Macbook impossivelmente LENTO

leumas2003

Power Member
Ola a todos!

6ª feira aconteceu algo bizarro no meu Macbook (Unibody, outubro 2008) que jamais vi acontecer num computador.

Já há algum tempo que não fazia actualizações, e calhou estar sem nada pra fazer e, uma vez que tinha tráfego ilimitado no local, corri o Software Update. A instalação decorreu nos trinques. No entanto, quando terminou, o sistema tornou-se incrivelmente lento. Ao começar a escrever a password para iniciar sessão, apareceu a "ampulheta arco-iris" durante imenso tempo ate começarem a aparecer a password que ja tinha inserido no teclado. O inicio da sessão tambem demorou bastante tempo, o sistema está todo basicamente um caos. Demora tempo a arrancar um programa, está constantemente a encravar (nao em horas, nem minutos mas sim em fracções de segundos). Abrir uma pasta ou duas ja é razão para ele travar durante um bom bocado.

Ja tentei tudo o que sabia (e li):
Iniciei em Safe Mode - não resulta, a lentidão e os freezes permanecem.
Instalei o Combo Update para ver se corrigia qualquer coisa que tivesse sido danificada, sei la... também não resultou.
Estou a tentar fazer backups aos meus dados, mas está estupidamente lento tambem, e por vezes a copia pára a meio. Ontem à noite apontava-me 24horas para salvaguardar 100gigas de dados, hoje de manhã pouco ou nada tinha copiado.
Lembrei-me de instalar o Windows numa partição à parte pra ver se conseguia ao menos passar os ficheiros rapidamente e, então, formatar o Mac. Mas o Bootcamp Assistant não consegue fazer a partição no disco.
Neste momento estou mesmo a desesperar a ver os backups que nunca mais se fazem. Ainda por cima o disco externo está em NTFS a correr pelo "MacFUSE 3G", o que deve tornar o processo ainda mais lento... demora um tempão a ser reconhecido quando ligo, também.

Enfim... gostava de saber se alguém tem uma sugestão. Para já estou mesmo a tentar salvaguardar os meus dados porque são coisas que não queria nada perder, mas se formatar não resolver, não estou a ver solução senão levá-lo à assistência.
 
Back
Topo