MacBook Air

Está disponível, é mesmo necessário incluir?

O Magsafe não faço ideia o por quê da posição. Tu sabes? É que se não sabes não percebo como é que podes classificar de estúpido algo que desconheces.

Porque as drives USB são o standard e existem leitores de cartões que ligam a essa porta?


Provavelmente porque não acharam útil/vantajoso na relação custo de contrução/proveito das vendas associado a tal função?

O teu conceito de design é o canivete suiço, o da Apple não é. Não gostas, não compras, mas não venhas apregoar os teus conceitos de design como superiores ao de qualquer empresa que gasta milhoes de dólares em R&D, seja Apple, Sony, Toshiba ou outra qualquer.

Achar que as decisões destas empresas são tomadas por desatenção, por esquecimento de um leitor SD ou por incapacidade técnica é extremamente ingénuo.


Pois não.
As decisões da Apple são tomadas por duas premissas.

Looks expensive, built cheap.


e

Lucro, puro e simples.


Além disso, o teu raciocínio é de que a Apple e o Jobs nunca se enganam.
Eu podia falar na Apple TV, G4 Cube, Apple Hi-Fi, iBook "toilet seat", NextStation, etc, etc...
Casos onde a vaidade de uns não teve eco no "real world".


Além disso, vir com essa do design do canivete suíço é boa.
O que é que a Apple tenta fazer de propósito para que os seus PC's sejam mais apelativos ao nível do software -já que o ecossistema fora da empresa é claramente minúsculo- ?
"Everything but the kitchen sink"...
 
Uma coisa é "não servir para nós".
(...)

Um PC multimedia de 1700 euros com som... MONO ??

(...)


Como assim?! onde viste isso?! a apple pode ter muitos defeitos mas NORMALMENTE costuma ter muito boa qualidade de som (coisa rara nos portateis de hoje em dia).
 
Última edição:
Como assim?! onde viste isso?! a apple pode ter muitos defeitos mas NORMALMENTE costuma ter muito boa qualidade de som (coisa rara nos portateis de hoje em dia).

sim, mas neste caso o sistema de som é MONO

pois é...

a ideia ta gira e tal, mas acho que no que toca à real funcionalidade do pc é demasiado escassa!
NÂO COMPRO

cumps
 
o sistema de som não é mono, o computador é que só tem uma coluna (daí o "mono").

Para todos os efeitos, e como não tem saída de som estéreo e só tem uma coluna, é um computador com sistema de som mono.
Claro que o codec quase certamente suporta estéreo, e talvez até seja um "HD Azalia" qualquer, mas sem adaptador USB -lá está- não há nada para ninguém.


O som sai por baixo do teclado, do lado direito. Já estou mesmo a ver (ouvir) uma música tirada do iTunes com este esquema, deve ser uma beleza... -not- :D
 
Última edição:
Checklist para compar um Air Mac:

Tenho um desktop em casa?
Tenho uma rede wireless em casa?
Tenho uma rede wireless no trabalho?
Tenho um rato bluetooth?
Odeio andar carregado com um portatil pesado?
Tenho €1700?

Eu respondo "Sim" a todas, mas como o meu pb12" inda faz tudo o que preciso acho q inda vou esperar pelos proximos.

Esse portatil Dell parece interessante, mas n vai custar €1700, se calhar é mais €2700...
 
Para todos os efeitos, e como não tem saída de som estéreo e só tem uma coluna, é um computador com sistema de som mono.
Claro que o codec quase certamente suporta estéreo, e talvez até seja um "HD Azalia" qualquer, mas sem adaptador USB -lá está- não há nada para ninguém.
O som sai por baixo do teclado, do lado direito. Já estou mesmo a ver (ouvir) uma música tirada do iTunes com este esquema, deve ser uma beleza... -not- :D

já ouviste falar em "Analog audio output/headphone out (minijack)"?
 
@stikireg

Compreendo que o portatil tenha tido uma "projecção" com a mobilidade e beleza em mente.

Partindo desse principio e até do principio que dinheiro não é problema vamos imaginar uma situação normalissima:

Um "business man" que só usa o portatil para aceder á net (wireless), trabalhar e pouco mais. Parte-se do principio que tenha um desktop em casa para sempre que precise de recorrer a cd's, para storage e etc.

Tem tudo o que necessita.. um monitor, um teclado, um touchpad XPTO e até traz uma camara para reuniões online. Tem uma bateria que até dura bastante acima da média e é bonito.

Até aqui tudo bem.

Agora vamos imaginar o seguinte:

Cenário 1:

O utilizador precisa de copiar um projecto maiorzito (um video publicitário de alta definição por exemplo) para o computador do patrão ou do colega de trabalho.

