Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

Tenho os dois (cabo e adaptador), acho que usei o cabo 1 ou 2 vezes nas férias (por ser mais comprido) e em 5 anos tive 0 problemas.
tb não tenho no macbook de 2015, mas neste noto imenso.

Eu não tenho o de 16" mas isso de apanhar choques interessa-me. Passo o dia a apanhar choques. Uso o cabo comprido no transformador por isso deve ser outra coisa. Eu é que devo precisar de um fio elétrico para me ligar à terra. Parece impossível.

Por diversas vezes já fiz faísca com o MacBook Pro.
no trabalho no verão tb faço faisca quando toco no laptop, até se ouve :lol: mas isso é estatica, do chão ser alcatifa.

Boas, vim aqui ao tópico só por acaso e vocês estão mesmo com a mão na massa!

Comprei um Macbook Air 2020 há 1 mês e acho interessantísimo que o portátil ligado ao carregador ganha outra textura, basta passar com os dedos no tampo (ou seja mesmo com ele hibernado) que sente-se uma vibração. Até agora ainda não tinha pensado muito nisso mas realmente preocupa-me se não é perigoso.
sim é isso que me refiro, isso que sentes é corrente electrica a passar pelo teu corpo e a ir para a terra.

Como sabes que o transformador tem suporte terra?

proxy-image.png


proxy-image.png


o 2016 apenas vem com aquele adaptador curto da esquerda que não tem ground. se quiserem ground, têm de usar o cabo comprido da direita (vendido à parte). antigamente os laptops eram vendidos com ambos (estou a reaproveitar o do antigo).

PS: como disse acima, se usarem monitor externo ele tb faz ground por aí (se o monitor estiver ligado à terra obviamente), mas não gosto da ideia da corrente andar a circular pelo HDMI do monitor até chegar ao ground...
 
Última edição:
os equipamento são marcados como isolamento de classe II (tens aquele simbolo no transformador), por isso há partida não é perigoso. agora ter ground é melhor que não ter... eu prefiro ter, a apple pelos vistos pensa o contrário ao ter deixado de fornecer o equipamento necessário para ter uma ligação própria à terra.

dependendo da instalação electrica da casa, pode sentir mais ou menos "formigueiro", na pratica o que sentes é a diferença de voltagem entre o neutro e o ground, deviam ser 0v, mas na pratica não são, e tipicamente quanto mais antiga a instalação, pior é.
 
os equipamento são marcados como isolamento de classe II (tens aquele simbolo no transformador), por isso há partida não é perigoso. agora ter ground é melhor que não ter... eu prefiro ter, a apple pelos vistos pensa o contrário ao ter deixado de fornecer o equipamento necessário para ter uma ligação própria à terra.

dependendo da instalação electrica da casa, pode sentir mais ou menos "formigueiro", na pratica o que sentes é a diferença de voltagem entre o neutro e o ground, deviam ser 0v, mas na pratica não são, e tipicamente quanto mais antiga a instalação, pior é.

Ao ler agora este tópico descobri que afinal não sou o único com estes problemas de pequenos choques.

Mas realmente sinto mais quando uso o portátil com ligações eléctricas mais antigas. Talvez vá ter que arranjar a extensão para usar nessas alturas.
 
Outro por aqui (macbook pro 13' 2018) que so dei devida atenção depois de ler aqui.
Não é sempre que sinto, mas onde noto mais no meu é quando passo o dedo pelas saidas das colunas de som...

Que efeitos isto tem no macbook? Em que medida compensa comprar esse cabo com ground?
Se for só para anular o efeito da estatica em nós não me incomoda sinceramente, mas se tem outras implicações pondero comprar o cabo
 
Outro por aqui (macbook pro 13' 2018) que so dei devida atenção depois de ler aqui.
Não é sempre que sinto, mas onde noto mais no meu é quando passo o dedo pelas saidas das colunas de som...

