MacBook e Leopard com 6 meses e sistema lento

nulio

I quit My Job for Folding
Boas,

Tenho um MacBook com Leopard há cerca de 6 meses e nas últimas semanas tenho notado uma performance inferior, está tudo um pouco mais lento.

A maioria dos apps demora mais tempo a abrir e até o Safari está mais lento a abrir páginas.

Tenho 4Gb de RAM e o bicho está mais lento do que nas primeiras semanas em que tinha apenas 1Gb. Na troca notei algumas melhorias mas agora passado este tempo todo mesmo com os 4Gb o MacBook nem parece o mesmo.

Penso que o disco pode estar um pouco fragmentado já que, principalmente devido ao transmission, vou criando e apagando alguns ficheiros grandes.

Mesmo assim o disco não está muito cheio, 51Gb ocupados, 23Gb livres. (tenho ideia até de que com o último update ao Leopard este me libertou bastante espaço).

Estou a pensar comprar o Tech Tool Pro. Parece ser bastante completo e o desfragmentador iria-me dar bastante jeito.


Pensam que a diminuição na performance poderá ser causada por qualquer outro motivo?

Aconselham algum .app específico?

Cumps
 
No terminal executa o comando top, podes ter algum processo a correr em backgroud que té esteja a consumir recursos.
Se existir alguem, diz aqui qual é não o termines logo.
 
Já conhecia o iDefrag mas pelo preço se calhar prefiro o Tech Tool Pro, custa um pouco mais mas traz mais coisas que podem dar jeito.

Não tenho assim nada demais a consumir recursos. Já costumo verificar isso com o iStat Pro.
 
Quando começares a notar o o sistema lento, verifica com o Activity Monitor mas escolhendo All processes.

Entretanto saca algo como o MainMenu e faz algumas coisas de rotina que lá estão..

Até agora no meu sistema só tive uma noia devido ao mdworker que andava doido, foi só fazer rebuild do index do spotlight.
 
Outra opção que resulta quase sempre é correr algo como o MacJanitor (http://personalpages.tds.net/~brian_hill/macjanitor.html)

A explicação para o "porquê" de o sistema poder começar a ficar lento é dada no site do MacJanitor, mas eu faço aqui o Paste:

"MacJanitor is designed to be used on a periodic basis by Mac OS X users who don't leave their computer on (and awake) 24 hours a day. MacJanitor is provided as freeware as a service to laptop and energy-conscious home users.

The Unix subsystems on Mac OS X were originally written for machines that were typically never shut off. Mac OS X inherits this assumption in version 1.x, and has many system maintenance tasks that are scheduled to run between 3 am and 5 am. In addition, there are scripts designed to run weekly on weekends, and once a month in the middle of the night.

If these maintenance tasks are never run (such as on a laptop that is always shut off at night), many log files and system database will grow extremely large or fail to get backed up.

MacJanitor provides a way to run these system tasks at the click of a button. Laptop users could click the 'daily' button every morning (or every few days), or office workers could click the 'weekly' button on Mondays.

If you've been leaving your machine off at night without allowing the maintenance tasks to run for several weeks or more, the first time you run them using MacJanitor may take several minutes. Also, if your log files have grown extremely large and you are low on disk space, the tasks may have problems moving the files around and compressing them. After that, it typically takes less than a minute for each task.

The output of the task is displayed in the scrolling view in the bottom part of the window. If for some reason you feel the need, you may print the output of the system maintenance tasks (but why?...).

You can't really hurt anything by running the tasks more frequently than is intended, and they don't need to be run on a strict schedule. Just run them periodically when you get a free minute every few days or weeks.

Hopefully, this will be addressed in a future update of Mac OS X."


Rui Batista
 
Xkorp por acaso tenho o MainMenu mas na altura tentei fazer com que ele fizesse coisas automaticamente mas não percebi como o fazer e depois nunca mais me lembrei dele.

Há alguma maneira de o pôr a fazer aquilo tudo automaticamente? De qualquer maneira ver se faço algumas das coisas que ele consegue fazer, ainda bem que me lembraste disto :)


rui_mac por acaso o meu macbook está metade das noites ligado e nas restantes quase nunca desligado mas a hibernar. Achas que vale a pena experimentar o janitor à mesma?
 
O MainMenu faz o que o rui_mac disse. É só fazeres: Maintenance Scripts > All Scripts, e ele faz os três.

Podes também experimentar Clean user cache; Clean archived logs; Remove temporary files.

E no final disto tudo, desfragmentar :p
Experimenta o sistema depois disto. Se começar a ficar lento, verifica com o Activity Monitor se não está nada a puxar mais recursos do que devia. Caso persista, tenta-te lembrar do que fizeste para o sistema ficar lento... Se foi o upgrade para 10.5.3 e fizeste pelo Software Update, talvez seja boa ideia fazer um repair permissions, repair disk e depois repetir o processo, desta vez usando o Combo Update de 500mb..
 
Já que se fala se manutenção gostava de saber, sempre que não estou a utilizar o meu iMac devo deixa-lo ligado, desligado ou em pausa?

sabem se existe algum local onde possa ver o consumo com ele a funcionar e em pausa?

Obrigado!
 
Já fiz quase quase tudo. Só falta mesmo desfragmentar o disco. Mesmo assim parece que as coisas estão um pouco melhores.

Corri "all scrips" no MainMenu, reparei as permissões do disco, Rebuilds, Updates às Databases, Limpei todas as Caches, os Logs e Removi os ficheiros temporários.

Para o MainMenu fazer coisas automaticamente basta escolher daily nas maintenance scripts? Mas parece fazer apenas alguns scripts.
 
Por acaso reparei nos logs do MainMenu que ele alterou bastantes permissões que não estavam com o valor que deveriam ter.
 
Para o MainMenu fazer coisas automaticamente basta escolher daily nas maintenance scripts? Mas parece fazer apenas alguns scripts.

O Daily nos maintenance scripts é já um script executado pelo mac os x todos os dias, pelas 3 da manhã +-. Faz umas cenas de rotina do sistema.


edit: O que se calhar queres fazer é umas batch tasks. Vais a Preferences > Batch Tasks e seleccionas o que queres que ele faça. Depois disso é só clicares no icone do MainMenu e seleccionar "Execute Batch Tasks".
 
Última edição:
Uma coisa que reparei, o ícone do disco no desktop já nem dá as informações correctas do espaço em uso e livre... o que poderá ser?
 
Yah, activity monitor (e iStat Pro) e com o get info do volume. Nestes aparece um valor.

No desktop aparece um valor superior de espaço livre, cerca de 5 gigas a mais.
 
Já experimentaste tirar o "show item info" e voltar a colocar, só a ver se é um pequeno glitch?
Nem com um reboot vai ao sítio? Só me acontece algo semelhante é quando apago algo grande e depois demora um bocado a fazer "refresh", mas não é permanente.
 
Back
Topo