1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MacBook Pro 2011 vs 2018 - Primeiros testes

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por hferreira.80, 25 de Julho de 2018. (Respostas: 9; Visualizações: 1017)

1. hferreira.80

hferreira.80 Power Member

Teste: Compilar um projeto com cerca de 1 milhão de linhas de código.

MacBook Pro 2011 13'' com specs standard minimias e upgrades posteriores (8 GB RAM + disco SSD +- 500 GB):
    Apenas o compilador em execução: em média 5 minutos (sempre variavel)
    Compilador + algumas ferramentas essenciais: média 7 a 10 minutos
    RAM sempre no máximo
    Ventoinhas sempre no máximo

MacBook Pro 2018 13'' com specs standard máximas (disco de 500 GB):
    Instalação dos mesmos programas que na outra máquina.
    Todas as aplicações em execução
    Tempo de compilação: 36 segundos exatos (4 testes, sempre com os mesmos resultados).
    RAM com apenas o compilador mais alguns programas essenciais: 8 GB
    RAM ocupada com todos os programas: 11 GB
    Ventoinhas sempre desligadas

A RAM nunca chegou perto dos 16 GB mesmo tentando no limite para o meu fluxo de trabalho também não sobrou assim tanto.

Em alguns cenários as ventoinhas chegaram a ligar-se (copia inicial de backups para clouds, etc ...).
    Foi muito estranho ouvir as ventoinhas a ligar e a desligar de um momento para o outro (muito silencioso).
    No Mac de 2011 estão sempre ligadas no normal ou no máximo.

É notório o barulho das teclas em comparação com a versão de 2011 no entanto não vejo razão para tanta polémica.
    Acho que é mais rapido a teclar.
    Preocupa-me mais o trackpad que é gigante e volta e meio toco lá.
    A touchbar é muito sensivel e volta e meia também toco lá.
    Pode ser uma questão de hábito, vamos ver.

Última edição: 25 de Julho de 2018
  2. lagartoriscado

lagartoriscado Power Member

Claro que nem se discute a compra que fizeste, mas no essencial a diferença está no tempo que se demora a fazer a mesma tarefa e não se a consegue fazer. O que é incrível para um equipamento/modelo com 7 anos. Tenho um MacBook Pro mid 2012 com 4gb de ram de origem e com ssd e um iPad Pro e se no Mac a renderizacao de um vídeo de 50 minutos praticamente sem edição a 1080p 60fps demora ou demoraria horas, no iPad Pro são cerca de 20 minutos.

3. hferreira.80

Claro que sim.
    Não se esperava outra coisa de um computador novo, 7 anos de evolução e um investimento dispendioso mas ver os resultados com os próprios olhos é sempre outra coisa.
    Iria demorar 10 s, 1 minuto, 2 ?

Sem qualquer teste anterior, eu dizia sempre que se passar a demorar cerca 30 s, seria soberbo, quando cada vez que compilava o código dava para ir beber um café.
    Curiosamente ficou no alvo.

A compilação incremental no de 2011 demorava também cerca de 1 minuto e agora passou para um valor surreal de quase instantaneo.

Creio que o i7 full specs que escolhi como medida de segurança acabou por revelar-se uma "besta" capaz de esmagar o compilador sem sequer qualquer esforço.
    O disco é uma coisa do outro mundo (nem vale a pena falar).

A RAM de 16 GB, apesar de ser suficiente e sobrar um pouco com tudo o que preciso em execução (incluindo uma máquina virtual), não sobrou assim tanto o que pode ser preocupante a longo prazo, por outro lado espero que dentro de algum tempo me consiga livrar da máquina virtual (está dependente dela pela .NET full que espero no futuro ser capaz de migrar para o Core).
    Ao conseguir isto, acredito que vou conseguir poupar bastante RAM.

4. mco

mco Power Member

Um pouco offtopic

Alguém sabe os tempos de entrega do modelo 15? Encomendei o novo versão base poucos dias depois da Apple disponibilizar a venda. Até hoje nada... (loja física)

5. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Ainda não chegou às lojas. Na próxima semana devem começar a chegar ;)

6. hferreira.80

Nas lojas físicas demora sempre mais a chegar mas uma versão base, eu esperava para comprar na loja.
    Numa loja conhecida vi o anúncio de 15 de Agosto mas acredito para começe bastante mais cedo para a grande maioria.

Uma versão com upgrades é que não recomendo.
    Comprei logo a seguir ao anúnio e demorou uma semana e meia a chegar.
    Numa das lojas represetantes cá, demoram-me uma estimativa de 1 mês e meio e só a contar a partir do momento que tivessem o registo no sistema, o que é completamente inaceitável.

7. serj_tankian

serj_tankian Power Member

hferreira.80 que tal vai o mac? trás a curtir? Bateria quantas horas fazes? teclado, preferes este estilo? e touchbar?

8. hferreira.80

Satisfeito.

Bateria: Começando nos 100%
    - Se estiver meia hora só a ver sites e e-mails, é capaz de mostrar 98% / 99% ao fim de meia hora (acredito que neste modo "zen" aguentaria bem mais do que as 10 horas anunciadas).
    - Se estiver a programar que é o focus de utilização, de longe que não chega às 10 horas mas chega perfeitamente para os momentos de mobilidade que necessito sem ter de andar com o cabo de alimentação atrás;
    - Curiosamente nunca tinha instalado um único jogo no meu Mac anterior mas neste tenho instalado o famoso Fortnite (não que seja um fã do jogo) e ocasionalmente já o executei. Quando executo o jogo não tenho mais nada a correr (até porque nem faria sentido) e ai sim consigo ter de ir buscar o cabo de alimentação ao fim de pouco tempo (não estimei mas diria poucas horas).

A bateria cumpre e supera as expetativas mas estou perfeitamente consciente que é uma bateria como tantas outras, ou seja, daqui por alguns anos vou ter de andar com o cabo de alimentação atrás.

Teclado:
    Segue o velho ditado "Primeira estranha-se ...". Estou super habituado.

Touchbar:
    Uso regularmente.
    Cheguei a atualizar um dos IDE's que tenho de propósito porque a versão atual suporta nativamente o touchbar e dá jeito.
    Personalizei a minha touchar com icones que executam scripts que tinha de correr via command line.

A touchbar dizem que é apenas um recurso "gaming" para vender mas acho que se souber dar-se uso, consegue-se melhorar ligeiramente a produtividade (talvez 1% :) ) mas nada de fundamental. Ainda assim se tive-se que sacrificar algum recurso o primeiro da lista seria a assistente virtual "Siri". Sinceramente acho aquilo um disparate, já para não dizer que não me atreveria a usar numa sala com outra pessoa :P
    Ainda que consegui-se arranjar argumentos para a Siri, estar em Brasileiro para mim é um grande NÂO !

9. serj_tankian

serj_tankian Power Member

Obrigado pelo feed, sinceramente só estou a espera de uma boa promoção numa loja para o atacar :bounce:

Qual é o IDE que te referes?

Cumps

10. hferreira.80

IntelliJ.
    Usava a versão 14 Ultimate (muito, muito datada).
    Atualizei para a 2018.2 Ultimate e que introduziu suporte nativo à touchbar.
    Para além disso, também passei a poupar mais 10 s de tempo de compilação :D

Uso também o Visual Studio 2017 (versão Windows) mas só estou à espera do .NET Core 2.2 para migrar para .NET Core e abandonar a última ferramenta que ainda depende de Windows :)

Ao me livrar do VS para Windows, também vou me livrar de uma máquina virtual, poupar processamento e muita, muita RAM.

Partilhar esta Página