1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MacBook & MacBook Pro screens subject of class-action lawsuit

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por setekh, 18 de Maio de 2007. (Respostas: 55; Visualizações: 3636)

  1. setekh

    setekh Power Member

    Estava eu a passear online para não ter que fazer trabalho nenhum, quando vi este artigo no Engadget

    aos users destes laptops, estas acusações têm fundamento, ou são só mais 1 stab às grandes empresas, como é comum nos USA?
     
  2. Meje

    Meje Power Member

    Já li aqui pelo fórum que os ecrãs dos portáteis apple actuais têm pior qualidade que os seus antecessores PPC.

    Eu particularmente com o meu macbook C2D, apenas o posso comparar com outras marcas que tenho visto de amigos meus e acho a qualidade bastante boa. Se corresponde ao anunciado, já ultrapassa os meus conhecimentos na área.
     
  3. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Também estou bastante satisfeito com o meu ecran (MacBook Pro).
    No entanto, detesto os ecrans glossy dos MacBooks. Basta desviar a cabeça uns centímetros para cima, baixo, esquerda ou direita e as cores mudam drasticamente. Mas creio que é uma "feature" deste tipo de ecrans, seja em que computador for.

    Rui Batista
     
  4. mark_pt

    mark_pt Power Member

  5. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Concordo que a Apple não devia dizer que os ecrans reproduzem milhões de cores quando "apenas" fazem 262 mil.
    Mas... quem é que precisa de milhões de cores? Quem faz calibração de cor em fotocomposição.
    De resto, nem quem trabalha para video precisa de tantas cores porque os televisores não são capazes de produzir tantas. E, mesmo os que dizem que o fazem, não serve de nada, porque o olho humano não consegue ver assim tantos. De facto nem se chegou ainda a uma conclusão de quantas cores o olho humano consegue percepcionar, com os números a variar entre 100.000 e 10.000.000, conforme as teorias. De qualquer modo, nunca se conseguiria visionar os pretensos 16 milhões (16.777.216) de cores possíveis com 24 bits.
    E quem é que usa um portátil para fazer fotocomposição/calibração de cor?!? Nenhum profissional o fará, garanto-vos. E eu posso falar com conhecimento de causa, porque sou um profissional da área (faço fotocomposição e calibração de cor diariamente).
    Quem utilizar um portátil para fazer tal não pode ser um bom profissional.
    Quanto a bons ecrans, há muito poucos TFTs que sejam bons para calibração de cor. Na agência onde trabalho, tenho um EIZO que é simplesmente fantástico. Permite ajustar a cor (controlos de cor no próprio monitor) em RGB e CMY.
    Portanto, repito as duas premissas que atrás anunciei: acho profundamente errado da parte da Apple anunciar que os ecrans fazem mais cores que as que realmente fazem mas também reafirmo que, para portáteis, pouco interessa que façam as 262 mil ou os milhões anunciados.

    Rui Batista
     
  6. Fork

    Fork What is folding?

    Não interessa, gostavas de comprar gato por lebre?

    Eu nao gosto, nao estou minimamente preocupado com isto, mas entendo quem está.
     
  7. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Não, não gosto de comprar gato por lebre.
    Mas quando comprei o portátil, o número de cores do ecran nem entrou em consideração.
    Claro que, se o ecran só tivesse 256 cores, isso sim, seria muito mau. Mas, de resto, cumpre mais que bem a função. 262 mil cores são mais que suficientes para o que faço.

    Rui Batista
     
  8. Mitch

    Mitch Banido

    então imagina que compravas o portátil com 2GB de ram, e na verdade só funcionavam 256MB... e vinha eu dizer "ah e tal só profissionais é que precisam dos 2GB de ram, e esses profissionais não compram portáteis, os 256MB chegam para qualquer utilizador"...

    era um bocado ridículo, não?
    se publicitam uma coisa e vendem outra, podem e DEVEM ser processados.
     
