Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

Eu estou a perguntar ao @Trance porque estou a desconfiar do baixo preço para tudo o que oferece. A temperatura alta é de esperar. Não há milagres quanto a isso. O ponto que levantas é importante e faz sentido que possa ser um ponto de falha.
 
Eu questionei esse aspecto pois foi algo que notei na minha que comprei, na altura não tinha noção desse problema sequer, e no inicio cheguei a culpar o router xD mas agora que testei confirmo que algumas dão um grande corte de wifi, e às vezes é melhor dar mais uns € e ter algo bom.
De todas as maneiras criei este topico, pois era interessante ter um repositorio com testemunho da comunidade, quais os melhores docks/cabos, mas sem sucesso xD
Não sei se tambem é o sitio correto
https://forum.zwame.pt/threads/macbook-problemas-com-wi-fi-vs-dongles-solucoes.1044809/
 
A dock Ofima USB C Hub já usaste? Funciona bem? Intrigado como áquele preço é Thunderbolt 3. Normalmente são USB-C e não Thunderbolt 3. Mas como supostamente suporta dois monitores deve mesmo ser, ou então não é, e só consegue porque se liga a duas portas USB-C/thunderbolt. Pelo que li nas reviews dizem que aquece, pois pudera, se ainda por cima alimenta o portátil tem que aquecer. O inconveniente dessa dock, para mim, é que não podia usar o suporte que tenho, mas para o que faz é um achado.

Sim já usei e funciona para o que pretendo. A Dock na secretaria é a Caldigit TB3+.

A Ofima uso ocasionalmente quando estou na estrada. Ler uns cartões, ligar a uma pen ou disco externo para backup, ligar a um painel via HDMI para fazer uma apresentação ... Em vez de comprar múltiplos adaptadores uso este.

Para o efeito serve.

Se serve para Dock principal, para usar o dia todo tal como uso o TB3 ... não sei. Não uso dessa forma, nem foi por isso que a comprei. Tipicamente para esse efeito, uma Dock com alimentação externa é fundamental. Isso ou dongles e fazer uso das 4 portas. É para isso que elas la estão.
 
Última edição:
novo mbPro 13 talvez esteja disponível até ao final de março


ytKPm3i.jpg
 
Boa tarde,

Comprei um MacBook Pro 16 polegadas i9 com 32ram e quando ligo um monitor externo o mac começa a aquecer até que liga as ventoinhas no máximo, assim que desligo o monitor externo passado uns minutos o mac desliga as ventoinhas... Isto nunca me aconteceu nos meu mac antigos.

Alguém sabe o que poderá ser?
 
Eu estou a ponderar comprar esse mac i9 32gb... mas o intuito era ligar a um ecra externo ja que prefiro trabalhar com outro ecra em simultaneo.. Entao será que é ma opçao estes macs?
 
É comum esse sobreaquecimento, já no macrumors há um tópico só para mostrarem as Temps com ecrã externo ligado

Sobreaquecimento não é comum. Pelo menos ao ponto de ligar as ventoinhas apenas por ligar um ou dois monitores. Tenho 2 monitores ligados, um deles 4K, e tal não acontece.

Que adaptador estas a usar? Usa um bom adaptador.
 
Última edição:
Como não é comum? A bateria dura um terço com Display externo ligado..

Bom dia,

Estou apenas a relatar a minha experiência com a minha unidade. Se houvesse sobre aquecimento e ventoinhas a correr em som alto quando ligado a monitores externos, seria o primeiro a advertir o forum e não ficaria com o equipamento.

Um equipamento quando sobre aquece para mim demonstra os seguintes sintomas:

- Ventoinhas em alta rotação frequente quando não constante.
- Eventualmente desliga-se,
- Unidade muito quente ao toque sem razão aparente.

Nada disso me acontece. E como disse tenho 3 monitores, um 4k (BENQ), outro 2560x1440 (DELL), e outro 3072 x 1920 (o do MBP 16").

