1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

Discussão em 'Macintosh e OS X/macOS' iniciada por ZWAME, 19 de Outubro de 2019. (Respostas: 164; Visualizações: 10458)

1. Trance

Trance Power Member

Não sei como obter essa informação.

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A forma mais simples seria com uma ficha destas: https://comparador.zwame.pt/produto/12237628. Penso que o @TigasPires pretende saber quanto consome sem estar ligado a qualquer monitor externo e depois ligado a todos os equipamentos externos. Funciona bastante bem mas descobri que a TP-Link vai mudar de aplicação com as novas. Enfim. Mas isto já é off topic. Eu ainda não fiz nenhuma pergunta mas estou-me a guardar :)
    Tenho acompanhado e agradeço desde já a partilha sempre rica de informação.

De qualquer forma e pensando no consumo os monitores vão gastar mais do que o portátil e a própria dock deve gastar um bocado, já agora, quando a estás a usar estás a alimentar o MacBook Pro 16" via dock não estás a usar o carregador certo?

3. TigasPires

TigasPires Power Member

Consegues obter instalando o istats, é considerado o melhor software para monitorizar as temperaturas etc, não é nada pesado e não tbm não gasta quase nenhuma bateria

4. Trance

Trance Power Member

Obrigado pela sugestão mas não mostra a informação pedida que é o consumo (watts) do GPU. Se tiver outra forma ...

5. Metro

Staff Member

Também tenho esse programa (nem me lembrava) e também não vejo essa opção.

6. Antonio Jose

Antonio Jose Power Member

Boa tarde. Creio que 32 GB Ram so se justifica para uso muito profissional..certo?

7. Trance

Trance Power Member

Certo. É tudo via dock. A Dock fornece 87w, não 95w como o carregador original. O efeito colateral na pratica, é apenas a de carregar mais lentamente.

Quem estiver a pensar nesta Dock para múltiplos monitores sugiro que a primeira que faça é actualizar a firmware dela.

EDIT: Tenho o meu monitor 4K, alem de ligado via HDMI á dock, tem também o cabo USB que vinha com ele ligado. A razão de ser deste cabo é que o BENQ que tenho também funciona como hub USB e Leitor de Cartões. Isto permite que eu ligue o teclado, tapete e web cam ao monitor. Ou seja, a Dock também faz pass through the USB.

Última edição: 12 de Fevereiro de 2020
  8. Metro

Staff Member

O problema aqui é que quando compras tens que pensar que não te podes arrepender mais tarde e alterar porque a RAM está soldada. Em teoria diria que atualmente 16GB chega para a grande maioria das pessoas, daqui a 2-3 anos podes usar algum programa, ter um workflow que necessite de mais e se compraste com 16GB não tens hipótese de alterar. Dito isto, eu se comprasse hoje iria comprar com 16GB na mesma. Não consigo justificar o investimento mas a minha esperança é que os deuses da Apple lancem um Mac entre o Mac mini e o Mac pro. Não preciso de um dispositivo nem com bateria nem com ecrã agarrado mas sem ter o preço do Mac Pro.

@Trance
    Essa dock tirando o preço é de facto excelente mas eu olho para o teu setup e tal como tu não precisavas de ter ali um portátil mas sim de um computador pequeno onde ligavas tudo, ou seja, em que a expansão estivesse incluída no mesmo. Provavelmente vais-me responder que queres leva-lo atrás para outro local e aí faz sentido.

9. Trance

Trance Power Member

Para o que faz é até das mais baratas.

Correcto. Acontece que eu precisava de fazer um upgrade urgente dada a demanda de projectos deste ano. O Macbook 2015 i7 com 16GB, dava se o ambiente de programação fosse apenas em Mac, mas ainda tenho muito código em .NET no VS.

Precisando do upgrade, para o efeito o que pretendia mesmo era deixar o modelo de workstation portátil para um modelo de iMac + iPad Pro para as andanças. Visando a potencia, superior ainda ao Mac Mini, para a secretária iMac.

