MacBook Pro 13" Ecrã Retina 2015 Analise + Performance Edição de Video

Roberto, em tua opinião, em que casos aconselhas a optar pelos 16 GB de Ram?
Será de prever que daqui a 3 ou 4 anos, 8GB seja pouco para uma utilização normal doméstica ?Obrigado e bom fim de semana.

Oi José, um exemplo prático. Quando trabalho em AE no PC principal 32GB de ram renderiza um projecto exatamente com o mesmo tempo que a trabalhar com 16GB, por acaso não testei com 8GB, mas provavelmente levaria o mesmo tambem, no entanto quando faço uma preview em AE é só ram que consome portanto com 8 consigo ua preview de meia duzia de segundos enquanto que com os 32GB consigo praticamente a duração do projecto inteiro.

Outra situação que beneficio bastante é poder ter o AE + Photoshop + Illustrator + Fireforx e ter uma renderização em segundo plano e não se passa nada com os 32GB, se tivesse 8GB humm!!! esquece.

Portanto José se for para utilizar varios apps que puxem e em simultaneo os 16GB serão uteis, se por outro lado apenas estiver a usar por exemplo FCPX com um projecto simples + mail aberto + browser e umas aps leves os 8GB servem perfeitamente.

A longevidade depende da nossa utilização (minha opinião claro) cada caso é um caso e devemos sempre analisar exactamente qual o nosso workflow neste momento e se se manterá assim por muito tempo ou se estamos a sentir que está rapidamente a mudar e a exigir mais das máquinas. Quando refere utilização normal domestica, parto do principio que é o basico, office, brincar com fotos, browser, mail etc os 8GB serão suficientes e não acredito que nos proximos 2-3 anos o OSX mude para consumir mais, aliás a tendência desde o Mavericks é o reaproveitamento ao máximo de ram, o que acho excelente neste OS.

Abraço
RJ

PS: Encomendou a máquina, durma descansado, assim que ela chegar, use-a e "abuse-a" :) se por acaso para o que faz não se sentir satisfeito, devolve por não estar satisfeito (não acredito mas.... :)
 
Allo!! Tou aqui :) Hehe!!



Oi Rtv, vi que enviaste uma mensagem pessoal, mas ja que colocaste aqui também, respondo aqui :)

Antes de responder estou curioso, consegues me mandar essa "template" que estás a trabalhar para poder testar aqui. Envia atraves de www.wetransfer.com para o teu proprio mail, depois copia o link e envia-me por PM.

Em relação á minha opinião é muito simples e está tambem implicita no video que gravei acerca da performance dele. Para quem precisa de performance "Bruta" num Laptop o 13" não é a escolha ideal. Em FCPX safa-se com projectos simples, mas premiere etc arrasta-se.

No meu caso sabia exactamente onde me estava a meter :) um dual core, com grafica integrada não podia esperar mais do que me dá, no entanto a minha utilização nele para além do que estou a fazer agora :) é poder abrir o Motion 5 "on the go" gravar um video tutorial simples de 5-10 minutos upload e bam feito!! Claro mails etc o básico.

No entanto se precisasse de uma máquina de "rua" com poder de fogo NUNCA escolheria este modelo, iria sim para o 15" com grafica dedicada porque preciso do OSX, ou se não precisasse / quisesse OSX então de certeza que ia com Windows, poupas dinheiro...

O Asus que referes em AE, Premiere, Photoshop etc parte este coitado aos bocadinhos. Portanto em termos de performance nem penses duas vezes, força com o ASUS ou outro similar que gostes com specs parecidas. No entanto :) Como alguns membros referiram e concordo plenamente perdes algumas caracteristicas que podem ou não ser importantes, como qualidade de construção, OSX etc.

Das duas 1 ou gastas 2800€ +- no 15" GTX750m para poderes ter tudo ou gastas os 1300€ e ficas bem servido em termos de performance para o que usas.

Po*** que mania que tenho de escrever testamentos :)

Qualquer dúvida apita.

Se puderes e não te importares envia esse trabalhito so pa testar por curiosidade. Não é que não acredite, mas gostaria de testar numa segunda máquina.

Abraço
RJ


Primeiro de tudo muito obrigado pela sua resposta

ja tenho o link, mas o forum nao me permite enviar ;s não sei porque se poder diga me para onde devo lhe enviar o link

Isto ja foi um envestimento para mim no valor de 1.500 pensei que iria ficar bem servido que sou designer e trabalho tambem em multimedia como flyers logos tudo de design e tambem videoclips etc.....

