Macbook Pro 32 bit vs 64 bit

Go go Yubari

Power Member
Boas.

É o meu 1º post, até agora nunca tive necessidade de escrever pois sempre encontrei respostas Às minhas dúvidas em post's anteriores, mas desta vez estou indeciso e necessitava de conselhos :)

Necessito de um portátil, o de casa já deu o que tinha para dar e agora é uma autêntica peça de museu. Quando estudava na faculdade cheguei a trabalhar com mac's, sempre gostei daquelas máquinas mas era o preço que custavam era demasiado para os meus bolsos. Tem que ser o pro porque não gosto de ecrãs glossy para editar fotografia. Esta vai ser a principal função do macbook, edição de raw's e por vezes alguns tiff's.

Existem dois pontos que gostava que me respondessem de forma a me decidir:

- A diferença de processador, core duo vs core 2 duo, é relevante? Sei que o 1º é 32 bit e o 2º é 64 bit e que o próximo OS da apple vai ser 64 bit mas não entendo muito disto :( No futuro qd sair o novo OS as máquinas com processadores de 32 bits vão ser mais lentas quando comparadas com as de 64 bit? Sei que os core 2 duo são um pouco mais rápidos mas não é diferença actual que me impede de comprar um core duo agora.

- Substituição do teclado. Os apple center fazem-no? Alguém já substituiu? Tenho em vista na Alemanha um 15.4'' com a gráfica de 128Mb e com 1GB de Ram por 1709 € mais portes. Se quiser com 2GB fica por 1839 € mais portes e oferecem-me esta bolsa.


VXM-BLK-XXX_0003.jpg



O macbook pro em questão é um daqueles recondicionados, daí o preço :)
 
A diferença entre os 32-bit e os 64-bit é quase nula. Se os processadores em questão tiverem velocidades de relógio não o maior número de registers ou o maior espaço de endereçamento de memória que vão fazer-te diferença. Tenho um Athlon 64 no meu desktop a correr software totalmente compilado para correr em 64 bits (quer por mim em Gentoo quer pré-compilado em Ubuntu) e nunca notei qualquer melhoria em relação a uma instalação 32-bit nesta mesma máquina. Os 64 bits fazem muita diferença para quem veja necessidade de usar mais de 4 GB de RAM, fora isso não compensam particularmente para nada.

Quanto às tuas opções, eu iria para a opção de 2 GB de memória -- se há upgrade que realmente compensa na performance é esse.

Não faço ideia se dá para substituir facilmente o teclado num Macbook Pro mas o teclado alemão não tem de ser um problema. Se o sistema operativo for configurado para utilizar o teclado em português, terás todas as funções, simplesmente não podes olhar para o teclado e ver os símbolos exactamente como estás habituado mas isso é um problema minúsculo perante a poupança que tens no preço.
 
E quanto ao Leopard ser em 64 bits??

Nada a dizer?

Tenho a mesma questao :x2:

O OSX 10.5 "Leopard" existirá em versões 32bit-compatible, não há problemas nesse aspecto.
Creio que inclusivé só existirá uma rotina de instalação para ambas as versões no DVD, a qual é seleccionada de acordo com as capacidades da CPU.
Até os drivers e aplicações de 32bit funcionam nas versões de 64bit (o contrário é que não é possível, como é evidente).

Como termo de comparação, embora tecnicamente possível, a MS optou por não permitir a execução de drivers de 32bit e todo e qualquer tipo de código 16bit (embora suporte perfeitamente aplicações de software 32bit) no Windows XP/Server 2003 x64 e Windows Vista x64, supostamente como forma de melhorar a segurança e estabilidade do sistema.
A limitação não é das CPU's, já que estamos a falar do modo AMD64/EM64T em ambos os casos.


Portanto, não me admirava nada que a Apple apresentasse uma solução mais "hardened", como a referida acima, na futura versão Server do OSX 10.5 "Leopard", por exemplo.
 
