Hardware Macbook Pro 13" 2020 (Intel)

@migueltomas eu estou a espera da promoção para vir um para a minha namorada, mas é no de 16gb ram e 512gb, com os tais 15% desce para um valor mais 'confortavel', ja tive a simular, o de 32gb mesmo com o desconto dos 15% fica num preço mais puxado...
De todas as maneiras, seja qual for a escolha do modelo, no meu ver compensa e muito esperar, já no meu fiz assim e poupei uns bons €

No meu de 2018 13" 16gb de ram e 256gb o preço base era 2339€ e consegui a 1.988€ .
Espero agora pelo mesmo neste.
 
Última edição:
De todas as maneiras, seja qual for a escolha do modelo, no meu ver compensa e muito esperar, já no meu fiz assim e poupei uns bons €
Sim, acho que se consegue poupar uns € e até é comum haver estas promoções.

No meu de 2018 13" 16gb de ram e 256gb o preço base era 2339€ e consegui a 1.988€ .
O teu era o base de 4 portas?
É que tinha a ideia que antes do refresh, o base com 4 portas, começava com 8Gb de RAM e 256Gb de SSD.

EDIT: Mesmo assim, o portátil que mais gosto até hoje é o Macbook de 12', apesar da sua performance...
 
O teu era o base de 4 portas?
É que tinha a ideia que antes do refresh, o base com 4 portas, começava com 8Gb de RAM e 256Gb de SSD.

EDIT: Mesmo assim, o portátil que mais gosto até hoje é o Macbook de 12', apesar da sua performance...
Sim, de 4 portas, começava com 8gb, e julgo que nos 128gb de ssd (não tenho a certeza), mas fui para a versão 16gb de ram e 256gb de ssd.

Edit: se calhar confundi-te com o "preço base", referia-me ao preço sem desconto, o que se encontrava na apple com essa configuração
 
Sim, de 4 portas, começava com 8gb, e julgo que nos 128gb de ssd (não tenho a certeza), mas fui para a versão 16gb de ram e 256gb de ssd.

Edit: se calhar confundi-te com o "preço base", referia-me ao preço sem desconto, o que se encontrava na apple com essa configuração
Pois é isso. Com os 8Gb de RAM era mais barato e era como começava o base de 4 portas. Ou seja, a Apple neste aspecto até foi "boazinha" em colocar o base de 4 portas com 16Gb de RAM e 512Gb de disco... Not bad.
 
@migueltomas

Apple e boazinha na mesma frase é complicado :D
A Intel deve estar a pagar-lhe para continuar a usar os processadores deles em exclusivo de tão maus que são. O Anand que criou o AnandTech que nunca mais escreveu uma linha desde que começou a trabalhar na Apple deve andar desanimado com a desgraça do estado da coisa. Mas adiante.

O problema da RAM é o que temos falado, é que tem que se tomar a decisão no momento da compra e comprar hoje um portátil a pensasr em manter uns anos não me sinto confortável em comprar a mesma quantidade de RAM que comprei em .... tambores... 2012. Já no MacBook pro de 2012 comprei com 16GB de RAM. E 32GB estão a pedir 500€. Estão a pedir 500€ não por 32 mas temos que pensar que são por 16GB porque é pelo update de 16 para 32.

Resumindo, uso Apple à muitos anos mas não são bonzinhos em nada pelo menos na minha opinião.
 
@migueltomas

Apple e boazinha na mesma frase é complicado :D
A Intel deve estar a pagar-lhe para continuar a usar os processadores deles em exclusivo de tão maus que são. O Anand que criou o AnandTech que nunca mais escreveu uma linha desde que começou a trabalhar na Apple deve andar desanimado com a desgraça do estado da coisa. Mas adiante.

O problema da RAM é o que temos falado, é que tem que se tomar a decisão no momento da compra e comprar hoje um portátil a pensasr em manter uns anos não me sinto confortável em comprar a mesma quantidade de RAM que comprei em .... tambores... 2012. Já no MacBook pro de 2012 comprei com 16GB de RAM. E 32GB estão a pedir 500€. Estão a pedir 500€ não por 32 mas temos que pensar que são por 16GB porque é pelo update de 16 para 32.

Resumindo, uso Apple à muitos anos mas não são bonzinhos em nada pelo menos na minha opinião.
A questão é que depois de escrever boazinha e postar, fui simular para ver quanto ficava o MBP 13' base com 4 portas e 32Gb e tive um ataque... 500€ por 16Gb de RAM. A Apple não está a ser boazinha... Percebo que seja DDR4 e tenha grandes velocidades, mas fogo....

Mas estou como tu, comprar um MacBook agora, teria de vir com 32Gb de RAM e estou a ver que será isso que me vai demover... Se com o Mac mini consigo alterá-la e poupar uns trocos, com o MacBook já não é possível...

