Hardware MacBook Pro 14"/16" & Mac Mini M2 Pro/M2 Max (já disponíveis)

Eu estou indeciso, em encomendar o Mac Mini M2 16/512 ou o mac mini M2 Pro 16/512 , preciso para editar videos de youtube, atualmente estão em 1080p mais vão passar para 4K.

Eu por norma utilizo 2 Camadas 4K (video + broll) + 1 ou 2 plugins + efeitos básicos + 1 faixa de audio e color grading.
Acham que basta o M2 ou o M2 Pro é mais indicado.

Eu prefiro pensar neste equipamento em longo prazo, quero dizer 8-10 anos sem ter grandes problemas.

Obrigada.

Se queres manter por tanto tempo, vai para o M2 Pro que aparentemente tem a performance do M1 Max que é uma brutalidade de performance.
Agora, ficheiros 4K e 512GB de disco é curto. A RAM e grandes ficheiros de vídeo é o que é. Se só estiveres a fazer isso tudo bem mas 32GB só lhe faziam bem. Eu sei, que estou a querer aumentar tudo, mas tu queres editar vídeo 4K. A máquina vai ser muito capaz mas apenas estou a apontar o que seria ideal.
 
@JPgod,

Pode ser que os batch’s que vão para a empresa onde trabalhas, ou mesmo para o Brasil sejam muitos maus. Ou então não sei que raio os teus colegas andam a fazer com os portáteis.
Por isso que vao investigar.

Olha não sei dizer dos meus colegas, mas dois que sei que morreram as maquinas por fora estavam optimas. Já eu cuido como se fosse meu, vou limpando, uso sempre num suporte e assim respira melhor, com carregador oficial e volta e meia tiro o pó que acumula nas entradas.
Eu até abria para ir limpando as ventoinhas ai de 6 em 6 meses, mas não sendo meu não faço, embora tenho que me lembrar de dar um toque la no ops se podem fazer isso.

Ela simplesmente do nada ouvi um estalo vindo do lado onde estava o cabo e desligou.

É certo que o calor e humidade do Brasil não ajuda, mas para isso que serve a gestão energética. E desde junho do ano passado tenho ar condicionado no meu escritório.

Vamos ver se estes M1 pro e M2 pro resistem mais. Já tem vários funcionarios com eles e pelo que sei até agora 0 problemas.

A empresa tem politica de troca de máquina de 4 em 4 anos, mas só estou a 2 anos e meio, ate lá já deve ter M3 pro, mas acredito que se voltar a morrer talvez troque a maquina.

Pessoalmente só por ter HDMI nativo já era uma vantagem, poderia voltar usar meu desktop por displayport @ 165hz :D

Eu tive um empregado que a quando da substituição do seu portátil fiquei parvo com o que observei na sua máquina. Liguei e as ventoinhas faziam barulho (não me tinha dito nada). Perguntei-lhe se tinha deixado cair o portátil e disse-me que não. Quando o abri aquilo lá dentro estava a coisa mais porca que já vi. Resultado, o tipo fumava sei lá o quê … e … Bom, só mandar limpar e ficou óptimo. Bom, óptimo até outro que ficou com este resolveu tapar a câmara não sei com o quê … um dia tira-o da mochila, abre-o e surpresa … vidro estilhaçado …

Contra a falta de cuidado e estupidez humana não há coisa que resista.
Pois, eu a muitos anos que lido com hardware e sei bem o estado que uma maquina de fumante fica. Eu não fumo por isso...

este da camera, ele meteu o que para partir o vidro? jezz...

Numa melhor nota, numa escola em tempos todos os profs levavam o ThinkPad X coisa coisa, mais se uma centena. Não eram baratos, mais de 1k euros cada um, preço ao público. O pessoal do suporte não tinha mãos a medir com problemas. Entretanto mudaram para MBA e o número de insistências reduziu para 1/4.
Pois, mas acredito que o mundo apple a coisa seja muito mais estável, como disse para mundo empresarial é bom. Mas do mundo Windows prefiro maquinas corporativas. O melhor portátil que já me passou pelas mãos foi um HP elitebook, da época do SandyBridge. Já o comprei usado devia ter uns 2 anos e aquilo durou mais 6 ou 7 anos conosco até a doar.

A maquina era de aluminio, muito bem construída e um must have para manuntenção, limpeza e upgrades. E mesmo assim só lhe tive que colocar um SSD e trocar a ventoinha, mas podia aumentar memória e até trocar de processador (embora aqui é onde menos vale a pena, os preços dos cpus melhores e que eram compatíveis eram completamente irrealistas).

