Hardware Macbook Pro 13" 2020 (ARM)

Obrigado pelo feedback @MCSMK . Quando instalares algo x86 avisa.

Como é que voces sobrevivem sem nenhuma app no rosetta? Literalmente quase tudo o que uso tá lá. Spotify, discord, steam..
 
Isto é mesmo estranho, a reinstalação do macOS não resolveu, mas parece que agora a Touch Bar volta a funcionar mas sou ao fim de uns 20 segundos. Malta por favor, a quem tem um MacBook Pro M1 será que podem fazer o seguinte teste (se tiverem possibilidade de filmar inclusivamente eu ficava mesmo agradecido):

1. Baixar o tampo do MacBook.
2. Esperar 20 segundos.
3. Abrir o tampo.
4. Desbloquear com Touch ID.
5. Tentar utilizar a Touch Bar, por exemplo aumentar brilho ou volume, qualquer coisa.

Para ver se conseguem logo utilizar a Touch Bar ou se também ficam uns 15 ou 20 segundos com ela bricked.

Muito obrigado a quem me puder ajudar.

Alo,

Fiz o teste e voltei a fazer mas coloquei em pausa antes. Funcionou instantaneamente e sem qualquer problema.

Tenho apps nativas M1 e x86 e funciona tudo sem problemas até agora.
 
Epa obrigado @migueltomas então não consigo mesmo perceber sinceramente. Será que é algum defeito do meu MacBook? A cena é que não faz muito sentido porque efetivamente a touchbar ta sempre a trabalhar bem, mas quando tiro da pausa ou abro o tampo é que tem sempre aquele atraso, umas vezes 10 segundos outras vezes 20 ou 30.

Agora em cima do natal e passagem de ano, não me posso dar ao luxo de enviar isto para troca e ficar sem MacBook. Mas sinceramente estou a ficar tão saturado. Para terem uma ideia quando comprei o iPhone XR vinha com uma mancha na câmara, enorme no meio... tive que meter na TATA e esperar 2 dias por um novo. Agora, esta situação da Touch Bar. Parece que o quality control da apple desapareceu completamente. Produtos de 1400 euros. Porra.

/rant
 
Isso tresanda a software issue. Devias voltar a repor de fábrica e mexer nele durante um bocado sem instalar nada x86. Só para tirar a limpo se é hardware ou não.

Se fizer à mesma, tenta mandar vir um novo antes de entregares esse. Eu ainda tenho o estragado ali na mesa da sala. Já faz parte da mobília...
 
Alo,

Fiz o teste e voltei a fazer mas coloquei em pausa antes. Funcionou instantaneamente e sem qualquer problema.

Tenho apps nativas M1 e x86 e funciona tudo sem problemas até agora.

Epa obrigado @migueltomas então não consigo mesmo perceber sinceramente. Será que é algum defeito do meu MacBook? A cena é que não faz muito sentido porque efetivamente a touchbar ta sempre a trabalhar bem, mas quando tiro da pausa ou abro o tampo é que tem sempre aquele atraso, umas vezes 10 segundos outras vezes 20 ou 30.

Agora em cima do natal e passagem de ano, não me posso dar ao luxo de enviar isto para troca e ficar sem MacBook. Mas sinceramente estou a ficar tão saturado. Para terem uma ideia quando comprei o iPhone XR vinha com uma mancha na câmara, enorme no meio... tive que meter na TATA e esperar 2 dias por um novo. Agora, esta situação da Touch Bar. Parece que o quality control da apple desapareceu completamente. Produtos de 1400 euros. Porra.

/rant

Pode ser uma App específica a causar o bug. Para confirmar só comparando as Apps que cada um tem instaladas uma a uma.
 
Assim de repente, as apps que não são nativas: Discord, Steam, Spotify, Stremio, Whatsapp, Logi Options. De resto o Chrome, LoL, já tá tudo nativo. E tenho algumas tools: Alfred, Copy Clip, Rectangle.
 
