1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Macbook ou Powerbook??

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por joaobb, 17 de Janeiro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 1264)

  1. joaobb

    joaobb Power Member

    Quero comprar um portatil e tou com algumas duvidas, compro o Powerbook ou o Macbook???
    Tendo em conta que os macbook podem ter algumas falhas, ainda não ha indicações da bateria e que a data prevista de xegada seja so a 28 de fevereiro.

    Qual encomendar???


    Abraço
     
  2. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Eu esperaria pelo MacBook. PPC is DEAD.
     
  3. Conde

    Conde Power Member

    Eu compraria PPC, a nao ser ke sejas beta tester...lol. E PPC is not dead, but dying.
     
  4. abc

    abc [email protected] Member

    Se fores daqueles que compram computadores todos os anos acho que ficas bem servido com um PowerPC. Se queres máquina para mais de 2 anos aconselho-te vivamente a não adquirir um PowerPC nesta altura. O suporte à plataforma (os developers não vão perder tempo a com uma plataforma morta mesmo que a Apple perca) vai começar a morrer a pouco e pouco e aposto que não restam mais do que 3 anos e estou a ser optimista.

    Se não tiveres urgência aconselho-te a ser paciente e esperar por uma revB do MacBook Pro. Se tiveres urgência acho que mais vale arriscar no MacBook Pro. Apesar de ser uma primeira versão, é melhor que qualquer PowerBook G4 a milhas. O meu PowerBook G4 (17' 1.33GHz) é lento e não há volta a dar a isto. Tem falta de cavalagem. Os modelos mais recentes são pouco melhores que o meu apesar de mais de dois anos mais novos.
     
  5. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Eu sou daqueles que compra um Mac para durar, ou não tivesse eu comprado um G3/266 com 5 anos para durar mais 3 anos, nem um G4/400 com 5 anos para durar mais 3 anos, altura em que a Apple já deve ter mandado o PPC definitivamente às couves, e provavelmente compre um Mac com Intel usado.
     
  6. timber

    timber Zwame Advisor

    Acho que a lógica do Evangelion-01 é perfeita
    Se de facto trocas isso todos os anos compra PPC. Agora terás a melhor experiência. Caso contrário compra o outro. O ideal era esperares pelos próximos MacBook Pro. Não por me parecer que estes tenham algum defeito mas porque o próximo processador deve ser o Meron que já é 64 bit que penso que no tempo de vida do portátil se estabelecerá como algo imprescindivel (por requisito do SO). Ainda beneficiarás de alguma melhoria no MacBook e dos avanços na "intelização" do software Mac. No hardware do MacBook por exemplo a única coisa que não gosto é o slot ExpressCard34. devia ser 54. O 34 não dá para usar um adaptador para ler cartões CF e assim obriga a usar um leitor de cartões externo (USB ou FW). Tb haverá ppl que gostaria de ver lá a FW800.
     
  7. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    Esta eu não sabia. Deixa cá riscar já este modelo da lista (sim que sakar 256MB pelo usb1 da digicam vai lá vai).
    Esse expresscard dá pa usar placas PCMCIA? É que eu tenho um adaptador CF<->PCMCIA...
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Eu também tenho e uso um adaptador desses
    O problema é que os cartões CF tem 40 mm e essa como o nome indica tem 34. Por isso nunca haverá adaptadores para ela. Deveriam ter posto uma ExpressCard54
    No desktop tenho uma letior de cartões externo da Sandisk que é supersónico em relação à câmara mas no portátil gosto de usar o adaptador porque é menos uma cena para andar às costas e é uma solução 100% interna ao portátil
     
  9. Mestrinho

    Mestrinho Guest

    Eu sou muito fiel ao Ibook mas se tivesse alternativa... Era um PowerB G4. Como já disseram," is not dead, but dying.":o

    Agora isso tudo também depende de que tipo de utilização vais dar ao "bicho" e quando prevês mudar de computador.. Mas MAC é garantia de durar muitos anos..
     
  10. joaobb

    joaobb Power Member

    Não entendo pq é que dizem que o ppc ta morto se á bem pouco tempo se dizia que era um portatil excelente???
    Eu continuo a axar um grande portatil, por isso tar na duvida.
    Só tenho uma duvida se o software dp deixara de ser compativel com o ppc (nao sei se é um erro ao dizer isto, mas só pq não sei muito disto)

    mais opiniões dava jeito...:x2:
     
  11. Madril

    Madril 1st Folding then Sex

    Segundo entendi nos proximos 2 anos +- as aplicações vão ser universais...

    Mas eu ia sempre pra um Intel.
     
  12. bsod

    bsod Power Member

    Sim... uma especie de aplicações FAT (eram assim chamadas no tempo da migração 68k --> PPC). Mas... daqui a esses 2 anos passarás a ter aplicações x86-only... e é por isso que certas apps, apesar de serem até de system 7 (o graphing calculator) só corre em PPC... mesmo que corras o OS compativel :)
     
  13. joaobb

    joaobb Power Member

    Bem então digam-me uma coisa, as aplicações vão passar a ser universais, certo? Isso quer dizer, que vão correr em ambos os sistemas tanto em ppc como intel dc.

    Sendo assim não será má escolha um Powerbook....

    Abraço
     
  14. Conde

    Conde Power Member

    Exacto, estima-se que durem 2 anos as aplicacoes universais, apesar de eu acreditar que ao fim desse tempo grande parte delas inda vao ser universais por mais um ano talvez... devido a "resistencia" do PPC.
    Como já disse, o powerbook nao será má escolha, mas...tendo em conta que o suporte a PPC te vai durar 2.. 3 anos no maximo, deverias ter em conta talvez um iBook já que assim nao gastarias tanto dinheiro em algo que dentro desse tempo deixara de ter suporte.
     
  15. souto

    souto To fold or to FOLD?

    os PPC tao condenados a extinçao. sejam inteligentes e esperem mais uns meses. n morrem por causa disso d certeza. e fikam mais bem servidos.

    cumprimentos.
     
  16. Encarnado

    Encarnado [email protected] Member

    No mundo Apple, vejo a retrocompatibilidade, com um curtissimo tempo de vida.
    Basta ver a quantidade de programas que já sairam versões novas e pedem 10.4 para cima.
    Antes, saia um programa para Mac OS 9 que corria no Mac OS 8 e até possivelmente no System 7.5.5.

    Mas como já foi dito aqui, se se é alguem que compra computador novo todos os anos, aponto um PB, se se é alguem que compra computador para durar, então um MacBook.
    Eu é que já fico lixado porque o proximo usado que terei que comprar, deverá ser um destes novos, mas isso só lá para daqui a uns 3 anos.
     
  17. bsod

    bsod Power Member

    E também... se quiserem muito a retrocompatibilidade do sistema Classic, podem optar por um emulador! O Basilisk é muito bom... :)

    Acho sinceramente que deves esperar pelo MacBook. Lá para Abril, Maio... compra! (é por essa altura que eu vou comprar!). Aliás, lá para 1 de Abril provavelmente sairá qq coisa jeitosinha... vamos a ver:

    1976, 1 de Abril - Nasceu a Apple;
    1986 - Foi lançado o Mac II (uma das linhas com mais sucesso da Apple, depois dos compactos, e que iria levar aos Quadras, Centris e muitos outros)
    1996 - O TAM (que mais se pode dizer?)
    2006 - Hum? Não sou vidente...

    Com o Jobs à frente daquilo tudo, creio que a Apple ir-se-à orientar para um consumer level, e teremos qq coisinha jeitosa... nada de um 2º TAM a custar €5000!

    Cumps :)
     

Partilhar esta Página