MacBook Air

Ora bem... 4 páginas depois, cá venho eu dar a minha opinião:

Nem desgosto do dito, mas sinceramente para o meu uso não serve. A leveza é sem dúvida um aspecto muito importante, especialmente para quem carrega o portátil de um lado para o outro, e o facto de não terem feito concessões a nível de teclado, ecrã e trackpad é muito bom.

Até passava sem a drive óptica: aliás, o meu PowerBook G3 nem a tem (a maior parte das vezes), porque prefiro ter uma segunda bateria na baía de expansão. :)

O problema é mesmo... o preço :P. Para um estudante, para quem o €€ não abunda, a melhor opção é mesmo o MacBook. Tem mais portas, drive óptica (apesar disso ser discutível...), expansibilidade, e só pesa um nadinha mais! (e custa muito menos)

Não estou a dizer que não o comprem (porque aliás, deve haver muita gente que o irá comprar - nem toda a gente tem as mesmas exigências que eu), mas estou a dizer porque é que EU não o vou comprar. :)
 
Ora bem... 4 páginas depois, cá venho eu dar a minha opinião:

Nem desgosto do dito, mas sinceramente para o meu uso não serve. A leveza é sem dúvida um aspecto muito importante, especialmente para quem carrega o portátil de um lado para o outro, e o facto de não terem feito concessões a nível de teclado, ecrã e trackpad é muito bom.

Até passava sem a drive óptica: aliás, o meu PowerBook G3 nem a tem (a maior parte das vezes), porque prefiro ter uma segunda bateria na baía de expansão. :)

O problema é mesmo... o preço :P. Para um estudante, para quem o €€ não abunda, a melhor opção é mesmo o MacBook. Tem mais portas, drive óptica (apesar disso ser discutível...), expansibilidade, e só pesa um nadinha mais! (e custa muito menos)

Não estou a dizer que não o comprem (porque aliás, deve haver muita gente que o irá comprar - nem toda a gente tem as mesmas exigências que eu), mas estou a dizer porque é que EU não o vou comprar. :)

Faço minhas as tuas palavras. ;)
 
Querem saber quem é que vai comprar este tipo de computador? pois eu digo... vai ser o tipo de "profissional" que nem vai olhar para o computador de entrada de gama e salta logo para o de 3000usd... que nunca mexe em cds e dvds pois tem gente que lhe faz esse serviço por eles, e que tem uma aparelhagem de 5.000 contos em cabos para ouvir os seus cds...

Que precisa de fazer word, excel e navegar na net o máximo tempo possível, usar o portátil no seu mercedes, com um teclado simpático sem ser aqueles crammed em que com os solavancos do carro carrega em todas as teclas menos na que necessita. Que não usa definitivamente um portátil como "media center" ou seja para ver fotografias e saca-las da máquina fotográfica... - pode sempre usar o USB)

Pessoas que vão muitas vezes no avião, que chegam ao destino e vão a uma reunião de negócios, e não é para fazer "apresentações"...

e vocês sabem porquê?

É uma coisa muito simples que vocês ainda não equacionaram... essa gente é muito vaidosa... gostam de mostrar os seus brinquedos aos amigos... que são, na maioria das vezes e tal como eles, administradores/decisores das empresas... que para servir esta nova realidade na sua rede empresarial pessoas terão que fazer investimento em hardware e software para que possam bulir nas suas sedes sem confusão... o que abre a porta a outros macs por aí abaixo na estrutura.

Já que o Decisor de IT é relutante em admitir a entidade mac na sua rede, capta-se a atenção de quem manda o no Decisor de IT...

Não é para o comum dos mortais, que não se pode dar ao luxo de comprar um computador porque gosta.
 
O que eu ja disse no outro post diz quase tudo sobre este portátil.
Não é um portátil comum para todo e qualquer uso, é um portatil para quem tem necessidades especiais. É um portátil para trabalhar em cima do joelho e como até tem touchpad (engraçado...) o rato num portátil destes nem é a coisa mais importante se for estritamente necessário usa-se rato USB (e já que não se importam de reduzir a mobilidade do portatil pondo-lhe um rato então metam um hub usb para lhe ligar a pen também) ou bluetooth.

Já farta ouvir essa do pagar mais por menos por ser mais bonito, não estão a pagar por menos estão a pagar o preço de um portátil deste tipo, são todos caros e o macbook nem é nada do outro mundo em termos de preço dentro desse tipo de portáteis.

