Macbook Pro - Ainda vale a pena?

chrispy

Power Member
Boas malta,

Em 2008 comprei o meu macbook pro 2.53 Intel Core 2 Duo, com uma Nvidia GeForce 9600M. Entretanto aumentei o disco para 1TB e coloquei 8 gb de RAM.

Há algum tempo comecei a pensar em comprar um novo mas, ao ver as especificações técnicas dos novos macs fiquei assustado. Ainda dualcore nos 13'? Placa gráfica intel? flash drive com pouquissima storage (a custar um balurdio, ao menos que dessem a oportunidade de escolher um disco normal).

Quando comprei o meu velhinho macbook pro, lembro-me que ele era bastante avançado. Custou-me 2000 euros, mas mesmo assim estava satisfeito. Olhando para os novos, parece-me que a qualidade/preço foi destruída com ecrãs retina e flash drives. Podem-me esclarecer?

Obrigado!
 
Os processadores "ainda dual core" são internamente muito mais avançados que o do teu. Ser dual core ou ser quad core diz pouco sobre o processador em si.

As Flash drives têm também uma performance que um disco mecânico nunca conseguiu e nunca conseguirá igualar, basta procurares por comparativos de SSD vs HDD para verificares isso. Para além disso consomem menos energia. A única coisa negativa é o preço por GB ainda ser muito elevado em comparação com um HDD, perdes no espaço disponível mas ganhas em tudo o resto.

O ecrã retina tem uma resolução na ordem dos 2500 x 1600, enquanto que o teu actual ou terá 1366 x 768 ou 1440 x (nem sei quanto). Isto faz com que tenhas uma imagem muito mas muito superior.

Se são caros? São e sempre foram. Se valem a pena? Para mim valem e muito.
 
Mas estão consideravelmente mais caros do que antigamente! E não tenho duvida que tudo é melhor e mais brilhante, mas lembro-me quando ainda se podia escolher entre ter retina ou não e a diferença era abismal. Agora forçam-te para essa escolha. Os preços estão ridiculamente mais altos, olhando para a opção mais barata dos de 15'. Eu lembro-me que comprei o meu por 2000 e poucos e porque tinha pedido com 4 gb de ram (comprei no site). :/
 
O modelo de 15 polegadas está a 2300 euros no site. Dizes que pagaste "2000 e poucos", de "2000 e poucos" para 2300 não me parece uma diferença assim tão significativa. O teu durou 7 anos (pelo que dizes) e este provavelmente durar-te-ia o mesmo tempo, pois até a versão base tem 16GB de Ram e não estou a ver o Software a ficar tão mal optimizado assim que 16GB não cheguem. 2000 euros para um computador que dure 7 anos não é um bom investimento? Eu diria que sim.

Uma das razōes para estar tão caro (porque sim, não é barato), foi a forte valorização do Dólar no mercado mundial, Dólar + forte = produtos mais caros. Aquela taxa portuguesa em relação ao armazenamento também não ajudou.
 
@Death_Knight,

Estive a ler o tópico e fiquei com a ideia de que dominas o tema.

Ando a pensar em comprar um mac mas sinceramente não estou certo da melhor opção tendo em conta a utilização que pretendo dar ao mesmo. O propósito é relativamente básico, dado que será essecialmente para navegação na internet e stream filmes emparelhando com apple tv, etc.

Não pretendo jogar nesta máquina, valorizo autonomia e confesso que dimensões inferiores a 13'' não me agrada.
Qual a melhor opção tendo em conta o acima descrito considerando naturalmente o melhor ratio custo/beneficio para o efeito?

@Xistel,

Desculpa o offtopic.

Obrigado a ambos,
Noitra
 
Não acho que domine o tema nem pouco mais ou menos, utilizo Macs quer para trabalhar quer para lazer e estou habituado a eles. Para o que dizes, parece-me que a escolha apropriada será o Macbook air 13'' ou então o Macbook Pro retina, o retina tem um ecrã muito superior e mais poder de processamento, no entanto o Air fica mais em conta e tem mais autonomia (acho eu).

Eu iria para o retina, no entanto tens que ver se achas que a diferença de preços te compensa.
 
A autonomia do Pro também não é nada de se deitar fora, muito pelo contrário.

Eu ainda agora estive vai não vai para comprar um rMBP com 128 GB de disco e 8 GB de RAM. Mas fico sempre de pé atrás, já sei que provavelmente vai ser curto.
 
Última edição:
Xistel, eu também tenho um MacBook igual ao teu e estou bem satisfeito com ele. Também há dias coloquei os 8 GB de memória e segue-se um disco SSD e tenho máquina para mais anos e não tenho necessidade de o trocar a não ser que avarie de vez.

Tive sorte porque dei mil euros por ele novo selado em caixa. Comprei na antiga TB Store, e como tinham saído modelos novos naquele ano, aproveitaram para baixar o preço dos que ainda estavam em stock para os despachar e foi assim que aproveitei-o por esse preço :)
 
lhando para os novos, parece-me que a qualidade/preço foi destruída com ecrãs retina e flash drives. Podem-me esclarecer?

A desvalorização do euro face ao dólar. É simplesmente.... Inflação...

Quanto ao ecrã retina e SSD?

Wow!

Depois de experimentares um ecrã destes com ângulos IPS e 4X a resolução normal, e um SSD de 2000MB/S (os melhores discos rígidos de desktop andam nos 100MB/S)?

É impossível voltar atrás!
 
A desvalorização do euro face ao dólar. É simplesmente.... Inflação...

Quanto ao ecrã retina e SSD?

Wow!

Depois de experimentares um ecrã destes com ângulos IPS e 4X a resolução normal, e um SSD de 2000MB/S (os melhores discos rígidos de desktop andam nos 100MB/S)?

É impossível voltar atrás!
100MB/s? Nao desinformes. Sabias que existe desses SSD PCIe para desktop? Nao sao exclusivos para a Apple.
 
Ecrãs 4K para portateis de 15"?
Claro que existem, até de 3K, e nos de 17" ai vêm eles a caminho..
Por acaso o meu antigo WD Black que é o que encaixa na tua definição de HDD até passava dos 130MB/s de velocidade de leitura, o SSD faz bem mais que isso, e discos PCIexpress tambem existem á muito, muito tempo, não é nenhum exclusivo.
O que é que se deve ler, que só Mac é que tem SSD?..
 
E que lógica tem falar em HDD's?
Os HDD's da Apple passam dos 100MB/s?
E como já disse, tens ai muito hdd a passar dos 130MB/s, mas SSD's não são exclusivos de ninguem, e podes enfiar um SSD seja num desktop ou num portatil..
 
Ninguém disse que se media...

Mas para utilização desktop, é dos testes mais importantes.

Então qual é que era exactamente o sentido que querias transmitir quando fizeste a referencia a ter "SSD de 2000MB/s"

O numero de IOPS é tão ou mais importante , seja ele desktop ou portátil ..
 
Então qual é que era exactamente o sentido que querias transmitir quando fizeste a referencia a ter "SSD de 2000MB/s"

O numero de IOPS é tão ou mais importante , seja ele desktop ou portátil ..

O número de IOPS é outro parâmentro de performance, e se é importante ou não, é relativo, mas a velocidade em burst, é dos parâmetros mais comparáveis, especialmente SSD/HDD...
 
Back
Topo