  9. Meje

    Meje Power Member

    Eu, apesar de estar satisfeito com o meu ecrã, discordo que se faça publicidade enganosa. Quando lido com alguma situação desse tipo e tenho conhecimentos suficientes para me mexer, tento sempre, no minimo, divulgar a situação. Se de facto estão a publicitar uma coisa e a vender outra, como foi aqui dito, acho que devem responder por isso... E já agora podem mandar um ecrã ainda ainda melhor!:x2:
     
  10. mark_pt

    mark_pt Power Member

    Fala por ti.

    Não se trata do ecrã ser "suficientemente bom" ou não, mas única e exclusivamente de publicidade enganosa. E, tanto quanto sei, isso é punível pela lei.
     
  11. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Achas realmente que a situação seria a mesma? É que com menos RAM há coisas que não podes mesmo fazer. E com menos cores, nem notas. Nem as poderias utilizar como deve ser, se as tivesses. É que nem os profissionais (nos quais me incluo), com milhões de cores reais num portátil (se as tiverem), vão sequer usar esse ecran para fazer calibração.
    Mas, é claro, discordo absolutamente com a publicidade enganosa e, se paguei por um ecran com milhões de cores, gostava de ter um ecran com milhões de cores (mesmo que não as use).

    Rui Batista
     
  12. Mitch

    Mitch Banido

    claro que podes fazer as mesmas coisas com menos ram... está lá o disco para alguma coisa.
     
  13. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Há coisas para as quais a RAM virtual não funcionam.
    A RAM virtual serve para troca de "páginas" de RAM. Quando se está a fazer um render com muitas texturas ou no qual faço sub-polygon displacement, tenho mesmo de ter RAM real, para que o modelo caiba todo lá. E já nem vou falar em velocidade.
    Mas, mesmo com um ecran com 262 mil cores posso fazer renders com milhões de cores. De facto, até posso fazer renders com muito mais (por vezes faço renders em HDRI). Com menos RAM é que não posso.

    Rui Batista
     
  14. setekh

    setekh Power Member

    e começamos a discutir o sexo dos anjos :rolleyes: não andem às turras :-D

    a verdade é que, para um painel de um portátil (=sujeito a todas as condiçoes adversas possíveis), não faz diferença absolutamente nenhuma o painel ser de 6 ou de 8 bits...o (horrivel) acabamento glossy que é tão popular impede visualizar o ecrã sem que haja diferenças absurdas na reprodução da mesma cor...por isso acho que se pode estabelecer 2 pontos

    - é idiota publicitar (e vender) paineis de 8 bits para portateis com acabamento glossy
    - é ainda mais idiota publicita-lo, e no fim de contas vender um de 6 bits lol
     
  15. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Concordo e assino em baixo :)

    Rui Batista
     
  16. ajax

    ajax Banido

    Se o TFT do meu portátil Macbook não estiver conforme as especificações anunciadas pela Apple farei tudo o que estiver ao meu alcance para ser reembolsado ou receber um produto igual ou superior aquilo que comprei. Por mais que gostemos dos produtos Apple não devemos aceitar permissivamente que enganem os consumidores.
     
  17. JedWar

    JedWar Power Member

    Tenho dito...
     
  18. paperless

    paperless Power Member

    262 mil cores num ecran de um portátil é no mínimo ridículo..

    Ate o ecran da minha PSP reproduz mais cores.. :/
     
  19. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    aqui é mais o contrario, eles dizem que fazem milhões de cor e fazem mas por interpolação (certo?) qd na verdade só tem 200 e tal cores. Nesse teu exemplo seria mais eles a anunciarem que tinha 2gb quando na verdade só tinhas 256megas e o resto era conseguido através de software.

    Quanto a mim não me aquece nem me arrefece, mas já tinha ouvido falar de que as cores por vezes tinham diferença entre mac e não macs, se calhar até uma forma de as baterias serem poupadas digo eu não sei.
     
  20. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Eu gosto pouco que me mintam, e portanto aguardo com expectativa o que sairá nos próximos meses dessa class action.

    setekh,

    Por defeito os monitores dos MBP não são glossy, mas sim matte.
     

Partilhar esta Página