1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MacBook ligado a lcd-tv, duvidas na qualidade.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por SergioLopes, 4 de Dezembro de 2007. (Respostas: 51; Visualizações: 3853)

1. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Boas...
    Depois de muito lutar de volta do macbook, venho aqui solicitar alguma ajuda para este problema.
    Tenho uma tv Samsung LE40N87BD, e um MacBook Core 2 Duo White 2.16ghz, ja comprei o cabo mini mdvi -> dvi e depois o dvi -> hdmi para, por fim, ligar isto à tv.
    O objectivo disto era conseguir ver na tv os filmes divx/xvid "normais" e os filmes .mkv (720p ou 1080p) com o máximo de qualidade.... o que acontece é que não acho a qualidade satisfatória, quando comparada com o meu outro portátil ligado simplesmente por VGA.
    Penso que o problema estará nos codecs e/ou software que estou a utilizar (vlc) para isto.

Alguém me pode dar umas dicas em relação a este problema? que codecs ? qual a melhor maneira de por isto a funcionar de forma satisfatória ?

Outra duvida, não tão importante, mas que ainda nao consegui encontrar solução que convença... que software usar para Media Center ? Preciso que de para aceder aos filmes que estão em partilhas de rede windows...

Desde já obrigado ...

[ ]

2. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

A resposta pode ser simples: A saida DVI do Macbook e somente simples (DVI-I) e nao dupla (DVI-D) e em 40" pagas o preco na qualidade da imagem. Pode ser tambem que tenhas um dos adaptadores ou cabo HDMI de qualidade duvidosa :D.

Tenho tido um Macbook Pro (com saida DVI-D e cabo HDMI) ligado a uma televisao Sony de 26" e a qualidade e simplesmente fantastica, mesmo com Divx de baixa qualidade, utilizando o VLC.

A qualidade de imagem geral do OS X na televisao e satisfatoria? Ou seja, so notas nos filmes?

3. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Não sabia isso da saida dvi-i dvi-d ... já estou a ficar lixado com isto entao...
    Quanto aos adaptadores e cabos, são todos Apple... daí nao deve ser o problema...
    A qualidade na tv tambem se nota nao ser a melhor simplesmente no osx, mas nos filmes é bem pior... incluisive as legendas nao saem mt bem definidas...

4. Demiurgo

O facto de serem Apple nao significa que sejam os melhores :-D.

Nao tens maneira de arranjar alguem que te empreste um cabo HDMI daqueles bem caros para testares? (Se o problema estiver no cabo, das logo por isso, se for nos adaptadores, tambem terias de encontrar alternativa)

Podes sempre tentar mexer no perfil de cor e afins no system preferences. Nao perdes nada e e gratis.

5. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Quanto a cabos de mais qualidade... posso ver se consigo arranjar outros para testar... embora ja tenha exprimentado com outros e nao notei diferença (mas podiam ser da mesma qualidade (?) destes) ....

Quanto ás cores, tambem nao me parece que seja por ai que chegue á qualidade que quero...
    Acho que o macbook para isto está a ser má ideia... :(

6. ruimoura

ruimoura Power Member

O macbook serve bem, estás é com alto problema de codecs ... digo eu ... ou de cabos, mesmo ...

7. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Entao que codecs sao aconselhaveis para o seguinte:

- divx
    - xvid
    - mkv 720p
    - ac3

e qual o player ...
    Nao pesco grande coisa de macs ...

8. blastarr

blastarr Power Member

Não.
    Mesmo uma saída DVI single-link suporta até 1920x1200 a 60Hz, pelo que 1080p (1920x1080) não é problema -a não ser que tenhas uma HDTV de 100Hz ou superior, mas são raras-.
    Se a qualidade de imagem é fraca, tens de culpar o hardware scaler contido na Intel GMA950 ou o driver modificado pela Apple, nada mais.

O DVI dual-link só é necessário se precisares de usar resoluções superiores, como as dos monitores LCD de 30 polegadas (2560x1600).

Última edição: 4 de Dezembro de 2007
  9. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Obrigado pela explicação....
    De qualquer maneira acho que a qualidade nao está tão boa como poderia estar... alguma dica em relação aos codecs para fazer um ultimo teste nisto ?

desde já obrigado

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Experimenta o Perian e vê pelo quicktime

11. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Obrigado... quando chegar a casa já vou testar isto...

12. zoidberg

zoidberg Folding Member

o meu esta ligado a um monitor de 24'' a 1920x1200 @ 60HZ com uma qualidade de imagem espetacular .. o problema deve estar mesmo nos cabos ou codecs ...

13. Demiurgo

Mas se ele diz que também no resto do OS X a qualidade não é a melhor, como é que os codecs resolvem a coisa? :-D

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Li essa parte na diagonal, mas nunca se sabe ... Não sei como funciona esta treta dos codecs em Mac, i'm just guessing ...

15. Demiurgo

Eu afastei a hipótese dos codecs quando lhe fiz a pergunta sobre a restante qualidade de imagem, sem ser a de filmes.

Por falar nisso, SergioLopes, porque não tentas com um DVD propriamente dito para verificar que qualidade tem?

16. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Obrigado pelas dicas... hoje ja nao vou poder testar as soluções sugeridas, mas amanha ataco nisso...

Obrigado

( Demiurgo, és o autor desse blog ? )

17. Demiurgo

A última vez que verifiquei, sim. :-D.

18. SergioLopes

SergioLopes Power Member

Porreiro pah :) Sou um leitor assíduo desse blog ... lol
    Coincidências ....

19. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Sergio... ninguém respondeu à tua segunda questão...

O melhor software que tens para fazer de media center é mesmo o Front Row, já que vem instalado de raiz...
    só precisas de fazer uma coisa para adicionares unidades de rede partilhadas (windows ou linux) é simples:

O front row só lê as pastas do teu utilizador ( e do user shared) em busca de conteúdos. ou seja na tua pasta /users/utilizador tens lá uma serie de pastas que ele usa... uma delas, (a mais importante no teu caso) é a pasta "movies". Todos os conteúdos desta pasta serão apresentados numa lista no frontrow e serão "visionáveis"

então mas o que isto tem a ver com as unidades de rede? perguntas tu...

é simples... navega até uma unidade de rede que tenha os conteúdos, abre o menu e selecciona a opção de "criar um atalho" (ou algo parecido não tenho aqui o mac.)

Depois é só pegar nesse atalho e meter na pasta movies.

Assim esta pasta de rede passará a constar do FrontRow... ;) e o seu conteúdo acessível easy!

JPC

20. ruimoura

ruimoura Power Member

Já que tocas nisso, pelo frontrow é possivel ver, tipo, séries em divx? (quem diz séries diz um ficheiro em divx/xvid)

Partilhar esta Página