Hardware Macbook Pro 13" 2020 (ARM)

hferreira.80

Power Member
Acabei de ver e foi uma desilusão.
O meu de 2018 vem com 4 portas USB-C e o modelo de 2019 finalmente permitiu até 32 GB RAM.
A versão de 2020 tem apenas 2 portas USB-C e vem de base apenas 8 GB RAM (16 GB RAM são a opção expandida).
Qual é o sentido disto ?

As 2 portas USB-C não são o maior problema (nunca usei 3 ao mesmo tempo) mas passar de 32 GB RAM para 16 GB RAM é um autentico retrocesso.

Esta é a versão beta com o novo processador.
Para o ano que vem devolvem os 32 GB RAM.
 
Acabei de ver e foi uma desilusão.
O meu de 2018 vem com 4 portas USB-C e o modelo de 2019 finalmente permitiu até 32 GB RAM.
A versão de 2020 tem apenas 2 portas USB-C e vem de base apenas 8 GB RAM (16 GB RAM são a opção expandida).
Qual é o sentido disto ?

As 2 portas USB-C não são o maior problema (nunca usei 3 ao mesmo tempo) mas passar de 32 GB RAM para 16 GB RAM é um autentico retrocesso.

Esta é a versão beta com o novo processador.
Para o ano que vem devolvem os 32 GB RAM.
parece-me que os novos vem substituir os anteriores de entrada, os high-end pelo que me percebi continuam a ser com intel e com até 32gb ram, não houve alterações
 
Vi a apresentação e acho que esta arquitectura vai revolucionar a industria. A concorrência está vários anos atrasada.
Claro que a transição vai ser lenta mas vai mudar tudo.

PS: Tenho dúvidas se a quantidade e RAM tem o mesmo peso na performance como na arquitetura Intel.
 
parece-me que os novos vem substituir os anteriores de entrada, os high-end pelo que me percebi continuam a ser com intel e com até 32gb ram, não houve alterações

OK. Assim já faz mais sentido.
Se calhar daqui a 6 meses atualizam o resto.

Comprar um MacBook Pro 13 nesta altura é arriscado.
- Ou compras a versão high-end mas é uma versão de 2019 e não é o futuro quando as Apps passarem a ser exclusivas para ARM, começas a ficar com software que não pode atualizar.
- Ou compras a versão ARM de 2020 que é mais fraca mas está preparada para um futuro mas não para o presente, ou seja, tens um novo processador que na realidade vai ser mais lento porque vai ter emular para Intel, pois as Apps ainda estão todas compiladas para esta arquitetura.
- Por outro lado, toda a gente sabe que a primeira versão tem falhas.

Só daqui a 1 ano ou mesmo 2 é que os processadores ARM poderão tirar partido quando os fabricantes de software tiverem novas versões optimizadas para ARM.
A Apple também terá tido tempo para testar melhor, obter feedback e melhorar.
Mas temos de começar por algum lado.
Até lá a minha máquina irá envelhecer e já fará sentido uma eventual mudança.
 
Certamente que a Apple já deve estar a preparar a convivência entre as aplicações "tipicamente" concebidas para ARM e as aplicações intel.
O meu palpite vai para uma solução "tipo Windows", em que convivem as aplicações da loja que basicamente são aplicações ARM com as outras. No caso da Apple deverá haver uma aproximação às aplicações IOS.

No Mac a grande maioria das pessoas usa o que vem e quanto muito um Office, teams zoom, webex e mais uma ou outra coisa.
Uma minoria usa o MAC para coisas mais pesadas e para software mais especifico e esses é que fazem disparar as ventoinhas...
Eu uso o MAC para correr o windows 10, porque gosto da estética e do próprio computador em si.
 
Esse é o teu caso.
Muitos usam ferramentas de design que não são da Apple e irão correr em modo emulado até que saia uma versão ARM (se e quando sair).
Posso te dizer que o meu Mac tem 16 GB RAM e uso tudo o que tem e uso pouco software da Apple.
 
Esse é o teu caso.
Muitos usam ferramentas de design que não são da Apple e irão correr em modo emulado até que saia uma versão ARM (se e quando sair).
Posso te dizer que o meu Mac tem 16 GB RAM e uso tudo o que tem e uso pouco software da Apple.