Se queres manter por tanto tempo, vai para o M2 Pro que aparentemente tem a performance do M1 Max que é uma brutalidade de performance.
Agora, ficheiros 4K e 512GB de disco é curto. A RAM e grandes ficheiros de vídeo é o que é. Se só estiveres a fazer isso tudo bem mas 32GB só lhe faziam bem. Eu sei, que estou a querer aumentar tudo, mas tu queres editar vídeo 4K. A máquina vai ser muito capaz mas apenas estou a apontar o que seria ideal.
Se vai editar videos 4K é que é logo 32GB de memória. O Storage é ideal /e subir para pelo menos 1 TB também, embora ainda pode-se se safar com uma M.2 ligado por thundebolt / USB 4, como exemplo.

https://www.orico.cc/us/product/detail/7328.html

Eu mesmo tenho uma case desta marca, mas de 10 gpbs e faz 850 MB/s de read/write.
 
Última edição:
E nota-se uma diferença muito grande entre um painel de 5k para um de 4k de boa qualidade?
Se queres manter por tanto tempo, vai para o M2 Pro que aparentemente tem a performance do M1 Max que é uma brutalidade de performance.
Agora, ficheiros 4K e 512GB de disco é curto. A RAM e grandes ficheiros de vídeo é o que é. Se só estiveres a fazer isso tudo bem mas 32GB só lhe faziam bem. Eu sei, que estou a querer aumentar tudo, mas tu queres editar vídeo 4K. A máquina vai ser muito capaz mas apenas estou a apontar o que seria ideal.
@Metro desde já agradeço o comentário.

Pois o m2 Pro vai aguentar muitos anos e realmente é algo a ponderar mas ao mesmo tempo também me geram duvidas se realmente necessito de um computador com o performance tão elevado.

Editar ficheiros 4K , já no mac mini m1 funcionava bem com 4 streams de de videos em 4K, portanto acredito que com um acréscimo de performance do M2 em 35% (segundo a apple) que com 2 streams funcionará bem, agora claro que daqui a 8 a 10 anos se calhar já estamos a falar em streams de 8k (talvez, ou talvez não .... não sei, apenas alguma futurologia).

O disco por tudo o que li é o menos importante na equação, até porque com a possibilidade de discos externos NVME pos UBS 3.1 ou mesmo TB4 são mais que suficientes.

A Ram, pois.... 32 GB é excelente mas leva para um preço já fora do budget e a ir por ai, se calhar já posso equacionar o M1 Max, eu sei que dizem que o M2 é mais rápido em CPU, mas duvido que em GPU o M2 Pro seja superior, só mesmo quando vir as reviews.

Mas agora deixaste-me mais indeciso eheheh...
 
Última edição:
@JPgod,

Eu já tive sei lá quantos Macs em 20 anos, e nunca tive problemas na logic board. Dito isto conheço relatos de gente que já teve ... até programas especiais para troca de boards especificas identificadas problemáticas sem custos já houve.

Já tive alguns problemas chatos. Que me lembre: O MBP 2009 pifou a RAM 4GB ... mas como dava para fazer upgrade comprei 16GB em after market e pronto. Coisa que já não dá para fazer ... mas para isso é que serve o Apple Care; Em 2018 o filho mais novo sem querer arranca-me uma tecla do MBP 2015 (sem Apple Care) quando estava a brincar no meu colo. Chatice pensei eu ... fui a um reparador oficial expliquei a situação e ele reparou sem custos,... mas o mais interessante é que ao mesmo tempo quase para ver o que dava comentei o meu desapontamento com a descoloração de uma das bordas do display, estavam a ficar esbranquiçadas. O funcionário foi á BD da Apple, colocou o modelo e lolol ... havia um programa especifico para trocar o display devido a este problema. Fiquei com algo como novo sem gastar nada (paguei pela troca de bateria). Este computador ainda funciona bem nas mãos do filho mais velho do meu sócio.

Mas nada se compara com problemas que tive com PCs, no mesmo período. Alguns nem passaram os teste inicial de fiabilidade.

Este mesmo sócio não quer Macs para ele ... tem a mania que consegue mega promos, super portáteis por 800 e 900 euros lolol ... mas em 5 anos foram 3 portáteis PC (2 HP e outro Lenovo) só por conta das manias. O tempo que perdeu para aqui e para acolá. Outro sócio quis um MBA em 2017 e só no final do ano passado trocou por outro. Sendo que o MBA antigo ainda funciona bem como backup caso precise.

