Boas
A minha empresa fez uma venda de equipamentos usados e comprei um
Macbook pro 16" core i9, 1TB SSD e 16GB ram que segundo eles não liga e com isso ficou extremamente barato, apenas 300 reais (ou 50 euros). Também comprei um Macbook 14" M1 pro, mas funcional.
Se tiver carregador e cabo, já está pago, porque só isso vale mais que isso, mas queria saber se alguém já tentou tentou ver o custo de reparar uma maquina destas. O valor de mercado é entre 5000 e 6000 reais funcionando, logo penso que qualquer valor acima de 2500-3000 reais fica logo fora de questão.
Por um lado fiz o levantamento das peças que tem e dá para tirar uns 3000 reais fácil, só o monitor é vendido a 4000 reais novo (e não oficial)
quando pegar a maquina ai tento usar o guia do iFixit para um pré-diagnóstico, senão já tenho uns contatos onde irei deixar a maquina para ver. Se não for viável, olha vou desmontar, até ai aprendo um pouco como desmontar e tal para futuras limpezas do meu futuro M1 e tais, vendo as peças e guardo a logic board como recordação, lol. Basicamente todas as peças encontrei à venda no "mercado livre" e algumas tem preços insanos, alem do monitor, as fans, touchbar são bastante caras. O que não dá para vender e "morre" com a logic board é o touch ID, por causa do secure enclave do T2 chip.
Entretanto irei futuramente me despedir desta versão como maquina de trabalho depois de 4 anos (e 3 maquinas trocadas!), que um M3 pro está encomendado.