MacBook Pro vs iMac vs Mac Mini

Boa noite pessoal,


Estou a ponderar realizar uma compra que, até ao final do ano passado, julguei que nunca iria ponderar: comprar um computador da Apple. A razão? Virei iOS Developer e considero que não posso estar dependente do computador do trabalho para evoluir/fazer os "tpc"s.

Por isso, e para aproveitar o facto do meu dv6 3040sp de 7 anos estar a dar as últimos, queria efetuar uma boa compra de um computador da marca da maçã, sem entrar em maiores loucuras $$$ (pois a compra de um qualquer computador Apple já é uma loucura...). O que pretendo para este computador passa principalmente por lazer (navegar na internet, vídeos, no gaming) e desenvolvimento iOS (XCode).

Pelo que estive a ver, reduzi a minha escolha para as seguintes 3 opções, ordenadas por ordem de preferência:

#1 MacBook Pro 13''

Processador: Intel Core i5 dual-core a 2.3 GHz de 7ª geração, Turbo Boost até 3,6 GHz
Memória: 8 GB LPDDR 3 a 2133 MHz
Armazenamento: 128 GB SSD
Preço (loja online Apple): 1.549,00€

#2 iMac 21,5''

Processador: Intel Core i5 dual-core a 2.3 GHz de 7ª geração, Turbo Boost até 3,6 GHz
Memória: 8 GB DDR4 a 2133 MHz
Armazenamento: 256 GB SSD
Preço (loja online Apple): 1.585,33€

#3 Mac Mini

Processador: Intel Core i5 dual-core a 2.3 GHz, Turbo Boost até 3,1 GHz
Memória: 8GB PDDR 3 a 1600 MHz
Armazenamento: Fusion Drive de 1 TB
Preço (loja online Apple): 1.059,00 €

Alguns pontos que levei em consideração e algumas dúvidas que possuo:
- Apesar do Mac Mini ser o mais barato, trata-se dum modelo já datado, além de necessitar dos periféricos não incorporados, o que me leva a colocá-lo em último lugar na lista.
- Apesar do ecrã do iMac ser bem maior que o do MacBook Pro, este último é mais facilmente extendido com um 2º ecrã, principalmente em questão de espaço (o que o torna vantajoso).
- Os 128 GB serão suficientes?
- Considero um ponto muito negativo o facto do MBP não possuir portas USB.
- É de referir que, assim que o dv 3040sp morrer de vez, pretendo substituí-lo por um computador Windows, que será do tipo "oposto" ao mac que comprar agora (isto é, se comprar o MBP, comprarei um windows desktop, caso contrário, opto por um windows laptop). Sendo que preciso de um Apple para o desenvolvimento iOS, não me quero ver livre de um computador Windows, daí a minha preferência em ter 2 computadores (possivelmente mais fracos) em detrimento de 1 "super-pc".

Tendo em conta esta informação, gostava de obter o vosso feedback.

Obrigado pela ajuda malta.

Abraço!
 
deixava do mac mini de lado, até por esse preço. como tudo dizes é bastante datado e não pode mudar eram nem disco como no modelo anterior.

se precisar de mobilidade o macbook pro será a resposta certa, mas não te aconselho os 128gb de disco. e depois esse modelo só tem duas usb-c. o de 1700€ já tem 4 portas e 256gb. o ideal é esperares por uma promoção que te baixe esse modelo para os 1500€. tem havido e certamente haverá até ao natal.

o iMac será a preferência se não se precisar de mobilidade. e tem portas mais diversificadas.
 
deixava do mac mini de lado, até por esse preço. como tudo dizes é bastante datado e não pode mudar eram nem disco como no modelo anterior.

se precisar de mobilidade o macbook pro será a resposta certa, mas não te aconselho os 128gb de disco. e depois esse modelo só tem duas usb-c. o de 1700€ já tem 4 portas e 256gb. o ideal é esperares por uma promoção que te baixe esse modelo para os 1500€. tem havido e certamente haverá até ao natal.

o iMac será a preferência se não se precisar de mobilidade. e tem portas mais diversificadas.

O MacBook Pro de 256gb continua com 2 portas apenas, por isso a vantagem seria somente no dobro da capacidade da SSD.

Não considero a mobilidade um "must" neste momento. A minha grande dúvida é se ficarei melhor servidor com o combo "laptop Apple + desktop Windows" ou o "laptop Windows + desktop Apple".
 
tens razão. o de 4 portas é o touch bar e vai para cima de 2000€!.

eu tenho um macbook pro 13" e sinto falta de um desktop windows com toda a sua versatilidade. consegues ter um desktop windows por metade do preço do iMac.

por isso, estou a ponderar construir um desktop windows, deixando o macbook somente para a mobilidade.
 
Não considero a mobilidade um "must" neste momento. A minha grande dúvida é se ficarei melhor servidor com o combo "laptop Apple + desktop Windows" ou o "laptop Windows + desktop Apple".
Já consideraste adquirir o melhor portátil Apple que possas comprar e um ecrã externo? Podes instalar o Windows numa partição, via Bootcamp. A limitação das portas usb, que referes, pode ser facilmente ultrapassada pela aquisição de um hub usb.

O iMac, sinceramente, é daqueles produtos Apple que colocam o design à frente da funcionalidade. O Mac-mini tem a vantagem de mesmo que deixes de trabalhar em iOS, ter sempre uma qualquer utilidade, seja como servidor, seja como HTPC.
 
Já consideraste adquirir o melhor portátil Apple que possas comprar e um ecrã externo? Podes instalar o Windows numa partição, via Bootcamp.

Já trabalhei com uma máquina assim e sinto que não é a mesma coisa. O mesmo acontece com uma partição Mac instalada num pc Windows. Não acho "natural" e usável. Além disso, fica tudo num único pc, o que quer dizer, estourando um, estoura tudo :)
 
Back
Topo