Alguma destas apps corre em background/system tray?
Assim de repente, as apps que não são nativas: Discord, Steam, Spotify, Stremio, Whatsapp, Logi Options. De resto o Chrome, LoL, já tá tudo nativo. E tenho algumas tools: Alfred, Copy Clip, Rectangle.

Já tentaste fechar todas as apps antes de suspender?
1) Fecha qualquer applicação que esteja a correr na barra de cima
2) No "Activity monitor" tenta fazer "force quit" manual a todas apps intel.
3) Suspende o mac pelos 20segundos e tenta abrir de novo
 
Última edição:
A minha troca já chegou, mas só logo estarei em casa.

Uma questão, usar ou não o filevault?
Com uma máquina nova consigo aceder ao timemachine para recuperar ficheiros de outro Mac que tenha tido o filevault?
 
Última edição:
No setup inicial dizes que queres usar o timemachine que tens. Com as credenciais certas não vais ter qualquer problema.
 
@potatohead com o Mac ainda "virgem" testei:
- fechar a tampa, esperar 20s, abrir tampa e touch id;
- fazer pausa, fechar tampa, esperar 30s, abrir tampa e touch id.

Em ambos os casos acordou de imediato e a touchbar funcionou logo.
Após update do 11.1 continua a funcionar do mesmo modo.
Até quando abro e sem desbloquear a touchbar está funcional.


Por curiosidade quando abri a caixa tinha alto pêlo ou cabelo grande por cima do plástico do Mac. Fui logo desinfectar as mãos etc.
 
@mags obrigado por te teres lembrado logo de fazer o dito teste, é bom saber que o pessoal deste fórum tá sempre disposto a dar uma ajuda :)

Depois quando tiveres tudo instalado e a funcionar, se puderes, faz o teste outra vez. Não sei que aplicações usas, mas as minhas que podem estar a causar isto são: Discord, Spotify, Steam, Whatsapp, Stremio, CopyClip, Alfred, Rectangle, Logi Options.

Quanto ao cabelo... chato lol. Então numa altura destas. Mas é daquelas coisas que ninguém está livre. Mas tens ai um cabelo de Xangai. :D
 
Malta para editar fotos, netflix e isso estava indecisso pelo MA de 256gb com 16gb de ram.. ou o pro básico.. quando for para editar fotos serão ficheiros raw de 40M de uma canon 5d mark iv e serão as centenas de fotos.. só usarei lightroom e photoshop.. e como vi que ele tem a swap memory acho que 8gb chegarão..
O que acham?
Ou o air basico de 8 gb chegará visto ter o swap memory?
 
Malta para editar fotos, netflix e isso estava indecisso pelo MA de 256gb com 16gb de ram.. ou o pro básico.. quando for para editar fotos serão ficheiros raw de 40M de uma canon 5d mark iv e serão as centenas de fotos.. só usarei lightroom e photoshop.. e como vi que ele tem a swap memory acho que 8gb chegarão..
O que acham?
Ou o air basico de 8 gb chegará visto ter o swap memory?

Vai pelos 16gb. Não te vais arrepender.
O uso intensivo da swape pode reduzir o tempo de vida do SSD.
Tb vou usar para edição e investi na RAM.
 
Obrigado pelo feedback @MCSMK . Quando instalares algo x86 avisa.

Como é que voces sobrevivem sem nenhuma app no rosetta? Literalmente quase tudo o que uso tá lá. Spotify, discord, steam..
Há quem use os computadores apenas com o básico e acreditem que são a grande maioria dos utilizadores.
Digamos que para o básico eu uso o iPad e para trabalho remoto uso um MBP, mas para trabalhar a sério uso uma Z workstation da HP.
 
Vai pelos 16gb. Não te vais arrepender.
O uso intensivo da swape pode reduzir o tempo de vida do SSD.
Tb vou usar para edição e investi na RAM.
O meu atual tenho 8gb e nunca esgotei.. e mesmo que ele usasse 1/2/3/4gb de sdd eu vi que demoraria anos a escrever e a apagar ficheiros enormes tipo 20/30gb todos os dias até o ssd perder alguma performance daí a minha dúvida..
 
Back
Topo