64Bits será sempre melhor ou igual a 32 bits mesmo que não se note a diferença. No entanto pouquissimas aplicações tiram partido disso, e logo não vale apena esperar e pagar mais "só" pelos 64 bits.
O Core 2 duo para portateis no geral é melhor que o actual (e é a 64 bits), apesar de consumir um pouco mais, consegue poupar mais batéria em alguns casos devido a uma melhor gestão dos recursos. Mesmo assim não é um salto tão grande como a versão para os PCs fixos. Tanto que de momento usam a mesma MOBO que os Core Duo actuais para os portateis. Grandes diferenças serão notadas quando aparecerem as boards novas e possivelmente com a nova GMA da Intel.
 
E quanto ao Leopard ser em 64 bits??

Nada a dizer?

Tenho a mesma questao :x2:

O XCode cria binários universais PPC/X86 32/64bit, qualquer programa feito para Mac daqui para a frente terá no mesmo binário as 4 versões. O facto de o Leopard aproveitar os 64 bits não significa que vá funcionar pior nas máquinas anteriores.

Na prática, o Core 2 Duo não é pior que o Core Duo, nalgumas coisas é igual, noutras é melhor. Não há é diferenças grandes o suficiente para justificar pagar mais ou esperar pela versão actual. A próxima (com motherboards novas) será bastante diferente mas não sairá antes de 2007 e se formos esperar tanto tempo, nunca compramos nada porque há sempre algo melhor prestes a sair.
 
Obrigado a todos :D

Sendo assim é capaz de ser um bom negócio, não queria dar tanto dinheiro por uma máquina que num futuro próximo fique "obsoleta" mas em contrapartida comprar um macbook pro core 2 novo será muito dificil, teria de esperar por um nestas condiçoes e eles nem sequer estão disponiveis.



P.S. Vou enviar um mail ao centro de assistência a perguntar se é possivel trocar o teclado. Já me engano bastante a teclar num teclado Português ehehe
 
Última edição:
Tens que ver é uma coisa! se vais editar fotografia, o photoshop para ja n funciona nativamente em mac's com intel. poderias usar outr software para raw, tipo nikon capture ou ou da canon mas tb n sao universais segundo sei, a unica opçao e o aperture :P mas e pesadote, embora a maquina aguente :P e ja é universal.


Ed_
 
Tens que ver é uma coisa! se vais editar fotografia, o photoshop para ja n funciona nativamente em mac's com intel. poderias usar outr software para raw, tipo nikon capture ou ou da canon mas tb n sao universais segundo sei, a unica opçao e o aperture :P mas e pesadote, embora a maquina aguente :P e ja é universal.


Ed_


Obrigado pelo aviso, mas o 1º software que procurei para mac foi um editor de raw's. Basicamente só ajusto os niveis e por vezes corrijo a temperatura da cor. No XP utiliso o RSP mas foi descontinuado e não existe uma versão para mac's. Encontrei boas referencias para o RAW Developer:
http://www.outbackphoto.com/artofraw/raw_21/essay.html
http://www.outbackphoto.com/artofraw/raw_28/essay.html

Se o aperture é pesadote não sei porque não tenho um mac, está muito "verde" e é muito caro. Eu aqui a esticar os cobres e vens me falar do Aperture? :p

BTW, boa camara, eu tenho uma D70 (sem o s).
 
Consta que a Apple vai apresentar uma nova versão do Aperture na Photokina 2006 (desta vez já desenvolvida pela equipa que também escreve o Final Cut Pro, e não pela anterior, com os problemas que são conhecidos).
 
Consta que a Apple vai apresentar uma nova versão do Aperture na Photokina 2006 (desta vez já desenvolvida pela equipa que também escreve o Final Cut Pro, e não pela anterior, com os problemas que são conhecidos).

Foi o que ouvi também e, ao contrário do Aperture que tem algumas falhas, o Final Cut Pro já eu usei e recomendo a qualquer um (que trabalhe na área, não é para amadores).

