Macbook Pro 13 polegadas - 2015 ou 2016?

A.narciso

Power Member
Boa tarde a todos.

Ando (ainda) à procura de uma solução para aumentar a minha portabilidade sem comprometer a produtividade. Trabalho em Digital Marketing e Produção de Conteúdos e presentemente tenho um portátil bem pesado a servir de desktop que na prática de portátil não tem nada.

Andei a considerar um adquirir um MacBook Pro 2015 mas como vou ter de viajar muito nos próximos anos acho que compromete um pouco a questão da mobilidade.

Estou por isso mais inclinado para o Macbook Pro 13, estando indeciso entre o de 2015 (entry level mas c/ 256GB) e o entry level 2016 sem touch bar.

Alguém aqui utiliza algum destes modelos para edição de fotografia em lightoom e Photoshop (trabalhos não muito pesados neste último) e para edição de vídeo (1080)? Dão conta do recado mesmo com 8GB de ram? Entre os dois qual é que recomendam? Ou é melhor esquecer os de 13 polegadas e ir para o de 15 polegadas (2015)?

Desde já obrigado pela vossa ajuda
 
Estou com a mesma dúvida, entre o MacBook Pro 2015 (early 2015) e o 2016 (duas portas thunderbolt sem touchbar), estão ambos a 1600€ com disco 256GB.
Como vou utilizar mais para edição de fotografia estou mais inclinado para o 2015, com o 2016 vou precisar do adaptador USB-C. Mas em termos de performance o 2015 é inferior, ou a diferença é pequena?
 
Pelo que li em termos de performance são ela por ela (o de 2016 tem uma ligeira vantage). O de 2016 é melhor no som, imagem e peso (1,3kg vs 1,5kg). O meu dilema também se prende com o facto de ter apenas duas portas thunderbolt, o que vai obrigar a andar com o adaptador. Em termos de teclado e trackpad também prefiro o de 2015 (mas isso são gostos pessoais).

O outro grande dilema que tenho é se os 8gb chegam para trabalhar imagens em Lightroom e Photoshop de uma forma fluida. É que a ter de colocar mais 8gb o preço já se aproxima muito do de 15 polegadas de 2015...
 
Vê este tópico, aqui dizem sem qualquer dúvida que os 8GB são suficientes, até para Photoshop e Premiere (que é mais pesado que o Lr).
https://www.dpreview.com/forums/thread/3838117

E sim, o teclado também prefiro o antigo.

Ontem estive a ver alguns vídeos no YouTube e os comentários são em grande parte a criticar o novo modelo e a dizer que vale mais a pena comprar o de 2015.
 
Estive nesta situação, originalmente estava indeciso entre o 2015 e o 2016 s/ touch bar. Depois de muito ler/ver fiquei indeciso entre o 2016 s/ touch bar e o 2016 c/ touchbar.

Finalmente optei pelo Macbook Pro 13" com touch bar, devido a uma promoção (15%) que houve há pouco mais que 1 semana. Paguei 1784 euros, ainda é bastante.
 
Só tenho a máquina faz hoje uma semana, ainda não consigo dar um feedback completo. No entanto eu uso a máquina exclusivamente para iOS development e navegar na net.

Mas posso explicar a minha linha de pensamento na compra:

Eu tirei o 2015 da equação por ser mais feio, maior e ter menos armazenamento. Fazendo o upgrade para o ssd de 256 fica ao mesmo preço do novo.

Depois optei pelo 13" com touch bar porque o cpu e ram são ligeiramente mais rápidos, assim como ter 4 portas usb-c em vez de apenas 2 como o entry level. A touchbar é um gimmick mas o touch id é muito fixe, pena o botão de esc ser digital em vez de físico. O teclado do novo primeiro estranha-se depois entranha-se, é mesmo muito rápido de teclar. O ecrã também é notoriamente melhor em termos de brightness e color density.
 
Eu também não acho muita piada, mas o que eu recuso mesmo comprar é um computador sem portas USB (2.0/3.0) e entrada para cartões SD, e por esse motivo a minha escolha irá recair para o MBP de 2015. Nas lojas que visitei disseram-me sempre que a diferença em performance entre as duas versões não é muito significativa, pelo que quem dá valor à conectividade (USB e cartões) o de 2015 acaba por ser a melhor opção. Eu como vou comprar para edição de foto não faz sentido estar sempre com o adaptador atrás.
 
Pois. Tenho um touchbar mas sou o primeiro a dizer que acho a versão sem touchbar muito mais clean. Mas daí a ter vergonha da versão touchbar ou mesmo dizer que é piroso...
 
Última edição:
Back
Topo