1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Macbook - ESTUDANTE

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por elpimp1993, 21 de Agosto de 2012. (Respostas: 16; Visualizações: 2119)

1. Boas! Já li muitos posts aqui sobre quais o macbooks aconselhados, mas mesmo assim ainda estou em dúvida.

A minha questão é que o computador vai servir para programar essencialmente em c e c++, vou precisar também de usar uma virtual machine para correr o linux (pois tenho uma cadeira que o exige) e também para fazer trabalhos e correr programas especificos do curso. A verdade é que não sei qual o modelo a escolher visto que a fnac apresenta um leque alargado de macs com configurações exclusivas. Estava a pensar em comprar um de 13" visto que posso comprar hardware mais potente ao preço de um de 15". Para além de ser mais prático para o transporte, o tamanho do ecrã é irrelevante para mim. para além de querer saber qual comprar, gostava também de saber onde encontro com preços mais acessíveis. agradeço a ajuda :)

Última edição: 21 de Agosto de 2012
  2. boas, no apple store com desconto para estudante ;)

3. obrigado, agora só queria mesmo saber se compro com ou sem ssd. mais especificamente qual o modelo que melhor satisfaz as minhas necessidades com custo compreendido entre 1000 e 1800.

4. AlFACE \/.\/

AlFACE \/.\/ Power Member

Se queres um computador para programar é sempre bom ter um ecrã grande...

http://store.apple.com/pt_edu_5000400/browse/home/shop_mac/family/macbook_pro/select
    Q
    uanto ao macbook vai a este link onde já tens os preços com o desconto de estudante e "brincas" com as configurações
    Podes escolher um ecrã de 13' com um i7 dual core com 8GB de ram e escolhes um disco SSD (pagas mais claro) ou então um ecrã maior mas com um i7 quad core com 4GB de ram

5. xavi87

xavi87 What is folding?

eu comprei um macbook air de 13'' com um ssd de 128gb e 8gb de ram. estou contentissimo. o mac é superleve pra transportar, é mt rapido e o ecran acho que chega e tb o vou usar para programaçao e maq.virtuais. Se tiveres outro ecran em casa para ligares la o mac ou se tiveres outro pc é uma boa opçao, agora se for para trabalhar sempre em 13'' pode tornar-se cansativo.

6. CarlosFaria

CarlosFaria Power Member

Estou na mesma situação que o elpimp1993. Vou agora para Eng. Informática e precisava de um MAC para programar e maq. virtual.

Tirei as minhas conclusões...

7. Lucien

Lucien What is folding?

Vai para o MB Pro, é mais potente e com essa diferença de preço podes meter um SSD pequeno para o S.O. e usar o HDD para storage (tens que remover a SuperDrive, mas ficas com 2 discos). Para além disso, o processador é melhor.

8. Qual a vantagem de um mac para um programador?

9. iFolk

iFolk Power Member

Eu estou numa situação do pior que pode haver hehe. Conheço um empregado da Apple nos USA e consigo por isso ter 50% de desconto em todos os produtos. Isto é muuuito vantajoso ainda para mais numa altura em que tenho o meu portátil já completamente ultrapassado e partido lol. Acontece que sou estudante de engenharia electrotécnica e de computadores no IST(fui específico para o caso de alguém saber os "requerimentos" informáticos neste curso/faculdade). Vou agr para o 1º ano de mestrado e até agora usei software como: Xilinx, PSpice, Matlab, VMware para ter Ubuntu e penso não me estar a esquecer de mais nenhum...n sei quais posso vir a usar hehe. Sei que o matlab funciona no Mac pq quer o professor das teóricas quer o dos laboratórios usam macbook e cheguei a mexer no pc do prof. dos labs com o matlab todo bonitinho lá:p A minha dúvida prende-se com o "resto" das coisas; É fácil nos casos em que o software não tem versão Mac, correr esse mesmo software no VMware a correr Windows? O Macbook "aguenta"/não fica mais lento? Não trás problemas de compatbilidade? Pronto vocês já perceberam espero onde quero chegar com esta conversa toda...n quero que o facto de ter um macbook me prejudique no decorrer do curso:p

10. rock

rock Power Member

Style :-D

Agora mais a sério, já que a escolha é essa, um 13'' não é muito pequeno para o que queres?