O de 13 encaixava que nem uma luva no que pretendo: Portabilidade e alguma performance, sendo que devo comprar uma eGPU para ter ainda mais cvs quando estou à secretária... Tanto com o Mac mini como o possível MacBook Pro de 13' que o poderia substituir...

A Apple não é boazinha, recordo xD.
 
Eu estou pacientemente à espera a ver se lançam um novo Mac Mini e ver se lançam algo entre o Mac Mini e o Mac Pro para depois decidir o que fazer. Eu estou a ser esquisito com este MacBook Pro de 13 mas pelo menos não tem o teclado que me assusta. Claro que como já perceberam acho que a AMD tem neste momento objetivamente melhores processadores do que a Intel e seria a melhor opção mas a Apple não os vai usar pelo que não vale a pena estar a pensar nisso e eu também não vou deixar de usar macOS. Para já é esperar e ver mas o MacBook Pro 13 de base não faz qualquer sentido e este preço de upgrade da RAM também não. É ganância pura.
 
Eu tenho o Mac mini de 2018 e estou satisfeito, pois serve para o que faço... Apenas começo a ficar limitado quando edito vídeo pois a gráfica é muito limitada... Pede claramente uma eGPU! A RAM dá para colocar mais e isso é um plus, not bad. Mas procuras algo mais modelar que o Mac Mini mas a um preço bem inferior ao Mac Pro?

Eu fique desiludido na versão low-end (2 portas) pois mantiveram o processador de 8ª geração e RAM mais lenta... Deve ter sido por causa dos custos mas deixa a desejar... e a versão high-end como falamos, tem o bónus dos 16Gb e 256Gb de SSD mas depois puxam bem para meteres os 32Gb de RAM a pensar no futuro... O teclado é um remediar de uma teimosia por parte da Apple que prejudicou e muitos os utilizadores.

Os MacBook vão usar Intel por mais alguns anos, não tenho qualquer dúvida... Aliás, não estou mesmo a ver a AMD a entrar ao nível de processadores... Intel e Apple já têm muito dinheiro metido nesta parceria e investigação.
 
Eu tenho o Mac mini de 2018 e estou satisfeito, pois serve para o que faço... Apenas começo a ficar limitado quando edito vídeo pois a gráfica é muito limitada... Pede claramente uma eGPU! A RAM dá para colocar mais e isso é um plus, not bad. Mas procuras algo mais modelar que o Mac Mini mas a um preço bem inferior ao Mac Pro?

Eu procuro bom e barato sem bateria :D Agora a sério, não me apetece comprar algo com um processador de 2018 e um iMac nunca foi para mim. Ter um monitor agarrado e não o poder abrir não faz sentido.

Poder aumentar a RAM é perfeito para poder adicionar a seguir já que os preços da Apple são ridículos e não tenho problemas em adicionar.
Quando falo da AMD é porque os processadores são muito melhores atualmente mas concordo que não os devemos ver pelo acordo que a Apple tem com a Intel.

Espero que eles façam algo com uma gráfica um pouco maior do que o Mac Mini. O Mac Pro começa nuns ridículos 6599€, adicionar um eGPU ao Mac Mini tem que se ver o preço da combinação. A Apple neste momento não tem uma boa oferta e eu fico à espera :)
 
No Mac Mini de 2014 fazer o upgrade de 8 para 16 GB eram 200€. A dada altura devido ao cambio eles aumentaram o preço na Europa e ficou ainda mais caro.

Por esta lógica os 500€ não são assim tão absurdo quanto isso :lol:

Eu a comprar um, até chorava mas pagava os 500€ pelos 32 GB. Antes chorar agora e ter um computador future proof do que daqui a uns anos precisar de mais e a solução é um computador novo.

Actualmente utilizo dois portáteis em simultâneo. Um HP de 2010 e um MBP de... 2009! 8 GB de RAM (que são curtíssimos, neste momento tenho 3,24 GB no swap) porque não dá para mais, um SSD de 250 GB e uns hacks para ter o Catalina instalado.

Nota-se a idade, mas para estar na internet e utilizar o Office chega e sobra.

Quanto a promoções, talvez com excepção dos Premium Resellers da Apple, eles só vendem versões base, não BTO, estou errado?
 
Este unibody da Apple tem 4 anos. De 4 em 4 anos a Apple muda.
No final do ano vamos ter um novo Macbook com ARM e introdução de ecrãs miniled.
Para o ano vamos ter Macbooks Pro radicalmente diferentes dos atuais. Esta linha está em fim de ciclo. Acho que não vale a pena fazer grandes investimentos.
 
Para quem precisa de Mac para trabalhar e precisa neste momento, é a melhor altura para o investimento.

Mesmo que a linha seja completamente actualizada (na Wikipédia consideram estes com o Magic Keyboard a quinta geração), o design antigo é conhecido em termos de fiabilidade.
 