O meu macbook pro (2008) é um core 2 duo 2.5 com 8gbram e toma conta de tudo a nível de design.
Já fiz catálogos com umas 200 páginas (indesign), a editar fotos com 300dpi (photoshop) ao mesmo tempo, illustrator pelo meio e nunca me deu problemas os 8gb (adobe CS6).
Hoje em dia o trabalho até passa mais pelo sketch e aqui então nem me queixo porque os recursos são menores.....aliás, até me queixo....não posso usar versões recentes do sketch porque já não tenho requesitos de hardware :D

Até diria que aplicações como adobe são muito mal optimizadas....o sketch é praticamente um programa vectorial e não panica nem pesa como o illustrator. Tenho projetos com umas 80 páginas/artboards e o ficheiro deve ter os seus 8MB e funciona sem qualquer problema. Com shapes, muito texto, symbolos, icons, etc.
 
Esse é o teu caso.
Muitos usam ferramentas de design que não são da Apple e irão correr em modo emulado até que saia uma versão ARM (se e quando sair).
Posso te dizer que o meu Mac tem 16 GB RAM e uso tudo o que tem e uso pouco software da Apple.

Pertences a uma minoria, mas muitas vezes é essa pequena minoria que tem mesmo de usar Mac/Os e não de safa com "emuladores".

Estou curioso para como é que o software da autodesk e outros semelhantes, daqueles que fazem disparar as ventoinhas, se vão portar com processadores ARM.
 
Eu comprei um MacBook Air 2020 com i5 há 1 mês e já andava a roer-me todo por causa do anúncio dos novos. Não comprei o MacBook Pro 13 base porque não havia stock na loja onde eu tinha obrigatoriamente que comprar e não podia esperar porque precisava urgentemente de máquina para trabalhar.

Ao ver o anúncios dos novos fico com um dissabor. Por um lado, é evidente que isto vai revolucionar completamente a industria. Mas por outro lado esta primeira iteração (e possivelmente até a segunda) vai ser quase um projeto piloto. E para muito boa gente comprar uma máquina destas significa dar o salto para o tão bem falado macOS que faz tudo e faz tudo bem... e ao que parece há bastantes limitações neste momento.

Para começar, a ausência de bootcamp, não é uma coisa nada simpática. Nada mesmo!

Uma coisa que ainda não entendi é a questão das apps iOS e iPad OS. Vai ser possível correr tudo? Do tipo, a store vai ser igual?
 
Para começar, a ausência de bootcamp, não é uma coisa nada simpática. Nada mesmo!
Penso que a limitação do bootcamp já tinha ficado patente na altura da WWDC. Não sei se é algum disparate o que estou a dizer, mas penso que seja pelo Windows estar estruturado para x86 e não para ARM. No entanto, acredito que no futuro isto possa ser resolvido. Ou o Windows que vem no Surface Pro X é disponibilizado via máquina virtual, por exemplo, o a Microsoft pode oferecer alguma solução Cloud como já foi mencionado aqui no fórum, penso que seja no tópico do evento. Outra situação é a não possibilidade de ligar eGPU.

Uma coisa que ainda não entendi é a questão das apps iOS e iPad OS. Vai ser possível correr tudo? Do tipo, a store vai ser igual?
Penso que as aplicações têm de estar preparadas ou activas para correr no macOS.
 
Explicada a verdadeiro razão da limitação dos 16 GB RAM e das 2 portas USB-C (e não só):
https://pplware.sapo.pt/apple/a-app...s-limitacoes-importantes-que-o-seu-soc-m1-tem

Tal como dizia, esta é a primeira versão.
Novo processador mas com 1 ou 2 passos atrás.
Depois sai daqui a 6 meses ou 1 ano o M2 novamente com suporte a 4 portas USB-C e talvez ainda não os 32 GB RAM de volta e daqui a 1.5 ou mesmo 2 anos, novamente os 32 GB RAM como sendo uma grande coisa.

