DAC externo com amplificação de gamas de entrada (E10, E7) nestes computadores. Acabo por poupar os tais 50€ à partida indo para um Macintosh utilizando o CoreAudio, ou APIs de terceiros.

Em relação aos Headphones que tens, não são difíceis de alimentar em corrente e tensão, logo o mbair é suficiente à partida. O DAC externo (c/ amplificação) dá jeito para headphones mais difíceis de conduzir; headphones de maior qualidade em que qq ganho em termos qualitativos é bem vindo, ou quando o ruído é muito em headphones sensíveis. É possível dar o salto qualitativo, mas depende de quanto estejas disposto a dar e se queres melhorar os auscultadores para sentires diferenças significativas.
 
Última edição:
@LizardKing1 - Eu não utilizo especificamente o air, mas utilizo um mbp de 15" e um imac de 27", nunca senti grandes vantagens num DAC externo de gamas de entrada (E10, E7) nestes computadores. Acabo por poupar os tais 50€ à partida indo para um Macintosh utilizando o CoreAudio, ou APIs de terceiros.

Em relação aos Headphones que tens, não são difíceis de alimentar em corrente e tensão, logo o mbair é suficiente à partida. O DAC externo dá jeito para headphones mais difíceis de conduzir; headphones de maior qualidade em que qq ganho em termos qualitativos é bem vindo, ou quando o ruído é muito em headphones sensíveis. É possível dar o salto qualitativo, mas depende de quanto estejas disposto a dar e se queres melhorar os auscultadores para sentires diferenças significativas.
O DAC externo dá jeito para headphones mais difíceis de conduzir ? Nao queres dizer antes o amp.
 
Ok, vou corrigir. Referia-me a soluções integradas (Dac+Amp) e de baixo custo, nada de extremamente complexo para o que é habitualmente discutido na secção.

Obrigado pelo reparo.
 
É assim tão desconfortável? :|
Não, mas se passas muito tempo no sofá ou assim dependendo como estejas se o tens apoiado sobre os braços ou mãos acabas com a marca da borda :v

Não o vejo como picuinhas. Se obviamente te importas com a qualidade de som faria mais sentido um portátil decente com um DAC/amp exterior que não é assim tão caro (o E10 custa pouco mais de 50€). A diferença de preços de um portátil bom para um Macbook Air é muito superior ao custo de um E10, daí ter sugerido. Som à parte tenho várias razões para não gostar dos Macbooks e da Apple em geral, mas não é esse o tema. Em resposta directa à tua pergunta o Air deve ser melhor que o habitual, à parte de ter o som mais deslocado para um dos canais, que em última análise é algo que qualquer leitor de música te resolve. Baixa distorção, baixa impedância, deve soar bem com os SR80.

Acho que o que se está a disctuir se o air tem qualidade de som ou não, que mania de meter o "nariz" se tu compras um computador pela potência há quem compre pelo OS/bateria/peso/portabilidade/etc etc
 
Acho que o que se está a disctuir se o air tem qualidade de som ou não, que mania de meter o "nariz" se tu compras um computador pela potência há quem compre pelo OS/bateria/peso/portabilidade/etc etc
Não sabia que era conhecido por meter o nariz neste forum '-' eu comentei na qualidade de som do Air, e depois acrescentei uma sugestão. Não percebi mesmo a parte da potência, até porque nunca referi tal coisa. Nem percebo bem a que se refere, a não ser P=E/t, que acho que não tem muito a ver.
É porque fiz um aparte sobre os Macs em geral? Passo a explicar: em termos estritamente de som a vantagem que um Mac tem contra um portátil com Windows 7 (na minha opinião soa um bocado melhor que o XP) é muito pouca. Tão pouca que nunca usaria isso como critério de escolha para um portátil. E sugeri que se fosse o som o factor decisivo, visto que de um portátil com exactamente o mesmo hardware em Win 7 para iOS se paga umas centenas de € a mais, se calhar fazia mais sentido um portátil com Win 7 e um amp+DAC exterior que nem a 60€ chega e vai soar melhor do que qualquer uma das opções. Claro que há mais critérios de escolha sem ser o som, mas eu disse isto baseado apenas nesse.
 
Não sabia que era conhecido por meter o nariz neste forum '-' eu comentei na qualidade de som do Air, e depois acrescentei uma sugestão. Não percebi mesmo a parte da potência, até porque nunca referi tal coisa. Nem percebo bem a que se refere, a não ser P=E/t, que acho que não tem muito a ver

Acho que nunca se deve comprar um portátil pela qualidade de som. Faz mais sentido comprar baseado nos critérios de performance e depois acrescentar isto ou isto.

Potencia ~= performance?

Não estava a falar de ti em concreto mas sim da globalidade
 
Última edição:
Bem, entretanto comprei mesmo o Macbook Air, e tenho a dizer que o som com os meus Grados é espectacular em comparação ao meu portátil anterior. O som tem uma boa potência mesmo com o volume no mínimo. Fiquei extremamente satisfeito :)

Obrigado pelo feedback
 
Back
Topo