Macbook Pro M1 Max vs Macbook Air M4

Groznyy

Power Member
Alô malta! Estou comprador de um Macbook para substituir o meu velhote Macbook pro de 2013.

Pelo que tenho visto, neste momento um Air dá e sobra. Para web browsing, algum web development e pouco mais, chega perfeitamente.

Estou inclinado para um Air M4 novo, 16gb/512gb (1499€, talvez consiga a 1369€ com o desconto de educação). Entra aqui a minha primeira questão: Algum de vocês que tenha um disco de 256gb, consegue 'viver' bem com este armazenamento? Eu tenho um pc fixo, sendo que o portátil seria para coisas leves e o meu código também não será pesado. O único senão diria ser em viagens para ir passando as fotos para o pc, mas nada que um disco externo não resolva. Mas com algumas apps e assim, acham suficiente? Claro que se puder, opto pela versão de 512gb.

Tenho a oportunidade de comprar um Macbook Pro Max (M1 MAX - 10 CPU & 32 GPU Cores) 32gb/1Tb por 1400€. Prefiro os 14' deste e o ecrã 120hz e com melhor qualidade mas prefiro os 400g a menos do Air. No entanto, já é um portátil com alguns anos.

Optariam por qual, face às specs de cada um?

Já agora, aproveito para perguntar se já alguém comprou nos Estados Unidos/Canadá e trouxe para cá? Tenho um amigo que vai lá muito em breve e eu teria essa opção também, mas fico com receio de chatearam por trazer o portátil na mochila e a caixa na mala de porão.

Obrigado desde já! :beerchug:

Relativamente ao resto não posso dar a minha opinião porque não sei a diferença de processamento entre um M4 e um M1, mas se puderes opta sempre por 512GB de disco, porque 256 serão curtos, podemos achar inicialmente que não mas rapidamente percebemos que, se a diferença de preço não for muito grande, mais vale ter mais espaço de armazenamento, e andar com discos externos "para trás e para a frente" facilmente torna-se um fardo.

Relativamente ao resto não posso dar a minha opinião porque não sei a diferença de processamento entre um M4 e um M1, mas se puderes opta sempre por 512GB de disco, porque 256 serão curtos, podemos achar inicialmente que não mas rapidamente percebemos que, se a diferença de preço não for muito grande, mais vale ter mais espaço de armazenamento, e andar com discos externos "para trás e para a frente" facilmente torna-se um fardo.
Obrigado pela tua resposta @vvalk3ng! Concordo plenamente contigo e a ideia será exatamente essa. Também prefiro não ter de andar com tralha atrás e me arrepender depois. Nos dias que correm 256gb é realmente apertado.

Tenho um macbook com 512Gb, e mesmo assim é apertado, 1Tb é sweet spot, em relação as duas opções, não há uma resposta certa, depende daquilo que queres, queres novo com garantia e paz na alma? Então compra M4 air. O M1 Max é um pro, com as funcionalidades que os pro's tem, refresh rate, mais bateria, ecrã superior... outro pormenor é o peso depende o que preferes o air é super leve, o pro já se nota um pouco o peso.

Última edição:
Tenho um macbook com 512Gb, e mesmo assim é apertado, 1Tb é sweet spot, em relação as duas opções, não há uma resposta certa, depende daquilo que queres, queres novo com garantia e paz na alma? Então compra M4 air. O M1 Max é um pro, com as funcionalidades que os pro's tem, refresh rate, mais bateria, ecrã superior... outro pormenor é o peso depende o que preferes o air é super leve, o pro já se nota um pouco o peso.

Obrigado pela tua resposta! Acho que para pc secundário os 512gb neste caso devem servir, senão sem dúvida que optava por 1Tb. Pois, deixa-me na dúvida. Mas acho que pela idade que o M1 Max tem, o desgaste de bateria e a não garantia, penso que não vou arriscar. Opto pelo M4 Air, fico com uma máquina nova e descansado da vida para muitos anos. A parte do peso, também tenho pensado bastante nisso porque quero andar com ele de um lado para o outro, viagens inclusive.

Agora só me falta perceber se será tranquilo comprar no Canadá e trazer para Portugal sem que ninguém me chateie :D

Dá um salto a uma loja física assim comparas o Air Vs Pro, foi o que eu fiz na altura. Em relação ao avião, unica experiencia que tenho é voos dentro da UE e ninguém pegava comigo, mas como é fora da UE informa-te bem para não teres surpresas, mas acho que na pior das hipóteses obrigam a pagar o IVA do produto.

Última edição:
Dá um salto a uma loja física assim comparas o Air Vs Pro, foi o que eu fiz na altura. Em relação ao avião, unica experiencia que tenho é voos dentro da UE e ninguém pegava comigo, mas como é fora da UE informa-te bem para não teres surpresas, mas acho que na pior das hipóteses obrigam a pagar o IVA do produto.

Sim, já o fiz. O peso do Pro não é crítico, sobretudo depois a andar na mochila. Mas nota-se bem a diferença para o Air.

Exato, na UE não há esse problema. Fora da UE, pelo que tenho visto é um risco. Não sei se dizendo que é para uso pessoal e não para venda, se deixam passar ou se há problema.

Podes comprar pela loja da apple educação e tens desconto, eles não pedem qualquer comprovativo. Comprei o mac mini m4 por lá e não pedem qualquer tipo de verificação para verificar se é estudante ou professor.

Podes comprar pela loja da apple educação e tens desconto, eles não pedem qualquer comprovativo. Comprei o mac mini m4 por lá e não pedem qualquer tipo de verificação para verificar se é estudante ou professor.

Acho que é precisamente isso que eu vou fazer. Já ontem tinha testado o processo até ao passo do pagamento e não me pediram comprovativo até aí. Assim com a tua mensagem tive a confirmação. Ainda fica 200€ mais caro do que trazer de fora, mas os 2 anos de garantia a mais e a tranquilidade de não ter de passar pela alfandega acho que vai compensar.

Obrigado! :beerchug:

Back