Há coisas que os PCs são técnicamente a melhor se não a única opção ... coisas muito especificas para mim como gaming ou super máquinas / servidores. Depois pode ser tb a única opção por questões de software, mas são hoje estes motivos poucos e muito específicos. De resto, há razões porque muitos developers que nem programam para a plataforma preferem MBPs ... maior fiabilidade, performance e durabilidade tanto do hardware como do SO. Para alguns isso ainda faz a diferença.
 
Última edição:
@Morg2k2 a RAM não a podes aumentar. Portanto se começas a usar SWAP e eu consigo usar SWAP com 32GB, com 16GB era uma desgraça vais criar um funil na performance. O armazenamento, é verdade que podes adicionar externo, mas não vai ser a 7000 MB/s.
O projeto que estás a editar vais querer que esteja no disco interno. Claro que isto é o melhor cenário possível. A seguir vêm compromissos com que todos temos que viver. Tu editas num M1 e funciona hoje. Eu provavelmente faria uma coisa simples. Não comprava de imediato, esperava por uma promoção que as vai haver, seja na Amazon, na Worten ou no El Corte Inglês que nos ajudam.

Eu quero ver mais benchmarks mas a mim parece-me que a melhoria está mesmo no GPU do M2. Eu tenho um M1 16GB e um M1 Max 32GB e no meu caso o ganho no dia a dia foi mais a RAM para o que faço. Vivia no meio de swap :D
 
@Morg2k2 a RAM não a podes aumentar. Portanto se começas a usar SWAP e eu consigo usar SWAP com 32GB, com 16GB era uma desgraça vais criar um funil na performance. O armazenamento, é verdade que podes adicionar externo, mas não vai ser a 7000 MB/s.
O projeto que estás a editar vais querer que esteja no disco interno. Claro que isto é o melhor cenário possível. A seguir vêm compromissos com que todos temos que viver. Tu editas num M1 e funciona hoje. Eu provavelmente faria uma coisa simples. Não comprava de imediato, esperava por uma promoção que as vai haver, seja na Amazon, na Worten ou no El Corte Inglês que nos ajudam.

Eu quero ver mais benchmarks mas a mim parece-me que a melhoria está mesmo no GPU do M2. Eu tenho um M1 16GB e um M1 Max 32GB e no meu caso o ganho no dia a dia foi mais a RAM para o que faço. Vivia no meio de swap :D
Obrigado pelo feedback.

Sim tudo o que dizes faz sentido, e acho que vou esperar um mês ou dois para ver se começam a aparecer algumas promoções. É o mais racional.
 
Tive sempre máquinas caseiras “Wintel” desde os meus 8 anos (em 1992) e fora uma ou outra excepção, duraram mais de 10 anos, mesmo com Linux a substituir a versão do Windows sem suporte. O laptop da minha mãe, um DELL Studio com 15 anos, la continua a ser usado com o Mint LTS para coisas casuais, por exemplo.

E o meu laptop também é Wintel (também podia ser Wamd) pelo facto de usar para gaming e porque ainda não havia SoCs M1.

Mas este M2 cria-me saliva, nem que arranjasse o M1 em pechincha. Vou tentar ver se a companheira quer o meu Wintel gaming e dizer adeus ao portátil velho dela.
Ainda se arranjam conversores VGA ou DVI para HDMI? Está aqui um monitor funcional sem uso há anos. Teclado e rato dão para as portas usb até desenrascar um Magic Keyboard e um Trackpad.
 
Comprei um Toshiba Satellite i5, 500GB HDD, em 2011. Passado um 1 ano a bateria não durava duas horas. Ainda funciona agarrado à parede. Sei que se lhe aplicar um SSD fica mais rápido e para desenrascar serve para texto. Em 2012, comprei o atual macbook pro 13" mid 12. Meti-lhe um SSD e é o meu computador diário desde então. Tenho bateria (original) para 5 horas. E depois tenho outra coisa que nenhum windows consegue ter a este nível: o trackpad e o teclado (sim, conheço o teclado dos ThinkPad). Posso dizer que o meu portátil windows funciona há 12 anos. Sim, funciona. Mas como desktop. O macbook funciona como macbook há 11 anos com bateria capaz para meio dia de trabalho. E não há maneira de avariar! Raios.
 
