1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MacBook já me limpou duas vezes o cartão da máquina fotográfica!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Meje, 2 de Setembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1389)

1. Meje

Meje Power Member

Já é a segunda vez que a MacBook me apaga todos os dados do cartão de memória da minha máquina digital (sony DSC-W50 com MSPD ultra II da SanDisk). Da primeira vez abri uma thread sobre o assunto para tentar perceber porque tinha acontecido e a conclusão a que cheguei é que se deve evitar ao máximo tirar os cartões das máquinas, descarregando as fotografias por cabo.

Da primeira vez tinha usado um adaptador usb para o memory stick pro duo. Comprei no clube viva da vodafone, era semelhante a uma pen, onde se podiam encaixar diversos cartões de memória. Pensei que pudesse ser de qualidade duvidosa e não o voltei a usar e desde aí tenho descarregado as fotos por cabo, maioritáriamente para o meu desktop com windows.

Hoje, liguei a máquina fotográfica por cabo ao MacBook, no modo "mass storage" e apareceu uma mensagem a dizer que não removi o dispositivo correctamente (não o tinha desligado do MacBook nenhuma vez) e tinha ficado com o cartão limpinho. Eram as fotos das férias, felizmente já as tinha passado para o HP da minha namorada pelo mesmo procedimento uns dias antes.

De seguida fiz algumas experiencias e não voltei a ter problemas. Percebi que a mensagem de não ter removido o dispositivo correctamente só aparece se eu escolher o modo "mass storage" nos menus da máquina. Se deixar que a máquina o faça automáticamente já não me aparece essa mensagem. No entanto, fiz várias experiências e não me voltou a apagar as fotos.

Alguém já teve problemas deste tipo ou ouviu falar deles?
    Se sim perceberam porque acontecia?

Acho que só passarei fotos directamente para o Mac quando não tiver outra hipótese, é muito frustrante perder dezenas de fotos ou até centenas e não poder recuperá-las (aconteceu-me da primeira vez). Fica o alerta.

2. rui_mac

rui_mac Power Member

3. Sirikazy

Sirikazy Power Member

Sera por isso que os Prof´s utilizam CF e SD em vez de MS? lol

Existe um prograna que te consegue recuperar a fotos da memoria, agora não sei qual é mas logo que encontre te digo. Não utilizem a memoria por enquanto porque se tiveres a usar vais utilizar espaço onde estav as outras fotos.

Editado:
    Pelos visto ja tinhas passado as fotos e o rui ja te deu alguns programas. Te recomendo a esperimentar para veres aquel que mais te agrada porque não é assim tão pouco comun acontecer isso. Basta tirar a memoria com a maquina ainda a funcionar para poderes ficar sem as fotos.

Última edição: 2 de Setembro de 2007
  4. souto

souto To fold or to FOLD?

Se calhar tens as portas usb do macbook com mau contacto

5. Meje

Meje Power Member

Obrigado Rui, acabei por usar o photorescue e consegui recuperar mais de 500 fotos, algumas delas apagadas há mais de uma semana.

Eu também já fiz a operação muitas vezes. No desktop faço tanto pelo software da sony como arrastando as fotos no explorer. Quando aconteceu a primeira vez nem associei ao facto de ser no Mac, mas com esta segunda vez, julgo que poderá ter alguma relação. A Sony não tem software para Mac, por exemplo...

6. rui_mac

rui_mac Power Member

A Sony e mais umas quantas companhias que não pensam na globalidade dos utilizadores.
    Já o meu Sony Ericsson não tem software de sincronização para Mac. Felizmente o Mac é tão plug & play que, pelo menos, basta ligá-lo e o cartão aparece no desktop (coisa que no Windows, sem instalar os drivers, não acontece).

Rui Batista

7. http://www.techzonept.com/newreply.php?do=newreply&p=1968213

Não é preciso é seres tão biased... Eu tenho leitor incorporado no HP e nunca instalei driver nenhum. De cada vez que lhe meto um cartão: voilá! O menu de escolha do que quero fazer com o material que está lá.

Eu também tenho um MAC, mas daí a dizer que é a melhor coisa feita pela humanidade até hoje...

Partilhar esta Página