Macbook Pro Mid 2012 Vale a Pena?

Silverr

Power Member
Boas pessoal,

Sou utilizador de iphone, ipad, apple watch e air pods e a tenhos 2 laptop com windows mas queria me aventurar no mundo mac...
Sera que ainda vale a pena comprar um macbook pro 2012 por 400€ modelo a1278 para depois fazer upgrade de ram colocar as 16Gb e um ssd novo?

Sorry os erros tou num teclado ingles...
 
Boas pessoal,

Sou utilizador de iphone, ipad, apple watch e air pods e a tenhos 2 laptop com windows mas queria me aventurar no mundo mac...
Sera que ainda vale a pena comprar um macbook pro 2012 por 400€ modelo a1278 para depois fazer upgrade de ram colocar as 16Gb e um ssd novo?

Sorry os erros tou num teclado ingles...

Viva,

Tenho um A1278 e apesar de ter um outro modelo mais recente, gosto bastante do Pro de 2012 pela possibilidade de upgrade que é fantástica (tendo em conta os padrões atuais).

Acho que 400€ até é um valor aceitável, mas consegues por menos especialmente no Eb*y (e com garantia da loja) mas eventualmente perdes o layout do teclado PT (nada que uns pequenos autocolantes de 5€ não resolvam!), é uma questão de veres o melhor negócio para ti.

Uso quase todos os dias e até este momento não me arrependo em nada de ter feito essa compra.

A resposta que te deram acima é bastante mais explicativa do que eu posso ser mas se tiveres alguma dúvida especifica sobre esse Mac e eu puder ajudar, estás a vontade!
 
Última edição:
Tenho um desde setembro de 2013, mantém os 4GB de RAM mas mudei para SSD. Se estivesse vendedor, não venderia por menos de 500€. Faço tudo nele, exceto video, que faço no iPad Pro, mas para tudo o resto não fica atrás de um equivalente com especificações atuais. Tenho bateria ainda para 6 horas de uso normal como processador de texto e browser.

A grande desvantagem para o retina sempre foi o ecrã e peso, para o air só mesmo o peso. Mas tem a vantagem de se fazer upgrades na RAM e SSD.

Nestes 6 anos muitas vezes pensei trocar, mas no final de contas só ia ficar a perder.

Enquanto der, vou ficando e usando. Tem o Catalina e está como novo. Não funciona o Sidecar com o iPad, mas pelo que li só mesmo macbook com skiylake.

Estando em bom estado e com boa bateria é uma boa compra.
 
O MacBook Pro de 2012 com um upgrade para um SSD e com 16Gb de Ram fica uma excelente maquina para o dia a dia.

Segue a dica do cs.oyen e da uma vista de olhos no **** pois consegues um preço mais baixo.

Passei o meu MacBook Air Late 2012 para o meu miúdo e ele esta encantado com a fluidez da maquina, o SSD e os 8Gb de Ram ajudam e muito.
 
Última edição:
Tenho um desde setembro de 2013, mantém os 4GB de RAM mas mudei para SSD. Se estivesse vendedor, não venderia por menos de 500€. Faço tudo nele, exceto video, que faço no iPad Pro, mas para tudo o resto não fica atrás de um equivalente com especificações atuais. Tenho bateria ainda para 6 horas de uso normal como processador de texto e browser.

A grande desvantagem para o retina sempre foi o ecrã e peso, para o air só mesmo o peso. Mas tem a vantagem de se fazer upgrades na RAM e SSD.

Nestes 6 anos muitas vezes pensei trocar, mas no final de contas só ia ficar a perder.

Enquanto der, vou ficando e usando. Tem o Catalina e está como novo. Não funciona o Sidecar com o iPad, mas pelo que li só mesmo macbook com skiylake.

Estando em bom estado e com boa bateria é uma boa compra.

E a nível de videos no youtube consegues ver em hd ou full?
 
Estou na mesma situação que tu. sou utilizador apple em tudo menos no computador. queria fazer essa migração mas 'por baixo' e ver que tal.

relativamente a compras o E,bay fiquei curioso.. mas mandar vir isso dos EUA é para esquecer devido a alfandega, certo?
 
Estou na mesma situação que tu. sou utilizador apple em tudo menos no computador. queria fazer essa migração mas 'por baixo' e ver que tal.

relativamente a compras o E,bay fiquei curioso.. mas mandar vir isso dos EUA é para esquecer devido a alfandega, certo?

Sim mas sempre podes pesquisar no do reino unido..
 
Andei a estudar esta opção e encontrei algumas ofertas no e*bay de usados mas tudo sem garantia claro.

Acham que para me iniciar na edição de fotografia e video poderá ainda ser uma boa opção? Nada profissional. seria algo para começar a explorar o tema da edição de imagem/video.

Obrigado pela ajuda.
 
Andei a estudar esta opção e encontrei algumas ofertas no e*bay de usados mas tudo sem garantia claro.

Acham que para me iniciar na edição de fotografia e video poderá ainda ser uma boa opção? Nada profissional. seria algo para começar a explorar o tema da edição de imagem/video.

Obrigado pela ajuda.

Não sou a melhor pessoa para te responder mas tenho um colega que estou design e artes e ele tem o mac o upgrade de 16gb de ram mas ainda com hdd e faz trabalhos em 3D e ele diz que ainda funciona bem..
 
@nazka

Quanto à capacidade do equipamento para fazer determinadas tarefas mais específicas não te sei responder com certeza (nem sei se também te estás a referir ao mid 2012).

O que te posso aconselhar é a veres bem o feedback do vendedor no E*ay. Regral geral eu só compro a vendedores que são "lojas" pois têm um maior número de feedback e os problemas costumam ser resolvidos mais rapidamente.

