MacBook e MacBook Pro: Não tirem a bateria quando ao usar em casa!

Não percebo é como é que podem pensar que faz bem tirar as baterias dos portáteis... incrível como acham esta notícia algo fora do comum...

Sabes quando é que as pessoas aprendem a deixar as baterias DENTRO dos portáteis? Quando estiverem a fazer um trabalho importante no portátil e de repente dizem assim: Bolas, parece que ficou escuro... E PUF, fez-se Chocapic... Ou então perdeu-se o trabalho...:P
EU penso á Tuga: dá muito trabalho tirar a bateria, são muitos processos, por isso deixa-a sossegada...
 
Vocês se tiverem um carro híbrido e se estiverem a usar combustível liquido, tiram para fora as baterias do carro?
É só mitos populares...
Quando tiverem a bateria fora e o portátil ligado a corrente e for a luz abaixo vai ser 'eiahhh lá se foi o disco'.
 
Vocês se tiverem um carro híbrido e se estiverem a usar combustível liquido, tiram para fora as baterias do carro?
É só mitos populares...
Quando tiverem a bateria fora e o portátil ligado a corrente e for a luz abaixo vai ser 'eiahhh lá se foi o disco'.

Acho que esse exemplo não foi muito bem escolhido, porque me parece que as baterias dos carros não são de iões de litio, portanto poderão não ser sensíveis a temperaturas elevadas.
 
A verdade é que se eu deixar a bateria no portátil, passado alguns dias de estar ligado à corrente, ela desce para os 95% ou assim e começa a carregar, esgotando os ciclos de carregamento.

Por isso é que opto por a manter fora do computador e dar-lhe uma carregadela de vez em quando.
 
A verdade é que se eu deixar a bateria no portátil, passado alguns dias de estar ligado à corrente, ela desce para os 95% ou assim e começa a carregar, esgotando os ciclos de carregamento.

Por isso é que opto por a manter fora do computador e dar-lhe uma carregadela de vez em quando.
segundo a tua lógica, se usares o teu portátil macintosh sempre ligado à corrente e com a bateria inserida, AO FIM DE 140 DIAS, a tua bateria completa um ciclo :wow:
 
Só o facto de fazer 317 ciclos já é estranho, quanto mais estar a 100% ... mas nunca se sabe :004:

317 ciclos é muito ? eu tenho o meu mbp há 8 dias e tenho 8 ciclos. A ver com o uso que dou á bateria ao fim de um ano andará pelos 300 e picos, se axas que é muito esses 317 n percebo para que queres um portátil. Abraço.
 
A verdade é que se eu deixar a bateria no portátil, passado alguns dias de estar ligado à corrente, ela desce para os 95% ou assim e começa a carregar, esgotando os ciclos de carregamento.

Por isso é que opto por a manter fora do computador e dar-lhe uma carregadela de vez em quando.

Lamento informar que não sabes o que é um ciclo de carregamento ... E mesmo que essa situação fosse normal, não tem qualquer problema.

Se descarregar 5% de cada vez tal como descreves, a tua bateria só completa 1 ciclo ao fim de fazer isso 20 vezes.

Em 5 meses (no programa diz 8??) tenho 100% da bateria e 28 ciclos feitos, com 5324mah, e originalmente vinha com 5020mah, isto estará correcto?

Com tão poucos ciclos, é normal. Elas ganham um pouco de autonomia, e é sinal que está saudável :)

As baterias são para se usar (bem, a minha é), senão a ideia de ter uma bateria não faz sentido, porque se não se usa, tanto faz que esteja boa ou má ... digo eu. Após quase um ano, cá continua com as minhas 4 horas e tal de autonomia, e uso a bateria quase todos os dias :)
 
Última edição:
Normalmente o argumento apresentado é acerca do aquecimento das baterias, mas posso afirmar por experiência própria que isso não afecta em nada as baterias, na prática.

Rui Moura, este é precisamente o factor critico nas baterias, bem como os ciclos e o tempo.

As baterias dos mbp da geração anterior, estão localizadas em zonas em que a temperatura não aumenta significamente. Daí não haver vantagem em retirar a bateria nestes computadores, por estas se manterem a uma temperatura constante quando não são utilizadas. Já em utilização é possível registar um ligeiro aumento da temperatura da bateria. O que é normal.
 
Lamento informar que não sabes o que é um ciclo de carregamento ... E mesmo que essa situação fosse normal, não tem qualquer problema.

Se descarregar 5% de cada vez tal como descreves, a tua bateria só completa 1 ciclo ao fim de fazer isso 20 vezes.



Com tão poucos ciclos, é normal. Elas ganham um pouco de autonomia, e é sinal que está saudável :)

As baterias são para se usar (bem, a minha é), senão a ideia de ter uma bateria não faz sentido, porque se não se usa, tanto faz que esteja boa ou má ... digo eu. Após quase um ano, cá continua com as minhas 4 horas e tal de autonomia, e uso a bateria quase todos os dias :)

Eu dou-lhe uso, não é diário, mas é algumas vezes por mês, e quando sei que não vou usar por algum tempo uso-a até perto do fim, e carrego-a de novo para a manter saudável, acho que esta é a forma correcta para quem não usa com frequência a bateria.
 
