Hardware Macbook Pro 13" 2020 (ARM)

@potatohead vai haver uma solução para correr windows como habitualmente https://www.parallels.com/blogs/parallels-desktop-apple-silicon-mac/
Não sei se há assim tantas pessoas a usarem o bootcamp, mas se há, para a Apple não são uma prioridade.

E com toda a razão :)
Eu até não desgosto de VMs, pelo menos na experiência em windows, posso arrastar coisas para lá, copiar, partilhar pastas, etc.

já agora em relação ao SSD....
Na versão 256gb e 512gb, qual o espaço livre que vem já a contar com o OS instalado?
 
Última edição:
Exactamente. E para mim um Macbook que não me deixe utilizar Windows quando preciso, é completamente inútil.
Estou na mesma situação, embora reconheça que esta seja uma situação que naturalmente terá uma importância cada vez menor no universo apple.
A própria microsoft ao landar versões para Mac, fez com que o windows seja cada vez menos necessário.
No meu caso uso por motivos técnicos e o maior deles todos é a dificuldade em fazer ligações VPN para firewalls antigas, assim como uma serie de software de rede muito especifico.
Se este processador conseguir realmente os ganhos que se dizem, é uma boa altura para a concorrência dar um passo em frente.
A Microsoft ao lançar versões para ARM, já está a dar o primeiro passo.
 
Estou na mesma situação, embora reconheça que esta seja uma situação que naturalmente terá uma importância cada vez menor no universo apple.
A própria microsoft ao landar versões para Mac, fez com que o windows seja cada vez menos necessário.
No meu caso uso por motivos técnicos e o maior deles todos é a dificuldade em fazer ligações VPN para firewalls antigas, assim como uma serie de software de rede muito especifico.
Se este processador conseguir realmente os ganhos que se dizem, é uma boa altura para a concorrência dar um passo em frente.
A Microsoft ao lançar versões para ARM, já está a dar o primeiro passo.

mas existe alguma previsão de existir windows arm?
 
MacBook Pro 8/512 expedido ontem,entrega para dia 17. Estava previsto para dia 20.
Acabei de receber a noticia que a encomenda do meu com intel I7 foi cancelada por que foi descontinuada. Não sendo uma configuração base não há stock em lado nenhum.
Optei melo M1 com 16GB e SSD256.
Prazo de entrega de 7 a 8 semanas.
 
Anda a ter boas reviews:

A nível de GPU é melhor que as opções de gráficos integrados da Intel mas não se compara a uma GPU dedicada, isto não surpreende.

A minha dúvida agora é só se compensa os 16gb de RAM e 500gb de disco ou se os 8gb de RAM e 256gb de disco chegam...
Ainda são 430€ de diferença.
 
Como previsto, o macbook air em load sustentado comeca a perder performance.

A performance single thread e muito boa, a multi thread que ainda não é grande coisa. Acaba por ser algo semelhante a 4C/8T do lado Intel/AMD.

Quem precisar mesmo de MT muscle, e melhor esperar pelo M1X/M2 que ai deve vir com 8C high performance.

Como comentei em outra thread, o meu 3800X em undervolt faz 13000 pontos, quase o dobro deste macs, claro os consumos sao outros.

Mas o macbook pro e macbook air estao tao proximos... E dificil escolher, talvez o PRO por ter fan seja o ideal para trabalhos pesados.

Acho que mais vale a Apple acabar com o Air e lancar um macbook pro "de entrada" com 2 portas. de 14"
 
Última edição:
La estão as comparações com cpu desktop normais.
Isto acaba por ser culpa da Apple de não especificar aqueles valores na apresentação.

Agora comparar um 3800x a um cpu com o consumo deste é irreal.

A performance MT é superior a praticamente todos os macs Intel equiparáveis. Até tareias dá.
 
Ora bem, para o preço o Air está realmente a surpreender, pelo que vão dizendo as reviews, e claro para quem o compra para dia a dia e trabalhos leves.
 
Acho que mais vale a Apple acabar com o Air e lancar um macbook pro "de entrada" com 2 portas. de 14"

O meu medo é mesmo esse....é terem lançado estas versões para vender como pães e a seguir acabar com eles. Mas acredito que sejam produtos para a transição.
 
La estão as comparações com cpu desktop normais.
Isto acaba por ser culpa da Apple de não especificar aqueles valores na apresentação.

Agora comparar um 3800x a um cpu com o consumo deste é irreal.

A performance MT é superior a praticamente todos os macs Intel equiparáveis. Até tareias dá.
O que quero chegar e que o M1 e bom e tal, mas acima de tudo e um CPU mobile, quem no mundo apple precisar de raw power ainda tera que ficar com intel.

Nem o 3800X e sequer uma referencia sequer. Se houver comparacao tera que ser com zen3 mobile por exemplo.
 
Pelos valores que sairam hoje e pelo raw power não vejo onde essa afirmaçao encaixa.

Claro que vão sair coisas melhores, agora estares a comparar um "cpu mobile" com um 3800x não faz sentido pois os destinos são bem diferentes.
 
@potatohead vai haver uma solução para correr windows como habitualmente https://www.parallels.com/blogs/parallels-desktop-apple-silicon-mac/
Não sei se há assim tantas pessoas a usarem o bootcamp, mas se há, para a Apple não são uma prioridade.

O problema disso é que para já Windows on ARM ainda não é comercializado, vamos a ver a posição da MS em relação a isto. Além que o Windows não faz uma trasncodificação para as apps x86 como o rosetta2, faz uma emulação e a performance das aplicações emuladas é fraca.
 
Claro que vão sair coisas melhores, agora estares a comparar um "cpu mobile" com um 3800x não faz sentido pois os destinos são bem diferentes.
Concordo contigo, não faz sentido. Acho que podemos ver as coisas é neste prima:
Com o que foi apresentado nesta primeira geração, podemos acreditar que terá um futuro muito promissor e que poderá competir contra um 3800x em breve...

Não esquecer que é um chip mobile, como dizem, e requer muito mas mesmo muito pouca energia. Tem uma gráfica integrada e foi apenas a sua primeira geração.
Acho que promete.

No entanto, espero nos próximo dias ver algumas comparações sem sentido, nem que seja para vermos o quão distantes podem estar.
 
Back
Topo