11. FX2908

FX2908 Power Member

Não recomendo 13" para programar... pelo menos, a mim, não me dá jeito um ecrã tão reduzido. Sempre que uso o MacBook para programar quase que choro.

12. crux

crux Suspenso

Para programar, Utilizo um fixo com dois monitores. Um de 22 e um de 24 :-) se me quiserem castigar e por a trabalhar em 13"

13. dragao-azul

dragao-azul I fold therefore I AM

Boas,

Sou do teu ano e do teu curso, desde o primeiro ano sempre usei o mesmo macbook, para programar (projectos de programação e AED) foram feitos directamente no mac e quando preciso de xilinx ou pspice uso windows em bootcamp.

Não sei o que é que ainda ai vem, mas não tive stresses até agora.

;)

Última edição: 2 de Setembro de 2012
  14. Sou utilizador de mac há pelo menos 6 anos e sempre tive macbooks de 13''. No entanto ultimamente tenho necessitado de programar sinto a necessidade de portátil de 15''...

Há pouco tempo fiz um upgrade ao disco (ssd + hdd no lugar da drive optica) e RAM 8GB.

Quando necessito de utilizar programas windows... Se for para utilizações pontuais, utilizo o uma virtual meachine, caso seja para um uso prolongado ou programa realmente pesados (desenho 3D) utilizo o bootcamp.

Este último aspeto é deveras muito importante pois condiciona o espaço em disco necessário. Para utilização conjunta de OSX + bootcamp aconselho vivamente um disco de pelo menos 256GB, ou então uma opção híbrida de SSD+HDD mas neste caso perdes a garantia e a drive de CD's (não sinto falta dela).

Assim sendo aconselho-te a comprares um macbook pro 15'' 2.4GHz 8GB (+/- 1900€) e um disco SSD 256GB (Já se encontram bons discos a +/- 200€, em loja on-line).

Se o teu limite forem os 1800€ aconselho-te um macbook pro 13'' 2.9 e um disco de 256GB.

15. jncevcosta

jncevcosta Power Member

A meu ver as unicas coisas que vale mesmo apena comprar aquando da encomenda do computador é o processador. Pois os preços que a Apple pede pelos discos e pela RAM é bastante elevado face ao preço que pagamos quando comprados depois nas lojas de informática. ;)

16. Lucien

Lucien What is folding?

Podes criar apps para iOS e Mac com Xcode (que é só disponível para OS X).

17. suriv

suriv Power Member

Também sou do teu curso mas vou agora para o último ano. A tua utilização de programas que apenas existem para windows vai ser praticamente inexistente. Sou de Energia e Controlo e basicamente só uso o Matlab e pouco mais, só agora numa cadeira é que vou precisar utilizar um programa que precisa de windows mas vou mudar de portátil e vai ser um macbook.
    Por experiência própria e pela dos meus colegas nas outras áreas apenas são "obrigados" a utilizar o windows os de electrónica porque os programas que eles utilizam que varia de cadeira para cadeira são muito específicos e a maior parte é tudo para windows. Se fores para electrónica se calhar aconselho-te a ponderar a hipótese. Em tele não te posso garantir porque os que conheço ainda só tiveram uma cadeira com um projecto, em computadores algumas em algumas cadeiras vais ter de utilizar o maravilhoso xlinx para programar e em alguns casos em que utilizas placas programáveis precisas de instalar os drivers e não sei se todos estão disponíveis para OSX, mas tenho um colega meu com mac e nunca o vi instalar grande coisa no windows. Em energia e controlo podes usar mac à vontade, porque controlo é praticamente tudo no Matlab e em energia também. A versão do Matlab para mac é a UNIX é tão fácil de encontrar com a versão para windows.
    Espero que te tenha ajudado, alguma coisa dispõe.

Última edição: 4 de Setembro de 2012

Partilhar esta Página