Hardware MacBook Pro 14"/16" [2021]

Sentem falta do MagSafe no MAC?

• Sim

Votes: 6 46,2%
  • Não

Votes: 2 15,4%
  • Indiferente

Votes: 5 38,5%

• Total voters
    13
  • Votação encerrada .
Fui lá hoje.
Registaram o cabo colo tendo sinais de utilização normal e disseram que deve demorar até duas semanas até enviarem o de substituição.

Foram rápidos até, apenas me obrigaram a ir à ***** (onde tinha comprado o Mac) para pedir uma factura com o serial number do equipamento.

Agora é esperar.

Perguntei se forneciam cabo de substituição temporariamente mas disseram que não. Felizmente dá para carregar com um usb-c senão ficava “agarrado”.

Irei comprar um M1 pro 14" para uso doméstico, mas com foco para levar em viagens e férias. Eu já tou habituado ao mac os, mas a questão é "ensinar" a minha mãe à usar isto...

Ela precisa para basicamente web e office usage e não será daily driver, mas para viagens e afins.

Já agora com 2 anos de uso, seria uma boa uma "revisão" aka troca de pasta térmica e limpeza de fans? pior que para fazer isso é um nightmare para desmontar... laptops normais eu limpo e desmonto de boa, mas macs é outro patamar...

Faz sentido um Pro para esse fim? Se calhar safavas-te melhor com um Air, por ser mais levezito.

Quanto a limpezas de pastas e fans, estou com este há 2 anos e raramente oiço a ventoinha.

Também sou apologista que para essa finalidade o Air faz mais sentido. Inclusive com os novos processadores não irás sentir necessidade de trocar tão cedo. Tenho o M1 Pro Max e pouco uso agora com o iMac.

Faz sentido um Pro para esse fim? Se calhar safavas-te melhor com um Air, por ser mais levezito.

Quanto a limpezas de pastas e fans, estou com este há 2 anos e raramente oiço a ventoinha.

Yap, o Air para "travel usage" era o ideal, mas comprei numa "sale" da empresa por "apenas" 4200 reais. Se quisesse lucrar revendia facil por uns 7-8k. Não tinham MBP air, alem destes, tinha M2 pro, bem mais caros, alguns M1 2020 13", mas não era muito mais baratos (3200-3500) e o resto era macs Intel i5/i7/i9 com 3 à 5 anos de uso, não obrigado...

Um Air M1/M2 segunda mão no Brasil, custa bem mais que isso, penso de 4500-5000 reais para cima. O air M3 novo são mais de 10k e dar isso tudo para 8 GB e 256GB em 2024... nope!

Na verdade, o MBP M1 pro de 512 GB já chegava e sobrava, eram 500 reais mais baratos, mas foram os primeiros a serem vendidos!!! esta venda foi mais disputada que comprar bilhetes para show do Coldplay, à ponto que queria também ter comprado um Intel i9 para revender mas foram logo e olha que existia limite de 3 compras por pessoa e também teve monitores e iPhones, só que pense que eram 200 devices para mais de 100 pessoas disputando! A ponto que foi vendido praticamente todas as maquinas, só ficou uns 2-3 macs 13"de 2018 com pequenos defeitos que estavam com preço ruim).

Talvez o abra para inspeção visual e tentar tirar algum pó que esteja acumulado no impeller e nas entradas de ar.
O ideal seria tirar as fans e limpar o pó / cotão que acumula nos dissipadores, mas lá está estes designs anti repair da Apple... Tem que tirar a logic board para remover as fans é algo sem cabimento. Muitos portáteis consegue facilmente tirar a fan sem precisar desmontar nada.

Eventualmente talvez peça orçamento numa loja especializada, se for algo barato deixo lá.

Última edição:
Yap, o Air para "travel usage" era o ideal, mas comprei numa "sale" da empresa por "apenas" 4200 reais. Se quisesse lucrar revendia facil por uns 7-8k. Não tinham MBP air, alem destes, tinha M2 pro, bem mais caros, alguns M1 2020 13", mas não era muito mais baratos (3200-3500) e o resto era macs Intel i5/i7/i9 com 3 à 5 anos de uso, não obrigado...

Um Air M1/M2 segunda mão no Brasil, custa bem mais que isso, penso de 4500-5000 reais para cima. O air M3 novo são mais de 10k e dar isso tudo para 8 GB e 256GB em 2024... nope!

Na verdade, o MBP M1 pro de 512 GB já chegava e sobrava, eram 500 reais mais baratos, mas foram os primeiros a serem vendidos!!! esta venda foi mais disputada que comprar bilhetes para show do Coldplay, à ponto que queria também ter comprado um Intel i9 para revender mas foram logo e olha que existia limite de 3 compras por pessoa e também teve monitores e iPhones, só que pense que eram 200 devices para mais de 100 pessoas disputando! A ponto que foi vendido praticamente todas as maquinas, só ficou uns 2-3 macs 13"de 2018 com pequenos defeitos que estavam com preço ruim).

Talvez o abra para inspeção visual e tentar tirar algum pó que esteja acumulado no impeller e nas entradas de ar.
O ideal seria tirar as fans e limpar o pó / cotão que acumula nos dissipadores, mas lá está estes designs anti repair da Apple... Tem que tirar a logic board para remover as fans é algo sem cabimento. Muitos portáteis consegue facilmente tirar a fan sem precisar desmontar nada.

Eventualmente talvez peça orçamento numa loja especializada, se for algo barato deixo lá.
Sendo assim foi um bom achado :)

Em relação á limpeza... não me preocuparia com isso caso não detetes sinais de que seja precisa.

Boa sorte com a máquina nova.

Já chegou e tudo em ordem, maquina não tem nenhum dano físico, ecrãn à 100% e mesmo bem mais leve que o i7 late 2019 do work, já fizo setup inicial e atualizar pro OSX Sonoma (estava no OSX Ventura)
Veio e só cheio de pó e tal, nada que uma dose de alcool e limpa ecran não resolva.

Gostaria de saber, se existe algum problema, em carregar o MacBook Pro 14.2" (M1 Pro CPU 8-core, GPU 14-core), com os seguintes carregadores:
O que vem com o MacBook Pro, é de 67w e nas viagens dá me jeito levar um carregador com mais portas.
Boas,

A Anker é uma marca de excelência em termos de chargers, baterias, etc!

A Ugreen, dizem ser também uma boa marca, mas dou preferência pela Anker!

Cumps, Wolf

65W é capaz de ser muito curto para usar com este macbook + outros devices... Se for só carregar um iPhone e não trabalhar nada pesado deve dar, porque com 2 devices, ele reduz para 40w.

Mas é interessante, é bem pequeno e é algo que queria arranjar eventualmente no futuro para viajar e ai só levo um carregador, dado que M1 pro e M3 pro ambos não preciso de tanto power como o Intel...

Curiosamente o M1 pro que comprei veio carregador de 96w, o mesmo dos Intel 2019, o que é overkill ahaha.

Última edição:
Back