MacBook ligado a lcd-tv, duvidas na qualidade.

SergioLopes

Power Member
Boas...
Depois de muito lutar de volta do macbook, venho aqui solicitar alguma ajuda para este problema.
Tenho uma tv Samsung LE40N87BD, e um MacBook Core 2 Duo White 2.16ghz, ja comprei o cabo mini mdvi -> dvi e depois o dvi -> hdmi para, por fim, ligar isto à tv.
O objectivo disto era conseguir ver na tv os filmes divx/xvid "normais" e os filmes .mkv (720p ou 1080p) com o máximo de qualidade.... o que acontece é que não acho a qualidade satisfatória, quando comparada com o meu outro portátil ligado simplesmente por VGA.
Penso que o problema estará nos codecs e/ou software que estou a utilizar (vlc) para isto.

Alguém me pode dar umas dicas em relação a este problema? que codecs ? qual a melhor maneira de por isto a funcionar de forma satisfatória ?

Outra duvida, não tão importante, mas que ainda nao consegui encontrar solução que convença... que software usar para Media Center ? Preciso que de para aceder aos filmes que estão em partilhas de rede windows...

Desde já obrigado ...

[ ]
 
A resposta pode ser simples: A saida DVI do Macbook e somente simples (DVI-I) e nao dupla (DVI-D) e em 40" pagas o preco na qualidade da imagem. Pode ser tambem que tenhas um dos adaptadores ou cabo HDMI de qualidade duvidosa :D.

Tenho tido um Macbook Pro (com saida DVI-D e cabo HDMI) ligado a uma televisao Sony de 26" e a qualidade e simplesmente fantastica, mesmo com Divx de baixa qualidade, utilizando o VLC.

A qualidade de imagem geral do OS X na televisao e satisfatoria? Ou seja, so notas nos filmes?
 
Não sabia isso da saida dvi-i dvi-d ... já estou a ficar lixado com isto entao...
Quanto aos adaptadores e cabos, são todos Apple... daí nao deve ser o problema...
A qualidade na tv tambem se nota nao ser a melhor simplesmente no osx, mas nos filmes é bem pior... incluisive as legendas nao saem mt bem definidas...
 
O facto de serem Apple nao significa que sejam os melhores :-D.

Nao tens maneira de arranjar alguem que te empreste um cabo HDMI daqueles bem caros para testares? (Se o problema estiver no cabo, das logo por isso, se for nos adaptadores, tambem terias de encontrar alternativa)

Podes sempre tentar mexer no perfil de cor e afins no system preferences. Nao perdes nada e e gratis.
 
Quanto a cabos de mais qualidade... posso ver se consigo arranjar outros para testar... embora ja tenha exprimentado com outros e nao notei diferença (mas podiam ser da mesma qualidade (?) destes) ....

Quanto ás cores, tambem nao me parece que seja por ai que chegue á qualidade que quero...
Acho que o macbook para isto está a ser má ideia... :(
 
Quanto a cabos de mais qualidade... posso ver se consigo arranjar outros para testar... embora ja tenha exprimentado com outros e nao notei diferença (mas podiam ser da mesma qualidade (?) destes) ....

Quanto ás cores, tambem nao me parece que seja por ai que chegue á qualidade que quero...
Acho que o macbook para isto está a ser má ideia... :(

O macbook serve bem, estás é com alto problema de codecs ... digo eu ... ou de cabos, mesmo ...
 
A resposta pode ser simples: A saida DVI do Macbook e somente simples (DVI-I) e nao dupla (DVI-D) e em 40" pagas o preco na qualidade da imagem. Pode ser tambem que tenhas um dos adaptadores ou cabo HDMI de qualidade duvidosa :D.

Tenho tido um Macbook Pro (com saida DVI-D e cabo HDMI) ligado a uma televisao Sony de 26" e a qualidade e simplesmente fantastica, mesmo com Divx de baixa qualidade, utilizando o VLC.

A qualidade de imagem geral do OS X na televisao e satisfatoria? Ou seja, so notas nos filmes?

Não.
Mesmo uma saída DVI single-link suporta até 1920x1200 a 60Hz, pelo que 1080p (1920x1080) não é problema -a não ser que tenhas uma HDTV de 100Hz ou superior, mas são raras-.
Se a qualidade de imagem é fraca, tens de culpar o hardware scaler contido na Intel GMA950 ou o driver modificado pela Apple, nada mais.

O DVI dual-link só é necessário se precisares de usar resoluções superiores, como as dos monitores LCD de 30 polegadas (2560x1600).
 
Última edição:
Obrigado pela explicação....
De qualquer maneira acho que a qualidade nao está tão boa como poderia estar... alguma dica em relação aos codecs para fazer um ultimo teste nisto ?

desde já obrigado
 
o meu esta ligado a um monitor de 24'' a 1920x1200 @ 60HZ com uma qualidade de imagem espetacular .. o problema deve estar mesmo nos cabos ou codecs ...
 
Eu afastei a hipótese dos codecs quando lhe fiz a pergunta sobre a restante qualidade de imagem, sem ser a de filmes.

Por falar nisso, SergioLopes, porque não tentas com um DVD propriamente dito para verificar que qualidade tem?
 
Sergio... ninguém respondeu à tua segunda questão...

O melhor software que tens para fazer de media center é mesmo o Front Row, já que vem instalado de raiz...
só precisas de fazer uma coisa para adicionares unidades de rede partilhadas (windows ou linux) é simples:

O front row só lê as pastas do teu utilizador ( e do user shared) em busca de conteúdos. ou seja na tua pasta /users/utilizador tens lá uma serie de pastas que ele usa... uma delas, (a mais importante no teu caso) é a pasta "movies". Todos os conteúdos desta pasta serão apresentados numa lista no frontrow e serão "visionáveis"

então mas o que isto tem a ver com as unidades de rede? perguntas tu...

é simples... navega até uma unidade de rede que tenha os conteúdos, abre o menu e selecciona a opção de "criar um atalho" (ou algo parecido não tenho aqui o mac.)

Depois é só pegar nesse atalho e meter na pasta movies.

Assim esta pasta de rede passará a constar do FrontRow... ;) e o seu conteúdo acessível easy!

JPC
 
[PT]latrine;2278023 disse:
Sergio... ninguém respondeu à tua segunda questão...

O melhor software que tens para fazer de media center é mesmo o Front Row, já que vem instalado de raiz...
só precisas de fazer uma coisa para adicionares unidades de rede partilhadas (windows ou linux) é simples:

O front row só lê as pastas do teu utilizador ( e do user shared) em busca de conteúdos. ou seja na tua pasta /users/utilizador tens lá uma serie de pastas que ele usa... uma delas, (a mais importante no teu caso) é a pasta "movies". Todos os conteúdos desta pasta serão apresentados numa lista no frontrow e serão "visionáveis"

então mas o que isto tem a ver com as unidades de rede? perguntas tu...

é simples... navega até uma unidade de rede que tenha os conteúdos, abre o menu e selecciona a opção de "criar um atalho" (ou algo parecido não tenho aqui o mac.)

Depois é só pegar nesse atalho e meter na pasta movies.

Assim esta pasta de rede passará a constar do FrontRow... ;) e o seu conteúdo acessível easy!

JPC

Já que tocas nisso, pelo frontrow é possivel ver, tipo, séries em divx? (quem diz séries diz um ficheiro em divx/xvid)
 
Back
Topo