Isto não é um portátil como os outros, foi feito com certos e determinados objectivos como é que queriam que fosse o portátil mais fino do mundo se tivesse tudo aquilo que voces dizem que lhe falta?

"Ah e tal mas ser fino não é importante, mais importante é isto ou aquilo do que ser fino" isso é para vocês, não é para toda a gente.
A Apple quis fazer o portátil mais fino do mundo e fez, pronto leva a bicicleta e não há nada a fazer fê-lo bem e sem comprometer o design.

Só não vê isto quem não quer.
 
Última edição:
estou totalmente de acordo com [PT]latrine ...é para esses nichos de mercado diferentes

pois o iphone .. que teve e (ainda)tem um hype bem maior ..mas aqui na techzone muitos dos users apresentaram as mesmas razoes... nao tinha muitas funções que justificariam a compra do mesmo...e bem..foi uma loucura de vendas e comparado com alguns htc touch /dual perde alguns pontos ..mas ai está nas curvas .

Na minha opinião pessoal acho muito lindo mesmo ... mas é como uma mulher elegante ...só serve para arruinar a carteira a um homem tirar "alguns momentos de prazer" e mostrar aos amigos ( e em alguns locais é necessário cuidado ..pois quando a cobiça é grande "perdemos a mulher".
Não compro pois o dinheiro nao estica ..e esse dinheiro é uma ajuda enorme para a compra de um MacPro .

abraços
 
O sucesso não pode ser previsto pelas especificações técnicas, como o Ipod mostrou.
Nenhuma empresa desta dimensão lança um produto com especificações inferiores à concorrência por desconhecimento do que existe no mercado ou por incapacidade técnica, mas sim por decisão custo/benefício, decisão essa que pode ou não ir de encontro à realidade.

Opiniões são pessoais: O que é mau para uns, é bom para outros, e passa completamente despercebido a outros.

Opiniões do género: "não há público-alvo" são completamente ridículas vindas de um qualquer anónimo num forum na internet. Devem pensar que a Sony, HP, Toshiba ou Apple andam a brincar às empresas... Até pode vir a ser que realmente o público-alvo seja menor do que as expectativas da Apple (que diga-se de passagem nem conhecemos, nem sabemos quais são as vendas esperadas), mas como é obvio estudando o mercado a Apple considerou ser suficiente para compensar os custo do projecto.
 
Eu até gostava de ter um destes.

Tenho uma rede wirelless em casa. Acedo por wirelless na faculdade e biblioteca. Tenho um iMac que me grava cd's e DVD's. A mim dava-me geito a portabilidade, o OSX e ser pequeno. A minha experiência com o MacBook diz-me que:
-Em 3 meses nunca enfiei aqui um cd.
-Não ando com rato
-Só ando com carregador quando sei que vou estar o dia todo a mexer.
-É muito raro ligar Firewire.

Basicamente servia para mim. A não ser o facto de um MacBook normal fazer tudo isto. Ter as mesmas dimensões á excepção da largura e ser 500 euros mais barato... Por isso para mim isto não serve. Acho que me enquadro no estudante que navega na net, faz processamento de texto e cálculo e vê multimedia.

Mas se tivesse numa empresa em que pudesse comprar um portátil para trabalhar, obviamente compraria um Air, já que o impacto visual do mesmo pode trazer benefícios... Basicamente usaria um Air como instrumento de marketing pessoal, e não mais do que isso. E como existe quem faça marketing pessoal, isto ainda vai ter alguma saida...
 
Portatil para os profissionais que olham para o portatil logo de 3000usd inves de olhar para entrada de gama? Estás a falar de executivos meu caro... Que não se importa de não ter drive porque tem quem lhe faça o trabalho por ele? Ui.... esses nem sequer vão pegar no MBAir..... Têm, como dizes, quem faça o trabalho por eles, e compre os portáteis logo para a chefia inteira... E quem vai escolher os portáteis está-se pouco lixando para a Apple... E quem os vai usar ainda mais lixando se vai estar, logo entre Mac ou PC, vão para o que melhor conhecem: PC. Dúvidas? Bem, basta ver quantos executivos terão um MBP por exemplo (posso dizer que onde trabalho só encontro 2 entre muitos).