Se a equipa do Final Cut Pro fizer a sua magia no Aperture, ficará garantidamente muito melhor.
 
Ja ouvi falar bem desse, ja usei mas pco, n tive mta paciencia p ele! eu uso o Nikon Capture p converter RAW é o melhor! ja fiz testes entre o photoshop e NC e é melhor, tem mais defeniçao e fiablidade, tnh k testar entao o aperture a ver.

Ed_
 
Tens que ver é uma coisa! se vais editar fotografia, o photoshop para ja n funciona nativamente em mac's com intel. poderias usar outr software para raw, tipo nikon capture ou ou da canon mas tb n sao universais segundo sei, a unica opçao e o aperture :P mas e pesadote, embora a maquina aguente :P e ja é universal.


Ed_
O DPP da Canon é UB
 
Nice entao! por acaso foi pena, a Nikon Lançou o Capture NX mas nao universal! pdoe ser k haja um update no futuro, e k tara correr algo emulado p raw e lixado!

eu inda me vo safando com um g5 single @ 1.8ghz p converter uns raw e tal :P

Ed_
 
As vantagens do 64bits são mais relevantes em cpu's AMD. Como a implementação da Intel é mediana não vale a pena esperar pelos Core Duo2 quanto a este aspecto a não ser que usem programas que necessitem de muita RAM (uso um que só fica confortável com 16GB). Mas há um pormenor que torna o Core Duo 2 apetecível. O novo motor SSEx de 128 bits e a possibilidade "teórica" :D de executar 2 instruções SSEx de 128bits (2x64bits) por ciclo de relógio podem acelerar bastante as coisas relacionadas com multimédia (audio, video, etc). Em Windows é sempre mais lento o aproveitar destas coisas pois é necessário recompilar os programas com os novos compiladores, etc, mas no mundo OSX estas coisas surgem rapidamente. Por outro lado, creio que os novos Core Duo 2 (Conroe) vai começar a aparecer já em Setembro nos iMacs e Mac minis. Nos Macbooks Pro (caso do Meron) é que a coisa pode demorar algum tempo.

Conhecem portáteis que já estejam à venda com Merons? Com o lançamento do Meron na segunda-feira passada soube-se que estes começaram a ser enviados para os fabricantes em finais de Julho. Não me admiraria nada que um Macbook Pro com Meron fosse já lançado no dia 4 de Setembro (Labour day) ou provavelmente dia 5 de Setembro (a tradicional terça-feira dos lançamentos da Apple).
 
Última edição:
Recebi uma resposta do "costumer service" da apple em Portugal. Já li aqui alguém a perguntar se eles trocavam os teclados, pode ser útil:

Exmo. Sr. Rui Reis,

Agradecemos desde já o seu contacto e informamos em seguida as referências e preços para os teclados, dependendo do modelo que possui.


PO922-7183
KEYBOARD ASSY-PRT
MacBook Pro e MacBook Pro (15-inch Glossy)




PO922-7500
KEYBOARD ASSY-PRT
MacBook Pro (17-inch)


45€ + IVA mais a mão de obra


Com os nossos melhores cumprimentos,
Filipe Dias

Customer Service
Apple IMC Portugal
Interlog Informática SA
Estrada do Seminário, Ed. Firmo - 1 Dtº
Alfragide
2610-171 Amadora

Hmmmm, fica por 54.45€ mais mão de obra. Que seja 100€ no total.... bahhhh o macbook pro fica por +-1960€, quase o preço de um novo comprado em Portugal mas só com 512 Kb de ram.

Vou esperar, eu aposto no dia 16 de Setembro para a data de lançamento do core 2 duo. Quem sabe se a apple passa a disponibilizar o macbook (não pro) com o ecrã normal, eu sei que é muito improvável :'( Os preços dos recondicionados em stock deve baixar mais um pouco já que vão ficar com processadores desactualizados :D
 
Back
Topo