Não sei que negócio específico estás a ver mas já apanhei no E*ay UK alguns negócios com computadores da Apple vendidos por anunciantes "particulares" em que o objetivo do negócio era claramente burla (atenção a isso, de qualquer modo estás sempre protegido pelo seguro do PayPal).

Pessoalmente e dependendo do equipamento e o estado do mesmo eu aconselhava a veres ou algum utilizador com um bom feedback (em quantidade e qualidade do mesmo) ou então se a diferença de preço não for muita (o que é relativo claro) optar sempre por loja no eba* com garantia.

De qualquer modo se te referes a um modelo de 2012, com um upgrade de RAM e com um SSD (indispensável) ficas com uma máquina, no geral, excelente. Tenho um Air de 2013 (ou 14 nao me lembro bem) e apesar de o MacBook Pro de 2012 ser mais volumoso, pesado e a bateria não durar tanto muitas vezes prefiro-o ao Air quando levo para fora de casa (todos os dias). Coloquei 16GB de RAM e dois discos (um SSD de 240GB para o SO e restante software e um HDD de 750GB a no local do leitor de cd's) e nunca me desiludiu apesar da idade.
 
Encontrei um negocio aqui perto de casa por um mid 2012 por 250€.

Core i5
4Gb Ram
HDD 500Gb

A versão de origem portanto.

Está em muito bom estado pelas fotos. Acham que vale a pena o negocio, sendo que depois seria para investir num SSD e 16GB RAM?

Aproveitando, o que aconselham comprar para este modelo a nivel de SSD 500GBs e 16 GBs de Ram?
 
Encontrei um negocio aqui perto de casa por um mid 2012 por 250€.

Core i5
4Gb Ram
HDD 500Gb

A versão de origem portanto.

Está em muito bom estado pelas fotos. Acham que vale a pena o negocio, sendo que depois seria para investir num SSD e 16GB RAM?

Aproveitando, o que aconselham comprar para este modelo a nivel de SSD 500GBs e 16 GBs de Ram?

A nivel de SSD, aconselho o Samsung Evo 860, RAM á tb umas na Amazon mas n sei se são "boas", espera que digam mais alguma coisa.

Cumps, Wolf
 
Encontrei um negocio aqui perto de casa por um mid 2012 por 250€.

Core i5
4Gb Ram
HDD 500Gb

A versão de origem portanto.

Está em muito bom estado pelas fotos. Acham que vale a pena o negocio, sendo que depois seria para investir num SSD e 16GB RAM?

Aproveitando, o que aconselham comprar para este modelo a nivel de SSD 500GBs e 16 GBs de Ram?

Honestamente por esse preço acho que é um excelente negócio. Vê bem se está tudo em ordem :)

Quanto à RAM penso que um valor entre os 8 e os 16 vale a pena. O SSD é na minha opinião fundamental. A gama EVO da Samsung é muito boa, eu seguia o conselho que o @Wolfblue te deu.
 
Bem já fiz o negocio. O computador está em muito bom estado. Ecrã e teclado sem qualquer risco e marca de uso. Têm apenas uma pequena mossa numa esquina, nada de mais.

O único ponto menos positivo era mesmo o teclado em US contudo já comprei uns autocolantes pelo OLX só estou a esperar que cheguem para aplicar e tornar num PT-PT.

Já está formatado e vai levar com o Catalina só para ir experimentando.

Relativamente aos updgrade estou a pensar:

SSD 500Gbs: Estou entre o Kingston S400 (47€) e esse Samsung Evo 860 (80€) (diferença de preço é quase do dobro na amaz0n, pergunto se haverá assim tanta diferença entre 1 e outro).

RAM quero colocar 16Gbs: Estou a pensar nas Crossair 2x8Gb CMSA16GX3M2A1600 C11 (DDR3L 1600 Mhz) Apple MAC (81€)


Estou indeciso se tiro o DVDROM e não coloco nada ou se coloco lá o HDD que vem de origem.
 
Grande negócio. Se algum dia te aparecer um ? no arranque quase de certeza é uma coisa simples: tens que trocar o cabo que liga do disco à MB. Existiu até um programa específico da apple para a troca. Salvo erro foi no ano passado que me aconteceu, ou seja com 5 anos em cima e trocaram ao abrigo desse programa na TATA em Lisboa.
 
Grande negócio. Se algum dia te aparecer um ? no arranque quase de certeza é uma coisa simples: tens que trocar o cabo que liga do disco à MB. Existiu até um programa específico da apple para a troca. Salvo erro foi no ano passado que me aconteceu, ou seja com 5 anos em cima e trocaram ao abrigo desse programa na TATA em Lisboa.

Obrigado pela dica :)

Já estou a chatear um amigo informatico para me ajudar na troca de hardware e aplicar uma massa termica nova também.

desculpem a minha noobiece neste ramo..

relativamente a caddy para colocar o HDD no lugar do DVD-ROM existe algum cuidado especifico ao comprar ou pode ser qualquer uma?
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado pela dica :)

Já estou a chatear um amigo informatico para me ajudar na troca de hardware e aplicar uma massa termica nova também.

desculpem a minha noobiece neste ramo..

relativamente a caddy para colocar o HDD no lugar do DVD-ROM existe algum cuidado especifico ao comprar ou pode ser qualquer uma?

Quanto à caddy atenção que tem que ser uma mais “específica” relativamente à altura. O tamanho standard que são 12,7mm é muito alto para poderes depois fechar o MacBook. Tens que comprar uma de salvo erro 9,5mm (penso ser este o tamanho), mas não são artigos que sejam difíceis de encontrar em lojas físicas. O que comprei para o meu foi numa loja física, e la tinham ambos os tamanhos. E só estar atento à caixa e trazer a versão correta.
 
Back
Topo