O nicho de mercado dos portateis slim super leves é consultadoria em que o consultor esteja em deslocação constante (reuniões e mais reuniões, sai de uma entra noutra), que não involva ter um computador que consiga ser elastico tanto para preparar documentação do projecto ou ler emails como correr algumas das apps que possam ser necessárias (hey, tenho um consultor que tem uma instacia de oracle 10g a correr no portátil... adivinharam, não é um portatil slim). E para isso tem de ser um consultor que detenha alguma autonomia dentro da empresa onde trabalha ou então leva com um portatil com a imagem de sistema imposta pela empresa. Ahhh... e não nos esqueçamos dos ricos que não se importam de gastar euros/dolares para ter um computador que faz o mesmo que o meu portatil toshiba de 94 fazia (bem, mto possivelmente porque o processador é o mesmo.... bem, agora já nem tanto, os slims já têm processadores decentes... mas até alguns anos eram p3 em cima e siga).

É que nem para entusiastas é nicho de mercado... para esses é o Asus eepc, super leves, transportáveis, e baratos.
 
Última edição:
Para mim o problema mais irritante deste portátil nem tem a ver com ele próprio. No geral acho o hardware bom como está.

Tem um compromisso engraçado e as conexões que cortaram (com base no uso dos meus portáteis) é basicamente entulho que nunca se usa. A Apple que costuma ter tomates para estas coisas devia era por exemplo correr com a ficha nao sei o que DVI e meter logo um HDMI que é uma ficha muito pequena e também transporta audio.

O que realmente chateia é que desenharam mais uma peça over the top que basicamente não serve a quase ninguém e deixaram a gama base que realmente serve a alguém com os buracos do costume.
 
Para mim o problema mais irritante deste portátil nem tem a ver com ele próprio. No geral acho o hardware bom como está.

Tem um compromisso engraçado e as conexões que cortaram (com base no uso dos meus portáteis) é basicamente entulho que nunca se usa. A Apple que costuma ter tomates para estas coisas devia era por exemplo correr com a ficha nao sei o que DVI e meter logo um HDMI que é uma ficha muito pequena e também transporta audio.

O que realmente chateia é que desenharam mais uma peça over the top que basicamente não serve a quase ninguém e deixaram a gama base que realmente serve a alguém com os buracos do costume.

Nem me lembrei do HDMI! Era bem engraçado que tivesse vindo com essa porta que basicamente é do mesmo tamanho da micro DVI e tem a vantagem de transportar audio.
 
Nem me lembrei do HDMI! Era bem engraçado que tivesse vindo com essa porta que basicamente é do mesmo tamanho da micro DVI e tem a vantagem de transportar audio.

Mas HDMI com uma Intel X3100? Don't think so ... ia matar a placa, não tirava partido da capacidade da ligação. Anyway, pelo menos já vem na caixa o cabo adaptador para VGA e DVI ...
 
Mas HDMI com uma Intel X3100? Don't think so ... ia matar a placa, não tirava partido da capacidade da ligação. Anyway, pelo menos já vem na caixa o cabo adaptador para VGA e DVI ...

Desde quando é que uma saída mata uma placa? A única coisa que ia acontecer era que essa saída não estaria a ser aproveitada a 100%. Ou melhor, secalhar até estaria. A X3100 não emite já um sinal 1080p? Eu penso que sim...
 
Hitek... não estou a falar de profissionais portugueses das empresas públicas ou "semi priovadas" como as <coloque aqui o nome das empresas nacionais conhecidas das quais o bcp é o mais recente exemplo>...

Estou a falar de empresas americanas em que todos trabalham desde o topo até ao bottom, em que o presidente tem um portátil nem que seja para ver a cotação das acções on-the-go... não das fantochadas nacionais em que quando se pede para enviar uma autorização por mail pedem às secretárias para o fazer...