- "grava-me isso num dvd double layer"
- "Olha.. não te importas de instalar aí um programita da apple pra eu puder usar a tua drive?! errmm.. esquece. O CD está em casa."
- "então passa-me isso numa pen"
- "não cabe, é muito grande"
- "disco externo?!"
- "não uso. é muito grande e pesado"
- "pera.. eu tenho aqui um pequeno... nem precisa de alimentação nem nada... eh pah.. mas isto usa 2 USB's. onde é que estão as outras USBs do teu computador?"
- "só tem uma"
- "ok. passa-me então isso pela rede"
- " eh pah... estou com um bocado de pressa e isto por wireless ainda demora"
- "Por acaso tenho aqui um cabo de rede... isto agora com gigabit é um instante"
- "não tenho placa de rede"
- "então olha.. amanha trazes-me isso, ok!?"

(...)

- "Olá bom dia... então.. trouxeste o DVD?!"
- "Olá bom dia. O meu Macbook Air foi para arranjar porque a bateria morreu entretanto. Amanha se correr bem trago-te isso,ok?!"


Cenário 2:

O user anda com o seu "air" todo contente... second skin e tal, sem alimentação, tudo mto catita... vai pra fazer uma apresentação numa reunião...

" Eh pah... esqueci-me do adaptador XPTO em casa que preciso sempre de andar atrás sempre que quero ligar um dispositivo de imagem externo"

Cenário 3:

Precisa de instalar o windows para poder trabalhar num formato qqr em que só existe software pra windows (não é assim tão pouco frequente quanto isso).

"ora bem... meto o CD do windows no desktop e instalo a partir de lá.. ai mas espera... assim não dá porque não dá pra instalar o windows e estar no leopard ao mesmo tempo... humm... amanha compro uma drive externa"

Hummm.... tudo bem que está um pouco exagerado... mas axo que deu pra perceber a ideia.

Seja lá para quem for que esteja projectado, tem falhas bastante graves a meu ver.

Mas é apenas a minha opinião e não passa disso mesmo, existem muitas! :)

cumps,
 
já ouviste falar em "Analog audio output/headphone out (minijack)"?

Sim, já.
O meu laptop 14.1'' tem duas (e uma terceira ficha para ligar um segundo microfone -tem um integrado junto à webcam-). :rolleyes:

Por acaso é uma boa questão, já que existe o iChat que é uma aplicação incluída no bundle deste laptop que até tem uma webcam, e que fica assim "crippled" por não suportar um headset com microfone (só pode usar o que vem built-in).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra "feature" parece ser a memória RAM soldada directamente na motherboard, o que significa que 2GB é mesmo o limite -aos quais se tem de retirar pelo menos 144MB usados pela gráfica da Intel-.

Finalmente, o que é que deu na cabeça da Apple ?
Os discos rígidos (ou SSD) só podem usar o interface ATA ? Não sabem que nos dias de hoje essas drives começam a ser mais caras do que as SATA porque são produzidas em quantidades cada vez mais reduzidas ?
O upgrade desse componente fica assim seriamente comprometido, tal como a RAM.
 
Última edição:
então já sabes que podes ouvir musica com qualidade ligando os headphones ou umas colunas (como aliás já seria de esperar, colunas de portátil são sempre más, e ainda mais quando se trata de portáteis ligeiros).
 
Já tinha saudades disto. Já começam a aparecer as desculpas para tentar adaptar o produto a uma necessidade.... mas acredito que ainda possa melhorar.

Eu gostei bastante do portátil, mas tb não vamos exagerar que é a cura para todos os males.

É fino, ok! É maior que um R500, ponto final. Eu prefiro mais 0.5cm de grossura e um ecra de 12" do que um ecra de 13" que é maior 4cm em largura.... ***** dia preferem um de 15,4" mas que é fino cm uma folha...

Cm diz o blastarr para ligar 1 pen ter de desligar o rato? Ou vão começar a dizer que num ultra portatil n se usa rato porque o que interessa é pesar pouco?

Em relação processador, certamente será melhor que os UV, a autonomia tb come por tabela. Faz sentido? Não sei.... para alguns faz, mas parece que para esse nicho seja às tantas preferível uma melhor autonomia.... Se o Jobs tivesse dito "today we will change lwlaptops with 8h of batery, and with a muscled UV processor" toda gente ia bater palmas e ele é que percebia e era o maior.....

Parece que já não se ajusta o produto às necessidades, tem de ser as necessidades ao produto.....

Tem falhas, não tentem adequar as falhas a pseudo hipóteses de utilização....
Mas n deixa de ser um produto porreiro
 
Última edição:
Já tinha saudades disto. Já começam a aparecer as desculpas para tentar adaptar o produto a uma necessidade.... mas acredito que ainda possa melhorar.

Eu gostei bastante do portátil, mas tb não vamos exagerar que é a cura para todos os males.

É fino, ok! É maior que um R500, ponto final. Eu prefiro mais 0.5cm de grossura e um ecra de 12" do que um ecra de 13" que é maior 4cm em largura.... ***** dia preferem um de 15,4" mas que é fino cm uma folha...

Cm diz o blastarr para ligar 1 pen ter de desligar o rato? Ou vão começar a dizer que num ultra portatil n se usa rato porque o que interessa é pesar pouco?

Tem falhas, não tentem adequar as falhas a pseudo hipóteses de utilização....
Mas n deixa de ser um p+roduto porreiro
Para isso basta comprar um rato bluetooth, que há aí às carradas.

