MacBook G4??

Boas!!

Cm não sou nenhuma expert, vinha aki solicitar a vossa ajuda.

Tou a pensar comprar um Mac, e entrett um amigo meu ker vender o dele:

MACBOOK G4 (BRANCO) - 1.42GH COM 1.5G DE RAM E 60 GIGAS DE DISCO E SUPERDRIVE... (COMPRADO NA APPLE) - 800 EUROS

Tem um ano e pc e segundo ele ta impecavel.

O que eu tava a pensar comprar era este:

13" Branco: 1,83 GHz Intel Core 2 Duo, 512 MB DDR2 a 667 MHz - 2 x 256 MB SO-DIMMs, Disco Rígido Serial ATA de 60 GB (5.400 rpm) - 1.115,00 Euros

O que acham? Compro na loja ou ao meu amigo?
 
Não existem Macbook G4, apenas iBook G4 e Powerbook G4.
Qualquer deles completamente obsoleto e lento.

Vai antes para o Macbook Core 2 Duo da loja.
 
Eu nao comprava o do teu amigo, pois é um processador antigo, logo logo sera obsoleto.

O da loja já é um processador intel. o do teu amigo ainda é PPC.

Nota: o do teu amigo é um iBook G4, o novo é o MacBook Intel C2D.
 
O teu amigo ou não percebe grande coisa do assunto ou está-te a tentar dar conversa. Associar o nome actual MacBook ao antigo iBook que é o que ele tem é um mau presságio.

Seja como for o portátil dele nunca mais vale 800€ especialmente em relação à oferta actual. Nem sei se valeria para aí metade.

Compra o da loja.
 
Só há um pormenor que deves ter em conta quando comprares o Macbook Intel Core 2 Duo, que é a necessidade de fazer o upgrade para 1GB de RAM.
Nesse aspecto, o 1.5GB de RAM do iBook G4 do teu colega faz mais sentido que os 512MB de RAM do Macbook, visto que a gráfica integrada por si já consome alguma RAM e o sistema fica em geral muito lento.
Um amigo meu comprou um Macbook Core 2 Duo e em menos de uma semana de uso tratou logo de meter 1GB de RAM, a diferença é da noite para o dia!

Cumps.
 
posso meter uma farpa? não era o mac que tinha um "melhor uso de recursos e mesmo com menos ram tinha melhor performance"? é que agora todos dizem que é preciso meter pelo menos 1GB de ram senão os mac ficam muito lentos...
 
1º O portátil do teu amigo é um iBook e não um Macbook
Agora respondendo à tua questão, tendo os €'s iria para a segunda opção pelas seguintes razões:
1-Trata-se de Processador mais recente, logo mais eficiente, logo trabalhar com ele é muito mais fluido e agradável.

2-O Core 2 Duo é a 64bits, isso em si pode não significar nada no uso do dia a dia, mas por exemplo se mais tarde quiseres fazer o upgrade para o novo sistema operativo que está a sair não irás tirar todo o partido dele uma vez que ele vem preparado para os 64Bits

3-A Apple abandonou os processadores *****(que é o tipo de processador do iBook) a favor dos processadores Intel, logo é mais do que certo que a pouco e pouco irão tirar o suporte a este tipo de processadores, e quem diz a Apple diz os demais "developers"

4-Com a segunda opção ainda ganhas a possibilidade de para além de corres o MacOS (que é mais do que suficiente) podes instalar o Windows ou qualquer tipo de Linux.

Resumindo, a segunda opção significa que terás um computador mais agradável de trabalhar no presente e mais preparado para o futuro.

Nota: Com isto não quero estar a estragar o negócio ao teu amigo, de certo que ele te pode dar vantagens do seu iBook em relação ao Macbook.

Fica bem e boas compras.
 
Tenho 512, nao tenho queixas de relevo, só o dashboard é que demora mais um bocado a ser usavel.