Para quem precisa de Mac para trabalhar e precisa neste momento, é a melhor altura para o investimento.

Mesmo que a linha seja completamente actualizada (na Wikipédia consideram estes com o Magic Keyboard a quinta geração), o design antigo é conhecido em termos de fiabilidade.

Eu vi essa entrada na Wikipedia. Não faz sentido... Basta olhar para as outras gerações. Os Macbooks Pro têm ciclos de cerca de 4 anos e os iPhones de 3.
 
Também estava expectante pela saída do MBP para reformar o meu MBP Early 2011.
No entanto fiquei desiludido com o facto de usarem os 8th gen Intel. Ponderei o MBA de 2020 mas pelo que vejo nas reviews a performance (mesmo com intel 10th gen) é pior do que no MBP.

Voltei a olhar para o MBP mas não sei se espere. Tenho um vale de 1k do emprego para usar num portátil (expira em fev 2021), o resto do valor ponho eu.
A ideia era gastar cerca de 1000 euros do vale + 500 meus e depois vender o meu early 2011 por 500 euros e ficar no break-even.

Não é que faça uso intensivo dele neste momento mas nunca se sabe daqui a uns anos, gostaria que me durasse tanto quanto o meu de 2011.
A ideia era o modelo base com opção de 16GB ram. Fica a 1654 euros no site da apple.

Acham que deva esperar por possivel novo lançamento de MBP até fev 2021, ou se vir uma promoção que passe dos 1654 euros para 1500 por exemplo, deva avançar?

Obrigado
 
Espero que eles façam algo com uma gráfica um pouco maior do que o Mac Mini. O Mac Pro começa nuns ridículos 6599€, adicionar um eGPU ao Mac Mini tem que se ver o preço da combinação. A Apple neste momento não tem uma boa oferta e eu fico à espera :)
Do pouco que pesquisei, porque um Mac Mini com o i5 hexa-core (1299€), como tenho, com 32Gb de RAM (+150€) e uma eGPU (Razer Core X - 300€ + 5700 XT - 400€) não faz sentido? Parece-me uma boa combinação e que te durará alguns anos, não?

Total: 2149€

A este preço tens performance que qualquer MacBook Pro 13' e provavelmente que alguns modelos do de 16', mas só testando.

Parte do pressuposto que não precisas de gastar mais dinheiro em monitor, teclado e rato e não precisas de portabilidade.

É isto que estou a ponderar para mim, neste momento.
Vou também adicionar uma disco SSD externo para ter uma partição windows e jogar alguns jogos quando quiser relaxar até vir a PS5.

(sorry pelo offtopic, se calhar temos de mover isto para a Thread do Mac Mini)
 
Este unibody da Apple tem 4 anos. De 4 em 4 anos a Apple muda.
No final do ano vamos ter um novo Macbook com ARM e introdução de ecrãs miniled.
Para o ano vamos ter Macbooks Pro radicalmente diferentes dos atuais. Esta linha está em fim de ciclo. Acho que não vale a pena fazer grandes investimentos.
Essa teoria leva a acreditar que esta foi o novo Macbook Pro.
Se formos a ver:
2012 - Lançamento do retina
2016 - Lançamento do retina c/ touchbar
2020 - ?

E sinceramente, acho que mesmo que lancem ARM e miniled, vão fazer como fizeram com a Touchbar que so vinha com o modelo high-end. Não acredito que o modelo base receba essas novidades e continue a 1529€, pelo menos a Apple nunca nos habitou assim.

Mas provavelmente a tal actualização do Macbook Pro foi esta, não so com a introdução do antigo magic keyboard, mas também com a 10ª geração de processador intel.
 
Essa teoria leva a acreditar que esta foi o novo Macbook Pro.
Se formos a ver:
2012 - Lançamento do retina
2016 - Lançamento do retina c/ touchbar
2020 - ?

E sinceramente, acho que mesmo que lancem ARM e miniled, vão fazer como fizeram com a Touchbar que so vinha com o modelo high-end. Não acredito que o modelo base receba essas novidades e continue a 1529€, pelo menos a Apple nunca nos habitou assim.

Mas provavelmente a tal actualização do Macbook Pro foi esta, não so com a introdução do antigo magic keyboard, mas também com a 10ª geração de processador intel.

O calendário este ano da Apple foi interrompido por 3 a 6 meses pelos motivos que sabemos. Isto fez com que a Apple empurrasse todos os lançamentos 6 a 12 meses.
Não tenho dúvidas que em condições de alguma normalidade o calendário de lançamentos comece a ser reposto em setembro. Atirando os novos MacBooks Pro para o próximo ano.
O Unibody de 2008, 2012 e 2016 é diferente. Cada vez mais finos, com dimensões diferentes.
 
Back
Topo