Macbook pro 2017 13" non touchbar

Paulo96

Power Member
Boas pessoal

Ando ha ja algum tempo a ver Macbooks para comprar um e hj vi um negocio que me pareceu excelente na worten (macbook pro 13" de 2017 sem touchbar com 16gb de ram e 512 gb de ssd por 1690), pelo que decidi comprar. Contudo tenho agora 29 dias de espera pela frente, uma vez que o pc foi encomendado à apple e, como tal, tenho um bom tempo para pensar se quero ou nao ficar com ele...
Acham que foi boa compra?
Este teclado dá tqantos problemas como se ve na net, ou e tudo uma cena de exagero e nao ha stress?
Aconselham a devolver e esperar pelo final do ano para ver se ha um update que faça os ultimos macbook pficar a um preço decente?
 
É assim, esse Mac em relação aos novos 13'' tem metade dos cores no CPU.

Portanto aí terás um pouco menos de potencia.

Dito isto, por esse preço, a ram que tem e o armazenamento fazem disso um excelente negócio. Eu tenho um de 2016 com 8gb de ram e 250 de ssd, depois de ter tido um 15'' com 16gb de ram, e acredita que onde noto lentidão é quando a ram enche. Os 16 Gb de ram são mesmo mais que obrigatórios, fazendo dum 13'' non touch bar com 2 cores e 16 de ram valer mais a pena que um 13'' com 4 cores e 8gb de ram, se o preço fosse o mesmo. Ainda mais a esse preço.

Sobre o teclado... Vai depender do uso. Eu troquei o meu ao fim de 2 anos porque era grátis fazê-lo, com o teclado antigo cheguei a ter umas 2 ou 3 teclas meio presas por causa de acomular muito pó e outros lixos debaixo das teclas.

Mas isto não acontece a toda a gente. Eu tenho muito mau cuidado com os computadores e também ponho-me a jeito. Vai depender do uso que tu vais dar ao teu.
 
A versão 2016 foi a que introduziu o novo teclado e começaram os problemas. Primeiro o dos humanos à mudança e depois por causa de migalhas que se alojavam por baixo do teclado (pessoalmente não costumo comer bolachas para cima do teclado e nem tenho gatos a andar por cima dos computadores mas ainda assim parece que estes teclados não eram resistentes a isto).

A versão 2017 parece que melhorou muito ligeiramente o problema mas não o resolveu.

Na versão 2018, colocaram uma película isoladora que para mim parece-me mais um penso rápido do que uma solução como deve de ser mas se resolver o problema chega. Acontece que a versão 2018 tem agora 8 meses portanto ainda não tem muito tempo de vida em testes.
Posso te dizer que tenho a versão 2018, uso todos os dias e ainda não tive problemas de teclas presas.

Em termos de som, testei a versão 2017 lado a lado com a 2018 e nota-se que a versão 2018 é mais silenciosa mas pouco.

A versão 2018 introduziu os 4 cores pela primeira vez num Mac de 13'' e isso faz uma diferença enorme e justifica a queda de preço das versões anteriores.

Dependendo do uso, 8 GB RAM para mim é hoje em dia o mínimo dos mínimos mas para se usar determinadas ferramentas ao mesmo tempo, 16 GB RAM já é o requisito mínimo.

Não existe à data mais do que 16 GB RAM na versão 13'' e a versão 15'' de 2018 introduziu a possibilidade de 32 GB RAM.

Em suma, esse Mac para os requisitos que traz e para o preço, não me parece mau. O mesmo na versão 2018 pagarias o dobro (isto com um i7 e 4 cores) no entanto não responde à questão do teclado.
O que eu faria era também recorrer ao Apple Care para extender a garantia, o que te dá 3 anos de descanço.
No pior cenário, daqui a 3 anos terias de comprar outro mas como gastaste metade, terias num negócio identico a versão 2019 ou 2020 ao mesmo preso (hipoteticamente falando), mais moderno e novamente com 3 anos de garantia.
 