No entanto a Apple não fez um "refresh" completo a começar pelo ecrã com aquelas bordas .... Fiquei assim algo entalado entre adquirir um iMac que este ano de 2020 deve levar um refresh valente, ou um Mac Mini. O Mini era uma boa opção, mas em matéria de performance ainda não estava no que prendia. Por outro lado o iPad Pro ainda ... 2018? Não.

Surgiu então a oportunidade de adquirir este portátil, usa-lo uns tempos até o iMac 2020 aparecer, e quando aparecer passar este para um colega, inclusivamente o ecrã DELL de 2.6K que é muito bom. Este colega irá precisar mais de uma workstation portátil que eu e então eu irei mudar nessa altura.

Repara, eu sou dos que acredita que quem quer performance nada melhor que uma workstation de secretária (iMac) e um iPad Pro para computação móvel, com Remote Desktop quando necessário. Só que para o feito a Apple não está no ponto. O que tem, em finais de 2019, digamos que está em final de campeonato,. Acharei muito estranho que não faça o refresh completo ao iMac esta noa, preparado para a década.

Em contraponto, este portátil está em inicio de campeonato, já preparado para a década, sem os mesmo erros do passado mais experimental. E quem ficar com ele a seguir ficará muito contente, pelo menos tão contente como eu irá ficar., quero acreditar.

Qualquer questão, dispõe.

PS: Para a minha utilização a autonomia está muito longe das 11 horas. Diria que é mais para 5 horas. Isto com o Core i9 que é o que tenho.

Última edição: 13 de Fevereiro de 2020
  10. serj_tankian

serj_tankian Power Member

Concordo, tenho visto muito é em vez de ipad, utilizarem macbook air, pessoalmente vejo mais sentido no air (geração anteriores).
    obrigado pela partilha, interessante :)

11. Metro

Staff Member

Ainda bem que somos todos diferentes, eu o iPad para trabalhar só a usar como segundo monitor do portátil. Quando saiu este portátil fui ver e configurar o de 13" com as specs aproximadas deste fica mais caro. É esperar que alterem o teclado do de 13" a ver o que dali sai já que não necessito da gráfica dedicada mas o ideal seria um desktop melhor que o Mac mini com a expansão dada por aquela dock. O processador ideal até nem está na Intel mas enfim.
    Mas o argumento a favor do imac compreendo com o único ponto contra de ficar limitado a um ecrã de 27" que é pequeno para mim e de estar agarrado ao computador. A única vantagem é não ter a bateria.

Dito isto, é estranho o post que referi do Om Malik que não é caso único. Ele tem acesso direto à Apple. Ou lhe saiu a fava ou não sei.

12. Trance

Trance Power Member

Estas discussão é eterna. Mas mais que discutir é preciso usar na prática com empenho e foco.

A diferença entre se procurar algo que substitua o PC de secretária fora dela ou algo que complemente o PC de secretária para fora dela. Ambas as opções têm as suas limitações. Com que limitações se convive melhor, como foi referido, são opções muito pessoais, porque requerem workflows muito destintos.

Por exemplo, numa opção é expectavel o dispositivo se comporte tal como o de secretaria a menos de determinada performance. Em suma, que não haja alterações de workflow. Noutro já se espera o manutenção 0, muito boa performance multimedia quer para consumo quer para produção e múltiplas formas de input (touch, caneta, teclado, rato). A questão do workflow ser o mesmo não é requisito.

Isto claro, na gama dos ultra portáteis.

Bom, mas isto creio ser outra discussão.

Última edição: 13 de Fevereiro de 2020
  13. TigasPires

TigasPires Power Member

Tens de ativar a opçao de sensores e depois na barra de tarefas tens la um icone que sao os graus a que está ocpu, quando carregas tens lá varias medicoes, da para veres a pontencia que a grafica esta a usar onde diz raedon high side

14. Trance

Trance Power Member

@TigasPires,

Ligado aos dois monitores ....

