MacBook já me limpou duas vezes o cartão da máquina fotográfica!

Meje

Power Member
Já é a segunda vez que a MacBook me apaga todos os dados do cartão de memória da minha máquina digital (sony DSC-W50 com MSPD ultra II da SanDisk). Da primeira vez abri uma thread sobre o assunto para tentar perceber porque tinha acontecido e a conclusão a que cheguei é que se deve evitar ao máximo tirar os cartões das máquinas, descarregando as fotografias por cabo.

Da primeira vez tinha usado um adaptador usb para o memory stick pro duo. Comprei no clube viva da vodafone, era semelhante a uma pen, onde se podiam encaixar diversos cartões de memória. Pensei que pudesse ser de qualidade duvidosa e não o voltei a usar e desde aí tenho descarregado as fotos por cabo, maioritáriamente para o meu desktop com windows.

Hoje, liguei a máquina fotográfica por cabo ao MacBook, no modo "mass storage" e apareceu uma mensagem a dizer que não removi o dispositivo correctamente (não o tinha desligado do MacBook nenhuma vez) e tinha ficado com o cartão limpinho. Eram as fotos das férias, felizmente já as tinha passado para o HP da minha namorada pelo mesmo procedimento uns dias antes.

De seguida fiz algumas experiencias e não voltei a ter problemas. Percebi que a mensagem de não ter removido o dispositivo correctamente só aparece se eu escolher o modo "mass storage" nos menus da máquina. Se deixar que a máquina o faça automáticamente já não me aparece essa mensagem. No entanto, fiz várias experiências e não me voltou a apagar as fotos.

Alguém já teve problemas deste tipo ou ouviu falar deles?
Se sim perceberam porque acontecia?

Acho que só passarei fotos directamente para o Mac quando não tiver outra hipótese, é muito frustrante perder dezenas de fotos ou até centenas e não poder recuperá-las (aconteceu-me da primeira vez). Fica o alerta.
 
Sera por isso que os Prof´s utilizam CF e SD em vez de MS? lol

Existe um prograna que te consegue recuperar a fotos da memoria, agora não sei qual é mas logo que encontre te digo. Não utilizem a memoria por enquanto porque se tiveres a usar vais utilizar espaço onde estav as outras fotos.

Editado:
Pelos visto ja tinhas passado as fotos e o rui ja te deu alguns programas. Te recomendo a esperimentar para veres aquel que mais te agrada porque não é assim tão pouco comun acontecer isso. Basta tirar a memoria com a maquina ainda a funcionar para poderes ficar sem as fotos.
 
Última edição:
Nunca me aconteceu nada semelhante e já passei "gingas" de fotos dos cartões das minhas máquinas para o Mac. E utilizei tanto um card-reader como directamente da máquina, via cabo.
De qualquer maneira, dá uma vista de olhos a estes utilitários, que podem dar jeito:

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/31489
http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/25603
http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/32572

Rui Batista

Obrigado Rui, acabei por usar o photorescue e consegui recuperar mais de 500 fotos, algumas delas apagadas há mais de uma semana.


Eu também já fiz a operação muitas vezes. No desktop faço tanto pelo software da sony como arrastando as fotos no explorer. Quando aconteceu a primeira vez nem associei ao facto de ser no Mac, mas com esta segunda vez, julgo que poderá ter alguma relação. A Sony não tem software para Mac, por exemplo...
 
A Sony e mais umas quantas companhias que não pensam na globalidade dos utilizadores.
Já o meu Sony Ericsson não tem software de sincronização para Mac. Felizmente o Mac é tão plug & play que, pelo menos, basta ligá-lo e o cartão aparece no desktop (coisa que no Windows, sem instalar os drivers, não acontece).

Rui Batista
 
Back
Topo