O que me acontece é o seguinte:

1) Usando apenas o MBP, a voltagem do GPU discreto anda nos 0,12W (Radeon High Side). Temps andam entre os 40c e os 55c. (excepto quando ligo VMs Windows 10)
2) Ligando a MBP a um monitor externo com ele fechado, usando rato e teclado externo (clamshell mode), a voltagem do referido GPU anda nos 5.7W. Temps, entre os 45c e os 60c. Isto qualquer dos monitores externos mencionados.
3) Ligando a MBP a um monitor externo com ele aberto (dois monitores), a voltagem do referido GPU anda 19.5w. Temps, entre os 65c e os 75c.
4) Ligando mais monitores não altera os valores em 3.

Em todos os casos as ventoinhas não disparam como alguns descrevem. Disparam momentaneamente quando uso uma Virtual Machine com o Windows 10, ou quando o macOS está a sincronizar com a iCloud que é coisa muito rara (bird process).

Quando edito fotos (nada de sofisticado), ou estou a programar no macOS web apps, video calls etc etc, não oiço ventoinhas também com os 3 monitores activos (65-75c). Posso eventualmente ouvir momentaneamente em outras alturas, mas são situações que não fazem parte do meu workflow diário.

Em suma, não noto sobreaquecimento algum. O que noto sim é um maior consumo energético e temps um pouco mais altas derivadas disso. Isto porque alguém aqui no forum me disse para ir ver com o monitorizador de consumo e temps. Caso contrário não notava coisa alguma. Daí sugerir ter o MBP ligado á corrente quando estiver a usar monitores externos. Não é necessário, mas se o seu monitor externo for bom, não vejo razões para ter o MBP aberto, é uma preferência minha.

Quanto á thread maceumours que foi indicada. Não dá para perceber muito bem o alarmismo. Tens lá pessoas a dizer que tal não acontece com o portátil Windows 10 delas. Mas que resolução tem o ecrã desse portátil, 1080p? Tens outras pessoas também com monitores 5k a relatar o que aqui relato.

Dito isto, como disse na thread. Se a Apple lançar o patch que optimize a consumo energético nestes cenários, é bem vindo.

Em suma, este fenómeno está longe de interferir com o silêncio do meu local de trabalho ou a performance da máquina! Aquilo que interessa. É menos alarmista do que expressões como "Sobreaquecimento", logo não é bom tema para se debruçarem os Youtubers demonstrando as suas capacidades de monitorização e coisas mais. Lamento.

Abraço.

PS: O que posso sugerir para ajudar é usar um bom adaptador. Porque já testei com o daqueles de 10 euros, e nesse caso o cenário descrito em 2) poder ser idêntico ao 3) em temos de consumo e temps. Isto apenas com um monitor externo salta com esses adaptadores para 19,5w de consumo mesmo em clamshell mode. Com um bom adaptador fica pelo 5.6w em clamshell.
 
Última edição:
2) Ligando a MBP a um monitor externo com ele fechado, usando rato e teclado externo (clamshell mode), a voltagem do referido GPU anda nos 5.7W.

Chamou-me a atenção isto por causa do Touch ID. Não consigo viver sem o Touch ID mas claramente não sofres do meu problema. É porque usas mais uma VM com Windows 10?
 
boa noite,

Alguém tem problemas em ligar a net no seu macbook pro 16 por cabo?

Nunca senti necessidade de o fazer no entanto e após ter adquirido uma dock (caldigit TS3) tentei ligar por cabo e o que é certo é que nao tenho qualquer resposta, ele reconhece a ligação etc mas não consigo ter net...ainda tentei usar todos os meios sugeridos pela Caldigit para despistar problemas de rede mas nada resultou...até que decidi utilizar uma "dock portatil" da satechi e obtive o mesmo resultado, reconhece imediatamente a entrada e o tipo de ligação (uma por cabo thunderbolt 3 e outra por cabo USB-C) mas continuo sem net.

:(:(:(
 
Back
Topo