1: ~32W Utilização em programação, building (sem ventoinhas)
    2: ~95W Com o jogo a correr a 4K num dos monitores (Ventoinhas baixo a moderado)

[​IMG] [​IMG]

Última edição: 14 de Fevereiro de 2020
  15. TigasPires

TigasPires Power Member

Pois também tens o mesmo problema com essa dock, em iddle tens o pc a 60° ligado a dois monitores porque a grafica começa logo a consumir os 18w, eu tenho só 1monitor, se tiver o mac em clamshell a grafica consome à volta de 4w e as temps andam à volta dos 40-50° se tiver o pc aberto dispara logo para os 18w em iddle e as temperaturas sobem para os 60°. Este bug que penso que seja de drivers vai afetar a longevidade do pc porque tá sempre a 60°+ se quiserem ligar a um monito externo

16. Trance

Trance Power Member

@TigasPires,

Não vejo que decorrerá daí algum problema de longevidade. Quanto muito uma troca de bateria ao fim de 3 anos, coisa que faço regularmente.

Abraço.

EDIT: Esse problema, se for de facto um problema coisa que não creio que seja de todo, não é da dock. Se ligar um monitor externo directamente (com adaptador) ás entradas TB, constatará os mesmos consumos e temperaturas.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2020
  17. TigasPires

TigasPires Power Member

Correto não é da dock, pensa-se que seja um problema de drivers mas fica o aviso em relação a ligar a monitores externos, existe uma thread no macrumors se quiserem mais informaçōes.

18. Trance

Trance Power Member

Como disse, bem sei se quer se isso é um problema. Tipicamente processadores AMD consomem mais energia que Nvidia quando monitores externos são ligados.

Algumas notas face à minha experiência. MacBook Pro 15 apenas com GPU integrado, aquecia mais ligado a monitores externos. Surface Pro 3 e 2 mesmo sem ligar externos passado um ano de uso ... andavam acima dos 80 apenas com browsing Chrome. Ligando o externo ... Esses sim tiveram problemas de longevidade.

Em suma, a minha experiência conclui que possivelmente não está tão óptimo como poderia estar, no entanto está longe de haver um problema térmico. Poderá ser no entanto algo a optimizar.

Em suma. Tens computador para 10 anos com uma ou outra troca de bateria (300 euros na Apple)

Última edição: 16 de Fevereiro de 2020
  19. migueltomas

migueltomas Power Member

Já entendi que não precisas de portabilidade, mas o que te impede então de ires buscar o Mac Mini?

Por acaso tenho um e estou extremamente contente, se bem que nos últimos dias tenho tido a necessidade de o usar fora de casa e já pensei: O MacBook Pro de 16' vinha a calhar. Digo isto, porque tenho o Mac Mini (hexa core), iPad Pro 12.9', Apple Pencil e Keyboard. Se somarmos tudo, é igual ao preço do MacBook Pro 16' base.

Usei o Mac Mini e iPad Pro com o sidecar, estando o Mac ligado à TV da sala e a espelhar no iPad Pro. Setup interessante: Mac Mini, cabo de alimentação, iPad Pro, Magic Keyboard branco da Apple e Logitech Mx Master 3.

20. Metro

Staff Member

Ter um MacBook Pro 15" de 2016 desde 2018. Upgrade a um de 2012... Se avariar é logo no dia seguinte que o compro mas gostava que a Apple ao menos fizesse um refresh este ano. Mas a suesgtão do Mac maior do que o Mini era para ter mais expansão, ter mais discos por exemplo do que se tem com o mac mini.
    O setup do iPad Pro para portabilidade não me convence e vou sempre lendo os artigos que encontro sobre workflows do pessoal mas não é para mim definitivamente.

@Trance
    A dock Ofima USB C Hub já usaste? Funciona bem? Intrigado como áquele preço é Thunderbolt 3. Normalmente são USB-C e não Thunderbolt 3. Mas como supostamente suporta dois monitores deve mesmo ser, ou então não é, e só consegue porque se liga a duas portas USB-C/thunderbolt. Pelo que li nas reviews dizem que aquece, pois pudera, se ainda por cima alimenta o portátil tem que aquecer. O inconveniente dessa dock, para mim, é que não podia usar o suporte que tenho, mas para o que faz é um achado.