De resto no comments.
O portátil tem o seu público alvo e obviamente não são vocês. Portanto axo que já chega de lamúra em quanto o portátil não serve para aquilo e para aqueloutro.
 
Para isso basta comprar um rato bluetooth, que há aí às carradas.

De resto no comments.
O portátil tem o seu público alvo e obviamente não são vocês. Portanto axo que já chega de lamúra em quanto o portátil não serve para aquilo e para aqueloutro.

Então qual é o dito publico alvo e explica, por favor, como isto pode ser um bom produto para esse publico mesmo alvo? ;)
 
a apple não mete acessórios só para os portáteis ficarem com desenho "limpo". e além de pouparem no hardware, o desenho limpo e bonito ainda os faz vender por mais dinheiro... lol é incrível. pagar mais por menos.

Mas essa é a premissa dos dias de hoje: less is more :-D.
 
Então qual é o dito publico alvo e explica, por favor, como isto pode ser um bom produto para esse publico mesmo alvo? ;)
Pessoas que precisem de levar o computador para todo o lado, que precisam dum computador secundário ultra-leve, ultra-thin, para trabalhar on the go, sem se preocuparem com o peso ou o tamanho. (sim, eu tenho um MBP e ele é leve e relativamente fino, mas não deixa de ser chato andar com ele atrás).

O MBA não é suposto ser um computador principal, é suposto ser um computador secundário para levar pa qualquer lado.

A ausência de uma drive óptica não em aquece nem arrefece. Consigo contar pelos dedos as vezes que precisei da minha no MBP.

E a bateria não ser user-serviceable também não me aquece nem arrefece, é um trade off. Aposto que para terem tanta duração de bateria tiveram de fazer uma bateria o maior possível, e encaixa-la ao máximo dentro daquele espaço. Agora se tivesse de ser amovível, ocuparia muito mais espaço provavelmente e tornaria o design mais complicado.
 
Pessoas que precisem de levar o computador para todo o lado, que precisam dum computador secundário ultra-leve, ultra-thin, para trabalhar on the go, sem se preocuparem com o peso ou o tamanho. (sim, eu tenho um MBP e ele é leve e relativamente fino, mas não deixa de ser chato andar com ele atrás).

O MBA não é suposto ser um computador principal, é suposto ser um computador secundário para levar pa qualquer lado.

A ausência de uma drive óptica não em aquece nem arrefece. Consigo contar pelos dedos as vezes que precisei da minha no MBP.

E a bateria não ser user-serviceable também não me aquece nem arrefece, é um trade off. Aposto que para terem tanta duração de bateria tiveram de fazer uma bateria o maior possível, e encaixa-la ao máximo dentro daquele espaço. Agora se tivesse de ser amovível, ocuparia muito mais espaço provavelmente e tornaria o design mais complicado.

A questão que o pessoal está aqui a "batalhar" é que já existem portáteis para esse nicho e melhores. Podes argumentar que são mais caros e é verdade, mas tb são melhores.

(A questão de melhor é sempre relativa.... pode haver gente que quer um fininho e n se importa que seja de 13", e outro pode querer é um mesmo pequeno e n se importa que seja uns milímetros mais grosso).

Uma coisa que ninguém falou ainda é dos tablets.... O R400 (lindo lindo lindo) é pequeno e leve e faz de tablet....

Usar argumentos do não aquece, nem arrefece é mau... pois eu posso dizer que não aquece nem arrefece ter um processador que é prai 40% mais potente que um UVL à custa de sacrificar ai 2h de autonomia....
 
Não percebo é porquê batalhar. Não gosta não come.

Eu também não vou para os forums de pcs a dizer "eeee, esse portátil asus é uma maravilha, não corre Mac OS X".
 
Não percebo é porquê batalhar. Não gosta não come.

Eu também não vou para os forums de pcs a dizer "eeee, esse portátil asus é uma maravilha, não corre Mac OS X".

LOL... olha que até "corre"! =)

Falando por mim. Não estou a "batalhar" mas sim a "debater". É util para quem esteja a considerar comprar um portatil, ver a opinião dos outros users sobre o mesmo e, se possivel, algumas conclusões.
 
Última edição:
Não percebo é porquê batalhar. Não gosta não come.

Eu também não vou para os forums de pcs a dizer "eeee, esse portátil asus é uma maravilha, não corre Mac OS X".

Fui infeliz na palavra.... Cm disse o MySeLf debater será melhor.

Eu digo isto, porque o pessoal já está habituado a que a apple venha sempre com um novo produto inovar, dai ficar assim um gostinho triste a expectativa gorada.

Claro que é um bom portátil e uma boa alternativa ao que existe, mas não passa de mais uma alternativa sem nenhum ponto forte diferenciador a nivel de hardware. Penso que havia condições para ser A alternativa ao que existe por ai, mas vamos lá a ver... :)

Edit: o unico ponto forte que ninguem falou até agr é mesmo o OSX :D
até podia ser igual a qualquer outro asus/toshiba mas tendo o OSX é um ponto forte.
 
Back
Topo