Consultores com Portáteis para correr oracle? Os consultores que eu conheci e já foram muitos, para irem além do access já era um pau... era powerpoint e já gozas... o típico, gravatinha, camisinha (sem ser de venus) monografada e botaõzinho de punho brilhante... com a conversa do:

- "implementámos* um sistema de factura electrónica aqui que pode ser utilizador acoli!..."

e olha que não foi em Manel Joaquim Franciscos Consultores... a empresa onde eu trabalho (PT) trabalha com tudo o que é consultora deste país... (infelizmente)

Olha que com estes já estou eu bem queimadito!!! e no entanto.. estes consultores nacionais, se bem os conheço seriam os primeiros a comprar os portáties de 3000usd se as suas empresas o autorizassem!



atenção que eu não estou a defender o portátil e nem a Apple... apenas acho que estamos a "atacar" os conceitos subjacentes com base nas nossas experiências pessoais... e isso é errado...pois não somos todos iguais, e é por isso que existe segmentação de mercado... e este não é para o meu segmento... mas é para algum... pois ninguém é parvo e fazer isto para aquecer... pode é ser um segmento mais ou menos permeável à oferta... e neste caso... o aspecto/factor flare vai ser muito importante num mundo onde o Windows é universal. pela razão quase ninguém comprará um macbook air...


Latz



* os nossos escritorios em Madrid porque nós é só de boca...


Portatil para os profissionais que olham para o portatil logo de 3000usd inves de olhar para entrada de gama? Estás a falar de executivos meu caro... Que não se importa de não ter drive porque tem quem lhe faça o trabalho por ele? Ui.... esses nem sequer vão pegar no MBAir..... Têm, como dizes, quem faça o trabalho por eles, e compre os portáteis logo para a chefia inteira... E quem vai escolher os portáteis está-se pouco lixando para a Apple... E quem os vai usar ainda mais lixando se vai estar, logo entre Mac ou PC, vão para o que melhor conhecem: PC. Dúvidas? Bem, basta ver quantos executivos terão um MBP por exemplo (posso dizer que onde trabalho só encontro 2 entre muitos).

O nicho de mercado dos portateis slim super leves é consultadoria em que o consultor esteja em deslocação constante (reuniões e mais reuniões, sai de uma entra noutra), que não involva ter um computador que consiga ser elastico tanto para preparar documentação do projecto ou ler emails como correr algumas das apps que possam ser necessárias (hey, tenho um consultor que tem uma instacia de oracle 10g a correr no portátil... adivinharam, não é um portatil slim). E para isso tem de ser um consultor que detenha alguma autonomia dentro da empresa onde trabalha ou então leva com um portatil com a imagem de sistema imposta pela empresa. Ahhh... e não nos esqueçamos dos ricos que não se importam de gastar euros/dolares para ter um computador que faz o mesmo que o meu portatil toshiba de 94 fazia (bem, mto possivelmente porque o processador é o mesmo.... bem, agora já nem tanto, os slims já têm processadores decentes... mas até alguns anos eram p3 em cima e siga).

É que nem para entusiastas é nicho de mercado... para esses é o Asus eepc, super leves, transportáveis, e baratos.
 
Última edição:
Desde quando é que uma saída mata uma placa? A única coisa que ia acontecer era que essa saída não estaria a ser aproveitada a 100%. Ou melhor, secalhar até estaria. A X3100 não emite já um sinal 1080p? Eu penso que sim...

Matar a placa é uma forma de expressão ... não era no sentido literal. Continuo a achar que não é placa para HDMI. Ela suportar suporta ... Vejo video a 720p sem problemas no Macbook ...
 
Na minha opinião, acho-o o macbook air bonito e realmente com um bom design, sem duvida para portabilidade e tudo isso que ja foi referido. Se me perguntassem se o comprava, eu dizia que não. Pode ser muito bonito e portatil mesmo, mas ta "incompleto", o facto de nao ter drive de dvd's, e as entradas serem muito limitadas( só 1 porta usb?! :eek:). E o preço, realmente é bastamte elevado para um computador com estas "falhas". Esmeraram-se no design no design mas isso não é tudo...
Cumps
 
O latrine disse tudo.. este portatil nao é para o profissional de video ou musica ou seja o que for, pois por outro preço tem coisas mais interessantes! Este portatil é para quem quer coisas simples mas ao mesmo tempo ter aquela "tenho o portatil mais fino do mundo.. cabe na mala" ou até para uma senhora..

Na apple repararam que se clhar há mais gente a comprar o produto deles por causa do design do que outras coisas, como cá se ve o pessoal a comprar macbooks e a instalar o windows como principal OS... só pk gostam do design do portatil..

Até acho bem este portatil, mas nao o comprava... só se for para ter no porta luvas do carro lol
 
Até a anterior GMA integrada do Macbook suporta um monitor 1080p externo. A descodificação destes suportes é mais trabalho do processador do que da gráfica.
 
Back
Topo