Lamento informar que não sabes o que é um ciclo de carregamento ... E mesmo que essa situação fosse normal, não tem qualquer problema.

Se descarregar 5% de cada vez tal como descreves, a tua bateria só completa 1 ciclo ao fim de fazer isso 20 vezes.



Com tão poucos ciclos, é normal. Elas ganham um pouco de autonomia, e é sinal que está saudável :)

As baterias são para se usar (bem, a minha é), senão a ideia de ter uma bateria não faz sentido, porque se não se usa, tanto faz que esteja boa ou má ... digo eu. Após quase um ano, cá continua com as minhas 4 horas e tal de autonomia, e uso a bateria quase todos os dias :)

Explicas por favor como fazes a manutenção da bateria de modo a que nos possamos tambem tratar bem delas?
 
Explicas por favor como fazes a manutenção da bateria de modo a que nos possamos tambem tratar bem delas?

Nada de especial. Nunca a deixo descarregar abaixo dos 10%, a não ser uma vez por mês, que a deixo descarregar totalmente, até ele desligar, e depois deixo carregar com o laptop desligado, para ela calibrar.

De resto, uso à vontade, nunca tenho precauções do tipo deixar descarregar toda e essas coisas, descarrega até onde descarregar, volto a carregar, volto a descarregar, e sempre assim :\. É mesmo conforme preciso ...

Uma vez por mês, calibra-se, e pronto :)
 
Nada de especial. Nunca a deixo descarregar abaixo dos 10%, a não ser uma vez por mês, que a deixo descarregar totalmente, até ele desligar, e depois deixo carregar com o laptop desligado, para ela calibrar.

De resto, uso à vontade, nunca tenho precauções do tipo deixar descarregar toda e essas coisas, descarrega até onde descarregar, volto a carregar, volto a descarregar, e sempre assim :\. É mesmo conforme preciso ...

Uma vez por mês, calibra-se, e pronto :)

Como é que se calibra?

usas sempre a bateria, ou mesmo qnd ja ta carregada ligas-te à ficha?
 
Achei esta informação num outro forum da especialidade e, ao contrário do que aconselham acerca de como usar as baterias dos portáteis, os MacBook e MacBook Pro parece que até neste aspecto são diferentes de toda a concorrência dos PCs.

Ao que parece se retirarem a bateria ao usar o portátil ligado ao carregador, este reduz a velocidade do processador para metade.

O artigo pode ser encontrado aqui: http://support.apple.com/kb/HT2332?viewlocale=en_US

Parece que então os portáteis que tenho testado em várias lojas (que estão sem bateria e ligados ao carregador) não mostram 100% da sua performance. Então sendo assim se ja achei o novo MacBook 2.0 que vi na ***** sem bateria rápido, com a bateria posta aquilo deve voar!
na compra do meu aconselharam me a nunca tirar a bateria!
 
Como é que se calibra?

usas sempre a bateria, ou mesmo qnd ja ta carregada ligas-te à ficha?

Só uso a bateria fora de casa, em casa ligo à electricidade, é escusado estar a usar sempre a bateria quando se tem luz perto. Mas por exemplo quando estou na sala ou assim, uso a bateria na boa, para não andar com o carregador atrás.

A calibração basicamente faz-se deixando descarregar totalmente a bateria, até o portátil desligar, e depois carrega-se, com ele desligado (de preferência), Quando a luzinha do magsafe estiver verde, o carregamento está pronto, e tens a bateria carregada (isto é basicamente o mesmo que fazer um ciclo completo, mas neste caso é seguido, feio todo de uma vez).

Deve fazer-se uma vez por mês.
 
Baterias da Apple caso digno da astrologa Maia

Isto começa a ter material digno para a Maia fazer umas projecções de quantos ciclos deverão ser necessários para baixar 1% a bateria.

Para Bateria MB - tecle 1
Para Bateria MBP - Tecle 2
Para Bateria MBA - Tecle 3
Para Bateria Iphone - Tecle 4
....

E não negue à partida uma ciencia que desconhece !

Ao que parece e pelo que posso ver no site da apple, a bateria está permanentemente a ser solicitada apesar de o portátil estar ligado à corrente e com a carga a 100%. Visto que para determinadas solicitações a amperagem debitada pelo transformador não ser suficiente, sendo necessário ao sistema de gestao de energia recorrer à bateria.

Isso explica a "eventual" diferença de performance com e sem bateria/ligado à corrente.
 
Última edição:
Por falar em baterias... alguém sabe um local onde se comprem baterias para MBP 15" por menos do preço de tabela (139€)?

Agradecia... a minha já foi à vida, com 1 ano e meio =X
 
Back
Topo