Macbook morreu

lfgalvao

Power Member
Esta manhã estava tranquilamente a ler umas coisas no google reader, quando o meu macbook começou a soluçar a emitir uns estalidos muito subtis a partir da base. Acabou por bloquear e tive que apagá-lo através do botão. Quando reiniciei, deu aquele som típico do início, mas o écran continiou cinzento e os estalidos fizeram-se ouvir. Finalmente apareceu uma pasta no centro do écran, com um ponto de exclamação.
Entretanto já estive a ler umas coisas na internet e parece que o problema é mesmo do disco, que deve ter pifado. Esta noite vou tentar fazer o boot através do dvd do leopard a ver se dá para fazer algum tipo de reparação com o disk utility. Já tentei pô-lo em modo target e ele realmente fica, mas como não tenho aqui um cabo firewire, não consigo comprovar se dá para salvar alguma coisa.
Enfim, já percebi mais ou menos o que se passa, o que não percebo foi o que o levou a este estado. É um macbook de junho de 2007 que nunca teve nenhum problema (excepto o facto de estar a rachar na base, na parte que se junta aos ímanes - mas isso é muito comum) e que ainda se encontra na garantia. No entanto já tenho lido por aí que a apple considera os discos rígidos como peças de desgaste e que por isso não os inclui na garantia.
Acham que vou ter problemas para que eles me susbstituam o disco?
obrigado
 
Boas,
Posso falar na minha experiência com um portátil da HP que comprei na Vobis.
O disco pifou faltava 1 mês para acabar a garantia, e eles trocaram o mesmo, sem problemas passada uma semana.
Para mim eles só têm que trocar, porque é de lei.
Essa da peça de desgaste também já vi por aqui um user com o mesmo problema e foi o que lhe disseram, penso que não podem fazer isso, está dentro da garantia, é para trocar e mais nada.
Cumprimentos e boa sorte com isso. :)
 
Como já disse noutro tópico, os discos só serão peças de desgaste na somália ou na eritreia ... Aqui em Portugal (e que eu saiba no resto do mundo) a única peça de "desgaste" nos portáteis são as baterias, mas até nisso a Apple dá a garantia total, ao contrário das outras marcas, que só dão os 6 meses obrigatórios por lei.

O disco está abrangido pela garantia da Apple, terás que telefonar para pedir suporte técnico, ou dirige-te à loja onde o adquiriste.
 
Já confirmei com o utilitário de disco. Ele nem reconhece nenhum volume para além do próprio dvd.
Agora a minhas questões são as seguintes:

- Tenho um backup do Time Machine (já tem 15 dias, mas é melhor do que nada...) num disco USB. Quando tiver o disco substituto, posso usar a opção do disco 1 do leopard, para repor o último backup do time machine, ou tem que ser a partir de um disco firewire? Se tiver que ser a partir de firewire, posso ligar o disco usb a outro mac e ligar este último ao meu por firewire? Terei acesso ao disco que está ligado ao primeiro mac por usb?

- Quando me substituirem o disco, vão pelo menos formatá-lo? Vão instalar o sistema operativo?

- Acham que vale a pena propor na apple que me ponham um disco maior e eu pago a diferença de preço?

Tou a por estas questões porque de momento me encontro nos açores e aqui não há assistencia técnica...

Por outro lado, volto a manifestar a minha decepção com os produtos apple. Primeiro foi a questão do plástico dos macbooks que se parte sempre no mesmo sítio (quase todos os que conheço) e agora a questão dos discos que morrem repentinamente (é o 3º que conheço). Já é o meu quarto portátil (1º mac) e é a primeira vez que isto me acontece. Os outros ainda funcionam razoavelmente bem.

obrigado
 
Penso que podes culpar a Apple relativamente ao plástico. É miserável vender carcaças de plástico que racham sempre no mesmo sítio. Não vale a pena culpar o material (o plástico). Existem milhões de outros portáteis de plástico, alguns bem rafeiros, que não tem defeitos desses.

Agora o disco é um componente fornecido por meia dúzia de fabricantes. A Apple é responsável por te substituir o disco mas isso podia acontecer em qualquer portátil ou dispositivo com um disco 3,5".
 
sim... a culpa é sem dúvida da Apple... e do utilizador também... eu tenho o meu que carrego diariamente, uma filha de três anos que abusa do mesmo, um teclado badalhoco, um trackpad com brilho no meio, e que nunca partiu nada.. e é da primeira geração de Macbooks,... sim...fui um beta tester :)

Quanto Às qeustões...
Se te derem um disco novo ele vem pré formatado, sem nada instalado a não ser que leves o dvd e peças lá para instalar... provavelmente terás um custo acrescido.
Quando instalas o DVD e metes a drive externa do Time machine ele pergunta se queres recuperar tudo À data do último backup e pronto... por usb

Ao contrário do target mode que arrancas do disco externo firewire, neste caso arrancas do disco interno e recuperas a informação via usb
 
[PT]latrine;3773278 disse:
sim... a culpa é sem dúvida da Apple... e do utilizador também... eu tenho o meu que carrego diariamente, uma filha de três anos que abusa do mesmo, um teclado badalhoco, um trackpad com brilho no meio, e que nunca partiu nada.. e é da primeira geração de Macbooks,... sim...fui um beta tester :)

Então explica-me lá como é que é culpa do utilizador, se no meu caso, apesar de o transportar bastante, tenho muito mais cuidado com ele do que tu (para começar, não tenho filhos...)? Em relação ao plástico partido acho que é óbvio que se trata de material defeituoso ou erro de design, que faz com que uma certa percentagem de todos os macbooks (no caso dos que eu conheço: 100%) rachem naquela zona específica.

[PT]latrine;3773278 disse:
Quando instalas o DVD e metes a drive externa do Time machine ele pergunta se queres recuperar tudo À data do último backup e pronto... por usb

No meu caso, não pretendo instalar nada do DVD no disco de substituição. O que pretendo é iniciar o computador usando o dvd da apple, e logo de seguida escolher a opção "restore backup from time machine" ou algo do género. A minha dúvida é se o sistema reconhecerá um disco usb da mesma forma que reconheceria um disco firewire. Ou é sempre necessário fazer uma instalação do sistema e só depois disso, restaurar o backup?

obrigado
 
lfgalvao,
Infelizmente o que te aconteceu com o disco, parece-me já algo comum, pois já vi uma série de pessoas (eu incluído) com o mesmo azar. Esse "clok-clok-clok" não engana. Se está na garantia, basta de dirigires à loja Apple mais próxima de ti para fazer a reparação (Liga para a Apple para te informares das lojas). No meu caso levei os CD's de instalação do meu Macbook e entregaram-mo na hora todo limpinho (leia-se: formatado).
No meu caso não tinha nenhum backup (nem sequer havia time machine na altura) e por isso, e partir desse mesmo dia, comprei um disco externo que me faz backups integrais diários.
Abraço,
 
entregaram-mo na hora todo limpinho

Pois, tenho que ir lá à loja quando voltar das férias. Mas não deixo de estar apreensivo, sobretudo pelo que tenho lido aqui no fórum em relação à forma como a apple (ou os revendedores apple) tenta fugir à responsabilidade e à garantia de 2 anos. Num outro post também li que alguém teve um problema com o disco e a apple disse que os discos eram componentes de desgaste (ou algum termo parecido) e que por isso tinham uma garantia limitada.

No teu caso, quantos meses tinha o mac?

odeio estar de férias e ansioso porque elas terminem, para voltar para lisboa e resolver esta situação. muito mau timming.
 
Back
Topo