Ja tenho mesmo muito trabalho atrasado, preciso mesmo de uma solução e a mais indicada deve ser mesmo o asus com muita pena vou abandonar o osx mas tem que ser mesmo porque na loja nao me dao solucao quer dizer dao me mas e para trocar por outro igual mas nao o posso fazer mais ja e o 2 e probabel que o 3º saia a mesma coisa ;;;

acho que vou ficar bem servido com o asus !! na segunda feira vou a loja resolver de uma vez por todas esta historia


E muito obrigado pela sua resposta deixe me aqui o seu email ou outro se for possivel para lhe enviar o link

Cumprimentos
VitorLopes
 
Oi Vitor,

Não coloco o mail em sitios publicos não pela comunidade mas sim pelos scrapers que assim que apanham mails vá spam com fartura :) Vai ao meu site e tens lá uma contact form envias o link eu faço o teste e se possivel hoje digo se o resultado foi o mesmo que deverá ser em principio. Basta ires a robertojorge (ponto) com

Abraço
RJ
 
Oi Vitor,

Não coloco o mail em sitios publicos não pela comunidade mas sim pelos scrapers que assim que apanham mails vá spam com fartura :) Vai ao meu site e tens lá uma contact form envias o link eu faço o teste e se possivel hoje digo se o resultado foi o mesmo que deverá ser em principio. Basta ires a robertojorge (ponto) com

Abraço
RJ

Boas Roberto ja enviei a mensagem por contact da sua pagina web

Cumprimentos
 
Boas Roberto ja enviei a mensagem por contact da sua pagina web

Cumprimentos

Oi Vitor recebido e testado :)

Como poderás ver no vídeo não tenho qualquer tipo de delay e atenção que gravei o vídeo com o screen flow a uma resolução de 2560x1600 e depois fiz downscale para 1280x800 e upload p YT. Isto para dizer que o screenflow consome recursos enquanto estava a testar e a uma resolução "bruta" mas mesmo assim não se passa nada :)


Questões:
1- De certeza que te venderam o modelo de 2015? (vê o screenshot abaixo)
2- Qual a versão do Adobe que estás a usar, aqui estou com a ultima versão CC 2014 ultimo update.

Tirando isto o que posso partilhar ctg e com o resto da malta é que para trabalhos deste género este MBP dá conta do recado sem problemas nenhuns, e devemos ter em conta aqui uma questão que ontem esqueci, mas hoje a exportar o video lembrei que é a resolução do ecrã retina 2560x1600, podes sempre alterar mas até hoje não vi necessidade a não ser para gravar o ecrã com 1080p.

Mais não posso fazer :)

Abraço
RJ

Macbook_2015.jpg
 
Oi Vitor recebido e testado :)

Como poderás ver no vídeo não tenho qualquer tipo de delay e atenção que gravei o vídeo com o screen flow a uma resolução de 2560x1600 e depois fiz downscale para 1280x800 e upload p YT. Isto para dizer que o screenflow consome recursos enquanto estava a testar e a uma resolução "bruta" mas mesmo assim não se passa nada :)


Questões:
1- De certeza que te venderam o modelo de 2015? (vê o screenshot abaixo)
2- Qual a versão do Adobe que estás a usar, aqui estou com a ultima versão CC 2014 ultimo update.

Tirando isto o que posso partilhar ctg e com o resto da malta é que para trabalhos deste género este MBP dá conta do recado sem problemas nenhuns, e devemos ter em conta aqui uma questão que ontem esqueci, mas hoje a exportar o video lembrei que é a resolução do ecrã retina 2560x1600, podes sempre alterar mas até hoje não vi necessidade a não ser para gravar o ecrã com 1080p.

Mais não posso fazer :)

Abraço
RJ

Macbook_2015.jpg

Boas Roberto exatamente o mesmo programa photoshop cc 2014 o ultimo update e também e de 2015 como podes observar
https://www.facebook.com/Rtvrecords...4855838641094/675816679211675/?type=3&theater

Muito obrigado Roberto deve ser mesmo um problema de fabrico nao encontro outro tipo de explicação so me resta trocar ou ligar para a apple official,

Muito obrigado pela disponibilidade
 
Oi José, um exemplo prático. Quando trabalho em AE no PC principal 32GB de ram renderiza um projecto exatamente com o mesmo tempo que a trabalhar com 16GB, por acaso não testei com 8GB, mas provavelmente levaria o mesmo tambem, no entanto quando faço uma preview em AE é só ram que consome portanto com 8 consigo ua preview de meia duzia de segundos enquanto que com os 32GB consigo praticamente a duração do projecto inteiro.

Outra situação que beneficio bastante é poder ter o AE + Photoshop + Illustrator + Fireforx e ter uma renderização em segundo plano e não se passa nada com os 32GB, se tivesse 8GB humm!!! esquece.