Pessoalmente não me afeta porque não está na altura de mudar de máquina.
Cada máquina Apple dura-me anos mas se tivesse, eu teria um grande dilema entre qual comprar e provavelmente iria para a versão 2019. Apenas 1 ano de diferença mas com specs que batem o M1.
Durante os primeiros anos devem começar a aparecer as versões compiladas para as 2 plataformas e só depois descontinuar definitivamente para Intel.
 
Explicada a verdadeiro razão da limitação dos 16 GB RAM e das 2 portas USB-C (e não só):
https://pplware.sapo.pt/apple/a-app...s-limitacoes-importantes-que-o-seu-soc-m1-tem

Tal como dizia, esta é a primeira versão.
Novo processador mas com 1 ou 2 passos atrás.
Depois sai daqui a 6 meses ou 1 ano o M2 novamente com suporte a 4 portas USB-C e talvez ainda não os 32 GB RAM de volta e daqui a 1.5 ou mesmo 2 anos, novamente os 32 GB RAM como sendo uma grande coisa.

Pessoalmente não me afeta porque não está na altura de mudar de máquina.
Cada máquina Apple dura-me anos mas se tivesse, eu teria um grande dilema entre qual comprar e provavelmente iria para a versão 2019. Apenas 1 ano de diferença mas com specs que batem o M1.
Durante os primeiros anos devem começar a aparecer as versões compiladas para as 2 plataformas e só depois descontinuar definitivamente para Intel.
Na verdade, o artigo não explica o motivo técnico dessas possiveis limitações, apenas apura os factos que se apurou no evento ou já se sabia da WWDC.

A limitação das portas para mim é non-sense, pois este modelo substituiu o modelo low-end do MacBook Pro de 13', onde o mesmo apenas tinhas as duas portas. Ficou o modelo High-End, onde tem as 4 portas. MacBook Air tinhas duas portas e manteve.

A limitação da RAM certamente que ocorre por algum motivo técnico, não sabemos qual. No entanto, não podemos já assumir que os 16Gb de RAM são insuficientes, pois é uma arquitetura diferente e não sabemos como se comporta!

Em termos de eGPU, essa limitação já tinha sido abordada após a WWDC.

Não sei no que te baseias para dizer que o modelo de 2019 tem specs superior a este M1. Não existem quaisquer reviews cá fora, apenas alguns benchmarks e que os mesmos até são superiores a esse modelo de 2019, no entanto, não vou já assumir que é superior. Prefiro esperar e ver o que realmente consegue proporcionar. Estaria a mentir se dissesse que não estou entusiasmado com a possível performance.
 
Na minha humilde opinião, não faz sentido a Apple permitir correr windows nos seus macs da forma que era. É como ter iphone e usar android nele. É isto o sonho de uma marca?
Acho que foi uma jogada para trazer muita gente para o universo Apple e a partir de agora sinto que querem mostrar diferença de vez.
Certamente que vão surgir formas de virtualização.
 
Na minha humilde opinião, não faz sentido a Apple permitir correr windows nos seus macs da forma que era. É como ter iphone e usar android nele. É isto o sonho de uma marca?
Acho que foi uma jogada para trazer muita gente para o universo Apple e a partir de agora sinto que querem mostrar diferença de vez.
Certamente que vão surgir formas de virtualização.

Foi o Bootcamp e os processadores intel que fizeram com que a venda de Macs disparasse em determinada altura.
 
Se querem Windows comprem um pc e não um Mac, fácil.
Parece-me a mim que que uma máquina virtual com um parallels deve ser suficiente, se não o for, não sei porque investiram no Mac quando podiam ter comprado um dell ou semelhante.
 
@Kingracer21 e se quiser um Mac com windows, não posso? Não sei se aterraste agora neste planeta mas o bootcamp é uma realidade há muitos, muitos anos. E tal como disse o @c_s_amaral foi graças a esta funcionalidade que a apple conseguiu mais uma mão cheia de clientes.
;)
 
Ando a ponderar a compra de um mac, mas para design as 13 polegadas são poucas, no entanto também não me vejo a investir 2800€.
Se vier a comprar o M1, posso dizer que fico com a primeira versão da intel e Apple Silicon :D
 
Back
Topo