Obg a todos pelo feedback! Por alguma razão nao estava a receber notificações quanto a este post e, por essa mesma razão, acabei por nao responder mais cedo...a minha duvida existe pq alem de ser mt dinheiro, existem muito bons computadores windows e, se por um lado nao sabendo se MacOS sera um melhor SO que windows, se lhe juntar todos os problemas que se refere pela net e o preço exorbitante destes PC então a escolha torna-se difícil... :/ eu nao tenho propriamente o melhor dos cuidados com o meu pc e queria que ele durasse o máximo possível, pq comprando este, nao tenho verbas para nos próximos 4/5 anos trocar para outro, sendo que um dos argumentos que leva as pessoas a supostamente trocar para um macbook e msm a longevidade que eles dão, nao so na qualidade de construção, mas tambem em termos de software e performance... :/
Dito isto, acham que deva ficar com ele? Devo receber amanha a msg para o levantar na worten...
E que as outras opções sao windows e em alguns casos a diferença chega quase a ser para metade do preço (com o Huawei matebook 13, o ASU’s ux433 e assim que em promoção se arranjam a excelentes preços).
@takumi_vng @hferreira.80 @MiguelX69
 
Na minha opinião devias apostar no Macbook na mesma.

O pior do Mac é a fiabilidade do teclado, ainda assim dificilmente terás um problema gravíssimo. E no resto do PC como um todo há muitas vantagens.

Cada pessoa tem a sua experiência e apesar de eu acreditar que o Windows até possa ser bom, eu sempre tive problemas em windows. Bugs, instabilidade, coisas que não funcionam. Desde que comprei um Mac nunca mais tive problemas. Jamais voltaria atrás.

Até em coisas simples, tipo a minha namorada ontem queria imprimir qq coisa no PC dela (um Asus desses Zenbooks UX430) na nossa impressora, e simplesmente não conseguia, dava-lhe sempre erro. Passou-me o PDF, carreguei em CMD-P, e imprimi. São este tipo de cenas que acontecem hoje e amanhã e depois que faz um gajo cansar-se de Windows.

1000x estes teclados do que qualquer um desses problemas (E dos piores que já apanhei) no windows.

Mas, deixo bem claro, isto é a minha opinião, baseada na minha experiência. Acredito bem que também haja gente (e já li aqui no forum) a queixar-se de coisas em Macs.
 
@Paulo96 entrei ano passado para o mundo mac e fui aqui ajudado nas duvidas por várias pessoas entre as quais o @hferreira.80 :beerchug:

Tenho o macbook pro de 2018 i5 16gb ram 256gb.
Estou muito contente com a compra. Custou atravessar com o € sem dúvida, aproveitei uma promoção de 15%.

Acho que não te vais arrepender, vais gostar.
Confesso que ainda sou um "totó" no macOs e coisas básicas levam-me ainda algum tempo a assimilar. Sempre utilizei Windows.
Uso uma capa para o teclado, por isso estou tranquilo com lixos, e uma capa para o portatil, para proteger dos riscos. Espero daqui a alguns anos conseguir dar o salto para um modelo mais recente vendendo o atual, acho que isso também é o lado bom de estar deste lado :)
 
@MiguelX69 e @serj_tankian mt obg pela vossa ajuda! Acabei por ficar com o Mac e já o estou a usar e tudo! :D ainda sou um bocado noob no que toca a MacOs mas acho que com o tempo chego lá :p mas tenho de admitir que são máquinas espetaculares :3 problema é só msm a fiabilidade do teclado, e digo isto pq não acho o teclado mt mau, até pq estou habituado a teclados mecânicos por causa da minha torre gaming xD So por curiosidade, que capas aconselhas? (Quer para teclado quer para o Mac) vi algumas na net mas dizem que se aquecem mt o Pc, e ainda que as melhores capas de teclado teem de vir se fora que as da worten e assim são mt grossas
 
@takumi_vng obg pela ajuda! :) aqui o meu problema foi msm haver tanta má review acerca desta máquina, tendo em conta os preços que a Apple pratica...mas a vdd e que o OS e mt fluido e parece que tudo funciona mt bem...contudo como é óbvio ainda não tive tempo de aprender tudo e há mt coisa que ainda me faz confusão por estar tão habituado ao Windows...a ferramenta de window snapping do Windows para mim e ainda mt mais evoluída que a do Mac mas supostamente o novo update resolve isso so xD
De resto acho que é dar lhe tempo para perceber o máximo possível e acho que daqui a umas semanas já não olho para trás :p
 
@serj_tankian dsc estar a chatear com isto mas tens os links ctg?

@takumi_vng eu acho que sei mais ou menos o que são os virtual desktops e não é bem isso aquilo a que me refiro tbh :/ aliás acabei por instalar a spectacle, que é uma App que não sendo perfeita, permite mais ou menos o msm que no Windows, ainda que uma função nativa fosse bem melhor :/
 
Back
Topo