Pelas poucas reviews que vi com alguns testes sobre os M2 e M2 pro devo referir alguns pontos:

1) Mac Mini

- A versão Base 8GB / 256GB o problema que ocorria no macbook air M2 é igual, a velocidade do disco tem o valor máximo de escrita inferior a 1500 MB/s, em média não passa dos 1400, porque só tem um NAND de 256GB


- A versão Base de 8GB com upgrade para 512GB de disco a velocidade do disco ronda os 2200 MB/s, não é mau mas esperava melhor.


2) Mac mini M2 Pro na versão base não fiquei muito contente com a velocidade do disco, em escrita não passa dos 3000 MB/s , se compararmos com o Macbook Pro M2 14" o disco deste que supostamente deveria ser igual tem o desempenho muito superior.

 
O Mini não é limitado em relação aos MacBooks, é igual. Os MacBooks são a mesma coisa, nas versões base, de 512GB.
O motivo é o do costume, usam um package de memória em vez dos dois da geração anterior.
Tendo em conta o que a Apple cobra pelo armazenamento e o efeito que isto tem na performance, é uma situação um bocado ridícula, andarem a poupar cêntimos nisso.
 
Então acho que o mais sensato é ir buscar um macbook pro 14" M1, pois embora o performance global seja um pouco inferior no entanto continua a ser uma maquina extraordinária.

o Macbook pro 14" M1 16/512 atualmente é vendido por 1949 EUR
o Macbook pro 14" M2 16/1024 atualmente é vendido por 2731 EUR

Para termos o mesmo nivel de performance dos discos é necessário desembolsar quase mais 800 EUR. Portanto não me parece uma escolha racional.

Para quem pretende um mac mini pro, como este chip é o primeiro existente no mac mini, então terão que pagar o "imposto apple" para ter este peformance de discos. E neste caso o Mac Mini Pro M1 com 16/1024 fica por 1811 EUR.... por mais 150 EUR compra-se um portátil com um ecran deslumbrante.
 
mas um disco a 3000MB/s, para vocês é lento?!

estou comprador de uma maquina de secretaria nova.
orçamento 2000 +/-
agora, mac mini pro com 32GB de RAM, ou studio Max de entrada?

a verdade é que o meu uso é bastante simples, não sou profissional de audiovisual nem nada que se pareça, o que pretende, é que o computador tenha a maior longevidade possível com performance razoável.
o iMac que tinha antes, durou-me 11 anos, e o macbook pro que tenho, já leva 10
 
mas um disco a 3000MB/s, para vocês é lento?!

estou comprador de uma maquina de secretaria nova.
orçamento 2000 +/-
agora, mac mini pro com 32GB de RAM, ou studio Max de entrada?

a verdade é que o meu uso é bastante simples, não sou profissional de audiovisual nem nada que se pareça, o que pretende, é que o computador tenha a maior longevidade possível com performance razoável.
o iMac que tinha antes, durou-me 11 anos, e o macbook pro que tenho, já leva 10
@omega , não é a questão de 3000 MB/s ser lento, que efetivamente não o é. Na minha óptica comprar um computador do segmento pro , por 2.5K (no novo m2 14") e ter o performance dos discos inferiores á geração anterior é no mínimo decepcionante.

Eu vejo aqui 2 questões bastante relevantes:

1) Forçar os clientes a fazerem upgrades.
2) A serem forçados a comprar na loja da Apple que não faz descontos em regra geral, já que são modelos customizados que não são vendidos em grandes lojistas que podem comprar por atacado e obter descontos interessantes.

Por isso é que eu digo que é decepcionante, mas lá está, se calhar mais vale comprar um base e depois meter uma Enclosure Acasis TB3 + 2 TB NVME samsung 980/990 PRO que fazem velocidades de 2800 MB/s em escrita por uma fração dos custo dos upgrades.

Mas são opções e carecem de muitas contas....

Se precisas de um computador de secretária acho que não é necessário comprar um equipamento com specs tão elevadas, mesmo para 10 anos de utilização.

Acredito que um Mac mini M2 normal com 512 gb de SSD e 16 GB de ram é suficiente.
Só no caso de ires fazer trabalhos puxados em audiovisual é que justifica um investimento dessa natureza.

Isto na minha humilde opinião.
 
Hoje recebi um email de uma dessas grandes superficies que está com uma campanha Apple 18x sem juros e por exemplo o Macbook pro 14 M1 16/512 está a 1949 EUR e a versão idêntica de 16" está a 2499.... acho que ambos são mais que suficientes.

Para muitos anos, até porque o M2 é uma evolução contida, e não a revolução tecnológica que foi o M1.