Portanto José se for para utilizar varios apps que puxem e em simultaneo os 16GB serão uteis, se por outro lado apenas estiver a usar por exemplo FCPX com um projecto simples + mail aberto + browser e umas aps leves os 8GB servem perfeitamente.

A longevidade depende da nossa utilização (minha opinião claro) cada caso é um caso e devemos sempre analisar exactamente qual o nosso workflow neste momento e se se manterá assim por muito tempo ou se estamos a sentir que está rapidamente a mudar e a exigir mais das máquinas. Quando refere utilização normal domestica, parto do principio que é o basico, office, brincar com fotos, browser, mail etc os 8GB serão suficientes e não acredito que nos proximos 2-3 anos o OSX mude para consumir mais, aliás a tendência desde o Mavericks é o reaproveitamento ao máximo de ram, o que acho excelente neste OS.

Abraço
RJ

PS: Encomendou a máquina, durma descansado, assim que ela chegar, use-a e "abuse-a" :) se por acaso para o que faz não se sentir satisfeito, devolve por não estar satisfeito (não acredito mas.... :)
Muito obrigado Roberto....
Dentro de 2 semanas já terei a máquina com os 16 de Ram.
Ao ligar a um monitor externo de 27" decente, através de HDMI, irei obter uma imagem de qualidade ou algo pixelizada?
Pode dar-me uma sugestão de monitor de 27" com uma boa relação preço /qualidade?
Abraço
 
Boas Roberto exatamente o mesmo programa photoshop cc 2014 o ultimo update e também e de 2015 como podes observar
https://www.facebook.com/Rtvrecords...4855838641094/675816679211675/?type=3&theater

Muito obrigado Roberto deve ser mesmo um problema de fabrico nao encontro outro tipo de explicação so me resta trocar ou ligar para a apple official,

Muito obrigado pela disponibilidade

Sem stress Vitor, assim ficamos sem dúvidas :)
Abraço
RJ

Muito obrigado Roberto....
Dentro de 2 semanas já terei a máquina com os 16 de Ram.
Ao ligar a um monitor externo de 27" decente, através de HDMI, irei obter uma imagem de qualidade ou algo pixelizada?
Pode dar-me uma sugestão de monitor de 27" com uma boa relação preço /qualidade?
Abraço

Sem prob :) Em relação a monitores estou satisfeito com os LG IPS 24EA53VQ imagem muito nítida, bom contraste e com bons ângulos de visão, estes são 24" e o modelo já é antigo não deves encontrar, mas procura os LG IPS e encontrarás preços decentes com boa qualidade.

Eu trabalho com 3 monitores como poderás ter visto no canal e só ainda não troquei o meu central ASUS 27" para um destes LG porque não tenho a certeza se vou buscar o Imac 27" ou o MacPro, vai depender do que vier ai no refresh por isso ando a aguentar, mas é uma diferença abismal de TN para IPS.

Abraço
RJ

PS: Falei LG porque são os que tenho aqui mas existem bons monitores de outras marcas, tem atenção é se são IPS e se conseguires encontrar um modelo que esteja disponivel numa loja fisica para conseguires ver ao vivo melhor, independentemente de onde comprares depois.
 
Alguém me pode recomendar uma boa sleeve para este modelo?
Vi esta Case Logic mas pelas dimensões parece-me que ficará larga:
https://www.caselogic.com/en/intern...aptop-and-macbook-sleeve-_-laps_-_113_-_black

Obrigado

Oi @kid A eu estou satisfeito com a Coodio, https://www.amazon.co.uk/dp/B00GL6YKB2/ref=nosim?tag=zwame02-21 (Espero não estar a infringir regra nenhuma, sei que houve alterações em ralação a colocação de links e se for esse o caso peço já desculpa e que algum mod remova o link ou peça e eu removo) Ainda não tive tempo de fazer uma review da sleve, mas até agora está a dar muito jeito e trás uma bolsa para colocar o carregador que é 5*

Está aqui uma foto da minha na pag do fb https://www.facebook.com/RobertoJor...005518828788/1581026202160053/?type=1&theater

Espero que ajude
Abraço
RJ
 
Boas pessoal, possuo um mac deste modelo desde meados do mes de Maio do corrente ano. Reparei que ao clicar no botão do power para ligá-lo, por vezes dá um estalo na tecla é normal? Acham que é caso para ir a garantia com ele? Obrigado
 
Pelo que percebi então, a memória ram não é o que vai fazer com que haja renderização de vídeos mais rápida certo?
 
Back
Topo