MacBook e TFT externo VGA

nulio

I quit My Job for Folding
Boas,

Por vezes uso um TFT ligado ao MacBook por VGA. Escolho a resolução nativa do mesmo.

O estranho é que me parece o MacBook não "enviar" essa resolução.

A qualidade de imagem do monitor fica mesmo a parecer como se não estivesse na resolução nativa (nota-se aquela diferença entre resolução nativa e não nativa).

Além disso tentei fazer um pequeno teste com algo com um tamanho fixo e parece mesmo que o monitor, em vez de estar a 1280x1024 está a alguns pixeis disso, daí a imagem não estar com a qualidade de resolução nativa.

Será que é limitação do MacBook ou característica da ligação VGA do MacBook?

Cumps
 
Eu tb no meu macbook quando ligo por vga tb tenho tido problemas. Não dá todas as resoluções disponiveis mas isto é quando estou no vista.
 
Nas opções de ecrã tens a opção mirror ligada ? Há também um pormenor importante acho que o VGA só "suporta" até uma certa resolução . (não tenho a certeza)
 
Mas quando tinha um PC dito normal no mesmo ecra conseguia as resoluções todas por isso não é da VGA. Penso que seja da placa intel, ja que no meu outro portatil tinha uma ATI.
 
No meu funciona tudo bem. 1280x800 no Macbook e 1440x900 no monitor externo, por VGA (não está em mirror, mas extendido, para usar os dois monitores)
 
No meu funciona tudo bem. 1280x800 no Macbook e 1440x900 no monitor externo, por VGA (não está em mirror, mas extendido, para usar os dois monitores)

aproveitando o topico,
eu também faço como tu ruimoura, mas a Dock fica sempre no Macbook, não há maneira de passar toda a imagem para o monitor externo?.. é que o VLC por exemplo, a cada vez que maximizo para ver um filme no monitor externo ele maximiza no macbook, lol..

ah, e outra coisa, existe maneira de inverter a posição do monitor externo?.. é que tenho o mac do lado direito do monitor, e quando arrasto as janelas, tenho que as arrastar para o lado de fora, lol..
 
aproveitando o topico,
eu também faço como tu ruimoura, mas a Dock fica sempre no Macbook, não há maneira de passar toda a imagem para o monitor externo?.. é que o VLC por exemplo, a cada vez que maximizo para ver um filme no monitor externo ele maximiza no macbook, lol..

ah, e outra coisa, existe maneira de inverter a posição do monitor externo?.. é que tenho o mac do lado direito do monitor, e quando arrasto as janelas, tenho que as arrastar para o lado de fora, lol..

Eu tenho a dock no monitor externo. É só arrastar no gestor de monitores. Dá para inverter a posição também, é só mudar isso no gestor de monitores,*mais uma vez. Quanto ao VLC também tenho esse problema e ainda n me preocupei muito com isso, mas deve haver solução. Acontece independentemente do sítio em que esteja, ao maximizar vai sempre para o monitor do macbook.
 
Uso estendido. Será que por VGA não suporta 1280x1024? É weird.

Depois quando o voltar a usar vou fazer mais testes.
 
Por acaso a gráfica do MB não consegue só os 1280x800? Fiquei com a ideia que só dá apenas isso (que é a resolução nativa do MB..)

EDIT:

Display


  • 13.3-inch (diagonal) glossy widescreen TFT display with support for millions of colors
  • Supported resolutions: 1280 by 800 (native), 1152 by 720, 1024 by 768, 1024 by 640, 800 by 600, 800 by 500, 720 by 480, and 640 by 480 pixels at 16:10 aspect ratio; 1024 by 768, 800 by 600, and 640 by 480 pixels at 4:3 aspect ratio; 720 by 480 pixels at 3:2 aspect ratio
Graphics and video support


  • Intel GMA X3100 graphics processor with 144MB of DDR2 SDRAM shared with main memory3
  • Extended desktop and video mirroring: Simultaneously supports full native resolution on the built-in display and up to 1920 by 1200 pixels on an external display, both at millions of colors
  • Built-in iSight camera
  • Mini-DVI port
  • DVI output using mini-DVI to DVI adapter (sold separately)
  • VGA output using mini-DVI to VGA adapter (sold separately)
  • Composite and S-video output using mini-DVI to video adapter (sold separately)
 
Última edição:
Pois, agora que mostras isso lembro-me de quando comprei o MB vi isso já a pensar no monitor.