Nao sei se esta associado ao facto de ter um MBP com memoria dedicada na grafica.
 
já agora, esse teu "amigo" está a ser muito chulo no preço, por isso convém verificar se é assim mesmo teu amigo. hoje em dia eu não daria mais de 500 euros por qualquer ibook.
 
posso meter uma farpa? não era o mac que tinha um "melhor uso de recursos e mesmo com menos ram tinha melhor performance"? é que agora todos dizem que é preciso meter pelo menos 1GB de ram senão os mac ficam muito lentos...

Digo pois! É a evolução, ainda tenho um casa um Pentium 100MHz que começou com 8 MB de RAM...
Hoje em dia, com as aplicações cada vez mais pesadas, com os sites com mais e mais vídeos, java, flash, o eye-candy, etc. pede cada vez mais RAM.
O primeiro computador a levar um upgrade de RAM de 512MB para 1GB foi o meu Sony Vaio.
O XP já se arrastava, e quando experimentei as RC's do Vista percebi que com 512MB não ia a lado nenhum.
O Linux não precisava de muita RAM, mas desde que meti os efeitos bonitos do Beryl com a minha Intel integrada percebi que estava na altura de fazer o upgrade: meti 1GB de RAM e as coisas melhoraram.
O Mac aguentou mais tempo com 512MB mas cedo percebi (em comparação com outros Macs com 1GB ou mais de RAM) que aumentando a RAM o sistema ia carregar mais coisas para a memória como se fosse cache e que ia sentir melhorias especialmente com vários programas abertos, além de que uso muitos widgets que consomem RAM... Meti 1GB de RAM e senti que as coisas melhoraram.
Ou seja, hoje em dia 1GB de RAM faz falta? Sim faz, no Vista por exemplo considero obrigatório!
O Mac beneficia também imenso com 1GB de RAM!
É uma vergonha o Macbook mais barato só ter 512 de RAM? É sim senhor! Devia trazer já 1GB, mas a Apple sempre foi forreta, sobrevivo com isso...

Cumps. :)
 
se o teu pc se arrastava com 512 de ram no XP, é porque tinhas lá demasiada tralha, provavelmente até instalada pela própria sony...
 
se o teu pc se arrastava com 512 de ram no XP, é porque tinhas lá demasiada tralha, provavelmente até instalada pela própria sony...

A tralha da Sony saíu logo com o primeiro format...
O problema é que o portátil tem uma gráfica integrada, logo nem 512MB de RAM tinha para o sistema, porque 8 ou 16MB são logo alocados para a gráfica (ainda para mais com 1400x1050 de resolução)...
E 500MB de RAM para o XP não é nada de especial, basta ter de programar com um IDE tipo Visual Studio ou o último Xillinx ISE, ter o browser aberto com uma dúzia de tabs (dúvidas de programação tiram-se com um bocado de pesquisa na web, eheh), um programa multimédia qualquer a reproduzir uma playlist qualquer, e depois os instant messengers do costume e rapidamente os 500MB de RAM já foram...
No Vista então, com o Superfetch, ele ocupa a RAM toda que tiveres em menos de nada...
A tecnologia é mesmo assim, o que ontem parecia demais hoje não chega para nada!

Cumps.
 
Mantenham a conversa ontopic sff, a estória da ram não é para aqui tida nem achada.

Quanto à dúvida original a resposta é simples: por esse preço não te interessa a não ser que seja o modelo de 12" e precises *mesmo* de um computador ligeiramente mais pequeno que o Macbook.

Por isso também digo que mais vale comprar o macbook.

PT
 
Não existem Macbook G4, apenas iBook G4 e Powerbook G4.
Qualquer deles completamente obsoleto e lento.

Vai antes para o Macbook Core 2 Duo da loja.


Obsoleto e lento? A quantos anos utilizas Mac´s?

Ainda a muita gente que faz trabalho em G3´s:p
Se os mac são perfeitos em algo é por se manterem úteis por um grande tempo de vida.

Quanto a escolha, pelo preço mais vale o intel.
Esse ibook novo custava a mes atras esse dinheiro para finalizar o stock. Mas em euros não daria como ja foi dito aqui mais do que 500€.
Sempre é mais silencioso e fresco para quem o utiliza muito por cima das pernas.
 
Última edição:
Back
Topo