1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Macbook morreu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por lfgalvao, 21 de Outubro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1313)

1. lfgalvao

lfgalvao Power Member

Esta manhã estava tranquilamente a ler umas coisas no google reader, quando o meu macbook começou a soluçar a emitir uns estalidos muito subtis a partir da base. Acabou por bloquear e tive que apagá-lo através do botão. Quando reiniciei, deu aquele som típico do início, mas o écran continiou cinzento e os estalidos fizeram-se ouvir. Finalmente apareceu uma pasta no centro do écran, com um ponto de exclamação.
    Entretanto já estive a ler umas coisas na internet e parece que o problema é mesmo do disco, que deve ter pifado. Esta noite vou tentar fazer o boot através do dvd do leopard a ver se dá para fazer algum tipo de reparação com o disk utility. Já tentei pô-lo em modo target e ele realmente fica, mas como não tenho aqui um cabo firewire, não consigo comprovar se dá para salvar alguma coisa.
    Enfim, já percebi mais ou menos o que se passa, o que não percebo foi o que o levou a este estado. É um macbook de junho de 2007 que nunca teve nenhum problema (excepto o facto de estar a rachar na base, na parte que se junta aos ímanes - mas isso é muito comum) e que ainda se encontra na garantia. No entanto já tenho lido por aí que a apple considera os discos rígidos como peças de desgaste e que por isso não os inclui na garantia.
    Acham que vou ter problemas para que eles me susbstituam o disco?
    obrigado

2. madsites

madsites Power Member

Boas,
    Posso falar na minha experiência com um portátil da HP que comprei na Vobis.
    O disco pifou faltava 1 mês para acabar a garantia, e eles trocaram o mesmo, sem problemas passada uma semana.
    Para mim eles só têm que trocar, porque é de lei.
    Essa da peça de desgaste também já vi por aqui um user com o mesmo problema e foi o que lhe disseram, penso que não podem fazer isso, está dentro da garantia, é para trocar e mais nada.
    Cumprimentos e boa sorte com isso. :)

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Como já disse noutro tópico, os discos só serão peças de desgaste na somália ou na eritreia ... Aqui em Portugal (e que eu saiba no resto do mundo) a única peça de "desgaste" nos portáteis são as baterias, mas até nisso a Apple dá a garantia total, ao contrário das outras marcas, que só dão os 6 meses obrigatórios por lei.

O disco está abrangido pela garantia da Apple, terás que telefonar para pedir suporte técnico, ou dirige-te à loja onde o adquiriste.

4. lfgalvao

lfgalvao Power Member

Já confirmei com o utilitário de disco. Ele nem reconhece nenhum volume para além do próprio dvd.
    Agora a minhas questões são as seguintes:

- Tenho um backup do Time Machine (já tem 15 dias, mas é melhor do que nada...) num disco USB. Quando tiver o disco substituto, posso usar a opção do disco 1 do leopard, para repor o último backup do time machine, ou tem que ser a partir de um disco firewire? Se tiver que ser a partir de firewire, posso ligar o disco usb a outro mac e ligar este último ao meu por firewire? Terei acesso ao disco que está ligado ao primeiro mac por usb?

- Quando me substituirem o disco, vão pelo menos formatá-lo? Vão instalar o sistema operativo?

- Acham que vale a pena propor na apple que me ponham um disco maior e eu pago a diferença de preço?

Tou a por estas questões porque de momento me encontro nos açores e aqui não há assistencia técnica...

Por outro lado, volto a manifestar a minha decepção com os produtos apple. Primeiro foi a questão do plástico dos macbooks que se parte sempre no mesmo sítio (quase todos os que conheço) e agora a questão dos discos que morrem repentinamente (é o 3º que conheço). Já é o meu quarto portátil (1º mac) e é a primeira vez que isto me acontece. Os outros ainda funcionam razoavelmente bem.

obrigado

5. timber

timber Zwame Advisor

Penso que podes culpar a Apple relativamente ao plástico. É miserável vender carcaças de plástico que racham sempre no mesmo sítio. Não vale a pena culpar o material (o plástico). Existem milhões de outros portáteis de plástico, alguns bem rafeiros, que não tem defeitos desses.

Agora o disco é um componente fornecido por meia dúzia de fabricantes. A Apple é responsável por te substituir o disco mas isso podia acontecer em qualquer portátil ou dispositivo com um disco 3,5".

6. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

sim... a culpa é sem dúvida da Apple... e do utilizador também... eu tenho o meu que carrego diariamente, uma filha de três anos que abusa do mesmo, um teclado badalhoco, um trackpad com brilho no meio, e que nunca partiu nada.. e é da primeira geração de Macbooks,... sim...fui um beta tester :)

Quanto Às qeustões...
    Se te derem um disco novo ele vem pré formatado, sem nada instalado a não ser que leves o dvd e peças lá para instalar... provavelmente terás um custo acrescido.
    Quando instalas o DVD e metes a drive externa do Time machine ele pergunta se queres recuperar tudo À data do último backup e pronto... por usb

Ao contrário do target mode que arrancas do disco externo firewire, neste caso arrancas do disco interno e recuperas a informação via usb

7. lfgalvao

lfgalvao Power Member

Então explica-me lá como é que é culpa do utilizador, se no meu caso, apesar de o transportar bastante, tenho muito mais cuidado com ele do que tu (para começar, não tenho filhos...)? Em relação ao plástico partido acho que é óbvio que se trata de material defeituoso ou erro de design, que faz com que uma certa percentagem de todos os macbooks (no caso dos que eu conheço: 100%) rachem naquela zona específica.

No meu caso, não pretendo instalar nada do DVD no disco de substituição. O que pretendo é iniciar o computador usando o dvd da apple, e logo de seguida escolher a opção "restore backup from time machine" ou algo do género. A minha dúvida é se o sistema reconhecerá um disco usb da mesma forma que reconheceria um disco firewire. Ou é sempre necessário fazer uma instalação do sistema e só depois disso, restaurar o backup?

obrigado

8. parkpre

parkpre Power Member

lfgalvao,
    Infelizmente o que te aconteceu com o disco, parece-me já algo comum, pois já vi uma série de pessoas (eu incluído) com o mesmo azar. Esse "clok-clok-clok" não engana. Se está na garantia, basta de dirigires à loja Apple mais próxima de ti para fazer a reparação (Liga para a Apple para te informares das lojas). No meu caso levei os CD's de instalação do meu Macbook e entregaram-mo na hora todo limpinho (leia-se: formatado).
    No meu caso não tinha nenhum backup (nem sequer havia time machine na altura) e por isso, e partir desse mesmo dia, comprei um disco externo que me faz backups integrais diários.
    Abraço,

9. lfgalvao

lfgalvao Power Member

Pois, tenho que ir lá à loja quando voltar das férias. Mas não deixo de estar apreensivo, sobretudo pelo que tenho lido aqui no fórum em relação à forma como a apple (ou os revendedores apple) tenta fugir à responsabilidade e à garantia de 2 anos. Num outro post também li que alguém teve um problema com o disco e a apple disse que os discos eram componentes de desgaste (ou algum termo parecido) e que por isso tinham uma garantia limitada.

No teu caso, quantos meses tinha o mac?

odeio estar de férias e ansioso porque elas terminem, para voltar para lisboa e resolver esta situação. muito mau timming.

Partilhar esta Página