Que efeitos isto tem no macbook? Em que medida compensa comprar esse cabo com ground?
Se for só para anular o efeito da estatica em nós não me incomoda sinceramente, mas se tem outras implicações pondero comprar o cabo

Estou como tu amigo, mas com um MacBook Air 2020 novinho. Tenho algum receio. Eu pessoalmente nunca senti qualquer tipo de choque sequer, nem por muito pequeno que seja. O que eu sinto é que tendo o MacBook ligado à corrente, seja ligado ou desligado ou em sleep mode, basta passar os dedos pelo tampo e sente-se uma espécie de vibração super ligeira na ponta dos dedos.

Mas estou como tu, não me incomoda absolutamente nada, apenas não quero prejudicar a máquina ou a minha saude. E encontrei pouco feedback sobre este assunto pela internet fora. Não me apetecia nada ter que gastar dinheiro noutro carregador.
 
Tenho o meu macbook pro 15 desde 2008 e posso dizer que isso de sentir a corrente electrica já se sente desde esses tempos. Não sei se o mesmo acontecia na altura dos power mac.
Por experiência penso que o mesmo acontece quando a tomada electrica não tem ligação terra....isto porque sempre usei o cabo maior.
 
A explicação não pode ser o cabo maior. Também deve ter a haver com o monstro (eu) que está entre o portátil e a cadeira porque eu faço faísca algumas vezes no MacBook Pro e até agora ele continua a funcionar. E uso o cabo comprido original para que não fiquem dúvidas.
 
Exacto como eu com o meu MacBook Pro 13 2014. Uso o cabo grande.
Descobri que sinto vibração quando estou com os pés colados à parede na secretária.
 
É de mim ou os ecrãs destes MBP são fraquinhos, fraquinhos, a nível de resistência?

O meu tem cinco meses e já noto vários pontinhos que são riscos...parece sujidade mas não sai com limpeza...

Estou a pensar ativar a garantia, não me parece admissível, ainda para mais com um computador que tem tido pouco uso e não é tratado de forma indigente.
 
No fim de semana fui limpar por fora o Macbook e notei já alguma poeira acumulada nos intakes... Deu para limpar, mas tou a ver que logo logo terá que tirar a tampa para limpar as fans e os dissipadores...

alguém aqui ja fez?

E aqui o gajo não tem descanso, as fans bufam o dia todo :002:

Yup, não vem, mas olha nunca senti qualquer choque ou estática...

A extensão dava jeito porque onde meti o transformador, fica meio pendurado e "raspo" a perna no cabo (está por baixo da mesa), mas não vou estourar 116 reais por um cabo, ainda mais por algo da empresa.
Nunca mais me lembrei que o transformador usa um conector padrão de 2 pinos, logo qualquer cabo daqueles serve :D Claro que não tenho aterramento, mas não tenho problemas de choques e como já foi dito, o plug normal também não tem aterramento.
 
Última edição:
Ja limpei do MBP 2015, neste ainda não senti necessidade. no 2015 é trivial desde que tenhas a chave certa :berlusca: é so mesmo virar ao contrario, desapertar os parafusos e puxar a tampa.

neste pelos vistos tem truque nos encaixes:

 
Eu vi este vídeo e ainda teve que andar ali a destravar e a puxar... Melhor é ficar quieto e reportar à equipe de TI da empresa.

A chave eu tenho, para tirar parafusos dos iPhones e serve perfeitamente.

Sinceramente, uma empresa com orçamento infinito podia ter feito melhor. Os intakes laterais podiam ter pelo menos o dobro/triplo da largura e ter um "grill" para ajudar reter a poeira, era só passar um pincel ou aspirar 1x por semana.
 
Vi um carregador Baseus de 120w, com cabo Type-C <-> Type-C incluido de 100w.

Será seguro usar isso pro macbook pro 16"? É que tendo ainda mais 2 portas, acaba por servir para os telemóveis também e numa viagem e afins é apenas um mono que carrego!

E alem disso custa 1/3 do carregador Apple + cabo :n1qshok:
 
O de 120w tem na Amazon BR, que custa 375 reais, mas cheira-me que é importado apesar de não ter indicação. A foto é plug americano, o que até é uma dor de cabeça e precisa de adaptador, dado que o plug europeu que agora é o oficial nas tomadas.

O carregador de 96w oficial + cabo são meros 1100 reais, ta doido. E este ainda pode carregar telemóveis.
 
Back
Topo