Agora tenho o monitor a ser usado noutro sítio, quando puder testo isto para confirmar mesmo se a falta de qualidade de imagem é por o MB não enviar os 1280x1024.
É que sinceramente parece-me que o monitor não os recebe ficando aquela imagem menos definida do que a nativa.

Cumps
 
Hoje liguei finalmente de novo o TFT ao MacBook e confirmei realmente que isto não fica a 100%.

Escolho a resolução nativa do mesmo, 1280x1024.

No entanto a qualidade de imagem está longe da que o TFT tem quando está realmente na sua resolução nativa e fiz um simples teste, peguei na janela do Safari, coloquei-a com 1280 de largura (a do ecrã do MacBook) e arrastei-a até ao monitor externo, a janela do Safari fica um bom bocado de fora... :p

Tiro um screenshot a todo o monitor, este fica com 1280x1024 mas mostra mais do que o ecrã :confused:

Ou seja, o MacBook não coloca realmente o ecrã com a resolução, coloca uma aproximada e o resto que deveria mostrar não mostra ficando ali um espaço entre os dois monitores... Boa Apple!

O chato é mesmo a imagem não ficar tão sharp como poderia (ecrã em resolução nativa vs. not in resolução nativa)...

Mais alguém reparou nisto? Será da Ligação VGA?

Cumps
 
Update:

Estive a fazer uns testes. Com outros monitores, usando ligação VGA, não noto este problema. Ficam com a resolução certa.

Com o meu monitor, a resolução nunca fica certa, fica sempre a faltar alguns pixeis, ficando a imagem pior já que não fica a nativa. Com uma excepção, se estiver a jogar Warcraft 3 e escolher o monitor externo o jogo envia bem a resolução para o ecrã, ficando verdadeiramente 1280x1024.

Portanto é algum atrofio entre o Mac OS X e o meu TFT...

Outra coisa, supostamente isto não era plug and play? Quando experimentei ligar o meu MacBook a outro ecrã tive de reiniciar o MacBook.

Cumps
 
Update:

Estive a fazer uns testes. Com outros monitores, usando ligação VGA, não noto este problema. Ficam com a resolução certa.

Com o meu monitor, a resolução nunca fica certa, fica sempre a faltar alguns pixeis, ficando a imagem pior já que não fica a nativa. Com uma excepção, se estiver a jogar Warcraft 3 e escolher o monitor externo o jogo envia bem a resolução para o ecrã, ficando verdadeiramente 1280x1024.

Portanto é algum atrofio entre o Mac OS X e o meu TFT...

Outra coisa, supostamente isto não era plug and play? Quando experimentei ligar o meu MacBook a outro ecrã tive de reiniciar o MacBook.

Cumps

Tendo em conta esse problema de teres que reiniciar, é decididamente uma incompatibilidade do teu monitor. Já liguei monitores da LG, da Samsung e da HP ao meu Macbook e nuna senti nenhum problema :\
 
Tendo em conta esse problema de teres que reiniciar, é decididamente uma incompatibilidade do teu monitor. Já liguei monitores da LG, da Samsung e da HP ao meu Macbook e nuna senti nenhum problema :\

Mas com o meu nunca tive de reiniciar. É com este que fica sempre mal, com a excepção do jogo da Blizzard.

Com o monitor em que fiz o teste e ficou bom é que tive de reiniciar.
 
O chato é mesmo a imagem não ficar tão sharp como poderia (ecrã em resolução nativa vs. not in resolução nativa)...

Mais alguém reparou nisto? Será da Ligação VGA?

Cumps

Por vezes ligo o Macbook a uma Bravia de 20'' que tenho no quarto, quando preciso de usar um segundo ecrã, e de facto também noto a imagem um pouco baça, à falta de melhor palavra. Já mexi na configuração da tv e do Macbook mas nunca consegui que desse melhor que aquilo.

Anteriormente tinha o meu PC conectado a essa mesma tv, por VGA, e a imagem era impecável.
 
Por acaso o problema que eles descreveram com o VLC nunca tive. É só mesmo a imagem estar pior do que o devido. Damn MacBook! lol
 
Bem agora sinto-me bastante estúpido.

Consegui resolver o problema ao carregar acidentalmente num botão que nunca me tinha lembrado... O botão do tft que ajusta a imagem...
 
Back
Topo