Estou tentando ir buscar o de 14" embora vá ficar estático numa secretária, claro que se uma vez ou outra sair é um "Nice to have"
 
Última edição pelo moderador:
Não quero portátil, quero de mesa.
A questão é que entre o mini pro com 32 GB de ram e o studio de entrada, são… 300€.
Vale a pena os 300€ ou não?
Não é uma diferença assim tão grande num valor tão elevado.
Mas que não preciso de tanto, não.
 
@omega , não é a questão de 3000 MB/s ser lento, que efetivamente não o é. Na minha óptica comprar um computador do segmento pro , por 2.5K (no novo m2 14") e ter o performance dos discos inferiores á geração anterior é no mínimo decepcionante.

Percebo. Mas então e comprar hoje um computador para usar na secretária por 2k sem suporte HDMI 2.1. Para mim neste contexto isto é importante para o futuro. É que se compras algo para durar sem grandes compromissos convém olhar para isso. Parece-me que estás a olhar apenas para a velocidade do disco como fator decisivo e a comprometer tudo o resto não? E então o CPU/GPU, portas e coisas mais já não interessa?

Hoje recebi um email de uma dessas grandes superficies que está com uma campanha Apple 18x sem juros e por exemplo o Macbook pro 14 M1 16/512 está a 1949 EUR e a versão idêntica de 16" está a 2499.... acho que ambos são mais que suficientes.

Pois. Olha Mac mini M2 Pro 1TB, 32GB, HDMI 2.1, 2271 euros. Nem é 2k nem 2.5k fica a meio dos dois. E está mais bem preparado para a longevidade sem compromissos de qualquer uma dessas opções. E em promo certamente irá rondar nos 2k, valores que estás a tomar como opção possível para o teu orçamento.

Quem compra algo a olhar para a longevidade deve aceitar o fato que inicialmente vai comprar algo não precisa na plenitude de especificações já e agora. Agora podes achar um excesso, daqui a 3 ... a 5 anos já não, vais apreciar. Quão a sério queres levar a tua edição de vídeo?

Bom. O que te sugiro é que tens decidir primeiro se precisas de um bom computador de secretária ou de um bom portátil. Começa primeiro por aí. Não mistures as coisas.

Porque é que o Mac mini a 958 não te serve mesmo? Ou o que está a 1500? Porque não irão ambos durar tanto como pretendes?

Abraço.

PS: Como portátil, os que mencionas apresentam uma excelente relação de custo beneficio ... são excelentes portáteis. Agora como computador de secretária creio que os modelos mais recentes configuram-se uma melhor opção. São de fato melhores e mais baratos para o efeito.
 
Última edição:
Pois. Olha Mac mini M2 Pro 1TB, 32GB, HDMI 2.1, 2271 euros. Nem é 2k nem 2.5k fica a meio dos dois. E está mais bem preparado para a longevidade sem compromissos de qualquer uma dessas opções.

Não dizes que queres algo para durar e tens orçamento para isso. Quem compra a pensar assim deve aceitar o fato que inicialmente vai comprar algo que precise já e agora. Quão a sério queres levar a tua edição de vídeo?

Bom. O que te sugiro é que tens decidir primeiro se precisas de um bom computador de secretária ou de um bom portátil. Começa primeiro por aí.

Porque é que o Mac mini a 958 não te serve mesmo? Porque não irá durar tanto como pretendes?

Abraço.
@Trance, esta resposta é para mim?
eu não preciso de um portatil, preciso de uma maquina de mesa, para substituir o imac de 27 que aqui tinha.
eu não faço nada de especial na maquina, já foi tempo, neste momento, alem de navegação simples na net e por vezes mexer em ficheiros grandes, o meu dia a dia é bastante modesto.
por isso é que quero uma maquina que se prolongue no tempo sem que sinta que já está um arrastão.
as paginas de net e qualquer programa que hoje até não peça muita RAM, daqui a 5 anos, provavelmente, já vao exigir mais.
eu nem vou tanto para o problema do processamento, mas mais para o lado da RAM.

Provavelmente até serve o mini de entrada, mas esse, ao fim de 2 ou 3 anos, ja ia começar a sentir que estava a arrastar.
 
Eu comprei o meu ipad pro no site da apple enquanto estava no mestrado em 2018 e so selecionei no site para comprar para a universidade e nunca me pediram nada para verificacao, nem apos a compra. Estranhei mas parece que é normal. Se for nas lojas de revenda da ***** pedem logo cartoes de estudante, etc.
e na fatura vem com ou sem NIF?
 
Back
Topo